Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Prefeitura regulamenta Programa Dinheiro Direto na Escola

decreto0510 
     O decreto 11.335, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, publicado na edição desta terça-feira, 5, do Diário Oficial do Município, regulamentou a lei municipal 9.058, de 24 de agosto, que instituiu o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola (PMDDE).
     O programa lançado pela Prefeitura vai destinar um montante superior a R$ 1,94 milhão para a manutenção, reparos básicos e melhorias na infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais de Educação Básica, a autogestão nos planos financeiros, administrativos e didáticos, bem como contribuir para a elevação dos índices de desempenho da educação básica em cada unidade, fortalecendo a participação da comunidade escolar. Os recursos serão transferidos, diretamente, às Associações de Pais e Mestres (APM) para o pagamento de despesas de custeio, manutenção de equipamentos e das instalações físicas, com pequenos reparos. 
     Para aderir ao programa, as escolas deverão apresentar um Plano de Trabalho, aprovado pela Associação de Pais e Mestres (APM), incluindo a cópia da ata de aprovação, formalizarem o termo de colaboração ao programa, adotando o Estatuto Padrão da APM, seguindo o que estabelece o  artigo 22 da Lei Federal 13.019/2014 (Lei das Parcerias), incluindo a documentação estabelecida pelo decreto. A proposta deverá conter, obrigatoriamente, a descrição da realidade que será objeto da parceria, devendo ser demonstrado o nexo entre essa realidade e as atividades ou projetos e metas a serem atingidas, com a execução do projeto, a previsão de receitas e de despesas a serem realizadas na execução das atividades ou dos projetos abrangidos, formas de execução e de cumprimento das metas, além da definição dos parâmetros a serem utilizados para a aferição do cumprimento das metas.
     Os planos de trabalho serão avaliados e aprovados pela Secretaria Municipal de Educação e os recursos serão autorizados, de acordo com a disponibilidade orçamentária, seguindo os critérios, como a quantidade de alunos efetivamente matriculados, valores “per capita” por aluno e fixo máximo de repasse. 
     O decreto estabelece que para este ano, o limite para despesas com o custeio será de 90% do valor total recebido. Sendo que os 10% restantes deverão ser aplicados em despesas de capital. 
     O Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola proíbe a utilização dos recursos para o pagamento de funcionários do quadro pessoal da Prefeitura ou contratado pelos órgãos públicos da administração direta ou indireta, para multas, aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, combustível, energia elétrica e taxas de qualquer natureza, além da realização de obras, instalações hidráulicas e reformas estruturais, que necessitem de projetos de engenharia. 
     Segundo o decreto municipal, a fiscalização da aplicação dos recursos financeiros relativos ao programa será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, mediante relatório técnico de monitoramento e avaliação, sobre a conformidade do cumprimento do plano de trabalho e os resultados alcançados. Caberá a cada escola participante do programa, a apresentação de um relatório completo contendo a prestação de contas do valor investido, seguindo o que foi determinado pelo plano de trabalho. 
     O decreto municipal 11.335 apresenta ainda os modelos, que deverão ser seguidos para a apresentação do plano de trabalho e os critérios para a composição dos valores para os repasses do programa neste ano. 
     O prefeito Alexandre Ferreira destacou que as obras mais complexas continuarão sendo executadas pela Prefeitura.  "Este programa vai facilitar e melhorar muito a qualidade dos ambientes nas nossas escolas", disse ele. 

Franca já aplicou mais de 486 mil doses da vacina contra Covid. 83% da população já recebeu a primeira dose

Vacinacao 
     A Secretaria de Saúde anunciou nesta quarta-feira, 6, que já foram aplicadas em Franca, 486.229 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 284.173 da primeira dose, 199.466 da segunda aplicação e 2.590 doses adicionais (terceira dose). Os números são referentes a imunização até a última terça-feira, 5. 
De acordo com a secretaria, já foram contemplados com a primeira dose, 83% da população e completaram o esquema vacinal, 54% dos francanos. 
Para esta quinta-feira, 7, o cronograma de vacinação continua atendendo às pessoas, com idade de 12 a 17 anos,  na UBS Horto, das 07h30 às 16h,  onde os interessados deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 . 
    Já para as pessoas com 18 anos ou mais, a primeira dose da vacina estará disponível na UBS Guanabara, com funcionamento das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
    A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
 1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
    Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continua nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
    Após o recebimento de uma nova grade de vacinas Astrazeneca, a segunda dose deste imunizante estará disponível nas UBS Estação, Brasilândia e Paulista, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Pfizer
   As pessoas que têm o agendamento no cartão de vacinação até o dia 22 de outubro para o recebimento da segunda dose da Pfizer, poderão antecipar a data e comparecer nesta quinta-feira, nas UBS São Sebastião, Aeroporto 1 e Luíza, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
    A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
     A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quinta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
   O atendimento será prestado na UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
   As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
   São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 26 de fevereiro, há pelo menos seis meses da última aplicação, está prevista para a Escola Industrial (entrada pela rua Campos Salles), das 8 às 17h e das 07h30 às 16h, nas UBS Progresso e Ângela Rosa. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 
 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é oferecer o acesso às vacinas e os imunizantes que estão em atraso, aumentando a cobertura vacinal, o que contribui para a erradicação de doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
     Para esta quinta-feira, 7, estarão disponíveis as UBS Leporace, Aeroporto 3, Santa Clara, Planalto e Horto, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Prefeitura publica edital de leilão de espaço para o Dia de Finados

pexels alleksana 4238320 
     Está marcado para o próximo dia 15, no auditório da Secretaria de Saúde, o leilão dos espaços para a comercialização de flores, velas e produtos congêneres para a véspera e Dia de Finados, 2 de novembro, nas proximidades dos cemitérios municipais Saudade e Santo Agostinho. O edital foi publicado no último sábado, no Diário Oficial do Município e pode ser consultado pelo site  www.franca.sp.gov.br.
     De acordo com a publicação assinada pelo secretário de Saúde, Lucas Souza, o procedimento será conduzido pela Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais. As pessoas interessadas em participar deverão se apresentar no dia 15, às 14h30, no Salão Azul da Secretaria de Saúde (Av. Dr. Flávio Rocha, 4780, Jardim Redentor).
     O leilão previsto será do tipo maior oferta, para atribuição de espaços destinados ao comércio de flores e artigos congêneres, nos dias 1 e 2 de novembro.  A Vigilância em Saúde informa que os espaços contam com 6m²  cada e serão atribuídos de forma pessoal e intransferível, sendo vedada a substituição do titular e transferência a qualquer pessoa, sendo exclusivamente, para o período especificado.
     O lance mínimo estabelecido por espaço é de 2 UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), o que hoje corresponde a R$ 129,56, sem prejuízo da taxa de ocupação de solo. As pessoas deverão comparecer no dia, local e horário estabelecidos, munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. O uso de máscara será obrigatório. Atualmente, o valor da UFMF é de R$ 64,78 e a taxa de ocupação de solo, R$ 1,04 m2 por dia.
 

Orquestra realiza ensaio com finalistas do "Mais Bela Voz Infantil"

pexels michiel ton 4269570 
     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Franca (OSF), realiza no próximo domingo, 10, a grande final do concurso "A Mais Bela Voz Infantil", no Teatro Municipal "José Cyrino Goulart". O espetáculo que reúne jovens talentos da cidade foi pensado com o intuito de difundir a música popular brasileira e oferecer a eles, um palco com acompanhamento e estrutura para que demonstrem suas habilidades.
     De acordo com o maestro da Orquestra Sinfônica, Nazir Bittar, que conduz o processo, em parceria com a Fundação para o Esporte, Arte e Cultura, cerca de 70 vídeos com músicas foram inscritos e enviados para avaliação, dos quais foram selecionados os 10 participantes, que farão a final no domingo, a partir das 20h, no Teatro Municipal. 
     Não haverá distribuição de ingressos e o limite de 60% da ocupação do teatro será por ordem de chegada, de forma gratuita. Todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, deverão ser cumpridos como a obrigatoriedade do uso da máscara, distanciamento e higienização das mãos.
 
Ensaio e participantes 
     A apresentação-show de domingo poderá ser acompanhada ao vivo, pelas redes sociais da própria Orquestra (Facebook e plataforma da Acif Youtube - também parceira da instituição), a partir das 20h.  
     Para essa quinta-feira, no período da tarde está marcado o ensaio com todos os cantores classificados, começando às 14h30, no auditório da Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, na Praça Carlos Pacheco.

