Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Setembro Amarelo: CAPS faz oficinas e UBSs têm mobilização de valorização à vida

 Setembro Amarelo CAPS original

         Como forma de mobilizar e abranger o maior número de pessoas para valorização da vida, a Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de ações na Campanha “Setembro Amarelo”, em toda a rede pública municipal.
      A mobilização, buscando abranger o maior número de pessoas, acontece por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções das unidades, sejam elas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ambulatórios, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, Farmácia Municipal, Centro de Diagnóstico e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
      Ao longo do mês, nas UBSs da cidade, haverá dia de mobilização com a comunidade, ações em sala de espera com a distribuição de panfleto de orientação. Será feita decoração na cor amarela, como forma de despertar e chamar a atenção da população.
      Além de mensagens positivas na recepção, a UBS Guanabara colocou uma “Caixinha do Desabafo” para que a população escreva o que está sentindo e se precisa de ajuda. Posteriormente, a psicóloga entrará em contato para atendimento da demanda que surgir. Também haverá, na quinta-feira, a partir das 14 horas, uma ação especial do Setembro Amarelo.
      Também serão desenvolvidas ações nos dois CAPS, o Florescer (rua Concórdia, 4881, Jardim Milena), voltado às pessoas com necessidades relacionadas a vícios com uso de álcool, crack e demais drogas, e o Renascer (rua Cavalheiro Petráglia, 181, Estação), pessoas acometidas com transtornos mentais, oferecendo atividades terapêuticas e tratamento medicamentoso, com auxílio na ressocialização. Com funcionamento 24 horas e equipes multidisciplinares, ambos terão oficinas e ações sobre saúde mental.
      Com o tema “Você não está sozinho! Você é importante!”, o CAPS Renascer promove, no dia 14, a partir das 8h30, diversas ações para o Setembro Amarelo, com momentos de relaxamento e meditação, oficinas e apresentação de um vídeo produzido pelos pacientes do CAPS de nome “A Minha Vida Importa”.
Serviços à população
      Atualmente, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços voltados para a saúde mental da população de Franca. Além da Atenção Básica, há o Ambulatório de Saúde Mental Adulto, que traz atendimentos psicológicos e psiquiátricos, serviço social, terapia ocupacional, enfermagem e oficinas para pacientes com transtornos mentais de moderado a grave com demanda ambulatorial.
      Há também o NAIA (Núcleo de Atendimento a Infância e Adolescência), voltado para jovens até 17 anos, 11 meses e 29 dias acometidos por transtornos mentais de moderado a grave, com atendimentos, terapia ocupacional e pedagoga; os dois CAPS; 10 serviços de Residência Terapêutica com 10 vagas em cada (destinados a pacientes provenientes de internação de longa permanência, em parceria com a Fundação Allan Kardec) e o serviço de urgência psiquiátrica no Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz”, das 7 às 19 horas, para casos de urgência.
 

Saúde entrega revitalização da UBS Paulista

 UBS Paulista original

      A Prefeitura concluiu o Projeto de Revitalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) Paulista "Dr. Vilfredo Bullamah", garantindo mais comodidade, segurança e ambientes reformados à população e aos servidores. A entrega aconteceu nesta quarta-feira, 6.
     Localizada na Rua Luís Gama, 1880, a unidade recebeu adequações gerais nas instalações, como pintura interna e externa, reparos nos consultórios, recepção, pintura nas salas de curativo, inalação e vacina, revisão nos sistemas elétrico e hidráulico, troca do telhado, entre outras melhorias.
     A UBS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, conta com farmácia, equipes médicas, dentistas, assistente social, fonoaudióloga, médico da família, enfermeiros, auxiliares, técnicos, escriturários e recepcionistas.
     A revitalização da UBS Paulista faz parte de um trabalho realizado pela Secretaria de Saúde, após determinação do prefeito Alexandre Ferreira de que todas as unidades fossem reformadas. Agora, os trabalhos estão concentrados na UBS Progresso.
     Neste ano, já foram revitalizadas as unidades da Vila São Sebastião, Jardim Aeroporto 3, Estação, Parque Vicente Leporace e Jardim Guanabara. Estão em construção três UBSs no City Petrópolis, Jardim Paraty e Residencial São Domingos.

Vigilância abre inscrições para Concurso Cultural “Parceiros da Saúde”

 Parceiros da Saude original

       A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, estará recebendo inscrições até o próximo dia 22, para a 11ª edição do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde contra o Aedes aegypti”. As premiações vão desde tablets até Kits YouTuber e Podcast (com equipamentos) para as escolas.  
    O objetivo é conscientizar os estudantes e comunidade escolar sobre a importância de esforços coletivos e contínuos para o combate e prevenção ao mosquito da dengue. Os participantes deverão utilizar os personagens, mascotes da Vigilância Ambiental nos trabalhos, que são o ZumZum, Condessa Dengue, Vigilante (cachorro), Lino (gato) e Andrezinho.
    Podem participar alunos do Ensino Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, nas categorias Arte Visual, onde serão selecionadas as três escolas com a melhor mensagem em vídeo de conscientização e combate ao Aedes aegypti; Arte Gráfica, com a seleção de 12 desenhos informativos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, que poderão ser usados no calendário anual da Vigilância Ambiental 2024; melhor slogan, com a escolha de uma frase, que poderá ser utilizada como tema da Campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; Produção Textual, em que serão selecionados dois textos estilo narrativo, com o tema: “A turminha da Vigilância no combate ao Aedes aegypti” e Conteúdo Digital, com a escolha de três canais de YouTube de grêmio estudantil, com as melhores produções de conscientização e mobilização na comunidade contra o Aedes aegypti.
    As inscrições podem ser feitas pelos formulários do Google nos links: https://docs.google.com/forms/d/1U4jBly3FniXLnu6dulkEmh-_-QdeQpuSWXp-uPV4DPA/viewform?edit_requested=true (categorias Arte gráfica, Slogan e Produção textual) e https://docs.google.com/forms/d/1bbkGMI2iwQVoAv_YgcAOrJTM5uNOrZ6l_OfmJBlV1xI (categorias Arte visual e Conteúdo Digital). Também é possível realizar a entrega das produções originais na Vigilância, que fica na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Jardim Redentor.
    A Categoria Digital está em seu segundo ano e o intuito da Vigilância é continuar produzindo orientação e educação para a comunidade onde estes estudantes estiverem inseridos, dos temas trabalhados pelo órgão.    
    A escolha dos finalistas será feita pela Comissão de Seleção do Concurso Cultural, composta por representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Diretoria de Ensino e Educação, entre os dias 25 e 29 de setembro. A exposição das produções vencedoras e a divulgação estão previstas a partir do dia 6 de outubro, através do site da Prefeitura.  
    A premiação dos vencedores do concurso está programada para o dia 22 de novembro, no auditório da Secretaria de Educação, às 14 horas. Em 2022, participaram 66 escolas e 9.002 alunos.
    Para a realização do evento, a Vigilância conta com apoio da Secretaria de Educação e da Diretoria Regional de Ensino. O regulamento pode ser conferido na íntegra, através do link https://franca.sp.gov.br/noticias/saude/concurso-cultural-2022.
 

Vigilância registra 425 notificações durante campanha preventiva de escorpiões

 Campanha Saude Escorpioes original

     A Vigilância Ambiental concluiu nesta sexta-feira, a campanha de esclarecimento e orientações sobre a prevenção a escorpiões, realizada durante esta semana. As equipes compostas pelos agentes, estiveram em todas as regiões da cidade, atendendo às situações em que houve registro de vítimas ou solicitações de moradores, informando sobre o aparecimento desses animais.
   Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, informou que o balanço do trabalho desenvolvido durante este período, aponta para 425 notificações realizadas.
   A Vigilância Ambiental monitora os pontos de acidentes e encontros de escorpiões, através de Sistema Estadual de Vigilância, atualizado com dados que produzem indicadores, que são utilizados para definir prioridades do trabalho educativo e de orientação. Além disso, realiza atendimento ao local num raio de 40 m (imóveis da esquerda, direita, frente e fundo).
   Foram realizadas reuniões internas de orientação educativa sobre medidas preventivas para evitar acidentes com escorpião, situações propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões, com o profissional de educação de escolas das redes municipal e estadual da cidade, com a distribuição de folheto educativo para cada aluno, com idade inferior a 11 anos (grupo de risco com ponto de referência específico).
   Durante esta semana, a equipe de agentes realizou diversas atividades, como a distribuição de cartazes impressos e material digital nas escolas, UBSs, Prontos-Socorros, UPAs e Hospitais Particulares; Ação de Orientação e atendimento na UNIFRAN sobre aparecimentos de escorpiões e orientação aos participantes do Projeto Saúde em Ação, na UBS Progresso sobre Escorpião e Escorpionismo e  web conferência com o Estado, além da divulgação e orientação aos diretores das escolas estaduais.
   Havendo focos de escorpiões, a pessoa deve ligar na Vigilância Ambiental, nos números (16) 3711-9408/9415. Será feito o registro de notificação e realizado o atendimento no local pela equipe. No caso de acidentes (alguém que tenha sido picado), deve procurar assistência médica na Santa Casa de Misericórdia (crianças até 10 anos, para receber o soro antiveneno) e demais situações, Pronto-Socorro Municipal ou nas duas UPAS,  nos Jardins Aeroporto e Anita, que funcionam 24h.
Cuidados permanentes
   Dentre algumas medidas preventivas, estão:
Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha, bem como manter a limpeza de terrenos baldios;
• Ao manusear materiais de construção, usar luva de raspa de couro e calçado fechado;
• Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas;
• Vedar soleiras de portas;
• Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões, bem como colocar o lixo para coleta nos dias agendados para seu bairro;
• Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;
• Manter berços e camas afastados das paredes;
• Vedar ralos de pia, tanque e chão.

UBS da São Sebastião ganha Sala de Amamentação

 Sala de Amamentacao original

     A UBS da Vila São Sebastião, na Região Oeste da cidade, acaba de estruturar e colocar à disposição das usuárias, uma Sala de Amamentação. A iniciativa é para atender a uma solicitação de mães, garantindo mais privacidade e segurança para amamentar seus filhos.
   De acordo com a coordenadora da UBS, Amanda de Melo Ferreira, com a participação de todos os colegas, esse ambiente de amamentação foi pensado como forma de incentivar o hábito e a importância para a saúde do bebê. Elas aproveitaram também que em agosto é celebrado o ‘Mês do Aleitamento Materno’. A sala que entrou em funcionamento esta semana é um ambiente de apoio a todas as mães, que passam por consultas na unidade e que necessitam deste momento, com maior privacidade. Com a iniciativa, a expectativa é proporcionar mais conforto e tornar para as mães o momento prazeroso, contando com um fraldário, oferecendo um local adequado para as trocas quando necessárias.
   A UBS da Vila São Sebastião fica na rua Francisco Marques e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
 

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais