Email  

Notícias

Educação conclui campanha Pipas sem Mortes no Bonsucesso

    A Prefeitura de Franca em conjunto com a Polícia Militar concluem, nesta terça-feira, a Campanha Pipas sem Mortes, realizada nas escolas municipais desde o começo de agosto, que contemplou mais de 4,5 mil estudantes dos quartos e quintos anos. Duas palestras estão programadas, uma delas no período da manhã, seguida de uma apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar da Companhia de Ribeirão Preto, a partir das 8h30 na Escola Municipal ‘Nelson dos Santos Damasceno’, no Jardim Bonsucesso.

    A palestra da tarde ocorrerá a partir das 14 horas. Esse trabalho envolveu educadores da Secretaria da Educação e policiais Militares, que por seguidos dias visitaram e palestraram nas unidades de ensino, exibindo filmes e cartazes com situações de acidentes fatais envolvendo a soltura de pipas com linhas cortantes (cerol) ou nas proximidades de redes de energia. Ao longo desses encontros houve além das falas dos responsáveis pela campanha, houve muita interação com a plateia fazendo seus questionamentos.

    Professores de diversas unidades do município, estipulados pelo ambiente criado, também resolveram ir as ruas e levaram seus alunos para aulas ao céu aberto, num misto de aprendizado e diversão. Nesse clima estiveram fazendo soltura monitorada no Parque ‘Fernando Costa’, em campos de futebol do bairro City Petrópolis e outros pontos da cidade. Para uma das coordenadoras da equipe da Secretaria de Educação, Lígia Benate, foi gratificante captar o interesse das crianças, acompanhando com muita atenção todas as palestras e nesse sentido os objetivos foram plenamente alcançados.

   Na manhã dessa terça-feira, no Jardim Bonsucesso, a partir das 8h, será uma oportunidade além de conceitos de como soltar as pipas, das famílias e as crianças se divertirem acompanhando a apresentação da Banda da Polícia Militar. A escola fica localizada na rua Cândido Francisco Peres, 4000.

Arrastão recolhe 15 toneladas de inservíveis

     O Arrastão da Limpeza realizado pela Prefeitura no último sábado, abrangendo 28 bairros da região Norte, recolheu 15 toneladas de objetos descartados pela população, os chamados de inservíveis. Esse é um trabalho coordenado por equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, uma vez por mês, com o objetivo de auxiliar a população de determinadas regiões na destinação adequada de objetos que mantém em casa e não usam mais e não conseguem um local apropriado para colocar.

    Com essa mobilização, em que oito caminhões e homens percorrem rua a rua nos bairros escolhidos, a Prefeitura quer evitar a proliferação de lixo nos terrenos públicos e particulares, especialmente em praças e canteiros de avenidas. Neste último sábado os bairros atendidos foram do Santa Adélia ao City Petrópolis, Parque do Horto, Cambuí, passando pelo Redentor, Miramontes, Santa Terezinha e outros adjacentes até o Jardim Planalto.

    Junto com móveis e os utensílios domésticos foram apanhados também, sofás, carcaças de aparelhos de TVs, pneus, lâmpadas, entre outros, que tem destinação específica e são reaproveitados. Nesta segunda-feira um caminhão voltou a fazer a operação rescaldo nos mesmos bairros, apanhando materiais que por alguma razão não foram recolhidos no sábado.

   A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente reitera à população que, além do Arrastão, mantém o serviço diário de coleta de inservíveis, mediante solicitação que deve ser feita pelo telefone: 3711-1440. Basta que o solicitante forneça o endereço e informe o tipo de material que deseja descartar. É uma contribuição também para diminuir os ambientes que favoreçam o armazenamento de água e focos do mosquito transmissor da dengue.

Franca define atrativos do Festival Literário

     A Prefeitura definiu a programação preliminar do Festival Literário que acontecerá no período de 11 a 15 de setembro com grade de shows, palestras, oficinas culturais e diversas outras atividades. A organização está a cargo da Secretaria de Esportes, Arte e Cultura, com o suporte da Feac e a presença mais uma vez especial do violonista francano com experiência internacional, Diego Figueiredo.
    Tendo como local a Praça Nossa Senhora da Conceição e parte da Concha Acústica, o Festival Literário terá um formato ampliado em relação às Feiras do Livro de anos anteriores, também dedicando muito espaço para os livreiros em geral que terão a oportunidade de apresentar seus produtos e lançamentos. A abertura no dia 11 de setembro ocorrerá com a presença de autoridades e convidados, seguido de uma palestra com o jornalista João Carlos Borda e o show com Peninha, tudo gratuitamente.
    Para o dia seguinte, 12, palestra com o escritor César Nunes e apresentação da cantora Sandra Sá. No dia 13, terá show musical com Armandinho Macedo, precedido de uma palestra com o jornalista especialista em culinária Fernando Kassad. Dia 14, o show será com Gipsy Kings Cover, com palestra preliminar do esportista ginasta Diego Hypólito.
   O fechamento da programação no dia 15 será com Renato Teixeira, tendo um pouco antes a palestra da patrona do Festival, a escritora Francana Maria Luiza Lana Salomão. A programação complementar, com oficinas, contação de histórias e demais atrativos deve ser divulgada no começo da próxima semana.

Rematrículas nas Escolas Municipais começam segunda-feira

     A Secretaria Municipal da Educação anuncia para a segunda-feira, 2, seguindo até o dia 23 de setembro, o início das rematrículas para os alunos do segundo ao quinto anos do ensino fundamental que já estão estudando. Nesse mesmo período aqueles pais que tiveram alguma alteração de cadastro devem fazer a comunicação nas secretarias de cada unidade de ensino. Essa rematrícula deve ser feita por todo estudante que esteja na rede e nela tenha o desejo de continuar no próximo ano.

    Uma reunião, entre a equipe gestora da Secretaria da Educação e os diretores, está marcada para a próxima segunda-feira no sentido de discutir e estabelecer o calendário do restante das matrículas de acordo com as faixas etárias daqueles alunos que entrarão na rede. A orientação passada aos diretores de cada escola é que este ano a comprovação do endereço será obrigatória, conforme a resolução da Secretaria de Estado da Educação.

   No ato da rematrícula deve ser apresentado a cópia da certidão de nascimento do aluno, CPF e RG e ainda do comprovante de endereço do responsável.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais