Email  

Notícias

Chuvas causam estragos e mobilizam equipes da Prefeitura

WhatsApp Image 2021 10 28 at 17.37.24 
     As fortes chuvas que caíram sobre Franca, no final da tarde da última quarta-feira, causaram problemas em diversos locais, exigindo a pronta intervenção das equipes da Prefeitura e a estrutura da Defesa Civil, contando com os apoios do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A maior incidência de registros envolveu inundações e danos no asfalto, em virtude de bocas de lobo obstruídas, além de grades de proteção arrancadas nas pontes dos Córregos dos Bagres e Cubatão.
     A equipe da Secretaria de Infraestrutura se deslocou de imediato a local, inicialmente para fazer a sinalização preventiva e depois a remoção das grades para reparos e recolocação nos locais, assim que possível. Também numa das pistas marginais do Córrego dos Bagres (Av. Antônio Barbosa Filho), entre os pontilhões das ruas General Telles e Osório algumas placas de asfalto chegaram a ser arrancadas, mas as equipes da Emdef entraram em ação realizando os remendos antes do meio dia.
 
     Incidência de chuvas 
     Informações obtidas junto ao Serviço de Meteorologia do 7º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Metrologia), que funciona no Aeroporto ‘Tenente Lund Presotto’, constataram que o volume de chuva na quarta-feira chegou a medida máxima nesse período pós-estiagem, ou seja 43,2 mm. Um outro dado interessante é que a média de chuva para este mês, em Franca, é de 130 a 140mm, mas até o dia 27, havia sido superado, chegando a 201mm.

Força tarefa identifica produtos roubados em desmanches

WhatsApp Image 2021 10 28 at 14.45.50 
      Uma força tarefa composta por representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Vigilância Sanitária, desencadeou na manhã desta quinta-feira, uma série de averiguações em locais que identificaram como possíveis focos de comercialização de cabos elétricos e outros objetos furtados. A mobilização produziu os primeiros resultados, logo nas abordagens iniciais, com uma quantidade grande de cabos de energia encontrados em uma sucata localizada na Vila Santa Terezinha e, logo depois, em outro depósito de sucata no bairro Miramontes, foi encontrado um aparelho subtraído de uma academia ao ar livre.
      De acordo com o Sub-Inspetor Fernandes, da Guarda Civil Municipal, essa operação foi apenas o começo de um trabalho bem mais amplo e constante que passará a ser realizado, com o objetivo de frear os furtos constantes de cabeamento nas redes de energia. Somente nas últimas semanas, seguidas ocorrências dessa natureza foram registradas entre os bairros Nova Franca e Jardim Redentor, além do Parque Leporace, gerando prejuízos materiais e uma série de transtornos ao trânsito.

Arrastão de Limpeza atenderá 12 bairros neste sábado

DSC 5518 
      A Secretaria de Meio Ambiente realizará neste sábado, 30, mais uma edição do Arrastão de Limpeza, visando atender os 12 bairros da Região Sul da cidade. Os moradores da Morada do Verde, Jardins Alvorada, Aeroporto I, II, III, IV e bairros adjacentes, poderão se preparar realizando a separação dos itens para o descarte. Poderão ser destinados, móveis e utensílios domésticos, eletrônicos, pneus, latas e outros. A equipe passará recolhendo os materiais em geral, a partir das 7h. 
     O Arrastão de Limpeza é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, realizado sempre no último sábado de cada mês para atender todos as regiões da cidade.  O serviço de recolha, tem por objetivo, facilitar o descarte correto de materiais que não serão mais utilizados pela população, manter os bairros limpos e livres de criadouros do mosquito da dengue. 
     Confira a relação completa dos 12 bairros, que receberão o Arrastão: 
 
01) Morada do Verde
02) Vale da Lua Azul
03) Jardim Alvorada (anexo ao Parque Novo Mundo)
04) Parque Novo Mundo
05) Jardim Primavera
06) Parque das Árvores
07) Jardim Aeroporto I
08) Jardim Aeroporto II
09) Jardim Aeroporto III
10) Jardim Aeroporto IV
11) Jardim Aviação
12) Jardim Santa Bárbara e Prolongamento

Repartições municipais fecham na véspera e feriado de Finados

DIP 2700 copiar 
      O decreto municipal 11.340, de 15 de outubro, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira transferiu, em caráter excepcional, o ponto facultativo do deste dia 28 de outubro (Dia do Servidor Público) para o dia 1º de novembro. Desta forma, as repartições municipais terão expediente normal nesta quinta e sexta-feiras e estarão fechadas nos dias 1º e 2 de novembro (feriado de Finados). 
      Desta maneira, o expediente nesta sexta-feira será encerrado às 18h, na rede de Unidades Básicas e será retomado no dia 3, quarta-feira, às 7h.  No prédio da Prefeitura, o atendimento vai até às 16h e será depois retomado na próxima quarta-feira, às 8h30. 
      As exceções de funcionamento ficarão por conta das repartições que prestam serviços considerados essenciais, de urgência e emergência,  que seguem 24h, como os dois Prontos-Socorros (Álvaro Azzuz e Magid Bachur Filho), duas UPAS (Aeroporto I e Anita), além dos Conselhos Tutelares, Guarda Civil Municipal, Abrigo Provisório, Guarda Civil Municipal, Casa de Passagem e CAPS, todos estes em regime de plantões. 

Prefeitura assina termo de colaboração para a Decoração de Natal

DSC 0056 
     O prefeito Alexandre Ferreira sancionou na manhã desta quarta-feira, 27, a lei municipal 9.086, cujo projeto foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária da última terça-feira da Câmara Municipal, visando a celebração do Termo de Colaboração com a ACIF para a instalação da decoração de Natal.  A lei será publicada na edição desta quinta-feira, 28, no Diário Oficial do Município. 
     Durante o ato realizado no Gabinete, que contou com a presença de vereadores, diretoria, gestores da ACIF e empresários, Alexandre Ferreira destacou a importância desta parceria com a Associação Comercial, tendo em vista que a cidade sofreu um desgaste considerável na economia, empregos e serviços durante a pandemia e visando a retomada gradual das atividades, a ornamentação natalina vai impulsionar as vendas no comércio, gerando emprego, renda e lazer para todas as famílias. O tema escolhido para a decoração de Natal deste ano é 'Natal da Esperança'. "Queremos mudar o astral da cidade. Nós precisamos começar a produzir, em função de tudo o que passamos e perdemos durante a pandemia. É hora da esperança e fazer uma cidade melhor", explicou. 
     Segundo o prefeito, serão investidos R$ 960 mil de recursos próprios, além da contrapartida da Acif, de R$ 260 mil, o que vai possibilitar que as luzes, árvores decorativas, atividades culturais e enfeites de Natal sejam levados não só para a área central da cidade, nas praças Nossa Senhora da Conceição, Barão, Carlos Pacheco, além do prédio do Colégio Champagnat, mas também para os bairros da cidade, atendendo as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. O mesmo vai acontecer com a tradicional Casinha do Papai Noel, que ganhará uma versão itinerante. 
     Durante o seu pronunciamento, Alexandre Ferreira agradeceu a Câmara Municipal pela aprovação da proposta, vislumbrando os benefícios  que a iluminação natalina trará para o fortalecimento da economia local neste final de ano, motivando e atraindo não só os francanos, mas também moradores de cidades de toda a região. 
     Ferreira fez questão de explicar que os recursos municipais que serão investidos para a instalação da decoração de Natal são específicos para esta finalidade e não irão comprometer os demais serviços e atendimentos prestados pela Prefeitura. "Neste ano, já investimos R$ 50 milhões na Saúde, cerca de R$ 28 milhões na Assistência Social, estamos com projetos importantes para a Educação e Infraestrutura, com recapeamento e tapa-buracos. Todas as áreas receberam investimentos e, agora, a ornamentação de Natal fará a cidade respirar ares melhores", disse o prefeito.  
     João Bastista de Lima, vice-presidente da Acif, falou que este é o grande presente de final de ano para os empresários francanos. "O nosso anseio é repaginar a cidade, criar uma motivação para que o nosso comércio possa ter um atrativo maior de visitação, gerar mais emprego, movimentar a economia. Que os moradores da região possam estar presentes e ver o que estamos fazendo e oferecendo para o final do ano.      É uma mola precursora para comerçarmos 2.022 com o pé direito, gerando mais emprego, criando um otimismo para trazer de volta a cidade ao patamar que ela se encontrava antes da pandemia", declarou ele, estimando que o início da instalação da decoração natalina será iniciada nos próximos dias, com previsão de acionamento de boa parte do projeto no final de novembro, aniversário da cidade. 
     O Instituto de Economia da ACIF estima que o Natal gere cerca de três mil novos empregos, no período e injete mais de R$ 44 milhões na economia local. 

Com queda nos casos de Covid, Pronto-Socorro volta a atender quadros clínicos

DSC 9963 
     A Prefeitura de Franca anunciou que o PS Adulto passará a partir do próximo dia 5 de novembro, a atender também os casos clínicos. 
     Neste ano, a cidade viveu a fase mais crítica da pandemia, quando foi registrada uma média de 184 casos por dia. Atualmente, seguindo informações da Vigilância Epidemiológica, são 34 casos diários, em média. No dia 14 de janeiro, a cidade confirmou 441 casos da doença. 
     Devido ao avanço da vacinação, com 83% da população imunizada com, pelo menos uma dose, o que resultou na diminuição da quantidade de casos, aliado as ações da Prefeitura, a Secretaria de Saúde está reorganizando os atendimentos no pronto-socorro e nas UPA’s (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, aumentando a quantidade de leitos para 30 unidades, visando o atendimento a casos clínicos gerais. 
     A Prefeitura informou também que os equipamentos adquiridos para o funcionamento dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), devido ao encerramento das atividades da Ala Covid, estão sendo instalados no Pronto-Socorro e nas UPA’s, aperfeiçoando a estrutura dessas unidades, o que irá refletir no atendimento aos pacientes, que terão um suporte mais avançado. Dentre os equipamentos estão cardioversor, monitor multiparamétrico, camas, ventiladores pulmonares e de transporte, secadora de traqueia, mesas para refeição beira leito e auxiliares, cadeiras de roda, dentre outros.
     Mesmo com a retomada dos atendimentos a casos clínicos no Pronto-Socorro que, há cinco meses foi transformado em Pólo Covid (maio), a unidade de emergência continuará atendendo os casos da doença, em um espaço independente e reservado dos gerais, desde a recepção e acolhimento aos pacientes com suspeitas, consultórios médicos, setor para medicação, leitos e alas de atendimento. Os testes de Covid passarão a ser o RT-PCR, com a coleta de amostra pelo nariz e garganta do paciente. 
     
 

Confira a programação da vacina contra a Covid para esta quinta-feira

Vacinacao 
     A programação da Secretaria de Saúde para a vacinação contra a Covid-19 para esta quinta-feira, 28, contempla o atendimento para as pessoas com 12 anos ou mais, para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nas UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 1 e 3, Brasilândia, Horto, Luíza, Santa Terezinha, Estação, Planalto, Paulista e Santa Clara, no horário das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .   
     Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses continuará nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
       A segunda dose da Astrazeneca estará disponível nas UBS Progresso, das 07h30 às 16h.
 
 
2ª Dose - Pfizer
      As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta quinta-feira, nas UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 1 e 3, Brasilândia, Horto, Luíza, Santa Terezinha, Estação, Planalto, Paulista e Santa Clara, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
    A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta quinta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
      O atendimento será prestado nas UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 1 e 3, Brasilândia, Horto, Luíza, Santa Terezinha, Estação, Planalto, Paulista e Santa Clara, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
      As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
      São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:  imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
    A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 28 de abril,  está prevista para as UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 1 e 3, Brasilândia, Horto, Luíza, Santa Terezinha, Estação, Planalto, Paulista e Santa Clara, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais