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'Emprega Franca' disponibiliza mais de 150 vagas

 Atendimento Emprega Franca original

         A Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Programa Emprega Franca e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), está com 180 oportunidades de emprego em diversas áreas de atuação.

     No 'Emprega Franca' são 13 vagas e 167 pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador. Dentre as oportunidades também existem vagas para pessoas com deficiência: Auxiliar de Logística, Operador de Caixa e Agente de Vendas de Serviços). Também há emprego para quem deseja trabalhar como Operador de Caixa, Açougueiro, Auxiliar de Departamento Pessoal e Auxiliar de Marceneiro, entre outros.

     Os interessados nas vagas do 'Emprega Franca' deverão se cadastrar para enviar currículos e as empresas que estiverem em busca de funcionários também podem usar o site do programa para cadastrar as oportunidades disponíveis, através do link www.franca.sp.gov.br/pmf-vagas-emprego/.

     No caso do PAT, é preciso comparecer à sede do posto, que fica em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na Rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari, munido de currículo e documentos pessoais. É importante que o candidato leve o currículo impresso e documentos pessoais.

     O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Guarda e Vigilância fazem operação conjunta com PM

 Guarda original

     Na manhã desta quinta feira, 25, a Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, ao lado da Polícia Militar, realizaram fiscalizações em ferros-velhos e depósitos de reciclados.

     Durante a ação, os agentes encontraram um estabelecimento no Paiolzinho com carcaças de veículos na via pública e o local sem cobertura. O estabelecimento estava fechado e a Vigilância Sanitária tomará as medidas pertinentes.

     Pela rua Minas Gerais, foi lacrada uma oficina de motocicletas por falta de regulamentação para funcionamento, além de um comércio de ferros-velhos e reciclados que já havia apresentado irregularidades anteriormente.

     Já no bairro Santa Rita, foi fechado pela segunda vez um comércio de ferros-velhos e reciclados, além de atuação da Guarda por depósito irregular de lixo.

     O objetivo da operação, segundo o inspetor-chefe da Guarda, Luís Fernando Fernandes, foi verificar denúncias de que estes locais estavam adquirindo fios de cobre furtados de residências e estabelecimentos comerciais e locais públicos como escolas, praças e semáforos.

Bairros da Região Oeste recebem ‘Arrastão da Limpeza’ neste sábado

 Arrastao Limpeza 24 original

           Acontece neste sábado, 27, o segundo ‘Arrastão da Limpeza’, abrangendo os 36 bairros da região Oeste II, que compreende toda parte da Estação, entre a rodovia Cândido Portinari e o Córrego dos Bagres.

       A ação tem início às 7 horas. Caminhões percorrerão ruas de bairros como Jardim Roselândia, próximo do Ceagesp, até o Jardim Milena e Vila Imperador, respectivamente nas imediações do pontilhão do Leporace e do Pronto-socorro Infantil, passando também pela Vila Raycos, Santa Luzia, Imperador e demais locais.

       A Secretaria de Meio Ambiente orienta que a população separe os inservíveis (móveis e utensílios em geral) que desejam descartar e coloque nas calçadas, facilitando a recolha.

       Os arrastões são feitos pela Prefeitura sempre no último sábado de cada mês, com o objetivo de recolher materiais que podem ser descartados de forma irregular e que também podem se transformar em criadouros do mosquito da dengue.

     Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente mantém o serviço gratuito de recolha agendada de materiais inservíveis. Basta ligar para o (16) 3711-9440, informando o nome completo, tipo de material a ser recolhido e o endereço.

Confira a relação dos 36 bairros que terão o ‘Arrastão da Limpeza’:

BAIRROS:

01) Residencial Amazonas

02) Jardim Pedreiras

03) Jardim Roselândia

04) Jardim Francano e Prolongamento

05) Bairro Higienópolis

06) Jardim Regina Helena

07) Bairro da Estação

08) Vila Antonio dos Santos

09) Vila Nicácio

10) Jardim Miron

11) Jardim Samelo III

12) Jardim Samelo

13) Parque da Rua Boa Vista

14) Vila Guilherme

15) Vila Formosa

16) Parque São Jorge

17) Vila Chico Júlio e Prolongamento

18) Vila Imperador

19) Residencial São Vicente

20) Parque dos Pinhais

21) Residencial Nosso Lar

22) Jardim Milena

23) Residencial São Tomaz

24) Vila Exposição

25) Jardim Guanabara

26) Jardim Maria Rosa

27) Jardim Integração

28) Parque João Leite

29) Residencial Ana Terra

30) Vila Santa Luzia

31) Jardim Conceição Leite

32) Vila Nossa Senhora de Fátima

33) Vila Santos Dumont e Prolongamento

34) Jardim Independência

35) Vila Raycos

36) Jardim Califórnia

 

