Email  

Notícias

Prefeitura realiza atividades do projeto ‘Abayomi’

     A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com o Programa de Ação Cultural - ProAC da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realizará diversas atividades do projeto “Abayomi - um encontro com a nossa afro-brasilidade”. As atividades acontecerão entre os dias 24 e 26, no CEU - Leporace I e na Casa da Cultura e do Artista Francano.

    Todas as atividades são gratuitas, como teatros, oficinas e eventos. Os interessados podem fazer a inscrição das atividades pelo telefone (16) 99272-5832, falar com Ana.

    O projeto é de vivência e valorização da cultura afrobrasileira, com foco na formação da identidade cultural. De origem iorubá, a palavra Abayomi significa encontro precioso.

Confira a programação completa das atividades:

Evento

Roda de Conversa Cultura Negra e Sociedade

Tuanny Miller
A roda de conversa tem como objetivo proporcionar um espaço para conversar sobre uma das questões essenciais para a construção de uma sociedade igualitária e justa, o enfrentamento do racismo. O bate papo será voltado principalmente para a discussão das dificuldades encontradas para a aplicação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, dentre outras questões pertinentes ao tema.
Público: Adulto
Data: 24 de outubro
Horário: 20 horas
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano, situada na rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1516 - Centro

Teatro

Um Cisco no Peito”

Corpo Negro
É muito mais do que fazer barulho, são corpos sonoros, corpos pulsantes, corpos negros em busca de novos horizontes. Um cisco no peito é amor e fúria, move o querer de um mundo melhor para todos, mas também move o desejo de se fazer entender e gritar. Com textos de Marcelino Freire, Mel Duarte e dos integrantes do grupo Corpo Negro, se constrói a dramaturgia potente, musical, envolvente, pesada e ao mesmo tempo repleta de ternura.
Público: Adulto
Duração: 30 min.
Data: 26 de outubro
Horário: 20 horas
Local: CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados)
Av. Dr. Abrahão Brickmann, 551
Parque Vicente Leporace I
Os ingressos poderão ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria

Oficina

Os Mitos e Contos Tradicionais Africanos e Afrobrasileiros na Educação”

Agbalá Conta
Oficina de Contação de Histórias, ministrada pela arte-educadora Giselda Pereira, sobre os mitos e contos tradicionais africanos e afro-brasileiros na educação. A oficina irá abordar a narração de histórias como experiência artística/ formativa, mitos e contos tradicionais africanos e afro-brasileiros na formação acerca da cultura negra, a escuta e a palavra narrada no processo de formação humana e o conhecimento de culturas africanas por meio dos mitos e contos.
Público: Adulto
Data: 26 de outubro
Horário: 9 horas
Local: CEU - Leporace I



Oficina 

Vivência África Viva - Canto, Dança e Percussão da Guiné Conacri”


Fanta Konate e Luis Kinugawa
A oficina é para pessoas que querem experienciar a dança, o canto e a música africana dos contextos sociais das aldeias, sem o objetivo técnico ou estético que procuram os bailarinos. A oficina aborda o canto, a dança, a percussão e a história da Guiné Conacri.
Público: Livre
Data: 25 de outubro
Horário: 20 horas
Local: Casa da Cultura e do Artista Francano

Oficina
“Linha do Tempo da Cultura Hip Hop”

Carlos Eduardo Dú
True School Crew
Prática e teoria se misturam nesta oficina que convida o público para conhecer os elementos da cultura Hip Hop. A oficina inclui um bate papo sobre a história do Hip Hop, DJ, Breaking, Graffiti e MC e a prática de Danças Urbanas. A performance do Hip Hop mistura os diversos gêneros artísticos, música, poesia, dança e pintura, que hoje em dia, dita o estilo de vida para muitas pessoas.
Público: Livre
Data: 26 de outubro
Horário: 9 horas
Local: CEU - Leporace I

Oficina
“Turbante e boneca Abayomi”


Tuanny Miller
A oficina é uma dinâmica de sensibilização que busca abordar a importância do conhecimento do
turbante e das bonecas Abayomi para história do Brasil e sua relação com o continente africano.
Mais do que ensinar diversas formas de usar o tecido amarrado à cabeça, a atividade será uma
oportunidade para conversar sobre sua simbologia e um pouco da sua história. A confecção da boneca Abayomi surge como um símbolo de acalanto e resistência.
Público: Adulto
Data: 26 de outubro
Horário: 10 horas
Local: CEU - Leporace I

