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Gabinete

Prefeitura apresenta prestação de contas das ações de 2.021

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     O prefeito Alexandre Ferreira conduziu na manhã desta terça-feira, 28, a cerimônia de prestação de contas dos projetos e ações municipais realizadas ao longo deste ano. O evento realizado no Gabinete contou com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes de entidades da cidade. "Hoje é um dia muito importante para mostrarmos, com transparência, como recebemos a Prefeitura, o que fizemos durante este ano e o que pretendemos executar em 2.022", informou ele.
     Ferreira destacou que recebeu a Prefeitura, em janeiro deste ano, desestruturada, com vários desafios a serem enfrentados, como a pior fase da pandemia da Covid-19, que impactou diretamente, as áreas da saúde, o social, emprego e a economia da cidade. 
     O prefeito comentou que 'herdou' a cidade, com problemas crônicos de anos, como o mau funcionamento das repartições municipais, déficits na infraestrutura, falta de consultas de especialidades e exames parados, como ginecologia, prédios abandonados, sem recursos para investimentos, sem contar as perdas imensas causadas pela Covid-19. 
     Durante seu pronunciamento, o chefe do Executivo explicou que na saúde, os estoques de cerca de 40 itens de medicamentos estavam zerados, consultas e procedimentos suspensos, viaturas e veículos da frota municipal sucateados e muitos baixados, por falta de manutenção. Das 56 escolas municipais, 54 delas precisavam de reparos e melhorias para o recebimento dos alunos, além da falta de estoque de alimentos para a merenda escolar. Na Infraestrutura, mais de 9 mil projetos aguardavam aprovação e outros 10 mil processos de construções foram enviados para arquivo. Obras entregues sem a conclusão total dos serviços, como o Complexo Viário do Champagnat que foi inaugurada, com apenas 48% da obra pronta. 
     Na área social, o cadastro de pessoas e a distribuição de cestas básicas estavam desatualizados. Mais de 600 solicitações de podas de árvores estavam represadas, a captura de animais de grande porte parada desde o ano anterior, além dos convênios com os Governos Estadual e Federal paralisados, devido ao atraso na prestação de contas. 
     Ao longo da cerimônia, Alexandre Ferreira destacou os projetos e as ações realizadas em cada área, incluindo vídeos com depoimentos de pessoas que foram beneficiadas com os programas, melhorando a qualidade de vida de cada francano.
     Agradeceu a toda a equipe e os servidores, que trabalharam com afinco para que a cidade pudesse oferecer uma estrutura melhor para todos. "Buscar soluções, resolver os problemas com transparência, ser mais ágil e mais eficiente. Desta forma, conseguiremos cumprir aquilo que planejamos para o nosso mandato", comentou. 
 
 
Saúde 
 
     Na Saúde, destaque para as ações de enfrentamento a Covid-19, onde a Prefeitura, praticamente, triplicou a quantidade de leitos de UTI SUS, passando de 30 para 80, com investimentos de mais de R$ 10 milhões, na Santa Casa para a aquisição de equipamentos que, posteriormente, com a redução dos leitos de UTI, devido a queda na quantidade de casos da doença, foram transferidos para os prontos-socorros e as UPAs, aumento das vagas e a reestruturação do Pronto-Socorro e 70 servidores temporários contratados; medidas que ajudaram no controle da pandemia, como o Covizap e a Patrulha Covid e a forte campanha de vacinação (85% da população, com pelo menos 1 dose, 75% com esquema completo). 
 
     O prefeito ressaltou a implantação do Programa "Mais Consultas", com a compra de 4,5 mil consultas de ginecologia, em clínica credenciada e em duas semanas de funcionamento, 50% das mulheres agendadas faltaram.  O Programa "Alegria em Ouvir" distribuiu cerca de 1,8 mil aparelhos auditivos para as pessoas. Foi reestruturada a distribuição de medicamentos. No início do ano, mais de 40 tipos de medicamentos estavam em falta nas unidades de saúde. Os estoques foram regularizados e, até outubro, já foram distribuídas 44 milhões de unidades de remédios, gratuitamente. 
     Alexandre Ferreira também falou sobre a entrega de uma UTI Móvel e a abertura de licitação para a compra de mais cinco ambulâncias de suporte básico para a remoção de pacientes. 
     Neste segundo semestre, foram convocados 32 médicos aprovados no último concurso público, porém apenas 6 assumiram as vagas e estão trabalhando, além de 59 técnicos de enfermagem e 28 auxiliares de saúde.
 
