Um dia de movimentação intensa mobilizou dezenas de esportistas sábado último no Centro Esportivo do Jardim Brasilândia onde ocorreu um torneio de basquete aberto
Um dia de movimentação intensa mobilizou dezenas de esportistas sábado último no Centro Esportivo do Jardim Brasilândia onde ocorreu um torneio de basquete aberto
A Prefeitura de Franca trabalha para agilizar ainda mais as análises de projetos de construções na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Em uma semana apenas, 387 processos foram analisados somente no Controle de Uso do Solo.
Entre os dias 6 e 10 de maio, 273 processos deram entrada no setor. E o número de saída - processos analisados - foi 42% superior ao de entrada: 387. Mas, de acordo com a secretária de Planejamento Urbano, Adailma Ferreira, há um grande número de projetos que necessitam ser corrigidos.
Dos 173 processos para aprovação de projetos, por exemplo, 70 foram aprovados e 103 foram devolvidos para correções por parte dos engenheiros e arquitetos responsáveis pelas obras. Já dos 114 processos para obtenção do habite-se e carta de ocupação analisados, 69 foram aprovados e 45 necessitaram de correções. “O foco do problema é a questão do retrabalho. Cada processo passa 2,8 vezes para análise pelo mesmo setor”, disse o assessor da Prefeitura de Franca, Deyvid Silveira, durante a sessão da Câmara de vereadores, na última terça-feira. “Imagina você pegar a produtividade que nós temos hoje – só neste último mês, foram 1.348 análises – e você multiplicar por três a liberação disso. Olha o volume e a capacidade que temos de produzir”, completou.
Na tentativa de diminuir esse “retrabalho”, serão realizadas palestras técnicas sobre a legislação atualizada para orientar os construtores. “É importante também os funcionários (da construção civil) participarem destas palestras, que nós já vamos divulgar datas, para que todo mundo tenha esse alinhamento. Assim, o retrabalho é reduzido”, ressaltou Silveira.
Segundo Deyvid, mais um profissional foi destacado para este setor e, com a aprovação do projeto de Gratificações a Servidores Concursados, mais três profissionais serão designados, “para que maior agilidade aconteça”.
Essas medidas reforçam as ações da Prefeitura de Franca a favor da construção civil. Nos últimos meses, mutirões para análises de projetos são realizados aos sábados e feriados para agilizar a liberação de autorizações. E, após reuniões entre a secretária de Planejamento Urbano e representantes da construção civil, surgiu a agora Lei Complementar Nº 313, de 15 de abril de 2019, que possibilita a regularização de empreendimentos que não respeitavam a legislação atual.
Folheie e leia a 12ª edição do Prefeitura em Notícias, o informativo online semanal da Prefeitura de Franca, com um resumo das notícias da semana.
Expoagro, Maio Amarelo, Jogos Regionais e obras são destaques. A novidade esta edição é o lançamento do Espaço do Servidor, dedicado aos servidores públicos municipais.
A 50ª Expoagro está movimentando o Parque "Fernando Costa" desde o início desta semana.
A queda de temperatura nessa sexta-feira, 17, que oscilou entre 15 e 18 graus em determinados períodos da tarde, serviu de alerta para as pessoas quanto a necessidade de ajudarem na Campanha do Agasalho
A Prefeitura confirmou para a próxima segunda-feira, 20, em cerimônia marcada para as 15 horas, na sede da secretaria de Ação Social, a entrega de uma nova viatura e um Kit de apoio ao Segundo Conselho Tutelar de Franca. Instituição composta por cinco conselheiros mais a equipe administrativa, o Segundo Conselho tem sua base física instalada no Jardim Milena, sendo responsável pelo atendimento das populações das regiões Norte, Oeste e setores da Leste, contabilizando uma média de 80 a 100 atendimentos semanais.
Essa viatura zero-quilômetro foi conseguida pela Prefeitura por intermédio de emenda parlamentar apresentada pelo então deputado federal e hoje senador Major Olímpio. Chega num momento oportuno, de crescimento das demandas e permitirá melhores condições para os deslocamentos e pronto atendimento oferecido àqueles que precisam, disse um dos conselheiros.
Junto com o veículo, está prevista também a entrega de alguns equipamentos de auxílio como computadores, geladeira, entre outros objetos que serão colocados à disposição. O Cel. da reserva João Paulo Brandão, assessor e coordenador local do escritório do senador Olímpio em Franca, disse que ele tem estreitas relações com a cidade e ao receber o pleito do Segundo Conselho fez as gestões necessárias para que esse Kit fosse liberado. “Será importante, pois é um reforço, uma ferramenta de grande importância para as ações em defesa dos direitos da criança e do adolescente”, comentou.