Email  

Notícias

Vigilância alerta para a prevenção a dengue

 DSC 7275
     As equipes de agentes da Vigilância Ambiental de Franca estão nas ruas, realizando os bloqueios pontuais em regiões com casos suspeitos de dengue, tendo como base para esse trabalho a recente ADL (Avaliação de Densidade Larvária), que consistiu em recolher e analisar amostras de água em mais de 4 mil domicílios. Em virtude das constantes chuvas, as informações apontam para o crescimento do surgimento dos focos do mosquito e, por conta disso, é fundamental que cada pessoa se mantenha atenta e elimina todo tipo de ambiente com água parada.
     É preciso mobilização por parte da população, esforços conjuntos e eliminar todo objeto ou local que possam servir para criadouros do mosquito. Além da dengue, existe a zika e o vírus da Chikungunya, que precisam ser prevenidos com a limpeza constante de calhas, caixas de água e demais objetos que possam armazenar água.
     Havendo suspeita de larvas, a recomendação é para que as pessoas entrem em contato pelos telefones 3711-9408 ou 9415. 
 
Cuidados
     Os indicativos de campo registrados pelos agentes de vetores, apontam que cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas moradias das pessoas. Isso mostra que o papel de cada morador é essencial, adotando medidas como:
- Retirar todos os materiais que possam acumular água no quintal
- Deixar a caixa d’água limpa e vedada
- Verificar os locais para escoamento da água pluvial, principalmente calhas e ralos
- Não usar pratos nos vasos de plantas ou colocar areia
- Vistoriar, semanalmente, toda a residência ou comércio para eliminar potenciais focos
- Limpar a bandeja externa das geladeiras (se houver)
- Cobrir bem todos os reservatórios de água
 

'Vacina Franca' movimenta famílias em prol da imunização

 DSC 3022
     A Secretaria de Saúde finaliza os preparativos para o evento 'Vacina Franca', que será realizado neste sábado, 19, no horário das 8 às 13h, no Parque Fernando Costa.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que será um dia destinado para todas as famílias, com o objetivo de reforçar a importância da vacinação contra a Covid-19. 
     Neste dia, serão disponibilizadas a primeira dose para qualquer pessoa, com idade a partir de 5 anos, além da segunda e terceira doses para os francanos, que têm a data de agendamento no cartão, porém ainda não completaram o esquema vacinal. Portanto, poderão ser imunizadas crianças de 5 a 11 anos e adultos.
     Para receber os imunizantes, os interessados deverão apresentar os documentos de identidade, CPF, comprovante de endereço e o cartão para comprovação de recebimento da segunda e dose adicional. O atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
     Além da vacinação, serão oferecidas várias atrações para as crianças, como a presença de super-heróis, a Galinha Vacinadinha (personagem propaganda da Campanha de Imunização Infantil do Governo do Estado), além da distribuição de pipoca, algodão doce e pula-pula.
     As crianças imunizadas também receberão o "Certificado Coragem" e para a organização do evento, a Prefeitura contará com o apoio das equipes das Escolas Técnicas de Enfermagem da ETEC Paula Souza e de Bombeiro Civil do Colégio Gandolfi. A Guarda Civil também estará presente para garantir a segurança dos participantes. Cerca de 60 servidores estarão envolvidos nesta ação.
     A secretária de Saúde solicitou que as famílias compareçam ao Parque Fernando Costa neste sábado, utilizando máscaras de proteção  e aproveitem essa oportunidade para se imunizarem contra a Covid-19, podendo participar também das ações gratuitas que serão oferecidas. 
     Ela destacou que estarão disponíveis, ônibus gratuitos, a partir das 7h, com embarque de 14 UBS (Unidades Básicas de Saúde), sendo Aeroporto 1 e 3, Progresso, ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Santa Clara, São Sebastião, Ângela Rosa, Brasilândia, Paulistano, Paulista, ESF City Petrópolis, Horto, Luíza e Leporace até às 12h, com destino ao Parque Fernando Costa e depois, aguardando o retorno dos participantes aos bairros. 
 
Doses Aplicadas
     De acordo com a Secretaria de Saúde até terça-feira, foram aplicadas 707.566 doses, sendo 312.291 para a primeira dose, 269.003 para a segunda aplicação e para a dose de reforço 126.272.

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 para sexta-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Imunização contra a Covid-19 para esta sexta-feira, 18, contempla 9 postos de vacinação, funcionando das 7h30 às 16h.
 
1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 ANOS – POPULAÇÃO GERAL) / 1ª DOSE (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS)
     Para esta sexta-feira, 18, a aplicação da primeira dose para crianças de 5 anos (população geral) e crianças de 5 a 11 anos - PCD (Pessoas com Deficiência) com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Progresso, das 7h30 às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto, para a comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (6 A 11 ANOS GERAL) - COMORBIDADES E PCD - CORONAVAC
     A imunização de crianças de 6 a 11 anos será realizada nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Paulistano e Guanabara, das 7h30 às 16h.  As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar documento com foto para comprovação da identidade e faixa etária, CPF e comprovante de residência.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (GESTANTES) /  2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos, segunda aplicação para pessoas de 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, além da aplicação da quarta dose para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas nesta sexta-feira, na UBS Estação, das 7h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de recebimento das doses anteriores.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     O intervalo da segunda para a terceira dose para as pessoas, com 18 anos ou mais, deve ser de 4 meses. Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
     As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE (ACIMA DE 18 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira dose da vacina Coronavac para pessoas com 12 anos ou mais e a segunda dose para pessoas acima dos 18 anos, serão aplicadas nesta sexta-feira, 18, nas UBS's Horto, Aeroporto 1, Paulistano e Guanabara, das 7h30 às 16h. Para a segunda aplicação, deverão apresentar comprovante de aplicação da primeira dose, com intervalo de 28 dias.
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
 
 
2ª DOSE / 3ª DOSE - ASTRAZENECA 
     Para esta sexta-feira, 18, será aplicada nas UBS Leporace, Ângela Rosa e Planalto, das 7h30 às 16h, a segunda dose da vacina Astrazeneca e a terceira dose para pessoas com 18 anos ou mais, mediante apresentação do comprovante de vacinação e um documento de identidade com foto.

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

 WhatsApp Image 2022 02 17 at 16.18.30 1
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta sexta-feira, 18, estarão disponíveis as UBS's São Sebastião, Santa Terezinha, Paulista e Aeroporto 3, funcionando das 7h30 às 16h. Também estão disponíveis para atendimento as unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Saúde normatiza fornecimento de Aparelhos Auditivos

 DSC 5345
     A Secretaria Municipal de Saúde publicou nesta semana, no Diário Oficial, uma resolução dispondo sobre a normatização para o fornecimento de Aparelhos Auditivos adquiridos pela Prefeitura, com os recursos oriundos de Emendas Impositivas da Câmara Municipal, da ordem de R$ 1,6 milhão.
     O Programa de Prótese Auditiva de Franca está inserido nas Portarias de nºs 587 e 589 de outubro/2004 do Ministério da Saúde, permitindo fornecer aparelhos auditivos individuais (AASI) dos Tipos A, B e C. Estes aparelhos beneficiam pacientes com alterações auditivas de grau leve a profundo, contemplando pessoas, a partir de seis meses até a terceira idade. A Secretaria de Saúde informa que em 2021 foram entregues 1.833 aparelhos auditivos. 
     A resolução estabelece que o fornecimento dos aparelhos auditivos provenientes de Emenda Impositiva, no exercício de 2022. Assim, os pacientes habilitados, após cumpridos os procedimentos estabelecidos na resolução, receberão o AASI  (Aparelho de Amplificação Sonora Individual), no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA-16), Ambulatório de Saúde Auditiva, conforme agendamento prévio.
     Os pacientes deverão comparecer no primeiro retorno agendado pelo Ambulatório de Saúde Auditiva, ao local indicado, na data da entrega dos aparelhos, em 15 dias após o recebimento do AASI e, no segundo retorno,  após 105 dias.  
 
 
Pacientes atendidos
     O Ambulatório de Saúde Auditiva, que oferece os serviços aos pacientes com limitações auditivas, funciona junto ao NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) e, somente no ano passado, atendeu mais de 1,8 mil pacientes, com graus diferentes de deficiência.  A porta de entrada para os primeiros cuidados é a Rede de Atenção Básica, formada pelas 16 Unidades Básicas de Saúde, onde o paciente recebe um acolhimento inicial.
     Depois de passar pelo médico, sendo diagnosticado é encaminhado para um especialista, que mediante exames de audiometria, combinado com o levantamento social, conforme consta das orientações do Ministério da Saúde, inclui esses beneficiários na relação dos contemplados, encomendando os aparelhos sob medida, de acordo com as necessidades de cada usuário e a orientação do médico e fonoaudiólogo.
     O valor médio dos aparelhos por paciente é de R$ 1,3 mil, variando de acordo com cada situação.  Para este ano, a Secretaria de Saúde já conta com 973 aparelhos, que deverão ser entregues entre os meses de março e abril. Todos os dias, novos beneficiários estão sendo contemplados, contando já com mais de 100 pacientes, com previsão de entrega para o mês de maio.
 
 

Educação conclui recebimento de documentos do Bolsa Universidade nesta sexta-feira

 Bolsa Universidade2
     A Secretaria de Educação conclui nesta sexta-feira, 18, o prazo concedido para a entrega do formulário e os documentos exigidos na legislação municipal, que regulamenta o Programa 'Bolsa Universidade', destinado aos universitários que desejam pleitear as vagas destinadas para a concessão de bolsas de estudos nas faculdades particulares do município. 
     Os interessados deverão protocolar o formulário devidamente preenchido e a documentação exigida, em um envelope lacrado, na sede da Secretaria de Educação, que fica na Av. Francisco Quintanilha Ribeiro, 550, Parque dos Lima, no horário das 7h às 16h. Ao entregar o envelope, o candidato ou outra pessoa designada por ele, receberá um comprovante de inscrição e o cadastro somente será validado, após o cumprimento destas duas etapas. 
     O Bolsa Universidade é um programa voltado a auxiliar os estudantes universitários de baixa renda, regularmente matriculados em instituição da área e que não tenha formação universitária anterior. São requisitos do candidato, residir com a família há, no mínimo, 5 anos anteriores ao início da graduação, comprovadamente, deverá ter cursado o Ensino Médio em escola de rede pública ou na condição de bolsista integral de rede particular, com exceção da pessoa com deficiência, que tenha recebido bolsa parcial da rede particular e possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos vigentes.
     Este ano, a Prefeitura está oferecendo 167 vagas, em parceria com as instituições de ensino, sendo 24 para a Faculdade de Direito, distribuídas conforme a classificação final de pontuação, 70 vagas disponibilizadas para a Universidade de Franca (Unifran), em qualquer curso, semestre ou turno, com exceção dos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina veterinária, Psicologia e Odontologia, de acordo com a classificação final de pontuação, limitadas a 5 vagas por curso e para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) serão 15 vagas para Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Psicologia e 58 para as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação, que também serão distribuídas conforme a classificação final de pontuação.
     A equipe da secretaria segue disponível para esclarecimentos de dúvidas e orientações, no horário das 7h às 12h30, pelos (16) 3711-9267 e 3711-9220 ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 
 

Prefeitura conclui recuperação de ponte no Córrego Cubatão

 DSC 3311
     A Prefeitura concluiu nesta quinta-feira, 17, mais uma etapa dos serviços de recuperação da ponte danificada pelas fortes chuvas dos últimos dias, no Córrego Cubatão, na rotatória que interliga as Avenidas Ismael Alonso y Alonso e Adhemar Polo Filho. Em um trabalho integrado, as Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente, nesses últimos dias, fizeram diversas intervenções nas imediações, recuperando os taludes laterais e reforçando o calçamento com a utilização de pedras.
     Nesta quinta-feira, conforme havia sido programado, com a estrutura de calçamento concluída, caminhões betoneira foram utilizados para o enchimento com concreto ciclópico. As proteções, nos dois lados dos córregos, também danificadas pelas águas, serão reinstaladas no decorrer dos próximos dias.
     Na tarde desta quinta-feira, o trânsito de veículos foi liberado. 
 
Outros locais
     Além do Córrego Cubatão, a Prefeitura detectou e já recuperou os estragos registrados nas Avenidas Miguel Sábio de Melo, proximidades do Castelinho e na São Vicente. Nesses locais, houve danos no calçamento e parte de muros que chegaram a ser derrubados pela força das águas. 
     Nos fundos do Residencial Primo Menegheti, cerca de sete aduelas foram comprometidas e a Secretaria de Infraestrutura está em contato com a empresa que fez o loteamento, notificando-a para que providencie a recuperação do que foi danificado.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais