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Educação abre matrículas antecipadas para alunos das Fases I e II
A Secretaria de Educação começou nesta segunda-feira, 25, o Programa de Matrícula Antecipada da Educação Infantil Fases I e II e Ensino Fundamental para 2024.
Os pais ou responsáveis de crianças que frequentarão a Fase I – Pré-Escola que completarão 4 anos até 31/03/2024 (nascidos de 01/04/2019 a 31/03/2020), e da Fase II – Pré-Escola, ou seja, os alunos que completarão 5 anos até 31/03/2024 (nascidos de 01/04/2018 a 31/03/2019), poderão fazer a matrícula de segunda a sexta-feira, até o dia 29 de setembro.
A segunda fase das matrículas será para o 1º Ano do Ensino Fundamental, para as crianças que completarão 6 anos até 31/03/2024 (nascidos de 01/04/2017 a 31/03/2018), no período de 2 a 6 de outubro.
Márcia Gatti, secretária de Educação, falou sobre a importância de garantir a vaga antecipadamente. “É uma forma de garantir acesso à escola aos estudantes que estão fora da rede pública, municipal ou aqueles vindos de unidades particulares e de outros municípios. A realização faz parte do Programa de Matrícula Antecipada para que a demanda para 2024 seja devidamente organizada para que todos sejam atendidos”, disse.
As matrículas deverão ser feitas, diretamente, nas sedes das escolas municipais, no horário das 8 às 16 horas, nas unidades de ensino próximas às residências dos estudantes com disponibilidade de vagas. Os pais ou responsáveis deverão apresentar cópias da Certidão de Nascimento do aluno; Comprovante de endereço; CPF do estudante; CPF e do RG do responsável e cópia da carteira de vacinação atualizada do aluno.
Já as rematrículas dos estudantes, que frequentarão do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, devem ser feitas nas escolas municipais até o dia 1º de novembro. As transferências para unidades escolares de interesse dos pais ou responsáveis estarão disponíveis somente a partir de janeiro de 2024.
Inscrições para Programa ‘Primeira Chance’ continuam
A Prefeitura de Franca segue com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Programa ‘Primeira Chance', destinado a jovens de 14 a 22 anos que estejam estudando. São 80 vagas e o edital completo está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2366-14092023.pdf .
O ‘Primeira Chance’ é um processo seletivo que objetiva o preenchimento de vagas para contratação de jovens para a formação de Aprendizagem em Auxiliar Administrativo, com carga horária de 20 a 30 horas semanais. Tem duração de 1 ano, prorrogável por igual período ou mais, atendendo às necessidades da administração municipal.
Para participar, a pessoa deve estar regularmente matriculada e frequentando o Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Médio Técnico, assim incluída a modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou tê-los concluídos. Outra condição é comprovar os requisitos de habilitação e dados socioeconômicos previstos no edital e serem preenchidos no ato da inscrição.
As inscrições vão até às 23h59 de 13 de outubro e devem ser feitas através do site http://selecao.franca.sp.gov.br/login. Quem precisar de suporte e/ou apoio e/ou orientações para a inscrição on-line, terá acesso gratuito à internet na sede da Sala de Tecnologia, situada à rua Professor Laerte Barbosa Cintra, s/nº, Rodoviária de Franca, box 03-SC, no período de 2 a 6 de outubro, das 8 às 17 horas.
‘Cidadania Itinerante’ estará em Franca no Leporace
O Projeto ‘Cidadania Itinerante’, com a oferta de serviços gratuitos a população que está percorrendo todo o Estado de São Paulo, estará em Franca nesta semana, entre os dias 28 a 30, com atendimento na Avenida Abrahão Brickmann, no Parque Vicente Leporace, ao lado do ginásio de esportes. A iniciativa na cidade conta com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento.
No primeiro dia de atendimento, na quinta-feira, 28, a unidade estará atendendo das 12 às 18h, no dia seguinte, sexta-feira, das 9 às 18h e no dia 30, das 9 às 15h. Durante os três dias serão oferecidos serviços de documentação, entre os quais a emissão da 2ª via das Certidões de Casamento, Óbito e Nascimento, emissão da 1ª e 2ª via do CPF ou Título de Eleitor; consulta ao Serasa, Carteira de Trabalho Digital, agendamento para RG no Poupatempo, 2ª via de conta de água, luz e telefone, entrada no Seguro-Desemprego, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, orientações e encaminhamento para o PROCON, elaboração de currículo, recebimento e orientações sobre como fazer denúncias da Secretaria de Justiça e Cidadania.
O objetivo deste atendimento é expandir a atuação das coordenações, programas e serviços da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), em todo o Estado. Os números apontam que, em apenas um ano, o Cidadania Itinerante atingiu a marca de 107 mil serviços solicitados pela população. Durante o período, mais de 42 mil pessoas, de 181 municípios da região metropolitana, interior e litoral de São Paulo, e diversos bairros da capital paulista, foram atendidos.
Serviços disponíveis:
- Agendamento para 2ª via do RG e CNH;
- Emissão da 2ª via das Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito;
- 1ª via (1 a 24 anos) e 2ª via (público geral) do CPF;
- Emissão do Título Eleitoral;
- 2ª via de contas (água e luz);
- Carteira de Trabalho Digital;
- Atestado de Antecedentes Criminais;
- Consulta ao Serasa;
- Registro de boletim de ocorrência,
- Entrada no Seguro-Desemprego;
- Elaboração de currículo;
- Orientações sobre o Procon e Defensoria Pública;
- Encaminhamento para coordenações, programas e ouvidoria da SJC;
- Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa.