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Prefeitura reativa Central de Habitação, com posto da CDHU

Central Hab 

            O prefeito Alexandre Ferreira anunciou que vai reativar a Central de Habitação, criada em sua primeira gestão à frente da Prefeitura, que construiu e entregou 1.161 moradias populares para famílias carentes, nos Residenciais Bernardino Pucci, Copacabana, Rubi e Franca P3, no Prolongamento do Jardim Santa Bárbara. 

            O assunto foi discutido nesta semana, durante uma reunião entre o prefeito Alexandre Ferreira e o secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, que receberam o gerente regional da CDHU / Ribeirão Preto, Adriano Quércia. Durante o encontro, eles discutiram a retomada do atendimento aos mutuários da companhia, que era prestado, por meio da Prohab e depois, pela Central da Habitação, mas que, nos últimos anos, deixou de ser realizado. 

            A medida visa atender os mutuários da CDHU, em Franca, que ainda têm pendências com pagamentos, transferências de contrato e reintegração de posse.

            Neste sentido, a Prefeitura pretende retomar a Central de Habitação e, numa parceria com a CDHU - Regional de Ribeirão Preto, que fará a cessão de um funcionário para que efetue os atendimentos necessários. A Central vai contar ainda com uma assistente social e um agente municipal para os atendimentos. 

            Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, informou que esta é uma determinação do prefeito, para que sejam buscados recursos junto aos Governos Federal e Estadual, para a construção de novas moradias populares em Franca. "Vamos buscar recursos junto ao Governo Federal, por meio do Programa Casa Verde Amarela, e caso, esses empreendimentos forem passar pelo município, assim como ocorreram com o Programa "Minha Casa, Minha Vida", será organizado todo o cadastramento e seleção das famílias, que estão à espera de uma casa própria.  Já para o Estado, estamos aguardando as deliberações dos programas de habitação para a apresentação de projetos", explicou o secretário.

Biblioteca participa de seleção Toca Livros

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            A Biblioteca Municipal de Franca ‘Américo Maciel de Castro Júnior’ se inscreveu e participará no dia 1º de março, de um processo de seleção a nível nacional, que vai premiar 50 Bibliotecas através da Plataforma Toca Livros, parceria da Recode. Em uma reunião digital ocorrida na quinta-feira, foram antecipados alguns objetivos e o alcance da iniciativa, que permitirá a Biblioteca da Prefeitura, uma vez selecionada, emprestar livros no formato de e-books e audiolivros.

            Desta maneira, Franca pode se habilitar para receber uma Biblioteca Digital, além da equipe, através de sua diretora Clemência de Andrade Canoas, tertido a oportunidade de participar de uma formação detalhada de como a instituição funciona, podendo se classificar para receber uma Plataforma Digital, com esse alcance da Toca Livros.

            Foram postados, como mostra de parte das atividades pela Biblioteca Municipal de Franca, os cursos, oficinas, sessões de degustações, eventos, instalações e outras notícias relacionadas aos espaços de leitura, tanto para o público adulto quanto ao infantil. Momentaneamente, em razão da pandemia, os atendimentos continuam suspensos, tanto na unidade do Champagnat como na Sucursal, instalada na antiga Mogiana, na Estação. A partir de março, dependendo dessa seleção, a situação pode ser alterada.

Educação publica listagem de vagas em Creches

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            A Secretaria de Educação publica neste sábado, 13, no Diário Oficial do Município, o edital contendo a primeira lista de alunos com a indicação das creches, em que deverão ser matriculados a partir da próxima segunda-feira, dia 15. A notícia foi transmitida pelo prefeito Alexandre Ferreira, em vídeo direcionado aos pais ou responsáveis, com a orientação para acompanharem com atenção, os locais onde as crianças serão atendidas e aguardarem a comunicação da equipe da creche.

            Na publicação, constará a relação nominal de cada criança a ser atendida com as respectivas unidades de creches indicadas.

Matrículas

            Lembrando que as matrículas serão recebidas entre os dias 15 e 19 de fevereiro, os pais serão avisados pelas equipes de cada creche, para realizarem o agendamento da matrícula. Não será feito o cadastro, sem esse agendamento prévio.

Os documentos necessários são:

- foto 3 x 4 da criança

- cópia da certidão de nascimento e CPF da criança

-cópia do RG e CPF dos pais

- cópia do comprovante de endereço (pode ser talão de água ou luz)

- cópia do cartão Bolsa Família e comprovante de recebimento do mesmo (se possuir).

            Para mais informações, a Secretaria de Educação está disponibilizando o telefone 3711-9596, onde haverá uma equipe disponível para esclarecer eventuais dúvidas.  Por conta das medidas preventivas decorrentes do quadro de pandemia de Covid-19, em que a cidade segue na fase vermelha no Plano São Paulo, não haverá em nenhuma hipótese atendimento presencial.

Curso de Meliponicultura segue com inscrições

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            O curso prático e teórico de Meliponicultura, oferecido pela Prefeitura, segue com inscrições abertas na Secretaria de Desenvolvimento, com programação da aula inaugural para o dia 23. Gratuito e ministrado em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso tem o intuito de qualificar mão-de-obra e preparar os apicultores para a nova atividade, de maneira a utilizarem, adequadamente, todos os recursos disponíveis.

            No conteúdo, o participante receberá orientações sobre a criação de  abelhas, aspectos positivos do mel, a biologia das abelhas, quais as espécies mais recomendadas para a região, manejo e alimentação, colocação dos discos, reforço das colônias, multiplicação, produção de ninho isca, resgate e transferência dos enxames, entre outros cuidados. O participante também aprenderá como montar um Meliponário, conhecendo mais sobre os produtos, mel, própolis, pólen, processo de polinização e sua importância, colônia e aspectos gerais da educação ambiental e os inimigos naturais das abelhas.

            As inscrições poderão ser feitas até o dia 23, através do telefone 3724-7080. A aula inaugural, em que será estabelecido o cronograma das aulas, será no mesmo dia, a partir das 9h. As vagas são limitadas e, dependendo do número de inscritos, será composta uma lista de espera. Este será o 16° curso oferecido pela Prefeitura, nesses últimos anos.

Procon recebe dirigentes da CPFL

            O Procon-Franca, órgão de defesa do consumidor, recepcionou nesta sexta-feira, 12, representantes da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), onde foram tratados assuntos pertinentes ao interesse do consumidor. Também esteve presente o secretário de Segurança, Marcus Araújo, a quem a unidade é vinculada.

            Durante o encontro, foram discutidos assuntos como o projeto de arborização mais segura, com apoio da CPFL, promoção de conta digital, de modo a estimular o usuário a transferir a fatura de papel para digital e concorrer a prêmios com essa prática. 

            Também foram apresentadas as facilidades de pagamento das contas, por meio de aplicativo, parcelamento de débitos em atraso e maneiras de solicitar reparos de iluminação pública, que podem ser feitos pelo site (www.cpfl.com.br), pelo aplicativo "CPFL Energia" ou ainda pelo whats (19) 3795-1705, bem como reparos em aparelhos decorrentes de danos provocados por quedas de árvores. 

            Por fim, foi estabelecida uma forma para dar maior agilidade nas muitas reclamações abertas no Procon, através de um canal direto com o diretor dessa área, Fernando Amaral Zica, coordenador de Atendimento  Presencial na cidade.

Prefeitura mantém expediente normal nos próximos dias

            A Prefeitura de Franca manterá suas repartições com expediente normal na próxima semana, sem ponto facultativo nas datas que, em anos anteriores, eram reservadas para as comemorações de carnaval. Com essa festividade suspensa, em praticamente todas as regiões do país, como forma de prevenção a disseminação da Covid-19, o prefeito Alexandre Ferreira assinou decreto estabelecendo que não haveria suspensão dos serviços durante esse período.

            Por conta disso, o trabalho será contínuo, a partir de segunda-feira, 15, em todas as unidades municipais, sem alterações em suas rotinas. Neste sábadoe domingo (dias 13 e 14), somente estarão abertas aquelas repartições prestadoras de serviços essenciais, no caso os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS no Aeroporto I e no Anita e os demais como SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório e outros, em forma de plantão.

                      

Novos leitos de UTI entram em operação

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                                                                                                                                                                                                                                            Créditos: Secretaria Estadual de Saúde

        A Secretaria de Saúde confirmou nesta quinta-feira, a abertura de mais 5 novos leitos de UTI, no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), conforme anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira nesta semana.

     Com essas novas unidades, Franca passa a contar com 47 leitos de UTI, sendo 37 na Santa Casa de Misericórdia e mais 10 instalados no AME, que também recebeu 5 leitos de enfermaria. Outros 5 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo estão previstos para serem instalados na próxima semana, totalizando 15 unidades de UTI, no AME. Sem contar ainda, os 8 leitos tipo UTI instalados no Pronto-Socorro "Dr Álvaro Azzuz".

      A ampliação dos leitos só foi possível, através de investimentos feitos pela Prefeitura, no valor de R$ 2 milhões para o custeio dos equipamentos. Além deste investimento, a Prefeitura irá destinar cerca de R$ 1,4 milhão para a Santa Casa de Franca para a manutenção dos 10 leitos contratados pelo município, visando o acolhimento dos pacientes.
      O prefeito Alexandre Ferreira não tem medido esforços para fortalecer a estrutura de saúde e, com isso, evitar um colapso, atuando em diversas frentes, providenciando a instalação de novos leitos, através da Secretaria de Saúde, de novos equipamentos no Pronto-Socorro (com oito leitos de UTI de suporte), criando um ambiente separado para acolher os pacientes com suspeitas de Covid, instalando a Central de Monitoramento, que está em contatos permanentes com as pessoas contaminadas e seus familiares, além de gestões junto às autoridades estaduais, no sentido de destinarem os recursos que o município e a região tem necessidade.

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