 
 
Educação
 
     Na área da Educação, o prefeito falou sobre a recuperação de todos os prédios escolares, que receberam a estrutura e a adaptação necessárias para o recebimento dos alunos, com a retomada das aulas presenciais.  
     Foi criado o Programa "Dinheiro Direto na Escola", que recebeu um investimento global de até R$ 1.951.905,00, para a aplicação dos recursos em pequenas manutenções e melhorias das escolas. 
     Redução em 50% da fila de espera por vagas em creches. Neste ano, foram atendidas 10.840 crianças em creches da cidade, estão sendo ampliadas cinco creches e serão construídas mais duas unidades, no próximo ano. 
     Alexandre Ferreira também ressaltou a implantação do reforço no contraturno escolar para as crianças, que apresentaram defasagem de aprendizado, em função da pandemia, além da contratação de auxiliares para o apoio aos alunos com deficiência, a fase final  de elaboração do novo Estatuto do Magistério e Profissionais da Educação e a aprovação do novo sistema para concurso interno de diretor de escola municipal.
 
 
 
Desenvolvimento
 
     No Desenvolvimento, destaque para o  Programa "Emprega Franca", ajudando na geração de mais de 11,3 mil empregos, com saldo positivo este ano. Atualmente, são 249 oportunidades de emprego disponíveis pelo programa no site da Prefeitura.
     Retomada do Programa "Caminho para o Emprego", que capacitou mais de 1,5 mil pessoas nos cursos de capacitação profissional e geração de renda. 
     Implantações dos Programa Venda Legal e Suporte aos Micro Empreendedores, com 300 novos MEIs (Microempreendedores Individuais), em média, por mês) e R$ 5,9 milhões disponibilizados em linhas especiais pelo Banco do Povo; Programa Exporta Franca para o incentivo às exportações e o Programa Agora SIM.
 
 
 
Infraestrutura
 
     Na área de Infraestrutura, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a elaboração e a aprovação do novo Código de Edificações, atualizando a legislação municipal de 53 anos atrás, a aprovação da Outorga Generosa, que irá possibilitar a isenção do pagamento de taxas para imóveis de até 140 m², durante os processos de regularização das construções, podendo beneficiar até 20 mil famílias, além do Programa Alvará On-line e a partir de 10 de janeiro, a disponibilização do “Alvará na Hora” para casas até 140 m², em terrenos de até 350 m². Este ano, já foram avaliados 10.300 projetos na Prefeitura e metade se enquadra no Alvará On-line.  
     Destaques também para o Reurb – Parque Vicente Leporace e fase final Reurb loteamentos, reabertura da Central da Habitação, reestruturação do Canal Tapezap, com mais de 5 mil solicitações atendidas, retomada da Operação Recapeamento, sendo que uma nova etapa com mais de R$ 1,2 milhão em investimentos começa em janeiro. 
     Ferreira ressaltou a retomada do Programa Mais Luz, que tinha processos parados desde 2.017, o asfaltamento de ruas na Vila Raycos e em breve, de vias no Jardim do Líbano, a contratação de estudo e laudo técnico sobre a situação estrutural do prédio do Esqueleto, a retomada dos procedimentos para as obras na região do Engenho Queimado, com parte das licitações já concluída. Falou também sobre o Programa Calçada Segura, a limpeza de 1.510 bocas de lobo, 1.026 lâmpadas e reatores substituídos em áreas públicas. 
     Citou também que estão em andamento, 17 obras públicas; 38 em licitação; 13 projetos em fase final para a abertura de licitação e 48 projetos já iniciados. 
 
