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Festival de natação mobiliza alunos autistas e PCDs

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     Como parte das estratégias de ampliar as oportunidades para a iniciação esportiva para todos os públicos na cidade, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) promoveu na última terça-feira, um Festival de Natação, com alunos autistas e grande parte dos atletas da equipe de alto rendimento e também os alunos de iniciação, todos PCDs (Pessoas com Deficiências), nas piscinas da Unifran, para divulgar as aulas que são oferecidas. 
     O trabalho com esse público formado por atletas autistas é uma iniciativa recente, que o professor responsável está desenvolvendo, respeitando as peculiaridades de cada um. Os meninos são encaminhados pela APAAF (Associação Pais e Amigos dos Autistas de Franca). Foram realizadas diversas atividades, buscando uma efetiva interação com os jovens, procurando inseri-los no ambiente das provas organizadas, sem caráter competitivo, mas com o objetivo de estimulá-los a prática do esporte, motivando a demonstrarem suas capacidades. 
     A partir desse festival, a ideia dos professores envolvidos com o trabalho de formação de atletas, é torná-lo frequente, realizando encontros semanais, buscando ampliar os espaços de inclusão desse público nas atividades esportivas, ajudando na sua formação, no sentido de equipe e desenvolvimento pessoal. Com os atletas autistas há todo um cuidado, requerendo dos profissionais uma atenção especial e individualizada, dado as limitações que muitos apresentam.
     Mas o propósito da Prefeitura é continuar avançando na preparação, na interação dos jovens, buscando inclusive, fortalecer as equipes de representação da cidade. Os treinamentos acontecem durante todos os dias da semana, com aulas de 50 minutos de duração, a partir das 8h, na piscina da Unifran. Por conta dessa maior integração, o quadro de novos atletas vem aumentando, trazendo novas perspectivas de reforços para as equipes de representação.

Confira a programação da Vacinação contra a Covid-19 para quinta-feira

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     A Campanha de Imunização contra a Covid-19 prosseguirá nesta quinta-feira, 28 de abril e contemplará 12 postos de vacinação, no horário de funcionamento, a partir das 8h às 16h. 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta quinta-feira, 28, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS’s  Ângela Rosa, Santa Clara e Horto, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 1ª E 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para crianças de 6 a 11 anos da vacina Coronavac estarão disponíveis nas UBS's Paulistano, São Sebastião, Paulista e Santa Terezinha, das 8h às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª E 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas nesta quinta-feira, na UBS Progresso, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, estarão disponíveis nas UBS's Paulistano, São Sebastião, Paulista e Santa Terezinha, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Guanabara, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Janssen para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBSs Luíza, Aeroporto 3 e Brasilândia, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

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     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quinta-feira, 28, estarão disponíveis as UBS's Planalto, Estação, Aeroporto 1 e Leporace, funcionando das 8h às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
 
Influenza
     A Campanha de Vacinação contra a Influenza prosseguirá nesta quinta-feira, nas UBS's Guanabara, Luíza, Aeroporto 3, Brasilândia, Paulista, Paulistano, São Sebastião, Santa Terezinha e Progresso, das 8 às 16h, destinada para os idosos, com 60 anos ou mais e profissionais de saúde, que deverão apresentar o cartão de vacinação, pois será realizada a vacinação contra o Sarampo. 
    Os trabalhadores de saúde que poderão receber as vacinas são os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clinicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende assim, tanto os profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outras, ou seja, àqueles que trabalham nos serviços de saúde. Incluem -se ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será oferecida aos estudantes da área da saúde, que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Estes devem apresentar crachá ou carteira de trabalho, ou qualquer documento que comprove o vínculo de trabalho.
 
 

Prefeitura nomeia diretores de escola aprovados em processo seletivo

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     Os servidores municipais, recentemente, aprovados e classificados no Processo Seletivo 01/22, foram nomeados para assumir as funções gratificadas de Diretores de Escola de Ensino Fundamental e de Iniciação Musical (EMIM), por meio da portaria 129, assinada pelo prefeito Alexandre Ferreira, publicada na edição desta terça-feira, 26, do Diário Oficial do Município. O documento poderá ser consultado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2023-26042022.pdf .
     A partir desta terça-feira, os 24 novos diretores começaram a exercer as suas atribuições nas EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Profº Alda Prata, Profª Ana Rosa de Lima Barbosa, Profª Dorotea Paulino Ferro, Profª Emília de Paula Tarantelli, Frei Germano de Annecy, Frei Lauro de Carvalho Borges, Profº Hélio Paulino Pinto, Profº José Mário Faleiros, Profª Luzinete Cortez Balieiro, Profª Maria Ângela David Henrique dos Santos, Profª Maria Antônia Stevanato Reis, Profª  Maria Brizabela Bruxellas Zinader, Profª Marilourdes Figueiredo Iara, Profª Nair Martins Rocha, Profº e Escritor Nelson dos Santos Damasceno, Rev. Profº Nicanor Xavier da Cunha, Profª Paulo Freire, Profª Rita de Cássia Calixto Xavier, Profº Dr Rubens Zumstein, Profª Sueli Contini Marques, Profª Valéria Tereza Spessoto Figueiredo Penna, Dr. Valeriano Gomes do Nascimento - CAIC, Profª  Vanda Thereza de Senne Badaró e a EMIM (Escola Municipal de Iniciação Musical) 'Roberto Ambrósio Topete'.
     Para completar a quantidade de vagas remanescentes para as funções de diretores, incluindo a EMIM, também foi publicado o edital de convocação, visando o preenchimento de uma vaga, cujo aprovado desistiu de assumir o cargo.      Desta forma, a servidora convocada terá prazo de três dias úteis, a partir desta terça-feira até a próxima quinta-feira, 28, para apresentar os originais ou cópias autenticadas dos documentos que comprovem os pré-requisitos de acesso, conforme previsto na tabela do item 3, capítulo I, do edital de abertura para conferência, sendo Licenciatura plena em Pedagogia, desde que tenha apostilado no verso do diploma, que o curso atende ao disposto no artigo 4° da Resolução CNE/CP n° 1 de 15 de maio de 2006, declaração constando estar em dia com os Tributos Municipais, além de comprovação da reserva de vagas para candidatos negros, se for o caso, a autodeclaração conforme modelo constante no Anexo III do edital de abertura, nos termos do item 38, no horário das 9 às 15h, no Departamento de Pessoal e Recursos Humanos. 
     Ao todo, foram disponibilizadas 39 vagas para as funções gratificadas de Diretores de Escola de Ensino Fundamental e de Iniciação Musical (EMIM), sendo que a primeira portaria de nomeação dos 14 servidores aprovados no Processo Seletivo 04/21, foi publicada no Diário Oficial do dia 5 de março, somando as outras 24 vagas remanescentes nomeadas nesta terça-feira, com os funcionários classificados no Processo Seletivo 01/22. A outra vaga restante será preenchida, após a servidora assumir a função, sendo nomeada, por meio de portaria, que será publicada no Diário Oficial.

Prefeitura entrega equipamentos e amplia vagas para ginástica rítmica

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     A Prefeitura de Franca realizou durante um encontro no começo da noite da última segunda-feira, no ginásio ‘Amaury Destro’, a entrega de novos equipamentos para os núcleos de ginástica rítmica. O prefeito Alexandre Ferreira esteve presente, ao lado dos professores que coordenam essas atividades, alunos e seus familiares, bem como dos representantes da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que faz a gestão do Projeto "Escolinhas de Iniciação Esportiva e de Rendimento".
     Os materiais foram adquiridos, através de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, onde o investimento foi de R$ 124 mil. O Centro de Formação em Ginástica Rítmica é composto por um núcleo para a equipe de rendimento dividido em 4 categorias (pré-infantil, infantil, juvenil e adulto) e 3 núcleos com equipes de pré-treinamento, atendendo 45 alunas de 5 a 16 anos. Além desses alunos do Centro de Formação, a modalidade de ginástica rítmica atende, atualmente, 112 crianças nos núcleos instalados no Jardim Aeroporto 3, Unifran e ‘Amaury Destro’, com vagas disponíveis para quem deseja iniciar na modalidade.
     Lembrando que a atividade conta também com uma equipe nas  categorias infantil, juvenil e adulto, que representa a cidade nas competições oficiais.
 
Os equipamentos 
Foram repassados aos professores de ginástica, os seguintes materiais:
- 80 Thera Band 
-50 Colchonetes de Ginástica 
-12 Pares de Maças Conectáveis Para Competição
-12 Fitas de Tafetá  Para Competição
- 14 Bolas  Para Competição
- 15 Cordas Para Competição
- 12 Arcos Para Competição
- 28 Estiletes de Fibra de Vidro Com Girador 50cm e 60cm Para Competição
Também já foram adquiridos, com entrega prevista para os próximos dias
- Carpete para Ginástica Rítmica
- 80 Fitas de tafetá específica de GR, com 5 metros e 6 metros para iniciação
- 60 Maças infantis de  40 cm de comprimento e 45 cm
- 55 Cordas 3,00m 
- 50 Bolas específicas para GR, de 300g  e 400g
- 60 Arcos de 60, 70 e 80 cm de diâmetro
- 60 Estiletes de fibra de vidro com girador de até 50 cm
- 06 Espaldar de madeira
- 150 pares sapatilhas
- 50 pares Joelheira de proteção,
- 30 STEP 
- 30 Caneleiras de 1 kg
     Esse conjunto de equipamentos faz parte de uma programação, que visa fortalecer a estrutura das escolinhas, permitindo melhores condições de trabalho aos professores, junto aos seus alunos.
   Durante seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância da prática esportiva, para o bem-estar do cidadão, bem como para o desenvolvimento saudável da criança, melhorando a sua forma de postura, disciplina e o fortalecimento da estrutura física como um todo. Tudo é oferecido, gratuitamente, em três núcleos diferentes, permitindo que as pessoas tenham acesso ao ginásio do Aeroporto 3, na Unifran e no ‘Amaury Destro’, ao lado do Poliesportivo.
 
 
Aulas e inscrições 
     As aulas estão sendo oferecidas para grupos femininos de 5 a 12 anos. No Jardim Aeroporto 3, as inscrições poderão ser feitas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 18h30. No Poliesportivo, às quartas e sextas-feiras, das 8h50 às 11h20. Na Unifran, as aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 13h20 às 15h. Para participar, basta se inscrever pelo link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml e tire um print da tela de confirmação. 
     Depois disso, o pai ou responsável deve comparecer ao local com os documentos da criança, o print do cadastro e uma foto. 
A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), que cuida da gestão das Escolinhas de Iniciação Esportiva da Prefeitura, informa que as aulas são gratuitas e ministradas em horários contrários, ao que a criança está na escola. Dessa forma é oferecida oportunidade para que toda criança seja integrada ao grupo e passe a fazer parte das equipes, podendo inclusive, dependendo da sua evolução, compor as equipes de representação da cidade.

Sábado tem novo Arrastão da Limpeza em 26 bairros da Região Sudeste

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     No próximo sábado, 30, será realizada uma nova edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', dessa vez abrangendo os 26 bairros da Região Sudeste, compreendendo da Vila França ao Jardim Espraiado, passando pelos Jardins Veneza, Santana, alto da Santa Rita, Santa Cruz até o Jardim Piratininga. 
     A Secretaria de Meio Ambiente orienta os moradores desses bairros, a se organizarem previamente, fazendo a separação com antecedência dos materiais, que pretendam descartar, deixando sobre as calçadas para facilitar o recolhimento.
     Os Arrastões acontecem sempre no último sábado de cada mês, onde os caminhões começarão a percorrer as ruas a partir das 7h30, recolhendo móveis velhos, objetos, utensílios domésticos, dentre outros.
     O objetivo desse trabalho é diminuir a presença de materiais em áreas públicas, que possam armazenar água, deixando a cidade livre de poluição visual e mais bonita. Nestes primeiros meses do ano, nos 4 Arrastões realizados, a Prefeitura já retirou das ruas mais de 103,5 toneladas de materiais das vias públicas. Só na última edição, no final de março, foram recolhidas nos 40 bairros das regiões Leste e Nordeste, 23,5 toneladas de objetos.
 
Recolhas pontuais 
     A Secretaria de Meio Ambiente não tem medido esforços no sentido de manter a cidade limpa e livre dos entulhos destinados, indevidamente, em dezenas de locais. Para isso, mantém uma frota diária com máquinas e caminhões fazendo essas limpezas. Com relação a móveis, sofás, armários e outros que as pessoas pretendam descartar, podem solicitar, gratuitamente, esse serviço pelo telefone (16) 3711-9440, que será anotado o endereço, as informações do tipo de material e agendada a recolha, evitando que sejam colocados em vias e espaços públicos. 
     Confira a relação dos 26 bairros que serão atendidos neste sábado:
 
01) Jardim Castelo Soberano 
02) Vila Regina e Prolongamento
03) Vila Santa Rita e Prolongamento
04) Vila Samello e Prolongamento
05) Vila França
06) Jardim Cerqueira
07) Vila Industrial e Prolongamento
08) Jardim Veneza
09) Jardim Santana
10) Bairro São José (anexo à Vila Santa Cruz)
11) Vila Santa Cruz
12) Jardim Piratininga
13) Vila Scarabucci e Prolongamento
14) Jardim Ângela Rosa e Prolongamento
15) Parque Sumaré
16) Residencial Santa Emilia
17) Jardim Elisa
18) Residencial Jovita de Melo
19) Parque Santa Hilda
20) Jardim Noêmia
21) Jardim Três Colinas
22) Jardim Samelo IV
23) Condomínio Villa São Vicente
24) Residencial Colina do Espraiado
25) Jardim Samello Woods
26) Jardim Espraiado

Capina elétrica apresenta bons resultados

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     A Prefeitura está investindo na capina elétrica, que envolve as áreas públicas, especialmente, os calçamentos e canteiros nos centros das principais avenidas e os resultados iniciais têm sido satisfatórios. 
     As pessoas que circularam nos dois últimos dias pela Avenida Presidente Vargas, puderam observar um trator com um dispositivo acoplado, que é justamente a máquina que realiza a capina elétrica, recolhendo a vegetação e suas raízes entranhadas entre os calçamentos e passeios. 
     A Secretaria de Meio Ambiente observa a evolução dos serviços já realizados até o momento e os resultados alcançados. Está permitindo junto com a maior agilidade na limpeza desses espaços, maior durabilidade no trabalho executado, pois a vegetação é eliminada a partir das raízes. Essa alternativa foi apresentada pelo prefeito Alexandre Ferreira no começo do mês, a partir de uma demonstração ocorrida em uma praça do Jardim Roselândia. É uma forma encontrada para fazer frente às constantes demandas,  ante a impossibilidade de aplicação de produtos químicos, proporcionando maior rendimento no serviço e evitando o retrabalho naqueles locais atendidos.
 
 

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