Prefeitura inicia obras na praça Nossa Senhora da Conceição e Barão

 Obras Praca original

          Teve início nesta semana a revitalização e adequação de acessibilidade das praças Nossa Senhora da Conceição e Barão, localizadas no Centro de Franca. A obra conta com recursos de convênio com o Governo do Estado de São Paulo.
      As duas praças estão localizadas entre as ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, Do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha Marinho. Esta última foi ponto de partida para a revitalização.
      O projeto contempla o alargamento de corredores, execução de rampas de acessibilidade, remanejamento de canteiros e jardins, novo paisagismo, instalação de novas lixeiras, objetivando ampliar os espaços de circulação, tornando o ambiente mais acolhedor. Novos bancos serão colocados, com a substituição de alguns nas duas praças, bem como lixeiras em concreto e madeira vazados, bebedouros de água e um bicicletário, projetado para a Praça Barão, fazendo frente para o calçadão da rua Marechal Deodoro, além dos serviços de acessibilidade, com piso tátil e rampas.
      A previsão de término das obras é de seis meses.
Estação
      Além das praças do Centro, a Sabino Loureiro, localizada no bairro da Estação, também está recebendo o projeto de acessibilidade. A obra contempla a instalação de rampas, dois banheiros (masculino e feminino) adaptados, mas de uso geral da população, e a instalação de pisos podotáticos, que alerta sobre obstáculos e direciona caminhos às pessoas com deficiência visual.
      Também será executado o passeio acessível no entorno da praça interligando as plataformas (ponto de ônibus) e vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). O coreto, patrimônio histórico, receberá nova pintura para que o espaço seja utilizado para apresentações artísticas aos finais de semana. A previsão de entrega das obras, realizadas pela EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), é para o primeiro trimestre deste ano.
      Tanto o projeto das praças do Centro, quanto de acessibilidade da Sabino Loureiro, foram analisados pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, responsável pelo auxílio na conservação de bens históricos, tombados e/ou com interesse para conservação.

Prefeitura empossa novos membros do COMAD

 Novos Membros COMAD original

          O auditório da Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira, 24, a Cerimônia de Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD) para o biênio de 2023/2025.
      O COMAD é um órgão de caráter consultivo, normativo, deliberativo, fiscalizador, articulador e de natureza paritária, do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). O objetivo é dedicar-se à prevenção, cuidado e redução dos riscos e danos advindos da interação de pessoas com substâncias psicoativas, sendo responsável pela elaboração, articulação, implantação, assessoramento, acompanhamento e fiscalização das Políticas Públicas Municipais sobre Drogas, em sintonia com as diretrizes do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo – CONED, do CONAD (Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas) e da SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas) e SENAPRED (Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas).
      O conselho, vinculado à Secretaria de Saúde, conta com 18 membros titulares e suplentes dos seguintes órgãos: secretarias de Educação, Ação Social e Saúde; Polícia Militar; Polícia Civil; Vigilância Sanitária Municipal; OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); Delegacia Regional de Ensino Titular; Comunidades Terapêuticas com atuação específica na área de dependência química; Entidades e Associações Comunitárias Organizadas; Conselho Tutelar; Conselho Municipal de Segurança (CONSEG); Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF); representantes das instituições de ensino superior de Franca; da população em situação de rua; Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (CONDECOM); Fundação Casa e Penitenciária de Franca.
      Após a Cerimônia de Posse, ocorreu a eleição da diretoria do conselho. Túlio Boso Fernandes dos Santos, das Entidades e Associações Comunitárias, foi eleito presidente, Bruno César de Oliveira Guilherme, da Ação Social, vice-presidente, primeira-secretária Natália Amaral Antunes, da população em situação de rua, e Vitor Pereira Balieiro, da OAB, como segundo-secretário.

Mais de 35,8 mil MEIs devem entregar Declaração Anual de Faturamento

 Sala do Empreendedor original

          Os mais de 35,8 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) cadastrados na Receita Federal, com endereço em Franca, devem estar atentos aos prazos para a entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIME), ano base 2023, cuja data limite é 31 de maio. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento, que através da Sala do Empreendedor, mantém um conjunto de serviços de apoio, de maneira a auxiliar os empreendedores.
      Estão sujeitos e obrigatoriamente devem declarar os rendimentos de 2023, todos os contribuintes que abriram um CNPJ MEI até dezembro do ano passado, independentemente do valor faturado. A declaração deve ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o citado exercício.
      A entrega fora do prazo pode levar o contribuinte a pagar multa, que será emitida automaticamente, após a transmissão da declaração. O empreendedor que deu baixa no MEI no ano passado também deve prestar contas à Receita Federal, caso não tenha feito a Declaração no momento da baixa, fazendo-o nesse período.
Valor acima do permitido
      Já para as situações em que na DASN-SIMEI o faturamento extrapolar o valor máximo permitido de R$ 81 mil, será preciso buscar o apoio de um profissional de contabilidade e realizar o desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional.
Veja o passo a passo para realizar e fazer a entrega da Declaração (DASN-SIMEI)
1 - Acessar o Portal gov.br (www.gov.br/mei).
2 - No Portal, o contribuinte clicar  no menu Já sou mei > Declaração Anual de Faturamento > Entregar Declaração Anual de Faturamento.
3 – Informar o CNPJ.
4-  Ao clicar em "Continuar", surge a tela Declarar/Retificar. Informe o ano-calendário 2023, depois, novamente clique em  “Continuar”.
5 - No campo "Valor da Receita Bruta Total", informe o valor total do seu faturamento ocorrido em 2023.  (Tem campo para Comércio, Indústria e Transporte e campo para Serviços.  Preencher o campo que atende seus CNAEs, ou se tiver tido faturamento nos dois casos, preencher ambos os campos).
6 - Preencher, se teve empregado durante o ano passado, clique em "Sim". Se não teve, clique em "Não".
7 – Clicar em “Continuar, e em seguida, clicar em “Transmitir”.
8 - Por fim, imprimir ou salvar o Recibo da Declaração.
Suporte na Sala do Empreendedor
      O microempreendedor pode se dirigir a Sala do Empreendedor, no andar térreo da Prefeitura (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova), no horário das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, que terá o suporte sobre os procedimentos para o MEI. Basta trazer um documento pessoal com foto, o CNPJ e a informação do faturamento ocorrido em 2023. Lembrando que a Declaração na Sala do Empreendedor, precisa ser feita através do responsável pelo CNPJ. A Sala tem o canal de comunicação pelo Whatsapp (16) 3721-4669 para mais informações.
      Comparativamente com 2022, quando havia 33.462 MEIs cadastrados na cidade, com os números registrados no final de dezembro, houve um crescimento na ordem de 7,02%. Dentre os mais de 35,8 mil CNPJs de MEIs ativos, as atividades que mais são praticadas são: Comércio Varejista – Vestuário (3.311 CNPJs), Cabeleireiros, Manicure e Pedicure (2.207 CNPJs), Comércio Varejista – Calçados (1.537 CNPJs)  e Obras de Alvenaria (1.490 CNPJs). Que somadas representam quase 1/4 do total (23,9%).
      Junto com os atendimentos e orientações gerais aos microempreendedores, a Sala do Empreendedor auxilia também na abertura de empresa do tipo jurídico MEI; alteração de dados cadastrais do tipo jurídico MEI; baixa de empresa do tipo jurídico MEI;  Emissão de guias de recolhimento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); Geração da Declaração Anual de Faturamento do MEI (DASN-SIMEI) à Receita Federal; Gerar protocolo de viabilidade; Gerar o certificado CLI (Certificado de Licenciamento Integrado) do SIL – Sistema Integrado de Licenciamento; Preenchimento do RECAM – Requerimento de Cadastro Mobiliário para obtenção de Inscrição Municipal ou alteração de dados cadastrais e baixas da mesma; Orientação para ter acesso a emissão de Nota Fiscal para prestadores de serviço; Acesso a informações de microcrédito, através do Banco do Povo Paulista.

Domingo tem Caminhada Rural

 Monumento Basquete original

          A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em conjunto com a Sociedade Esportiva Franca, promove no próximo domingo, 28, a Caminhada Rural, com a concentração e saída do Poliesportivo. O percurso, com aproximadamente 10 quilômetros, sairá pelas avenidas Alfredo Tosi e dos Sapateiros, descendo pelo Parque Universitário, em uma estrada que leva a uma cachoeira existente naquela região, às 8h.
      O evento faz parte de uma grade de atividades abertas à população, que objetiva propiciar aos participantes momentos de integração.

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 (16)3711-9000
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