 
 
Ação Social
 
     Na área da Ação Social, foram investidos em 2.021, mais de R$ 27 milhões. Destaques para a implantação do Programa "Renda Franca", no período mais crítico da pandemia, os mutirões para a distribuição de 26 mil cestas básicas e a implantação do Cartão Alimentação Social, com a entrega de 7,5 mil cartões.
     O Programa Dignidade acolheu a população em situação de rua, por meio do Serviço de Busca Ativa, que identificou o aumento na quantidade de pessoas nas ruas (Em 2016, eram 255 moradores de rua cadastrados pela Secretaria de Ação Social e no final de 2020, eram 514) e está revitalizando os espaços públicos, como na Vila Gosuen, com a construção de uma unidade do CEPEL (Centro de Esportes e Lazer), além da revitalização da Estação, que seguirá para licitação nos próximos dias.   
     Outros destaques são a criação do Programa Minha Chance Jovem para o combate a exploração do Trabalho Infantil, inclusive com auxílio financeiro de R$ 300. (Ação Social identificou 195 casos), a implantação da 3ª Residência Inclusiva, o Serviço no Domicílio da Proteção Social Básica para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas famílias e a ampliação de 18 vagas no Serviços de Acolhimento Institucional para Pessoas Idosas.
 
 
Esportes e Cultura 
 
     No setor de Esportes e Cultura, foram implantados 40 núcleos de esportes espalhados pelos bairros, retomado o Projeto Bolsa Atleta, com 500 atletas já atendidos, além da criação do 1° E-Games Franca (2ª edição sendo preparada) e a implantação da rede CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer) na Vila Gosuen.
Neste ano, foi inaugurado o Centro Municipal de Xadrez e Damas e aberta uma Sala para Avaliação Física e Fisiologia. 
     A FEAC criou o Passeio Ciclístico Noturno e o ginásio de esportes do Leporace, recebeu novo piso e melhorias. Foram construídas pístas de caminhada, em vários bairros, como Residencial Palermo/Novo Mundo, construída uma quadra de futebol society. no Residencial Zanetti e outra será iniciada no Residencial Palermo, além da licitação para a construção de pista de skate do Recanto Elimar. 
     Também foram retomados pela FEAC, o Programa Bolsa Cultura e o Projeto Franca Feito à Mão.
 
 
 
Meio Ambiente
 
     Na área de Meio Ambiente está sendo retomado o convênio com a Unifran para a prestação de serviços veterinários de alta densidade tecnológica. Foram realizados 11 edições do Projeto Arrastão da Limpeza, recolhendo, em média, 15 toneladas de resíduos por ação.
     O prefeito Alexandre Ferreira também destacou a retomada do Programa de castração, atendendo até outubro 1.160 cães e gatos, além da captura de 250 animais de grande porte, em ruas e áreas públicas e a realização de melhorias no Canil Municipal. Foi criado o Programa de Adoção de Animais de Pequeno Porte “Adote um Amigo”, com adoção de 31 cães e gatos e a abertura do Procedimento de Manifestação de Interesse sobre Destinação Adequada do Lixo e Produção de Energia Elétrica.
 
 
Trânsito e Transportes
 
     No trânsito, foi implantado o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes, instalados 52 contadores regressivos nos semáforos, além da entrega de duas viaturas e mais 10 motos, em fase de entrega para o Pelotão de Trânsito da Polícia Militar.
 
 
 
Participação da Comunidade e Transparência
 
     Foram ativados ou reativados três conselhos municipais, sendo de  Trânsito e Transportes; Segurança Alimentar e Habitação e implantado o Compliance. 
 

Repartições municipais funcionam até o meio-dia de sexta-feira

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     As repartições municipais terão funcionamento normal até o meio-dia desta sexta-feira, 31 de dezembro.  De acordo com o Decreto n° 11.370, de 1º de dezembro de 2.021, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, o horário de funcionamento das repartições públicas municipais na véspera de Ano Novo, será até às 12h. 
      As exceções são as unidades de urgência e emergência, que prestam serviços essenciais e estarão funcionando, sem interrupções, como os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, além do CAPS Ad (Centro Psicossocial). Os serviços como o SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório, Casa de Passagem e o Canil Municipal estarão funcionando em sistema de plantão. 
     O serviço de coleta de lixo seguirá normal durante os dias da semana, sendo suspenso apenas no sábado, 1º de janeiro de 2.022 (Ano Novo). 
As repartições municipais retornarão ao expediente normal, de acordo com o horário de cada departamento, a partir das 7h, na segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2.022. 
 
 
Feira Livre, Parque Fernando Costa e Poliesportivo 
 
     O Parque de Exposições “Fernando Costa” e o Complexo Poliesportivo também estarão funcionando até às 12h, nesta sexta-feira,  31 de dezembro e estarão fechados no sábado de Ano Novo.  
     Os dois locais estarão abertos ao público, no domingo, dia  2 de janeiro, sendo que o Parque Fernando Costa funcionará das 7h30 às 19h e o Poliesportivo, das 6 às 21h. 
     A Feira Livre da Estação, tradicionalmente realizada aos sábados, também será antecipada e ocorrerá na sexta-feira, dia 31, a partir das 5h da manhã, seguindo até por volta das 13h, no local de costume (Av. da Integração), entre as rotatórias com as ruas São Sebastião e Voluntário Adriano Cintra.
 

Câmara Municipal devolve R$ 1,8 milhão a Prefeitura para investimentos na saúde

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     A Câmara Municipal de Franca está devolvendo, aproximadamente, R$ 1,8 milhão, a título do duodécimo deste exercício para a Prefeitura, com a recomendação para que sejam aplicados em área da saúde. Assinado pelo presidente do Legislativo, vereador Claudinei da Rocha e os 14 parlamentares, o documento foi endereçado ao prefeito Alexandre Ferreira na última segunda-feira, 20.
     No ofício endereçado ao prefeito, o presidente da Câmara destaca que o assunto foi discutido em reunião anterior, com a solicitação para que o montante seja destinado para a área de saúde, visando a realização de procedimentos, como Tratamento de Colelitíase (cálculo na vesícula biliar), Retirada de Cateter Renal e Facectomia (cirurgias de catarata).
     O prefeito já determinou ao secretário de Saúde, Lucas Souza, que elabore uma programação, que permita fazer frente às demandas existentes.  Alexandre Ferreira aproveitou também, em nome do presidente do Legislativo, para saudar e agradecer a iniciativa de todo o quadro de vereadores, fazendo essa destinação que será de extrema importância para atender às pessoas, que estão na espera por esses procedimentos.

Repartições Municipais funcionam até meio dia de sexta-feira

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     De acordo com o decreto n° 11.370, de 1 de dezembro de 2.021, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, o horário de funcionamento das repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, será até às 12h. 
     As exceções são as unidades de urgência e emergência, que prestam serviços essenciais e estarão funcionando, sem interrupções, como os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, além do CAPS Ad (Centro Psicossocial). Os serviços como o SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório, Casa de Passagem e o Canil Municipal estarão funcionando em sistema de plantão. 
     O serviço de coleta de lixo seguirá normal nos dias 24 e 31 de dezembro e será suspenso nos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). 
As repartições municipais retornam ao expediente normal, de acordo com o horário de cada departamento, a partir das 7h, nas segundas-feiras, dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2.022. 



Funcionamento Parque Fernando Costa e Poliesportivo 
     O Parque de Exposições “Fernando Costa” e o Complexo Poliesportivo também estarão funcionando até às 12h, nos dias 24 e 31 de dezembro e estarão fechados nos sábados de Natal e Ano Novo.  
     Os dois locais estarão abertos ao público, nos domingos, 26 de dezembro e 2 de janeiro, sendo que o Parque Fernando Costa funcionará das 7h30 às 19h e o Poliesportivo, das 6 às 21h. 

Franca é a primeira cidade do Estado a lançar o 5G

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     Franca foi a primeira cidade do Estado de São Paulo, a lançar na manhã desta quarta-feira, 15, a tecnologia 5G, a quinta geração da rede de internet móvel. O evento realizado no Gabinete do Prefeito, contou com a presença do vice-presidente da Algar Telecom, Márcio de Jesus e equipe, vereadores, secretários municipais, empresários, representantes de entidades de classe e universidades.
     A empresa Algar Telecom foi uma das operadoras de telefonia móvel do país, vencedora de um lote das frequências leiloadas no mês passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e vai atender a região do sul de Minas Gerais, parte do Mato Grosso e uma parte de São Paulo.  Durante o leilão, as empresas pleiteavam explorar, comercialmente, as radiofrequências 700 MHz, 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz.
     Márcio de Jesus, vice-presidente da Algar Telecom, ressaltou  que o dia 15 de dezembro de 2.021 é uma data marcante para o lançamento e a implantação da nova tecnologia 5G, em Franca, que está sendo a pioneira em receber o novo serviço e também as cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba. A primeira frequência que está sendo ativada na cidade é a 2.3 Ghz, liberada para uso comercial. 
     Segundo ele, Franca foi escolhida, por ser uma das principais cidades de atuação da operadora, que desde o leilão vem trabalhando de uma forma intensa para levar o serviço à população.
     De acordo com o vice-presidente da Algar, a partir desta quarta-feira, vários setores da cidade, que apresentam maior concentração e movimentação de pessoas, passaram a contar com a nova tecnologia 5G, nesta primeira etapa, atendendo a região central e, posteriormente, o Distrito Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Cidade Nova, Jardim Ângela Rosa e Vila Santa Cruz. Até o final deste ano, a previsão é que um terço da cidade seja atendida com o serviço, com evolução contínua ao longo de 2.022.
     Na prática, o 5G representa um aumento da velocidade no acesso à internet pelo smartphone. Quanto mais frequência é adicionada ao 5G, maior é a velocidade que poderá ser alcançada. Nesta faixa de 2.3 Ghz, pelos testes apresentados pela empresa, a velocidade alcançada é quase 40 vezes a do 4G. 
     Márcio de Jesus informou também que para ter acesso ao 5G, a pessoa deve ter um smartphone compatível com o serviço, sem nenhum custo adicional para os clientes da operadora. 
     Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira disse que é uma grande alegria, Franca ter sido uma das poucas cidades escolhidas para receber essa nova tecnologia, que será uma revolução para o país inteiro. "O  papel do gestor público também é aproximar todos os atores e as possibilidades, aproximar o progresso da cidade, o ganho para a população em todos os serviços que podem ser prestados, visando a melhoria da qualidade de vida de todos", declarou o prefeito. 
     Ferreira ressaltou também que a cidade irá preparar a mudança na legislação para adequar às necessidades da infraestrutura para a instalação das antenas e utilizar o 5G para oferecer os serviços da Prefeitura, de maneira mais rápida, eficiente e com mais tecnologia. "O 5G vem trazer uma revolução para nós, de velocidade, qualidade, de acesso e com certeza, nós inauguramos hoje, com a Algar, um diferencial muito grande para a nossa cidade. Hoje, o país inteiro está olhando para nós", completou o chefe do Executivo. 
 

Prefeitura implanta sistema digital para agilizar aprovação de projetos da construção civil

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     O prefeito Alexandre Ferreira lançou nesta sexta-feira, 10, o sistema digital "Álvará On-line", que vai possibilitar celeridade nos processos de aprovação de projetos de construção civil, a partir da simplificação de processos e rotinas internas, otimização a captação de informações e melhor integração entre os setores. O evento realizado no Gabinete, contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades da área, como CREA, ALFA, IAB - núcleo de Franca, Assescofran, escritórios, engenheiros e arquitetos.
     De acordo com o prefeito, a partir desta sexta-feira, o sistema já está em funcionamento e as pessoas poderão acessar o site da Prefeitura, no link https://franca.prefeituras.net/login , onde mediante a um cadastro simples, poderão protocolar as solicitações de alvará de edificação até três pavimentos, projetos para ampliação, regularização ou demolição de imóveis residenciais, comerciais, industriais, certidão de liberação de lotes para fins de registro em cartório e os pedidos de Habite-se total ou parcial. Tudo passa a ser feito de forma digital, onde os interessados deverão cadastrar todas as informações do profissional, proprietário, telefones e endereços para contato, documentação do imóvel e os projetos técnicos para as obras.
     Por meio do sistema "Alvará On-line", tanto o profissional técnico, como o proprietário do imóvel, terão acesso a toda a tramitação do processo apresentado na Prefeitura, poderão atualizar informações até a aprovação e emissão de alvarás para o início da obra.
     Alexandre Ferreira explicou que a implantação do novo sistema atende a uma reivindicação dos profissionais da área e trará inúmeras vantagens, como a diminuição da quantidade de correções nos processos, tendo em vista a integração de todas as informações, que constam nos documentos anexados, redução do uso de papel, maior segurança nos alvarás, certidões e plantas baixas geradas, que passarão a contar com um QR-Code, podendo atestar a veracidade e a validade dos documentos gerados, além da facilitação e clareza na comunicação entre a Prefeitura e os profissionais externos, principalmente, para a apresentação de informações e correções do projeto. 
     Segundo a Secretaria de Infraestrutura, este ano, já foram analisados 10.236 projetos ainda de forma tradicional, no papel. "Estamos colocando em prática, o que anunciamos no início da administração, visando desburocratizar e agilizar a emissão do alvará e certidões, a aprovação de projetos, fomentando o setor da construção civil e fortalecendo a economia da cidade", declarou Alexandre Ferreira. 
     Carlos Barros, presidente da Alfa (Associação dos Loteadores e Empreendedores Imobiliários de Franca), disse que essa é uma ação indispensável para a melhoria no atendimento público aos profissionais e as pessoas que estão com obras ou querem construir. A maneira como estava sendo desenvolvido até agora era insustentável, manualmente, fazer todos os projetos que a cidade tem, por ser uma demanda muito grande e a quantidade reduzida de profissionais da Prefeitura, que estavam sobrecarregados. A Prefeitura está de parabéns. Todo o setor estava aguardando, com muita ansiedade, porque muitos profissionais e clientes reclamavam da demora para a aprovação dos projetos e foi um passo importante para agilizar. Todo o setor está muito feliz e será maravilhoso para o setor e para a cidade toda", comentou.
     Ítalo Mazzucatto, arquiteto e diretor do IAB SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), parabenizou a Prefeitura e todos os responsáveis pela implantação do sistema, ressaltando que nem dava para acreditar a apresentação dessas ações. Segundo ele, o setor da construção civil tem grande contribuição para a economia da cidade, gerando emprego e renda pós-pandemia. A efetividade e rapidez na tramitação dos processos, de fato, vão ajudar muito o setor, melhorar o trabalho da engenharia, arquitetura e os trabalhadores da obra, como encanadores e pintores. "Achei muito interessante a forma de trabalho do prefeito, que implantou de uma só vez, a atualização do Código de
Edificações, a Outorga Onerosa e agora o sistema digital que vai ser excelente e dar uma reviravolta no setor de uma vez só", comemorou o arquiteto.
 
 
Alvará na Hora
     Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou que a partir do próximo dia 10 de janeiro de 2.022, os alvarás destinados a construções residenciais térreas unifamiliares, com até 140 m² de área construída, em terreno inferior a 350 m², que representam, praticamente, a metade dos projetos apresentados na Prefeitura, poderão ser emitidos na hora pelo sistema "Alvará On-line", onde o profissional técnico poderá fornecer as informações e documentos sobre a obra, declarando a veracidade dos dados apresentados. Após a emissão imediata do alvará de construção, a Prefeitura terá um prazo para verificar o projeto. Se estiver em desacordo com as normas, a obra terá que ser paralisada até a correção. Por isso, é muito importante que os processos sejam apresentados no sistema, dentro das regras e a execução da obra obedeça o projeto. Atualmente, 6 em cada 10 projetos são apresentados, em desacordo com as regras.  A partir da implantação de um modelo declaratório, onde o profissional informa a consistência das informações prestadas no processo, é possível a geração automática do alvará de construção. Assim, em poucos minutos, será possível realizar o licenciamento da obra.
 