PROCON orienta sobre compras para o Dia das Crianças

calcadao2 
     O PROCON Franca, Órgão de Defesa do Consumidor, orienta os consumidores sobre as compras para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12, deste mês. 
     Diante disto, o Procon orienta a fazer uma criteriosa pesquisa e avaliar não somente os preços, mas também a faixa etária, o interesse e a habilidade da criança e, se possível dar preferência aos brinquedos educativos que estimulam a coordenação motora, inteligência, afetividade, criatividade e a socialização. É necessário se certificar de que na embalagem, conste instruções de uso e de montagem, descrição exata dos itens inseridos, identificação do fabricante como nome, CNPJ e endereço ou importador, caso o brinquedo seja importado, eventuais riscos que possam apresentar à criança e o selo de certificação do Inmetro, que indica que o produto foi fabricado e comercializado, de acordo com as normas técnicas.
     Sobre as formas de pagamento, se possível, sempre optar pelo pagamento à vista, para evitar parcelamentos com juros, os quais futuramente podem pesar no orçamento. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o preço de uma mercadoria permanece o mesmo para qualquer opção de pagamento, seja em dinheiro, cheque ou cartão de crédito, o comerciante não pode estabelecer valor mínimo para a utilização de cartão de crédito ou débito.
     Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos e Internet exija o comprovante da data de entrega que foi combinado, o prazo de desistência da compra nesses casos, é de sete dias de sua confirmação ou do recebimento do produto. 
     Como esta data gera um grande movimento no comércio, deixando as lojas e shoppings lotados, o ideal é sair de casa com uma definição do que pretende comprar, isso evitará perda de tempo e inibirá decisões impulsivas, sendo mais fácil comparar preços e qualidade do produto. 
     Além de brinquedos educativos, o Procon propõe outras opções de presentes como roupas, calçados e acessórios. Seja qual for o produto adquirido, sempre exija a nota fiscal, pois ela é a garantia de seus direitos como consumidor. 
     Mais informações podem ser consultadas no site do procon.sp.gov.br ou diretamente em sua sede, no Parque dos Pinhais, pelos telefones (16) 3721-4922 ou 3721-4757.

Após pedido de Alexandre, Franca receberá R$ 5 milhões para recapeamento de ruas e avenidas

DSC 9359 
     A visita do vice-governador Rodrigo Garcia à Franca, nesta terça-feira, 5, resultou em investimentos de R$ 5 milhões em infraestrutura urbana. O pedido de recursos para melhorias das condições de ruas e avenidas, partiu do prefeito Alexandre Ferreira, em recente reunião no Palácio dos Bandeirantes. Durante a solenidade, o Governo do Estado anunciou ainda ações de geração de emprego e empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura. O aumento das verbas destinadas à Santa Casa de Franca também foi autorizado pelo novo programa estadual “Mais Santas Casas”. 
     O vice-governador participou da edição do Retoma SP, que oferece serviços de qualificação, investimentos, emprego e renda para a população. A iniciativa acontece com o apoio da Agência Estadual de Promoção de Investimentos e Competitividade, em conjunto com a Prefeitura de Franca. Trabalhadores, pessoas em busca de recolocação profissional, estudantes e pequenos empreendedores tiveram auxílio, através de serviços como Empreenda Rápido, Mutirão do Emprego, Poupatempo, Cursos Novotec e Via Rápida.
     Também voltados à retomada econômica, benefícios do Banco do Povo, Bolsa Empreendedor e Bolsa do Povo foram anunciados. O Bolsa Trabalho oferece um auxílio de R$ 535, por mês, aos cidadãos que realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos. Os participantes têm acesso a curso de qualificação profissional e recebem apoio na busca de recolocação no mercado de trabalho.

 

Ação conjunta – Após o evento, Rodrigo Garcia se reuniu, na Prefeitura de Franca, com o prefeito Alexandre Ferreira e chefes do Poder Executivo das cidades da região. O deputado federal Baleia Rossi acompanhou a comitiva. “São anúncios importantes, como R$ 5 milhões para obras em ruas e avenidas, projetos sociais e de apoio à economia na nossa cidade e na nossa região, além de mais dinheiro para o atendimento médico pela Santa Casa e pelo Hospital Allan Kardec. Aproveitamos a visita e nos reunimos, em nosso Gabinete, com o vice-governador e os prefeitos da região, para discutirmos mais melhorias de forma conjunta para a nossa gente”, explicou Alexandre Ferreira.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais