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Emdef conclui asfaltamento de rua da Vila Raycos

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     A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) conclui neste sábado, os serviços de drenagem e asfaltamento de um trecho da rua Vicente Raymundini, entre as ruas Américo Caravieri e Antônio Ribeiro Novo, na Vila Raycos. 
Com investimento superior a R$ 87 mil, essa era uma obra aguardada há cerca de 50 anos pelos moradores do local, tendo em vista que o loteamento do bairro é da década de 70. 
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela presidente da Emdef, Milena Bernardino, visitou na manhã desta sexta-feira, a execução dos serviços e conversando com alguns moradores, constatou a alegria e a satisfação das pessoas em receberem as melhorias tão aguardadas há anos, desde que passaram a residir no bairro. "Enfrentamos as resistências que existiam e estamos resolvendo mais esse problema, melhorando a qualidade de vida da nossa população e a valorização dos imóveis", declarou o prefeito.
     Maria Aparecida Carlovichi, aposentada, moradora no bairro há 25 anos, destacou que está muito contente com o asfalto, acabando com os problemas de sujeira e as doenças respiratórias registradas, devido a poeira. "A obra está ficando uma beleza. Agora, não vamos ter mais problemas com a poeira e o barro, durante as chuvas. Todos os moradores estão muito contentes e agradecidos", comemorou a moradora, proprietária de dois lotes no local.
     A presidente da Emdef explicou que, após a finalização dos serviços de asfaltamento neste sábado, as ruas estarão liberadas ao tráfego de veículos. Segundo ela, a sinalização vertical (placas) já está sendo instalada e na próxima semana, com a 'cura' do asfalto, serão executadas a limpeza, com o caminhão pipa das ruas Américo Caravieri e Antônio Ribeiro Novo, além da sinalização de solo, garantindo a segurança dos motoristas e pedestres. 
 

Ação Social convoca classificados em lista de espera do Renda Franca

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     O Conselho Gestor Intersetorial do Programa Renda Franca convocou, por meio de edital publicado na edição desta sexta-feira, do Diário Oficial do Município, 44 pessoas classificadas e que estão em lista de espera, que serão incluídas e poderão receber o benefício, mediante a participação obrigatória nos cursos de capacitação e geração de renda, exclusivos, oferecidos pelo Programa "Caminho para o Emprego".
     A nova convocação foi feita, tendo em vista que 44 pessoas foram desclassificadas do programa, por terem sido contratadas para uma vaga no mercado de trabalho e algumas pessoas por não terem participado de nenhum dos cursos de qualificação disponibilizados pela Prefeitura.
     A lei municipal 8.994, que instituiu o Programa Renda Franca determina que o benefício será concedido, mediante a frequência regular em um ou mais cursos de qualificação, igual ou superior à 85% das aulas teóricas e práticas, a ser informada mensalmente, pelo coordenador do programa à Secretaria de Finanças.
     O edital de convocação dos classificados do Programa Renda Franca orienta que os beneficiados façam a inscrição e participem do curso até o próximo dia 19. Os interessados deverão acessar o site https://rendafranca.franca.sp.gov.br/, tendo em mãos, o login e senha cadastrados durante a inscrição, visando obter um cupom para efetuar o cadastro no link do Programa "Caminho para o Emprego", no site da Prefeitura - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/, onde está disponível o curso, exclusivo, para os beneficiários do Programa Renda Franca. Todos os beneficiados deverão, obrigatoriamente, assistir as três aulas e responder o questionário anexo na descrição do último vídeo, que comprova a participação e oferece o direito ao recebimento do benefício, que será pago até o final deste mês. 
     O Programa Renda Franca oferece um auxílio financeiro de R$ 300,00, por um período de até três meses, para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, decorrente de ausência e insuficiência de renda durante a pandemia. Estão sendo contempladas pelo programa, 1.000 pessoas, que deverão obrigatoriamente, participar do curso oferecido pela Prefeitura. 
     O edital de convocação dos classificados do Programa Renda Franca publicado nesta sexta-feira, no Diário Oficial, poderá ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1851-13082021.pdf

Infraestrutura mantém reparos nos córregos

     As equipes de manutenção da Prefeitura seguem trabalhando na recuperação dos leitos dos córregos da cidade e nos últimos dias, um novo trecho comprometido foi identificado na avenida Hélio Palermo, próximo ao Pronto-Socorro Infantil. A Secretaria de Infraestrutura fez o desvio da água na cabeceira, a limpeza e concretagem tanto da base do canal, como das laterais.
     Em operação semelhante nos últimos dias, foram realizados reparos no Córrego Cubatão, entre os Jardins Consolação e Veneza, também no leito do canal. A Prefeitura mantém servidores habilitados que realizam vistorias periódicas em toda a extensão dos três principais córregos, cujo intuito é evitar que os problemas se agravem e acabem comprometendo o tráfego nos locais afetados. 

Convênio com CGU fortalece ações de transparência

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     A Prefeitura de Franca está empenhada em oferecer transparência nas suas ações, ampliando a participação da população, como forma de exercer maior controle e acompanhamento dos atos praticados. Um convênio recém firmado pelo município, com a Controladoria Geral da União (CGU), possibilitará a implantação do Sistema FALA BR, a ser utilizado pelos ouvidores para os registros das manifestações, possibilitando desta forma, a formalização de denúncias, através do site oficial do município.
     Por meio da Controladoria Interna tem buscado, dentro da sua missão institucional, a ampliação dos serviços de Ouvidoria, efetivando a política de implementação do Compliance e a efetivação de canal de denúncias. Nesse sentido, o prefeito Alexandre Ferreira encaminhou projeto de lei para a Câmara Municipal, instituindo a criação do Conselho de Usuários, com os novos membros e, logo depois, expedindo decreto, regulamentando o serviço.
     De acordo com as informações da Controladoria Interna do município,  o conselho visa trazer a participação popular para a Ouvidoria, com a avaliação das ações e programas do município, oferecendo sugestões junto ao Executivo. Dessa forma, com o convênio celebrado com a CGU, para tornar realidade o sistema FALA BR, esse canal será utilizado pelos ouvidores para os registros das manifestações, elaboração de relatórios, bem como a disponibilização de carta de usuários, o que dará oportunidade para que formalizem manifestações, sem a necessidade de se identificarem, através do site da Prefeitura. 
     Preparando para esse novo momento, os ouvidores foram treinados para que estejam habilitados para operacionalizar o sistema, garantindo maior efetividade do serviço. Lembrando que estão integrados nesse trabalho, também as Ouvidorias das secretarias de Saúde e da Educação, cujos servidores também passaram pela capacitação e estarão trabalhando em sinergia para garantir a efetividade do Serviço de Ouvidoria.
     A expectativa é que em breve, seja elaborado e publicado o edital de chamamento para composição do conselho, cujas regras e orientações estarão relacionadas no documento.

Saúde prossegue imunizando pessoas com 18 anos ou mais contra a Covid

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     Na próxima segunda-feira, 16, a Secretaria de Saúde prosseguirá imunizando as pessoas com idade de 18 anos ou mais, cujo atendimento foi iniciado no último sábado, com a realização de um mutirão.
     Para este dia, estarão disponíveis 5 postos de vacinação, sendo as UBS Brasilândia, Progresso, Santa Clara, Santa Terezinha e o Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação), funcionando das 07h30 às 16h.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
     Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais. 
 
1ª DOSE COMORBIDADES- As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas na próxima segunda-feira, 16, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados. A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE- Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer na próxima segunda-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina na próxima segunda-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
 
1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue na próxima segunda-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 12h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA-  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer na próxima segunda-feira, nas UBS Aeroporto 1, Leporace, Paulista e Horto, das 07h30 às 16h.
 
2ª DOSE - CORONAVAC- Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 16h, nas UBS Aeroporto 3, Ângela Rosa, Guanabara e São Sebastião, além da UBS Paulistano, das 13 às 16h.
 
ORIENTAÇÃO - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.
 

Vacina contra a Gripe Influenza será aplicada nesta segunda-feira

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     A Secretaria de Saúde informa que a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 16 até quarta-feira, 18, das 10h às 16h, na Escola Industrial, com entrada pelo Hall do Teatro. Poderão receber o imunizante, pessoas acima de 12 anos de idade, portando o documento de identidade com foto ou carteira de vacinação. 
     De acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde, já foram aplicadas 69.019 doses, sendo que os maiores percentuais de vacinação, estão entre as puérperas (68,1%), profissionais de saúde (61,4%), crianças (46,9%), idosos (46,5%), gestantes (45,6%) e demais públicos. 
     É importante lembrar que a vacina da gripe só poderá ser aplicada com intervalo de 15 dias, após o recebimento da vacina contra a Covid-19, sendo a primeira ou segunda doses. É necessária a apresentação do cartão de vacinação para avaliação da data. 

Franca registra abertura de cerca de 1 mil empresas e 5 mil empregos gerados em 2021

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     O Boletim Econômico da Secretaria de Desenvolvimento referente ao mês de julho, apontou que neste primeiro semestre de 2.021, a economia da cidade está se fortalecendo a cada dia, com a abertura de empresas e a geração de empregos.
     Segundo o relatório, que apresenta dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) - unidade de Franca, foram abertas neste ano, cerca de 1.000 novas empresas, chegando ao número total de 58.167 CNPJ’s ativos na cidade, incluindo MEIs (Micro e Pequenos Empreendedores Individuais) abertos pelo Portal do Empreendedor, que foram mais 300 novas empresas em média por mês, que atualmente representam em torno de 50% de todas empresas ativas no município.
     Já o número de postos de trabalho, gerados neste ano, foi de cerca de 5.000 trabalhadores, segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
     De acordo com o boletim, a tendência para os próximos meses é de ampliação desse saldo, com a retomada econômica mais efetiva no comércio local. 
     O prefeito Alexandre Ferreira avaliou o boletim econômico e comemorou os resultados obtidos com as ações que foram implantadas, visando estimular e fortalecer a economia da cidade. Dentre os projetos desenvolvidos, Ferreira destacou a abertura de linhas de crédito pelo Banco do Povo, a retomada dos cursos do Programa "Caminho para o Emprego", a implantação do Programa Emprega Franca, com vagas de trabalho e preparação dos candidatos e o Venda Legal, para auxiliar os vendedores informais. "Temos um longo caminho pela frente, mas a primeira batalha da pandemia, que eram os efeitos provocados pela Covid na saúde, nós estamos vencendo. Assim, como estamos também começando a virar o jogo na economia", disse o prefeito.
     A artesã Fátima Mantovani, 63 anos, moradora do bairro Nova Franca, procurou a Sala do Empreendedor, no último mês, para formalizar a sua empresa, como MEI. Há 10 anos, ela confecciona móveis e objetos de decoração, como puffs de isopor e de madeira, e já atende a grandes empresas.
     Segundo ela, a formalização do seu negócio trará inúmeros benefícios, principalmente nas questões previdenciárias, como  a aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença e pensão por morte (para a família). Para ter acesso a esses direitos, a contribuição do MEI é de apenas 5% do salário mínimo, o que equivale a R$ 61,00. Outras vantagens do MEI são a facilidade de abertura de empresas, baixos custos, acessos a créditos bancários, declaração de renda simplificada e a participação em cursos gratuitos de capacitação e geração de renda. 
     A Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento conta com atendimento especial voltado às orientações para a formalização de microempreendedores individuais, suporte para a obtenção de inscrição municipal e a emissão de notas fiscais de serviços eletrônica.  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, no térreo do prédio da Prefeitura. 
     O Boletim Econômico divulgado, mensalmente, pela Secretaria de Desenvolvimento, está disponível no site da Prefeitura, pelo link, https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/desenvolvimento-adm/boletim-economico.

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