Evento

Sarau Carlos de Assumpção”

Carlos de Assumpção
O reconhecido poeta negro vivo da história do Brasil, autor do poema “Protesto”, considerado o “Hino Nacional da Luta da Consciência Negra Afro-brasileira” será o grande homenageado e mestre de cerimônia deste sarau. Um encontro festivo e um espaço para a livre manifestações artísticas que farão parte da roda de poemas que será conduzida pelo poeta e acompanhada por música.
Público: Livre
Data: 26 de outubro
Horário: 14 horas
Local: CEU - Leporace I

Aluno do EJA tem redação classificada na EPTV

     As direções do projeto Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino e da Escola Municipal ‘Antônio Sicchierolli’ foram surpreendidos positivamente na manhã dessa quarta-feira, com a notícia de que um aluno da unidade de ensino teve sua redação (Falsas Histórias) classificada no concurso ‘EPTV na Escola’. Essa é uma promoção anual organizada por aquela empresa, como forma de estimular a prática da leitura e escrita entre os estudantes que estudam na região.

    O jovem Romaro Rodrigues Pinheiro, 25 anos, que estuda na escola ‘Antônio Sicchierolli’, um dos premiados no livro de ‘Poesias de 2019’ do EJA, foi o único de Franca classificado, tendo ficado em 5º lugar. Ao receber a notícia o diretor do EJA, professor José Aurélio da Silva, disse que esse é um feito da maior importância que vem enaltecer o projeto de ensino oferecido pela Prefeitura e mais que isso, o comprometimento desse aluno que é uma referência.

     A diretora da escola, Elizete Aparecida Bernardes Dimas e a professora que orientou Romaro Pinheiro, Eleuza Aparecida Cunha, também não esconderam a sua satisfação com essa conquista. Discreto, mas muito comprometido em sala de aula, Romaro ao ser informando afirmou sentir-se orgulhoso e que pretende levar a mãe e alguns familiares para receber o prêmio em novembro na sede da EPTV.

Prefeitura libera início da reconstrução de muro da creche

    Depois de cumpridos os trâmites legais exigidos pela legislação, compreendidos pela abertura da licitação, conhecimento das propostas e homologação, a Prefeitura autorizou na última semana o começo das obras de reconstrução de um muro e reforço de uma varanda e talude na Creche da Vila Izabel. O local que foi alagado durante um temporal pelas águas pluviais e, em decorrência disso um dos muros laterais foi ao chão, comprometendo parte da estrutura de uma área interna das crianças, será todo recuperado.

    Conforme consta do processo nº 22.276/18, mediante Tomada de Preços nº 007/19, a empresa Camila Construtora Ltda foi a vencedora do certame, portanto, está habilitada a executar os serviços, cuja ordem de início foi dada na última semana pela Secretaria de Planejamento Urbano. Os levantamentos preliminares da situação já foram feitos, de tal modo que estrutura de tapumes começará ser retirada, dando lugar a base do muro de alvenaria na próxima semana.

    O imóvel, que abriga a Creche ‘Breno Moacyr Bastos Marson’ e atende 150 crianças, está localizado na rua Osvaldo Cruz, 2287, esquina com as ruas Goiás e José do Patrocínio, no bairro Vila Izabel. Serão investidos pela Prefeitura recursos de R$ 156.223,56, compreendendo também o reforço na estrutura de uma cobertura e nos taludes (terreno inclinado).

Outubro Rosa com beleza na Saúde Mental

      As equipes da Secretaria de Saúde, vinculadas ao Ambulatório de Saúde Mental adulto, instalado em prédio anexo ao Pronto-Socorro Infantil, promoveram, nesse começo de semana, uma concorrida vivência marcando a programação do Outubro Rosa, compartilhando informações preventivas, bem-estar e também autoestima. Com um trabalho articulado previamente pelas servidoras e colaboradores, a participação de voluntários do Instituto da Mulher, ao longo do dia as pacientes cadastrados na repartição que realizam tratamento periódico participaram de um Dia de Beleza, recebendo atenção e cuidados muito além da assistência psicológica e social.

     Para a psicóloga Karina Arantes, da equipe do Ambulatório, foi marcante o envolvimento e sentimento de prazer das pessoas que compareceram, todas elas gratas pelo acolhimento que tiveram e o cronograma de atividades programadas. Enfermeiras compartilharam informes sobre o autoexame e formas simples que a mulher pode utilizar para detectar possíveis sintomas do câncer de mama. A médica Sandra Maria Bueno também se juntou ao grupo, palestrando sobre ‘Cuidados com a Saúde da Mulher’, com informes adicionais sobre os serviços disponíveis no Ambulatório e a importância de cada paciente procurar viver bem com elas mesmas.

    Enquanto as usuárias ocupavam assentos organizados na sala de espera, recebendo os cuidados estéticos, como limpeza de pele, maquiagem e outros tipos de serviços da equipe de voluntárias, eram disponibilizadas outros tipos de informações dos locais onde podem ser realizados exames de mamografia. Tudo gratuitamente na rede pública, bastando que dirijam a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

    Lembrando que aos sábados continua ocorrendo os mutirões de Mamografia e Papanicolau, mediante agendamento prévio feito nas UBSs.

   A estrutura de Saúde Mental do município é composta por dois Ambulatórios, o adulto com 3.770 pacientes em tratamento permanente e o NAIA, que funciona no Centro de Saúde I, na região central, voltado ao público infantil.

Franca sedia capacitação sobre programa Verde Azul

     A Prefeitura de Franca em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Comitê da Bacia Hidrográfica do Sapucaí Mirim/Grande e CBH Pardo, mais o Consórcio dos Municípios da Alta Mogiana (Comam), realizam nesta quinta-feira, 24, o módulo II de capacitação do Programa Município Verde Azul. O evento que reunirá comitivas da cidade e da região, será aberta às 8 horas, num dos auditórios do Uni-Facef, na av. Dr. Ismael Alonso y Alonso, 2400, bairro São José.

     A condução dos trabalhos, no período da manhã discutindo com os representantes das cidades aspectos mais técnicos, estará a cargo do coordenador estadual da Secretaria de Infraestrutura e Meio ambiente, José Walter Figueiredo. Representando a Prefeitura de Franca, o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta confirmou participação, ao lado da equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente, destacando que a cidade está pré-qualificada para as finais desse concurso, cujos resultados serão conhecidos no mês de dezembro.

Importância da participação

      É de grande importância a presença dos técnicos e profissionais representando as Prefeituras e instituições ligadas ao meio ambiente, tanto da cidade como dos municípios da região. Isso porque terão acesso a novas ideias de projetos e políticas públicas que já estão em desenvolvimento em outros municípios, trocar experiências com municípios da sua região, fortalecer e possibilitar articulações intermunicipais, e ainda por acréscimo, aperfeiçoar o desenvolvimento das “Ações Verde Azul”, aprimorando assim, suas práticas nas edições futuras.

    Essa será a primeira rodada de discussões que terá o andamento o dia todo, consistindo no debate de 16 tarefas identificadas com as boas práticas ambientais contempladas no programa ‘Ações Verde Azul’. Na parte matinal, focado em informes mais técnicos, com demonstração de experiências dos municípios, os trabalhos ocorrerão na sala 111. Na parte da tarde será no auditório ‘Edna Maria Campanhol’, no mesmo local. São aguardadas também as participações dos prefeitos e secretários municipais de Meio Ambiente.

Participantes

    Até essa quarta-feira, 23, a Secretaria de Infraestrutura contabiliza 29 municípios inscritos, totalizando 89 participantes. Destes, 34,8% são interlocutores, 16,9% são suplentes e 48,3% são outros agentes dos quadros técnicos municipais interessados na implantação da agenda ambiental municipal por meio do Programa Município Verde Azul. Municípios inscritos: Altair, Altinópolis, Aramina, Barrinha, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Divinolândia, Franca, Guará, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jardinópolis, Jeriquara, Miguelópolis, Mococa, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Restinga

     Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São Simão e Sertãozinho.

      A segunda rodada está prevista para o dia 17 de janeiro de 2020, na cidade de Altinópolis.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais