Email  

Notícias

'Emprega Franca' tem mais de 150 vagas de trabalho disponíveis

 Empregos PAT original

      O 'Emprega Franca', programa mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, está com 185 vagas abertas para diversas atividades, sendo que destas, 153 estão cadastradas no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
      Entre as oportunidades oferecidas estão: Ajudante Geral, Assistente de Compras, Auxiliar Eletricista, Auxiliar de Cozinha, Consultor de Televendas e Cozinheiro(a).
      As vagas oferecidas pelo PAT incluem as funções de Servente de Obras, Pedreiro, Promotor de Vendas, entre outras, com oportunidades para pessoas com deficiência.
      Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda, destacou que as obras da rodovia Rio Negro e Solimões também estão movimentando o mercado da construção civil na cidade. Quem trabalha na área pode deixar o currículo no PAT.
      Os interessados nas vagas do ‘Emprega Franca’ deverão se cadastrar para enviar seus currículos e as empresas que estiverem em busca de funcionários também podem utilizar o site para cadastrar as oportunidades disponíveis, através do link www.franca.sp.gov.br/pmf-vagas-emprego/.
      No caso do PAT, é preciso comparecer à sede do posto, que fica em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na Rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari, munido de currículo impresso e documentos pessoais.
      O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.
 

Meio Ambiente intensifica retirada de materiais em avenidas

 Retirada de Materiais original

          A Secretaria de Meio Ambiente segue com um trabalho intenso de limpeza urbana. Um dos serviços prestados é o de retirada de materiais dos canteiros das avenidas, que teve início em março e já recolheu mais de 30 mil quilos de inservíveis, como móveis, colchões, madeiras e lixo orgânico. Um caminhão percorre de segunda a sexta-feira, os trechos pré-programados para recolher todo material descartado de maneira irregular. Por dia, a equipe retira, em média, 3 mil quilos de lixo. Em menos de duas semanas, mais de 20 avenidas já foram atendidas, entre elas a Alberto Pulicano, Integração, Flávio Rocha, Dom Pedro, São Vicente, Emílio Paludeto, entre outras.
      Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, ressaltou que mesmo com este trabalho, muitas pessoas continuam destinando resíduos em áreas públicas. “Temos feito uma ação intensa de limpeza urbana e contamos com o apoio da população para obtermos o resultado esperado", solicitou.
      Segundo ele, são vários os serviços de coleta e limpeza oferecidos pela Prefeitura que as pessoas devem utilizar, dando a destinação correta para os materiais que precisam descartar e o lixo. "Três vezes por semana, a coleta de lixo é realizada em toda a cidade, temos também o ‘Arrastão da Limpeza’ sempre no último sábado de cada mês, sem contar o Serviço de Recolha Agendada de inservíveis nas casas e os quatro Ecopontos espalhados pela cidade, que servem para o descarte de recicláveis e restos da construção civil”, salientou.
      Quem flagrar descartes irregulares pode fazer denuncia anônima para Guarda Municipal pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. As denúncias podem ser feitas também pelo  aplicativo ECOFRANCA, que possibilita que o cidadão faça o registro sobre descarte irregular de resíduos, desmatamento, loteamento irregular, uso indevido de área pública, maus-tratos e abandono de animais. Após cadastro e registro da ocorrência no aplicativo, a equipe da Guarda Civil é acionada para que sejam tomadas as providências necessárias, como o registro do auto de infração ou comunicação dos fatos aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, Polícias Civil, Ambiental e CETESB.
      Caso haja materiais inservíveis nas residências, o morador pode agendar a recolha direto na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3711-9440.
 
Serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente:
 
Coleta de lixo urbana – Acontece três vezes por semana em toda cidade
Arrastão da Limpeza – Realizado todo último sábado do mês
Limpeza urbana – Limpeza de praças, canteiros de avenidas (poda e roçada de grama), limpeza de praças, raspagem de guias. Serviço realizado diariamente, de segunda a sexta-feira
Limpeza de bocas de lobo – trabalho preventivo realizado, diariamente, para limpar bueiros e bocas de lobo
Recolha agendada – Agentes da Secretaria de Meio Ambiente recolhem materiais inservíveis que estão sem utilidade nas residências. Basta agendar pelo telefone (16) 3711-9440.
 
Ecoponto City Petrópolis
Avenida São Pedro, 1231
 
Ecoponto Esmeralda
Rua Geraldino Augusto Machado, 411
 
Ecoponto Jardim Luíza
Avenida Ida Zero Zaninelo, 2501
 
Ecoponto Jardim Portinari
Avenida Hotto Paiva, 1341
Funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos das 8 às 14 horas.

Franca recebe o Circuito Sesc de Artes neste domingo

 Circuito SESC original

         Franca receberá neste domingo, 28, a programação do Circuito Sesc de Artes 'Arte na rua para todas as pessoas', com trabalhos artísticos, intervenções, música, dança, teatro, mediações de leitura, oficinas e vivências, no horário das 16 às 20 horas, no Complexo Poliesportivo e Ginásio Pedrocão (Rua dos Pracinhas – Residencial Paraíso). Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.
      Realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), o evento convida a população a participar de um dia diferente, vivenciando novas experiências. Em todo o Estado de São Paulo, serão beneficiadas 122 cidades até o dia 26 de maio, com mais de 760 atividades.
      Neste domingo, estão previstas sete apresentações gratuitas na cidade, abertas a todas as idades, sendo 'Pipas: Voo das cores' - Vento, Ventanias (SP); 'Estampe afeto' - Unsquepensa Arte (SP); 'Concerto para La Ursa' - Cia. Brasílica (SP); 'Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação' - Cia. Vovó Cachola (SP); 'DJ Fulô' (SP); 'Nos braços do povo' - Inovasamba (SP) e 'A casa de farinha do Gonzagão' - Cia. Teatro da Investigação (SP).
      Mateus Caetano, presidente da FEAC, destacou a parceria com o Sesc SP e explicou que o Poliesportivo foi escolhido porque reúne um grande número de famílias aos finais de semana. "Esta parceria com o Sesc é muito importante, pois possibilita a realização de grandes espetáculos, com lazer e entretenimento para toda a população. Faço um convite para que todos os francanos participem deste evento, que será muito especial", garantiu.
      Confira as informações de cada apresentação prevista:
 
Pipas: Voo das cores - Vento, Ventanias (SP)
Formado pela família Zeotti, de Ribeirão Preto, o coletivo Vento, Ventanias dedica-se à arte e à ciência de projetar, construir, testar e empinar pipas. O ateliê ensina as técnicas necessárias para montar os objetos voadores e estimula o uso da criatividade com papéis de várias cores e formatos variados, a exemplo de pássaros, estrelas e caretas. Com boas condições climáticas, a atividade termina com uma revoada de pipas.
 
Estampe afeto - Unsquepensa Arte (SP)
Em uma vivência que propõe aos participantes dar uma pausa nas atribuições cotidianas para se expressar de maneira criativa, carimbos com frases são usados para estampar saquinhos de algodão. Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações e ressalta a importância de ser original em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal. No final da experiência, os objetos podem ser compartilhados ou trocados.
 
Concerto para La Ursa - Cia. Brasílica (SP)
Figura conhecida do carnaval pernambucano, La Ursa é uma personagem que pede dinheiro e atormenta os foliões nas brincadeiras pelas ruas. Na apresentação de dança da Cia. Brasílica, o grupo propõe um contraponto entre o olhar turístico lançado sobre as culturas tradicionais e a sobrevivência de seus representantes. Criado em 2006 com o objetivo de resgatar e revalorizar as manifestações populares, o grupo incentiva o estudo dessa estética para formar cidadãos conscientes.
 
Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação - Cia. Vovó Cachola (SP)
Os atores Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, da Cia. Vovó Cachola, trabalham há quase dez anos na cena cultural de Franca e região encenando espetáculos teatrais e promovendo oficinas de artes cênicas e rodas de leitura. Uma mediação de leitura que convida o público a mergulhar no universo da literatura infantojuvenil, aproximando o leitor das histórias literárias e estimulando a imaginação por meio da leitura compartilhada.
 
DJ Fulô (SP)
Nascido em Taubaté e morador de Araraquara, o DJ e produtor já dividiu os palcos com artistas como o grupo Racionais MC’s e os rappers Djonga e Tasha & Tracie. Para embalar a pista, a apresentação mescla diversos estilos musicais, combinando brasilidades, produções autorais e a cultura das periferias com o objetivo de reforçar seus símbolos de resistência e potência.
 
Nos braços do povo - Inovasamba (SP)
Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows. Entre uma composição e outra, os artistas mostram números cênicos e convidam a plateia a interagir com a apresentação.
 
A casa de farinha do Gonzagão - Cia. Teatro da Investigação (SP)
Para reverenciar o cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), um dos mais carismáticos artistas brasileiros, o espetáculo transporta os personagens de suas canções para uma casa de farinha nordestina. Ali, na cozinha do sertão, eles contam seus “causos” e, por fim, transformam a encenação em um grande arrasta-pé com música ao vivo embalado pelo repertório de Gonzagão.
      
      Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://circuito.sescsp.org.br/cidades/franca .

Campanha alerta sobre riscos de compras de loteamentos irregulares

 Campanha Loteamento original

           A Prefeitura de Franca, em ação conjunta com o Ministério Público Estadual, está lançando uma campanha de alerta e orientações sobre as implicações de negócios em loteamentos irregulares ou clandestinos.
      Com base na Lei da REURB (Regularização Fundiária Urbana), a Secretaria de Infraestrutura trabalha para reunir os adquirentes de imóveis em loteamentos de chácaras consolidados e irregulares no entorno da cidade, visando evitar novas práticas e aborrecimentos futuros aos adquirentes.
      Segundo as estimativas, no município existem em torno de 100 locais classificados como chácaras de recreio, pendentes de regularização. Ressalte-se que um bom número, por meio da organização em Associação de Moradores, já está com pedidos de regularização formalizados, junto à Prefeitura, cumprindo gradativamente as exigências estabelecidas pela Lei da Reurb, combinado com o Decreto Municipal de março de 2022, legislação que veio para facilitar esta regularização, inclusive com loteamentos em fase final de aprovação pela Prefeitura.
      A campanha educativa já pode ser vista em algumas avenidas da cidade, especialmente, nos pontos de saída para rodovias. Nos outdoors constam mensagens indicando que a compra de lotes em áreas irregulares, sem registro em cartório ou na Prefeitura, pode acarretar prejuízos aos adquirentes, pois dependendo da localização e da metragem do terreno, não seria passível de regularização. Sem a regulamentação, o Poder Público fica impedido legalmente de fazer a manutenção da infraestrutura básica.
      Por meio da campanha, além de esclarecer as pessoas, a Prefeitura e o Ministério Público buscam prevenir estes adquirentes sobre as consequências posteriores que, além da não regularização, poderão responder a processos judiciais e até perder os investimentos feitos. Nas regiões consideradas de mananciais, que envolvem o Rio Canoas, existem as agravantes previstas no Código Municipal do Meio Ambiente.
      É importante ressaltar que diversos vendedores de lotes irregulares têm agido de má fé, com a promessa de serem áreas passíveis de regularização, utilizando do desconhecimento das pessoas que acreditam estar adquirindo terrenos regulares, quando na verdade não são.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9890 ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
 
Reurb
      A legislação da REURB, em vigor na cidade desde março de 2022, Decreto nº 11.433/2022, foi instituída para permitir que as pessoas regularizem seus imóveis, sejam eles urbanos ou em espaços irregulares, observando os dispositivos contidos no Decreto Municipal, combinado com a Legislação Federal, Lei nº 13.465/2017, compreendendo as providências jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes, conforme a legislação em vigor.
      O decreto da REURB, pode ser consultado pelo link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2008-31032022.pdf

Novo CRAS Leste em fase de conclusão

 CRAS Leste construcao original

         A Prefeitura segue trabalhando nas adequações gerais do novo prédio, que abrigará o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), da Região Leste, localizado no Jardim Bueno. O imóvel está situado na rua Ceará, 1271, esquina da rua Modestino Gomes com a avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso e já recebeu a instalação do piso, forro e do novo galpão em fase de acabamento. Também foram feitas adequações no sistema hidráulico e rede de energia elétrica, conforme as novas necessidades e demandas de público, podendo sediar cursos e oficinas. A mudança da sede da unidade vai possibilitar melhor atendimento para os usuários e acessibilidade.  
      Atualmente, funcionando na rua Porto Velho, no Jardim Brasilândia, o CRAS é um espaço de acolhimento da população, em situação de vulnerabilidade social residente naquela região da cidade, formada por mais de uma dezena de bairros, que utiliza os serviços de assistência social. Com as obras já realizadas e reorganização dos espaços de atendimento, a Secretaria de Ação Social visa ampliar a oferta de atividades aos usuários, que buscam atendimento junto à unidade.

Obras do Cepel do Parque Progresso entram em fase de conclusão

 Obras novo cepel original

        As obras do Cepel (Centro Popular de Esportes e Lazer) do Parque Progresso, na Região Sul da cidade, entraram na fase de conclusão. As quadras de basquete e de areia já foram instaladas, a pista de skate está recebendo o reboco e preparação para a pintura.
      O sistema de iluminação também está praticamente concluído, com postes instalados, restando a execução da estrutura de drenagem e arborização. Nas proximidades há também uma Academia ao Ar Livre.
      A Secretaria de Infraestrutura acompanha o andamento dos serviços, com previsão de entrega para as próximas semanas. Nesta segunda-feira, estava sendo feita a ligação de água e a instalação de um bebedouro público.
      Depois de concluída, esta será a décima unidade do Cepel entregue pela Prefeitura. As demais estão instaladas no Jardim Redentor/Vila Gosuen, City Petrópolis, Santa Bárbara, Ana Dorotheia, Franca Polo, Jardins Moema/Planalto, Samello Woods, Jardim Palma e Parque Continental/Martins.
      O Cepel objetiva oferecer opções de recreação e lazer para os moradores de várias regiões da cidade.
 

Prefeitura trabalha na revitalização da Praça Sabino Loureiro

 Praca Sabino original

        A Prefeitura segue trabalhando nas obras de revitalização e acessibilidade da Praça Sabino Loureiro, na Estação. Os serviços estão sendo conduzidos pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que executou nas últimas semanas a instalação do piso podotátil no entorno da praça, os trajetos que levam aos dois sanitários que estão sendo finalizados, com a colocação da estrutura hidráulica, vasos sanitários, lavatórios, a ligação de água, esgoto e também a instalação dos demais acessórios e rejuntes do revestimento nos dois ambientes.
      O piso podotátil é parte do conjunto de equipamentos para melhorar a acessibilidade. Ele consiste na fixação, junto ao solo de uma superfície tátil, tipo de pavimento em faixas próprias em alto relevo, que auxiliam na orientação das pessoas com deficiência visual, idosos ou crianças em seus deslocamentos. Também foram construídas as rampas de acessibilidade que facilitam o acesso dos pedestres em geral.
      Em outra frente, a Secretaria de Meio Ambiente realizou intervenções, com a pintura das bases dos bancos, pontos de ônibus, guias e o início da pintura interna e externa do coreto, além de podas dos jardins e recolocação do piso ‘petit-pavè’.
      A iluminação também passou por uma revitalização completa, com a substituição das luminárias de vapor de sódio por led, com postes de duas pétalas cada uma.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais