Segundo o biólogo e técnico agrícola Célio Augusto Rodrigues, é um curso completo, todo apostilado onde o aluno poderá sair habilitado a montar seu próprio apiário
Segundo o biólogo e técnico agrícola Célio Augusto Rodrigues, é um curso completo, todo apostilado onde o aluno poderá sair habilitado a montar seu próprio apiário
A Prefeitura anuncia a partir dessa terça-feira, por meio da sua Divisão de Agronegócios, unidade vinculada a Secretaria de Desenvolvimento, a abertura de inscrição para aquisição de pintainhos de postura da raça Label Rouge. Trata-se de aves altamente rústicas e versáteis, obtidas através de elevado padrão genético, que oferecem ao produtor uma forma de aumentar a renda familiar em curto espaço de tempo.
Criadas a campo e alimentadas com ração balanceada, a galinha Label Rouge, de origem francesa e hoje produzidas em Porto Feliz –SP., atinge a maturidade com 23 semanas e produz cerca de 280 ovos vermelhos por ano, com peso médio entre 55 a 65 gramas. Segundo o médico Veterinário Paulo Ferreira, por ser híbrida esta raça, não aconselha a sua reprodução ou cruzamentos, pois os descendentes entrarão em processo de degeneração reduzindo, drasticamente, a postura.
O diretor de Agronegócios Luis Otávio Barros destacou a importância de incentivar os pequenos produtores, oportunizando a eles acesso à novas raças de pintainhos, o que se tornar uma nova fonte renda para essas famílias que vivem em pequenos sítios e chácaras. Para a secretária Flávia Lancha, este incentivo dado aos pequenos produtores que praticam a agricultura familiar é uma excelente oportunidade de ampliarem sua renda e melhorar a qualidade do plantel que já possuem.
Os pedidos deverão ser feitos diretamente na Divisão de Agronegócios através do telefone 3724-7080, entre os dias 30/01 a 16/02, onde poderão obter outras informações técnicas. Junto com a distribuição dos pintainhos, de acordo com as solicitações, a Prefeitura entrega um manual orientando sobre os cuidados necessários, alimentação e higienização do ambiente de criação.
A Divisão de Agronegócios funciona no Pq. Fernando Costa, na Av. Dr. Flávio Rocha, nº 500.
Os alunos estão recebendo orientações gerais e sairão aptos para auxiliar na atividade em armazéns, cooperativas e propriedades que cultivam café
Em razão da recente medida de dobrar a oferta de vagas, os dois cursos voltados a cafeicultura (classificação e certificação de café), oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Franca, em conjunto com o Sebrae, Senar e Sindicato Rural, ainda recebem inscrições e começam na próxima semana. O de classificação vai ser iniciado na segunda-feira, dia 29 e oferece 17 vagas. Até esta sexta-feira estava com 17 inscritos.
As aulas ocorrerão no Parque Fernando Costa, durante dois dias, segunda e terça-feira. Iniciativa da secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Agropecuária, esse primeiro curso tem como objetivo geral levar o aluno a conhecer o sistema de classificação do café conforme a instrução normativa 08/03 do Mapa. Tem carga horária de 16 h e um dos pré-requisitos é que o candidato tenha boas condições para o exercício da ocupação, tenha 18 anos e seja alfabetizado.
O estudante receberá noções gerais desde a introdução, aos objetivos do Senar e Sebrae com a iniciativa, prevenção de acidentes no trabalho, cuidados ambientais e especificamente a classificação do café em todas as suas particularidades e categorias até o preenchimento final da ficha modelo de laudo de classificação, com avaliação de aproveitamento marcando a conclusão.
Certificação
Também com os mesmos agentes parceiros, nos dias 31 deste mês e 1 de fevereiro no mesmo local ocorrerá o curso de Certificação e Competitividade. Até esta sexta-feira também com 17 inscritos. Se o número superar o limite máximo de vagas para cada turma, de 20, os pretendentes ficarão numa lista de espera.
O objetivo básico e levar o participante a conhecer sobre os tipos de certificação e procedimentos necessários para obter o certificado. Também terá 16 h de carga horária e as mesmas condições para que o candidato de habilite, a partir de 18 anos.
Maiores informações podem ser obtidas no tel. 3724-7080, no Parque Fernando Costa.
A iniciativa é da secretaria de Desenvolvimento, através de sua Divisão de Turismo, com a participação do Sindicato Rural de Franca, em parceria com o Senar/SP