Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Educação e Saúde acompanham situação epidemiológica em creches

DSC 5213 

      As Secretarias de Educação e Saúde estão acompanhando, diariamente, a suspensão parcial ou total do atendimento de creches da cidade, tendo em vista o registro de casos da doença Mão-pé-boca. Trata-se de uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus, que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade, faixa etária atendida pelas creches.

      O trabalho está sendo conduzido pelas equipes da Seção de Ensino Infantil e Creches e as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município, que avaliam a situação de cada unidade, onde mediante o registro de três casos da doença é adotada a suspensão parcial de salas de aula ou interrupção total, diante da confirmação de casos em todas as salas de aula. 
      Após a visita das equipes das Vigilâncias é emitido um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), contendo as datas de fechamento e retorno do funcionamento da unidade escolar, pelo período de 7 dias, orientações aos pais e responsáveis, que deverão procurar o atendimento médico imediato e para a creche, que deve providenciar toda a higienização e desinfecção do imóvel, móveis, brinquedos, roupas de cama e banho, alimentos e objetos que possam entrar em contato com secreções e fezes das crianças infectadas, visando o bloqueio da transmissão da doença. 
Segundo a Secretaria de Educação, atualmente, apenas a Creche Escola 'Raimundo Cordeiro', localizada no Residencial Paraíso, que atende a 190 crianças, está com as atividades totais suspensas desde a última segunda-feira, com previsão de retorno do funcionamento a partir de segunda-feira, 3 de outubro. O NEI (Núcleo de Educação Infantil) 'Tomas e Aparecida Novelino', que fica no Distrito Industrial, com 220 crianças, já retomou o atendimento nesta quinta-feira.
      Outras 7 creches tiveram o atendimento suspenso de forma parcial, de apenas uma ou duas salas, sendo a Creche Escola 'Estrela de Davi', no bairro Franca Polo Club (duas salas), que retorna no dia 4; Creche 'Ângelo Verzola', no Jardim Dermínio (uma sala), retoma no dia 5; Creche 'Tia Glicéria', que fica no Residencial Júlio D'Elia (duas salas), que volta no dia 4; Creche Escola 'Luciene Ribeiro', no Residencial Eldorado (uma sala), que retorna no dia 5; 'Lar de Ismália', no Jardim Paulistano (duas salas), retorna no dia 4; Creche São José, no Jardim Rivieira (uma sala) terá volta no dia 4 e Creche 'Nossa Senhora da Conceição', no Jardim Parati (duas salas), cujas atividades serão retomadas no dia 8.  
     Outra creche que terá o funcionamento total interrompido a partir da próxima segunda-feira, 3, sendo a Creche Escola 'Antonieta Covas do Couto Rosa', localizada no Jardim Aeroporto 3, que atende a 219 crianças. A previsão para o retorno do funcionamento da unidade é para o dia 10 de outubro
     A principal orientação para os pais e responsáveis é que, diante do surgimento de sintomas, a criança receba atendimento médico e fique de repouso, em casa, evitando a transmissão da doença para outras pessoas.
     Homero Rosa Jr, médico da Vigilância Epidemiológica, explicou que a doença tem um caráter de temporadas, mas não obedece a estação do ano, como outras doenças. Segundo ele, dificilmente a criança vai apresentar gravidade ou óbito, mas pode ter uma grande dificuldade para se alimentar ou não conseguir comer quase nada, o que pode causar desidratação, perda de peso e enfraquecimento do sistema imunológico. "A doença tem uma  disseminação maior entre as crianças de 3 a 4 anos, justamente, porque são as que ficam em creches, berçários e maternais, tendo em vista que o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e formação, o que faz com que elas adquiram doenças infecciosas mais fáceis", ressaltou o médico. 
 
 
A doença
Os principais sintomas da doença são febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro, que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas; erupção de pequenas bolhas, em geral, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital; mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia; por causa da dor, surgem dificuldades para engolir e muita salivação.
A transmissão acontece pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Mesmo depois de recuperada, a pessoa pode transmitir o vírus pelas fezes durante, aproximadamente, quatro semanas. O período de incubação oscila entre um e sete dias. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.
Não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride, espontaneamente, depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, tratam-se apenas os sintomas. Medicamentos antivirais ficam reservados para os casos mais graves. O ideal é que o paciente permaneça em repouso, tome bastante líquido e alimente-se bem.
O retorno às atividades só deve acontecer, após a criança estar 24 horas sem febre, e com todas as feridas cicatrizadas.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

Vacinacao 

 
Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 29, que contará com 8 Unidades Básicas de Saúde, atendendo das 8 às 19h.

1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA - Na UBS Santa Terezinha, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

1ª E 2ª DOSES (3 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL - COMORBIDADES - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IMUNOSSUPRIMIDOS- CORONAVAC
 - A primeira e a segunda doses da vacina Coronavac para pessoas de 3 a 11 anos, população geral, com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos, poderão ser aplicadas nas UBS's Progresso, Brasilândia e Guanabara, das 8 às 19h. Os pais e responsáveis deverão acompanhar as crianças, apresentando o CPF, receitas e laudos para a comprovação das comorbidades e deficiência. É recomendável a apresentação do Termo de Assentimento assinado, que está disponível no site da Prefeitura.