 
 
Novo Código de Edificações e Outorga Generosa
     Ferreira também ressaltou durante o evento, o novo Código de Obras e Edificações, que já está em vigor e atualiza a lei anterior, após 53 anos, modernizando as regras para construções na cidade. O novo Código de Edificações foi elaborado, com a participação de profissionais da área e sociedade civil, visando agilidade na aprovação de projetos, a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários.
     O outro projeto "Outorga Generosa", que isenta o pagamento para regularização de imóveis com até 140 m², apresentado pelo prefeito no final de novembro, será apreciado em primeira votação, na próxima terça-feira, 14, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal e poderá beneficiar cerca de 20 mil famílias. 
     Dentre outras ações destacadas pelo prefeito na área de Infraestrutura e Planejamento, estão a Central de Habitação, que foi reinaugurada neste ano e o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Prefeitura destina R$ 361,3 mil do Fundo do Idoso para entidades

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     A Prefeitura de Franca está autorizada a conceder subvenções e auxílios às nove organizações da sociedade civil, que apresentaram previamente seus planos de trabalho aprovados pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, na ordem de R$ 361,3 mil. 
     A Lei Municipal sobre essa concessão foi publicada na edição desta sexta-feira, do Diário Oficial do Município e contempla as entidades sem fins econômicos, que tiveram seus planos de trabalho aprovados pelo conselho, através de Termos de Fomento, com recursos originários do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
     De acordo com a publicação, a Prefeitura de Franca fica autorizada a firmar parcerias, com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa da cidade, cujas transferências obedecerão um cronograma previamente apresentado por cada instituição. Parte dessas transferências devem ocorrer até o final deste mês, estabelecendo a leis, os respectivos valores destinados para cada instituição, respeitando os planos de trabalho apresentados e chancelados pelo conselho.
     As entidades beneficiárias terão o prazo para aplicação dos recursos transferidos de 12 meses e deverão prestar contas dos investimentos recebidos e utilizados durante o exercício, até o dia 31 de janeiro do ano subsequente à aplicação, ou até 30 dias, quando do encerramento da vigência da parceria, perante a Divisão de Gestão de Parcerias e Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Finanças. 
 
 
Destinação do IR ajuda entidades
     As instituições contempladas com a concessão dos recursos do Fundo Municipal são a Associação dos Deficientes Físicos de Franca e Região, Casa São Camilo de Lellis, Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral, Departamento de Promoção Vicentina, Fundação Espírita Judas Iscariotes, Instituição Espírita Nosso Lar, Lar de Idosos Eurípedes Barsanulto, Tempo Espírita Vicente de Paulo e Voluntárias Sociais de Franca (VOSF), perfazendo um total de R$ 361.354,53.
     A origem desse montante garantido a essas 9 instituições são as destinações feitas por pessoas físicas e jurídicas, ao declararem seu Imposto de Renda. Esse é um comportamento ainda pouco habitual, mas que as pessoas adotando esse hábito, contribuem com projetos locais, que nesse caso, atendem aos idosos, mas também podem ajudar crianças e adolescentes. 
     É um recurso que seria pago à Receita Federal e que está sendo direcionado para investimentos em benfeitorias, que atendam a esses públicos, idosos ou as crianças. A legislação permite, que além de pagar o IR, o contribuinte destine até 6% ao ano do valor que deveria ser pago, as instituições, com opção da pessoa indicar a entidade que deve receber o recurso. O prazo vai até o dia 30, deste mês. 

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