Notícias
Praça e Avenida recebem limpeza no Éden e Santa Mônica
Conselho da Condição Feminina recebe inscrições para renovação do colegiado
Confira a programação da vacinação contra a COVID-19
Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)
A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes. Para segunda-feira, 26, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, das 12 às 18 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 12 às 18 horas.
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização no Centro
O prefeito Alexandre Ferreira se reuniu nesta quinta-feira, 22, com o presidente da ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), Tarciso Bôtto, e com o chefe da Vigilância Sanitária, Caio Carvalho, para estabelecer ações no Centro da cidade.
A associação apresentou ao prefeito uma demanda do empresariado local a respeito do comércio irregular na área central. Ficou estabelecido que, além das rondas e fiscalização já existentes da Vigilância, um fiscal descaracterizado estará, diariamente, nas ruas e praças para identificar a comercialização de produtos irregulares.
Alexandre Ferreira destacou as ações da Prefeitura, como o Venda Legal, para garantir que as pessoas possam trabalhar de forma regularizada. "Nós oferecemos saídas para esses vendedores que não têm alvará e que estão defendendo o sustento de suas famílias, como também buscamos ações para garantir a qualidade dos produtos vendidos. Oferecemos assessoria e consultoria através do Venda Legal e damos a solução para quem não tem alvará".
O presidente da Acif agradeceu as ações da Prefeitura neste final de ano e ressaltou a importância de sua continuidade em 2023. “A iniciativa vem ao encontro do que rege o Código de Postura do município e concorre para a organização do comércio local. É uma demanda dos empresários de Franca, capitaneada pela ACIF, e uma segurança do que prevê o Código de Defesa do Consumidor, como garantia de produtos, emissão de nota fiscal e demais obrigações”, disse.
Venda Legal
Desde 2021 a Prefeitura de Franca tem trabalhado para garantir a regularização desses vendedores na cidade. Para tanto, criou o projeto Venda Legal, que consiste na identificação e a organização do comércio irregular. Nesse programa, é possível ajudar os profissionais que atuam tanto no Mercado Popular Urbano como aqueles na condição de vendedores irregulares, no sentido de se organizarem. A partir de então, eles recebem suporte para melhorar os seus negócios, instalações, aquisição de produtos, podendo obter a juros baixos, créditos pelo Banco do Povo, por meio da Sala do Empreendedor, para impulsionar suas atividades de modo mais profissional e que atendam melhor às necessidades dos consumidores.
Festival de Natal leva cultura, música e encantamento à população
Milhares de pessoas passaram pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Franca, e assistiram aos espetáculos e shows gratuitos durante os três dias do Festival de Natal, que terminou nesta quarta-feira, 21.
Música, teatro, dança e literatura se fizeram presentes durante o Festival, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com o objetivo de fomentar a cultura, valorizando os artistas locais que, nesses três dias, puderam apresentar seus trabalhos.
Na quarta, o Festival de Natal começou com o projeto “Música em Todos os Cantos”, às 17 horas, além de Folia de Reis, com a Associação Folclórica de Franca. Os artistas deram lugar ao Coral da Secretaria de Educação, que fez um Especial de Natal. Em seguida, duendes do Ensemble Vocal, grupo da OSF (Orquestra Sinfônica de Franca) e figuras natalinas apresentaram “Um Conto de Natal”, encerrando o festival com beleza e encanto.
Mateus Caetano, presidente da FEAC, falou sobre a importância e valorização dos artistas, e enfatizou que, para 2023, estão previstas mais ações culturais em Franca, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira. “Será um ano de ainda mais trabalho na cidade, sendo possível difundir diversas formas de arte, seja através de festivais, como também através do Bolsa Cultura, que terá um aumento de 25% em seu valor para os artistas contemplados”, disse.