1ª, 2ª E 3ª DOSES (12 A 18 ANOS)  - GESTANTES E PUÉRPERAS / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE - CORONAVAC -
 A primeira, segunda e terceira doses para 12 a 18 anos, gestantes e puérperas, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e profissionais de saúde da vacina Coronavac, poderão ser recebidas nas UBS´s Progresso, Brasilândia e Guanabara, das 8 às 19h.

1ª, 2ª, 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER
 - A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Aeroporto 3, no horário das 8 às 19h.

1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN - 
  A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quinta dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Paulistano, no horário das 8 às 19h. 
 
1ª E 2ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  /  5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA -  A primeira e segunda doses para 18 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas nas UBS's São Sebastião e Horto, no horário das 8 às 19h.


Influenza
A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Aeroporto 3, Horto, Paulistano, São Sebastião, Progresso, Brasilândia, Guanabara e Santa Terezinha, das 8 às 19h.
Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulista, Planalto, Ângela Rosa, Aeroporto 1, Santa Clara, Estação e Leporace, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.


Vacinas de Rotina
A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
Para esta quinta-feira, 29, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Planalto, Ângela Rosa, Aeroporto 1, Santa Clara, Estação e Leporace, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Emdef reforça ações de tapa buracos

IMG 0598

A Emdef (Empresa Muncipal para o Desenvolvimento de Franca) está com cinco equipes trabalhando com os serviços de remendo asfáltico por toda a cidade. 
 
É importante que as pessoas utilizem o canal Tapezap (99999-8480), fornecendo o endereço, com um número de referência para que seja incluído na programação e executado o serviço com mais rapidez. 
 
Nesta quarta-feira, foram feitas manutenções, nos bairros São Joaquim, nas ruas Antônio Totoli, Paulino Liboni, Salim Emer, Alexandre Spereta e Manoel Fereira de Mattos; no Parque Francal, na Av. Francisco Quintanilha Ribeiro e no Jardim Noêmia, na rua Ana Damasceno de Pádua.
 
Nos Jardins Francano e Consolação foram realizados serviços na Avenida Paulino Pucci e rua Capitão Zeca de Paula; no Residencial Ana Dorotheia, nas ruas José Justino Alves Taveira e Urias Alves Taveira; no Jardim Portinari, nas ruas Alberto Fico e Maria do Carmo Teodoro da Silva; no Jardim Alvorada, na rua Durvalino Resende e na Vila Regina, na rua Maria Enitt Pinto Aguiar.

Centro de Formação da Prefeitura recebe melhorias

DSC 8300

 
A Prefeitura, através das Secretarias de Infraestrutura e Administração e Recursos Humanos, está executando reforma e melhorias no prédio do CEFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional). 
Estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 158,5 mil nas benfeitorias que compreendem a troca do telhado de cerâmica por fibrocimento, instalação de condutores em PVC para a captação das águas pluviais, bem como a pintura interna do teto e das fachadas externas.
 
Além dos cursos e capacitações, o auditório do CEFAP é constantemente utilizado para encontros periódicos de retorno de férias dos servidores, servindo também para reuniões com os novos funcionários que estão ingressando no serviço público municipal. Iniciadas no primeiro semestre, as obras devem ser concluídas até o final de outubro.

Meio Ambiente amplia limpeza urbana em toda cidade

DSC 8295

 
A Secretaria de Meio Ambiente está com as equipes de limpeza urbana atuando por toda a cidade, com os serviços de poda dos jardins, praças, remoção do lixo destinado, indevidamente, a esses locais e fazendo o corte e remoção das vegetações que invadem calçadas e demais espaços públicos.
 
Nesta semana, por exemplo, as equipes estiveram trabalhando nos setores dos Jardins Brasilândia, Noêmia e Santa Hilda, Aeroporto I e II, Vilas São Sebastião e Rezende, no Parque Vicente Leporace, Avenidas Major Nicácio, Presidente Vargas, Chafic Facuri, Elisa Verzola Gosuen, entre outras.
 
A programação de raspagem, retirada da vegetação das calçadas e recolha dos resíduos gerados é elaborada, diariamente, pela Secretaria de Meio Ambiente, com equipes distribuídas para todas as regiões, com um permanente acompanhamento.

Viabilidade Locacional ganha mais agilidade na Prefeitura

 pexels andrea piacquadio 3760072
 
Está sendo beneficiado o contribuinte francano, pois o serviço está com maior agilidade, depois das adequações que foram implementadas. Vinculado à Divisão de Indústria, Comércio e Serviços, da Secretaria de Desenvolvimento, a Viabilidade Locacional funciona junto com a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo Paulista, na parte térrea da Prefeitura. Com os ajustes promovidos, capacitação e reforço da equipe, a tramitação dessas solicitações está bem mais rápida.

A viabilidade locacional, cuja entrada do pedido de análise é feita on-line, por meio do site:  https://vreredesim.sp.gov.br, chega à Prefeitura, com prazo legal de dois dias úteis, após o dia de solicitação para que tenha a tramitação e seja dada uma devolutiva ao contribuinte. Permite ao município que seja verificado, se aquele empreendimento atende aos requisitos da legislação de zoneamento. Com as adequações colocadas em prática, a situação anterior já foi superada e está sendo feita em prazo inferior aos dois dias úteis, que a legislação estabelece.

Regularização dos Negócios
Depois de cumprida essa que é a primeira etapa, com aprovação da Viabilidade de Localização, entra a fase do licenciamento das atividades, cujo processo também se dá, por meio da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), conveniada com a Prefeitura, também através do site www.vreredesim.sp.gov.br. A Prefeitura está conectada ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), cujo tempo da expedição depende do tipo de atividade a ser desenvolvida, que pode ser de baixo, médio ou alto risco. Na primeira situação que, na maioria das vezes, abrange os microempreendedores individuais, a tramitação é bem mais rápida.
Observa-se que a Administração Municipal segue atenta às necessidades dos seus contribuintes, em especial os micro, pequenos e médios empreendedores. Todo esforço feito é para facilitar, ao máximo, a abertura regular de novos negócios, oferecer o suporte necessário, por meio do Banco do Povo e Sala do Empreendedor, de modo a diversificar as atividades, impulsionar a economia e gerar novas oportunidades de trabalho. 

Serviço:
Rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova.
Funcionamento ao público das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, presencialmente, pelo telefone 3711-9834 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Exporta Franca tem sequência com desenvolvimento internacional e geração de negócios

IMG 8748 
 
 
"É um evento de grandes parceiros e nós estamos aqui hoje para apoiar vocês no desenvolvimento de seus negócios, tanto interno, como externo", ressaltou a coordenadora do Invest/SP, Elisabete Donato.
Vinícius Nóbrega, do Sebrae, agradeceu a parceria com a Prefeitura, Acif e Invest SP e destacou que essa iniciativa está aliada a uma série de outros projetos dessas entidades, que vem trabalhando em prol do desenvolvimento da cidade e da região. "O que a gente quer para essas empresas é trazer para Franca e todo o Estado de São Paulo, desenvolvimento a partir dos quatro pilares, melhorar a gestão, a tecnologia produtiva, fazendo mais e melhor, além de acessar novos mercados", comentou.
 
Tarciso Botto, presidente da Acif, disse que Franca é uma cidade empreendedora por si só, com uma economia punjante, capaz de atingir mercado de exportação. O segundo Exporta Franca objetiva ativar essas empresas que buscam esse mercado, ativando também a motivação para a exportação. "A presença de todos aqui é muito importante. São as empresas que movem a economia da cidade, do estado e de um país, onde o poder público apoia e chancela. Franca se mostra uma cidade com tendências de exportação muito fortes", falou. 
 
O prefeito Alexandre Ferreira ressaltou que a união de todos faz toda a diferença para a criação, fortalecimento das empresas e a geração de empregos, batendo recordes. "A cidade está evoluindo, conquistando novas atividades econômicas para se desenvolver. Vamos fazer com que o nosso empresário se fortaleça, tenha capacidade de produção, conhecimento e experiência, com acesso aos novos mercados e capacidade produtiva", reforçou.
 
Após os pronunciamentos das autoridades, o economista Deyvid Silveira fez a apresentação dos indicadores de Franca, seguido de um talk show com as instituições InvestSP, Sebrae, ACIF (DNI), com objetivo de informar como estas instituições podem auxiliar na Trilha de Exportação e como qualificá-las frente a Programas de Capacitação Empresarial e de Exportação. O primeiro dia foi encerrado com a palestra Branding Internacional, com informações sobre o trabalho da marca nos diferentes mercados existentes, ministrada por Mônica Schimenes, da Agência MCM Brand Experience
 
O 2º Exporta Franca realizado pela Prefeitura, em parceria com a ACIF, por meio do DNI (Departamento de Negócios Internacionais), Invest SP e Sebrae, com o apoio da COCAPEC, SENAI, Sindifranca e Uni-Facef, será realizado até esta quinta-feira, 29, onde os participantes receberão informações importantes sobre o cenário internacional, as oportunidades de mercado e sobre como vender seus produtos para outros países.
 
Para esta quarta-feira, a programação será realizada, on-line, a partir das 18h30, com o tema "Desenvolvimento Internacional", com apresentação de Brazilian Suppliers - CECIEX, Brazilian Footwear - ABICALÇADOS | SINDIFRANCA, Adaptações Técnicas - SENAI, Tex Brasil - ABIT,  BeautyCare Brazil - ABHIPEC e o Cenário Global - CECAFÉ.
 
Já no último dia do evento, cuja programação será presencial, a partir das 18h30, no auditório do SENAI, com a temática "Geração de Negócios", serão abordados Café: Tendências e Oportunidades - COCAPEC,  Escritórios Internacionais - INVESTSP, Mercados Internacionais - IBREI, Internacionalização - PG4 e SPA DA TERRA, além do lançamento da feira 'FRANCA BUSINESS ROUND (FBR)' e o encerramento do evento.
 
O auditório do SENAI fica na avenida Presidente Vargas, 2500, Recanto Itambé.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais