Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Gabinete

Repartições Municipais funcionam até meio dia de sexta-feira

 DSC 1808
     De acordo com o decreto n° 11.370, de 1 de dezembro de 2.021, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, o horário de funcionamento das repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, será até às 12h. 
     As exceções são as unidades de urgência e emergência, que prestam serviços essenciais e estarão funcionando, sem interrupções, como os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, além do CAPS Ad (Centro Psicossocial). Os serviços como o SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório, Casa de Passagem e o Canil Municipal estarão funcionando em sistema de plantão. 
     O serviço de coleta de lixo seguirá normal nos dias 24 e 31 de dezembro e será suspenso nos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). 
As repartições municipais retornam ao expediente normal, de acordo com o horário de cada departamento, a partir das 7h, nas segundas-feiras, dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2.022. 



Funcionamento Parque Fernando Costa e Poliesportivo 
     O Parque de Exposições “Fernando Costa” e o Complexo Poliesportivo também estarão funcionando até às 12h, nos dias 24 e 31 de dezembro e estarão fechados nos sábados de Natal e Ano Novo.  
     Os dois locais estarão abertos ao público, nos domingos, 26 de dezembro e 2 de janeiro, sendo que o Parque Fernando Costa funcionará das 7h30 às 19h e o Poliesportivo, das 6 às 21h. 

Franca é a primeira cidade do Estado a lançar o 5G

 DSC 1709
     Franca foi a primeira cidade do Estado de São Paulo, a lançar na manhã desta quarta-feira, 15, a tecnologia 5G, a quinta geração da rede de internet móvel. O evento realizado no Gabinete do Prefeito, contou com a presença do vice-presidente da Algar Telecom, Márcio de Jesus e equipe, vereadores, secretários municipais, empresários, representantes de entidades de classe e universidades.
     A empresa Algar Telecom foi uma das operadoras de telefonia móvel do país, vencedora de um lote das frequências leiloadas no mês passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e vai atender a região do sul de Minas Gerais, parte do Mato Grosso e uma parte de São Paulo.  Durante o leilão, as empresas pleiteavam explorar, comercialmente, as radiofrequências 700 MHz, 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz.
     Márcio de Jesus, vice-presidente da Algar Telecom, ressaltou  que o dia 15 de dezembro de 2.021 é uma data marcante para o lançamento e a implantação da nova tecnologia 5G, em Franca, que está sendo a pioneira em receber o novo serviço e também as cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba. A primeira frequência que está sendo ativada na cidade é a 2.3 Ghz, liberada para uso comercial. 
     Segundo ele, Franca foi escolhida, por ser uma das principais cidades de atuação da operadora, que desde o leilão vem trabalhando de uma forma intensa para levar o serviço à população.
     De acordo com o vice-presidente da Algar, a partir desta quarta-feira, vários setores da cidade, que apresentam maior concentração e movimentação de pessoas, passaram a contar com a nova tecnologia 5G, nesta primeira etapa, atendendo a região central e, posteriormente, o Distrito Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Cidade Nova, Jardim Ângela Rosa e Vila Santa Cruz. Até o final deste ano, a previsão é que um terço da cidade seja atendida com o serviço, com evolução contínua ao longo de 2.022.
     Na prática, o 5G representa um aumento da velocidade no acesso à internet pelo smartphone. Quanto mais frequência é adicionada ao 5G, maior é a velocidade que poderá ser alcançada. Nesta faixa de 2.3 Ghz, pelos testes apresentados pela empresa, a velocidade alcançada é quase 40 vezes a do 4G. 
     Márcio de Jesus informou também que para ter acesso ao 5G, a pessoa deve ter um smartphone compatível com o serviço, sem nenhum custo adicional para os clientes da operadora. 
     Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira disse que é uma grande alegria, Franca ter sido uma das poucas cidades escolhidas para receber essa nova tecnologia, que será uma revolução para o país inteiro. "O  papel do gestor público também é aproximar todos os atores e as possibilidades, aproximar o progresso da cidade, o ganho para a população em todos os serviços que podem ser prestados, visando a melhoria da qualidade de vida de todos", declarou o prefeito. 
     Ferreira ressaltou também que a cidade irá preparar a mudança na legislação para adequar às necessidades da infraestrutura para a instalação das antenas e utilizar o 5G para oferecer os serviços da Prefeitura, de maneira mais rápida, eficiente e com mais tecnologia. "O 5G vem trazer uma revolução para nós, de velocidade, qualidade, de acesso e com certeza, nós inauguramos hoje, com a Algar, um diferencial muito grande para a nossa cidade. Hoje, o país inteiro está olhando para nós", completou o chefe do Executivo. 
 

Prefeitura implanta sistema digital para agilizar aprovação de projetos da construção civil

 DSC 1557
     O prefeito Alexandre Ferreira lançou nesta sexta-feira, 10, o sistema digital "Álvará On-line", que vai possibilitar celeridade nos processos de aprovação de projetos de construção civil, a partir da simplificação de processos e rotinas internas, otimização a captação de informações e melhor integração entre os setores. O evento realizado no Gabinete, contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades da área, como CREA, ALFA, IAB - núcleo de Franca, Assescofran, escritórios, engenheiros e arquitetos.
     De acordo com o prefeito, a partir desta sexta-feira, o sistema já está em funcionamento e as pessoas poderão acessar o site da Prefeitura, no link https://franca.prefeituras.net/login , onde mediante a um cadastro simples, poderão protocolar as solicitações de alvará de edificação até três pavimentos, projetos para ampliação, regularização ou demolição de imóveis residenciais, comerciais, industriais, certidão de liberação de lotes para fins de registro em cartório e os pedidos de Habite-se total ou parcial. Tudo passa a ser feito de forma digital, onde os interessados deverão cadastrar todas as informações do profissional, proprietário, telefones e endereços para contato, documentação do imóvel e os projetos técnicos para as obras.
     Por meio do sistema "Alvará On-line", tanto o profissional técnico, como o proprietário do imóvel, terão acesso a toda a tramitação do processo apresentado na Prefeitura, poderão atualizar informações até a aprovação e emissão de alvarás para o início da obra.
     Alexandre Ferreira explicou que a implantação do novo sistema atende a uma reivindicação dos profissionais da área e trará inúmeras vantagens, como a diminuição da quantidade de correções nos processos, tendo em vista a integração de todas as informações, que constam nos documentos anexados, redução do uso de papel, maior segurança nos alvarás, certidões e plantas baixas geradas, que passarão a contar com um QR-Code, podendo atestar a veracidade e a validade dos documentos gerados, além da facilitação e clareza na comunicação entre a Prefeitura e os profissionais externos, principalmente, para a apresentação de informações e correções do projeto. 
     Segundo a Secretaria de Infraestrutura, este ano, já foram analisados 10.236 projetos ainda de forma tradicional, no papel. "Estamos colocando em prática, o que anunciamos no início da administração, visando desburocratizar e agilizar a emissão do alvará e certidões, a aprovação de projetos, fomentando o setor da construção civil e fortalecendo a economia da cidade", declarou Alexandre Ferreira. 
     Carlos Barros, presidente da Alfa (Associação dos Loteadores e Empreendedores Imobiliários de Franca), disse que essa é uma ação indispensável para a melhoria no atendimento público aos profissionais e as pessoas que estão com obras ou querem construir. A maneira como estava sendo desenvolvido até agora era insustentável, manualmente, fazer todos os projetos que a cidade tem, por ser uma demanda muito grande e a quantidade reduzida de profissionais da Prefeitura, que estavam sobrecarregados. A Prefeitura está de parabéns. Todo o setor estava aguardando, com muita ansiedade, porque muitos profissionais e clientes reclamavam da demora para a aprovação dos projetos e foi um passo importante para agilizar. Todo o setor está muito feliz e será maravilhoso para o setor e para a cidade toda", comentou.
     Ítalo Mazzucatto, arquiteto e diretor do IAB SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), parabenizou a Prefeitura e todos os responsáveis pela implantação do sistema, ressaltando que nem dava para acreditar a apresentação dessas ações. Segundo ele, o setor da construção civil tem grande contribuição para a economia da cidade, gerando emprego e renda pós-pandemia. A efetividade e rapidez na tramitação dos processos, de fato, vão ajudar muito o setor, melhorar o trabalho da engenharia, arquitetura e os trabalhadores da obra, como encanadores e pintores. "Achei muito interessante a forma de trabalho do prefeito, que implantou de uma só vez, a atualização do Código de
Edificações, a Outorga Onerosa e agora o sistema digital que vai ser excelente e dar uma reviravolta no setor de uma vez só", comemorou o arquiteto.
 
 
Alvará na Hora
     Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou que a partir do próximo dia 10 de janeiro de 2.022, os alvarás destinados a construções residenciais térreas unifamiliares, com até 140 m² de área construída, em terreno inferior a 350 m², que representam, praticamente, a metade dos projetos apresentados na Prefeitura, poderão ser emitidos na hora pelo sistema "Alvará On-line", onde o profissional técnico poderá fornecer as informações e documentos sobre a obra, declarando a veracidade dos dados apresentados. Após a emissão imediata do alvará de construção, a Prefeitura terá um prazo para verificar o projeto. Se estiver em desacordo com as normas, a obra terá que ser paralisada até a correção. Por isso, é muito importante que os processos sejam apresentados no sistema, dentro das regras e a execução da obra obedeça o projeto. Atualmente, 6 em cada 10 projetos são apresentados, em desacordo com as regras.  A partir da implantação de um modelo declaratório, onde o profissional informa a consistência das informações prestadas no processo, é possível a geração automática do alvará de construção. Assim, em poucos minutos, será possível realizar o licenciamento da obra.
 
 
 
Novo Código de Edificações e Outorga Generosa
     Ferreira também ressaltou durante o evento, o novo Código de Obras e Edificações, que já está em vigor e atualiza a lei anterior, após 53 anos, modernizando as regras para construções na cidade. O novo Código de Edificações foi elaborado, com a participação de profissionais da área e sociedade civil, visando agilidade na aprovação de projetos, a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários.
     O outro projeto "Outorga Generosa", que isenta o pagamento para regularização de imóveis com até 140 m², apresentado pelo prefeito no final de novembro, será apreciado em primeira votação, na próxima terça-feira, 14, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal e poderá beneficiar cerca de 20 mil famílias. 
     Dentre outras ações destacadas pelo prefeito na área de Infraestrutura e Planejamento, estão a Central de Habitação, que foi reinaugurada neste ano e o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Prefeitura destina R$ 361,3 mil do Fundo do Idoso para entidades

 Sem titulo 1
     A Prefeitura de Franca está autorizada a conceder subvenções e auxílios às nove organizações da sociedade civil, que apresentaram previamente seus planos de trabalho aprovados pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, na ordem de R$ 361,3 mil. 
     A Lei Municipal sobre essa concessão foi publicada na edição desta sexta-feira, do Diário Oficial do Município e contempla as entidades sem fins econômicos, que tiveram seus planos de trabalho aprovados pelo conselho, através de Termos de Fomento, com recursos originários do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.
     De acordo com a publicação, a Prefeitura de Franca fica autorizada a firmar parcerias, com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa da cidade, cujas transferências obedecerão um cronograma previamente apresentado por cada instituição. Parte dessas transferências devem ocorrer até o final deste mês, estabelecendo a leis, os respectivos valores destinados para cada instituição, respeitando os planos de trabalho apresentados e chancelados pelo conselho.
     As entidades beneficiárias terão o prazo para aplicação dos recursos transferidos de 12 meses e deverão prestar contas dos investimentos recebidos e utilizados durante o exercício, até o dia 31 de janeiro do ano subsequente à aplicação, ou até 30 dias, quando do encerramento da vigência da parceria, perante a Divisão de Gestão de Parcerias e Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Finanças. 
 
 
Destinação do IR ajuda entidades
     As instituições contempladas com a concessão dos recursos do Fundo Municipal são a Associação dos Deficientes Físicos de Franca e Região, Casa São Camilo de Lellis, Centro de Integração da Terceira Idade Lions Clube Franca Sobral, Departamento de Promoção Vicentina, Fundação Espírita Judas Iscariotes, Instituição Espírita Nosso Lar, Lar de Idosos Eurípedes Barsanulto, Tempo Espírita Vicente de Paulo e Voluntárias Sociais de Franca (VOSF), perfazendo um total de R$ 361.354,53.
     A origem desse montante garantido a essas 9 instituições são as destinações feitas por pessoas físicas e jurídicas, ao declararem seu Imposto de Renda. Esse é um comportamento ainda pouco habitual, mas que as pessoas adotando esse hábito, contribuem com projetos locais, que nesse caso, atendem aos idosos, mas também podem ajudar crianças e adolescentes. 
     É um recurso que seria pago à Receita Federal e que está sendo direcionado para investimentos em benfeitorias, que atendam a esses públicos, idosos ou as crianças. A legislação permite, que além de pagar o IR, o contribuinte destine até 6% ao ano do valor que deveria ser pago, as instituições, com opção da pessoa indicar a entidade que deve receber o recurso. O prazo vai até o dia 30, deste mês. 

Prefeito garante R$ 300 mil para obras de manutenção em calçadas

 DSC 0871
     O prefeito Alexandre Ferreira assinou convênio com o Governo do Estado de São Paulo, garantindo o repasse do montante de R$ 300 mil para a execução de serviços gerais de manutenção de calçadas, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional. Os recursos têm como origem, emenda parlamentar de autoria da deputada federal, Joice Hasselmann, a quem o prefeito expressou o seu agradecimento pela destinação.
     A Prefeitura também fará um aporte, em termos de contrapartida, na ordem de R$ 29,2 mil e, com isso, será possível executar cerca de 7,2 quilômetros de calçamento, dentro do plano de trabalho preparado pela Secretaria de Infraestrutura. 
     De acordo com o titular da pasta, Nicola Rossano Costa, é um dinheiro que vai ajudar a melhorar as condições de deslocamento das pessoas, facilitando a mobilidade, especialmente, os idosos, cadeirantes ou pessoas que possuem algum tipo de limitação.
     O calçamento a base de concreto será executado em frente a áreas públicas, de maior circulação de pessoas e entre os locais contemplados constam pelo menos 19 ruas e avenidas.
 

Prefeitura não terá expediente na quarta-feira

 DIP 2692 copiar
     Em razão do feriado desta quarta-feira, 8 de dezembro, marcando o Dia da Padroeira da cidade (Nossa Senhora da Imaculada Conceição), a Prefeitura não terá expediente, com exceção das repartições que prestam serviços essenciais e de urgência. 
     A Secretaria de Administração e Recursos Humanos informa que nesta terça-feira, no Paço Municipal, os serviços disponíveis na Central de Atendimento e demais setores terão funcionamento das 8h30 às 16h. Nas unidades de saúde, o expediente começa às 7h e vai até às 18h e será retomado na quinta-feira, 9. 
     Estarão funcionando, sem interrupções, os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) dos Jardins Aeroporto  e Anita, além do CAPS Ad (Centro Psicossocial). Os serviços como o SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório, Casa de Passagem, Canil Municipal e o Centro Psicossocial (CAPS-Ad) terão funcionamento em forma de plantões. 
     A coleta do lixo seguirá a programação normal, sem alterações.
 

Prefeito anuncia melhorias em Ginásio do Champagnat

 DIP 4863.MOV.00 00 09 01.Quadro001
     O prefeito Alexandre Ferreira anunciou durante o evento de conclusão das atividades dos alunos das escolinhas de iniciação esportiva de Ginástica Artística, que o ginásio II do Complexo Champagnat, será dotado de equipamentos para melhorar a circulação de ar no local, reduzindo o excesso de calor, ajudando também no controle da umidade, possibilitando melhores condições para a prática esportiva e o bem-estar dos atletas. Além disso, também serão investidos recursos para a aquisição de equipamentos, na ordem de R$ 300 mil, para atender os atletas, tanto da ginástica artística, como da rítmica, do handebol, vôlei, basquete, tênis de mesa, ente outras modalidades.
     Mas os investimentos previstos para o começo de 2.022 vão mais além. Alexandre Ferreira informou sobre a realização de benfeitorias gerais na estrutura física do ginásio, com pintura e manutenção nos sanitários, melhorando a acessibilidade e condições do local.
 
 
350 crianças concluem atividades 
 
     Cerca de 350 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 16 anos, participaram das apresentações de conclusão das aulas de ginástica artística, entre quarta e sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. 
     A professora responsável pela modalidade, Daniela Belloti, informou que mesmo com pouco tempo de treinamento, cerca de 4 meses, devido as restrições sanitárias da pandemia, os alunos assimilaram muito bem os conceitos ensinados e puderam demonstrar seus talentos durante as apresentações.  
     O público presente pôde observar o grau de habilidade dos atletas, no rodízio de aparelhos, com demonstrações de solo, salto, trave e aquecimento coreografado, sendo premiados com medalhas pelo desempenho apresentado.
     Para o próximo dia 11, uma equipe de Franca estará em Araraquara, disputando a Copa São Paulo de Ginástica. Estarão presentes atletas de todas as partes do Estado e junto com a professora Daniela, viajarão os educadores Edmilson Ribeiro, Amanda Rocha, Kaellyn Carrijo e Rita Albano, acompanhando 10 ginastas em estágio mais avançado, com idades entre 9 a 16 anos. 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais