Email  

Notícias

Programação da vacina contra Covid-19 para sexta-feira

 Vacinacao
     A programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 contempla para esta sexta-feira, 27, o atendimento em 7 postos, funcionando das 8 às 16h. 
 
 
1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA
     Para esta sexta-feira, 27, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada nas UBS's Paulista e Luíza, das 8h às 16h. 
     As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.
     Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
 1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis na UBS Estação, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
     Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.
 
 
1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) /  3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas nesta sexta-feira, na UBS Ângela Rosa, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer. 
     As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
     Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.
    As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.
 
 
1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC
     A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis na UBS Estação, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e a terceira doses da vacina Astrazeneca para pessoas com 18 anos ou mais e a aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis na UBS Santa Clara, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 
 
1ª, 2ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira, segunda e a terceira doses para pessoas, com 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais, da vacina Janssen, observando o intervalo de quatro meses do recebimento da terceira dose, estarão disponíveis nas UBS's Brasilândia e Aeroporto 3, das 8 às 16h. Os interessados deverão apresentar o CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a primeira dose. Para a terceira aplicação será necessária a apresentação do comprovante das doses anteriores. 
 

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

WhatsApp Image 2022 05 26 at 09.08.12 1 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
     Para esta sexta-feira, 27, estarão disponíveis as UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Leporace, Aeroporto 1, São Sebastião, Progresso e Santa Terezinha, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza 
     Para esta sexta-feira, 27, a Campanha de Vacinação contra a Influenza continuará atendendo os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, além dos demais públicos como caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades nas UBS's Santa Clara, Ângela Rosa, Estação, Brasilândia, Paulista, Luíza e Aeroporto 3, das 8 às 16h.
     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Leporace, Aeroporto 1, São Sebastião, Progresso e Santa Terezinha, no horário das 8 às 16h.
     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Brasilândia, Paulista, Luíza e Aeroporto 3, no horário das 8 às 16h.
 
 

Saúde chega a mais de 5.800 consultas de ginecologia, com 41% de ausências de pacientes

 DSC 2052
     Um levantamento da Secretaria de Saúde divulgado nesta quarta-feira, 25, apontou que já foram oferecidas 5.896 consultas de ginecologia, através do Programa 'Mais Consultas', desde o início do projeto, em dezembro de 2.021 até este mês. Dessa quantidade de consultas agendadas, foram atendidas 3.578 pacientes, representando uma ausência de 41% das mulheres nos agendamentos feitos. Ou seja, 2.318 pessoas não compareceram ao atendimento dos profissionais. 
     Atualmente, duas empresas estão credenciadas, por meio de chamamento público para a prestação dos serviços, sendo que em uma delas, as consultas previamente agendadas são oferecidas às segundas-feiras, das 7 às 18h e às terças-feiras, das 13 às 18h. A outra empresa oferece os atendimentos às terças-feiras, no período da tarde, na UBS Luíza e na manhã de sexta-feira, na UBS do Jardim Planalto.
     Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressaltou a importância das mulheres manterem os seus cadastros atualizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como telefones e endereço, visando facilitar a localização. Segundo ela, a secretaria está enfrentando dificuldades para entrar em contato com as pacientes, que não atendem às ligações. "É muito importante que as mulheres fiquem atentas aos contatos da secretaria para que as consultas sejam agendadas e as pacientes recebam o atendimento ginecológico", disse.
     A secretária destacou que, nos próximos três meses, a partir de junho, serão oferecidas 1.000 consultas, por mês. Neste sentido, a partir deste sábado, 28, a secretaria começará a entrar em contato com as pacientes que estão na lista de espera das unidades, visando o agendamento das consultas. Se após o terceiro contato, não for possível localizar as pessoas, as solicitações serão retiradas da lista de espera. 
    Além das duas empresas credenciadas para o Programa 'Mais Consultas', a Prefeitura conta com 13 médicos ginecologistas, que atuam na rede municipal, que oferecem atendimento, preferencialmente, a uma média de 1.500 gestantes, por mês.
     A Secretaria de Saúde solicita para que as pacientes compareçam às consultas ou avisem com antecedência, ocorrendo algum impedimento de última hora, pois, desta forma, outra paciente pode ser incluída e atendida. Os telefones para contatos são (16) 3707-4900 ou 0800-540-9000.

Após mais de 20 anos, Franca recebe apresentação da Esquadrilha da Fumaça

 fumaca
     Após mais de 20 anos, Franca será contemplada com uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça, neste domingo, 29, no Aeroporto Estadual 'Tenente Lund Presotto, com entrada gratuita. A última apresentação na cidade foi registrada nos anos 90.
     A demonstração da equipe da Esquadrilha da Fumaça, que completou neste mês, 70 anos, faz parte do 1º Aero Franca, que está sendo organizado pelo Aeroclube de Franca, em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento, Segurança e FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura).
     A programação do evento terá início a partir das 8h, do próximo domingo, com a realização de voos panorâmicos de helicópteros, seguidos da Exposição Aeromodelismo e Aviões. A partir das 10h, está prevista a chegada da Esquadrilha da Fumaça, com apresentação da fanfarra do Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013) e hasteamento das bandeiras.
     A apresentação da equipe de Pirassununga terá início, impreterivelmente, às 16h e os organizadores do evento, solicitam às pessoas interessadas em assistir, para que cheguem ao local, com antecedência mínima de duas horas. 
     Ao todo, virão para Franca, 9 aeronaves, sendo 7 utilizadas na apresentação, uma do piloto que fica em solo, realizando a locução e outra para apoio. Antes da decolagem, os sete pilotos acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o Líder da Esquadrilha, marchando até os aviões e iniciam as ações necessárias para a partida das aeronaves. Após, todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo, que terá previsão de 50 minutos de duração. 
     O evento contará também com áreas de alimentação, estacionamento com segurança privada e voos panorâmicos de helicópteros, com cobrança individual, cujos passeios poderão ser agendados pelo telefone (16) 99636-0657.
     O 1º Aero Franca será realizado no Aeroporto Estadual de Franca 'Tenente Lund Presotto', localizado na Rodovia Rio Negro e Solimões, Km 399. O público terá acesso ao evento pelas laterais dos hangares do Aeroclube de Franca. 
 
Esquadrilha da Fumaça
     A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar. Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro. Completando 70 anos de existência em 2022, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

Prefeitura reforça sistema de galerias na Vila Nicácio

 DSC 5991
     A Prefeitura está com as obras de implantação de novos ramais de galerias, em andamento, para a captação das águas pluviais da Vila Nicácio, a partir da rua Gonçalves Dias até a Torquato Caleiro. Em razão dos serviços conduzidos pela Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), durante o período de trabalho, o trânsito pela rua Torquato Caleiro (sentido Estação) está sendo interrompido, com duas opções de desvios no cruzamento com as ruas Coronel Tamarindo e Boa Vista.
     De acordo com os responsáveis pelo acompanhamento do trabalho, a previsão é terminar a implantação da nova tubulação até final do próximo mês.  Esse projeto de ampliação do sistema de captação das águas faz parte do plano de contingenciamento anunciando pelo prefeito Alexandre Ferreira e tem o objetivo de prevenir problemas de inundações, em períodos de fortes chuvas.
     Está sendo instalada uma rede complementar de tubulação, com diâmetros variando de 400m a 800 metros na rede principal, com extensão aproximada de 350 a 400 metros. Serão captadas as águas vindas das vielas existentes, a partir das ruas José de Alencar e Gonçalves Dias. 
     Os recursos aplicados pela Prefeitura são de R$ 373 mil.  A rede está sendo canalizada até uma caixa de contenção já existente, na própria rua Torquato Caleiro, alguns metros acima do cruzamento com a rua Coronel Tamarindo, de onde seguirá o curso normal em ramal já existente até o Córrego dos Bagres.

Passeio Ciclístico será uma das atrações da Semana do Meio Ambiente

 ciclismo
     Uma programação especial está sendo preparada pela Prefeitura de Franca, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Através da Secretaria de Meio Ambiente, diversos acontecimentos serão realizados a partir do dia 2, quando está prevista a exibição de um Painel On-line, com três especialistas abordando a temática ‘Maneiras Acessíveis de Tratamento de Água’, seguindo até o dia 17, quando haverá uma ação integrada  com a comunidade na praça ‘Alves de Oliveira’, no Jardim Bueno.
     O Passeio Ciclístico previsto ocorrerá no dia 5 de junho, com saída às 8h, da Secretaria de Meio Ambiente (Av. Nazira Aidar, Jardim Redentor), prosseguindo até o Jardim Zoobotânico, onde haverá uma breve recepção com fornecimento de frutas e água aos participantes. Dali, com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, auxiliando na orientação do trânsito, todos prosseguirão até o Posto Paineirão, na rodovia Cândido Portinari. Nesse local, está prevista a inauguração de um pórtico, contendo os principais roteiros para trilhas na região, em que o ciclista poderá conferir o percurso, através do QR Code.
     Junto com as informações sobre as trilhas da região, o participante poderá conhecer e consultar orientações de educação ambiental, bem como sobre animais típicos que poderão ser vistos durante o percurso. O evento será concluído com o retorno à Secretaria de Meio Ambiente.
 
 
Trilha da Pedreira 
     Para o dia 12 de junho, está confirmado o Passeio Ciclístico, mediante parceria com a Unifran, compreendendo o percurso denominado ‘Trilha da Pedreira’. Nele, os ciclistas se reunirão no ponto de início, localizado na Avenida Manoel Jacinto Neto, entre os Residenciais Franca Polo e Zanetti, região Sul. Haverá uma breve apresentação sobre os objetivos propostos através do evento. 
     Neste dia, os ciclistas farão a coleta dos resíduos descartados ilegalmente ao longo do percurso. Haverá um caminhão de apoio para depositar os resíduos e outro para o apoio aos ciclistas, levando água. No final do trajeto, haverá uma tenda com estudantes de Educação Física, Nutrição, Ciências Biológicas e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, distribuindo frutas e água para os participantes.
     Ao longo desse período será feita também a  distribuição de folhetos com informações gerais de boas práticas ambientais, junto aos estudantes da rede de ensino. Para o dia 17 de junho, fechando a programação da Semana Ambiental, a partir das 17h, será feito um trabalho de Educação Ambiental na Praça ‘Alves de Oliveira’, conhecida como Praça do ‘Skate’, no Jardim Bueno. Junto com as equipes ambientais da Prefeitura, participarão skatistas, professores da modalidade e os moradores das imediações. Após o trabalho de educação ambiental, os organizadores vão preparar um aulão de skate aberto a toda a comunidade, a partir das 19h. Na mesma ocasião todos os participantes serão convidados a participar de uma limpeza coletiva.
   

Segurança repõe placas pichadas e busca identificar infratores

 DSC 6018
     A Secretaria de Segurança, através do Departamento de Trânsito, está com equipes mobilizadas, diariamente, num trabalho de reposição de placas de trânsito pichadas por atos de vandalismo. Esse tipo de ocorrência tem sido registrado com maior frequência, causando prejuízos aos cofres públicos, degradando a paisagem urbana e colocando em risco a segurança dos pedestres e dos motoristas.
     Ao mesmo tempo em que procura fazer as substituições das placas de trânsito pichadas, as autoridades da área estão empenhadas numa estratégica para identificar os infratores. Esse tipo de ação é caracterizada como crimes Ambiental e Dano ao Patrimônio Público e a Guarda Civil, flagrando essa prática ou comprovando a autoria do delito, pode lavrar multas, além de encaminhar o autor à Central de Polícia Judiciária, estando sujeito à Pena de Detenção de seis meses a três anos.
     Os números mais recentes indicam que foram substituídas entre abril até o momento, pelo menos 228 placas, sendo que em torno de 150 delas foram objetos de pichações parciais ou totais, além de outras 78 que precisaram ser trocadas, em razão do desgaste natural pelo tempo e decorrente dos estragos causados por acidentes. 
     Nos casos das pichações, as denúncias devem ser feitas à Guarda Civil pelos telefones 153 ou (16) 3724-1033.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais