Email  

Notícias

Handebol de Franca estreia domingo na Liga Paulista

Hand Fr masc 02.09.21 
     As três equipes de Handebol de Franca, masculina e feminina (adulta, sub-21 e juvenil), apoiadas pela FEAC, terão estreias no próximo domingo, 5, na Liga Estadual Paulista de Handebol, com as disputas no ginásio ‘Amauri Destro’, no Complexo Poliesportivo. 
     Os confrontos previstos serão realizados a partir das 10h, começando com o Hand Masculino  Sub 21 de Franca contra Mococa, depois o Hand Feminino, entre Franca e Campinas, no adulto e às 12h30, no mesmo local, no masculino, Franca e Rio Claro. 
     No feminino, Franca está no grupo ao lado de Campinas/Patrulheiros, Campinas/ACH, Associação Marília e Indaiatuba. Sairão classificadas para as semifinais, as quatro equipes melhores colocadas, com previsão de encerramento na primeira quinzena de dezembro.
     No masculino sub 21, além de Franca/FEAC estão na disputa, as cidades de Louveira, Itatiba, Campinas e Mococa. 
     Na categoria juvenil, também no masculino, junto com Franca/FEAC, estão na disputa Rio Claro, São João da Boa Vista, Sorocaba, Campinas, Louveira e Atibaia. O critério de classificação para as etapas de semifinais é o mesmo aplicado no feminino, com os quatro primeiros colocados.

Jovens do Primeira Chance iniciam capacitação e atividades na Prefeitura

DSC 8200 
     Foram realizadas nesta quarta-feira, 1º de setembro, as cerimônias de recepção e posse aos 70 adolescentes e jovens aprendizes, aprovados e classificados no processo seletivo realizado para o Programa Primeira Chance. 
    O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Marina Mattos e a supervisora regional do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), Andréia Inocêncio, esteve presente ao evento e falou sobre a importância do Programa Primeira Chance, onde os adolescentes e jovens de 14 a 22 anos terão a oportunidade de vivenciar todo o processo administrativo da Prefeitura, podendo apresentar suas experiências e opiniões a respeito dos serviços públicos, contribuindo para a melhoria dos atendimentos. "É um aprendizado e uma oportunidade grandes. Eles vão receber salário, podendo auxiliar no orçamento familiar, receber treinamento e qualificação da Prefeitura para depois conseguirem acessar um emprego, com carteira assinada. Serão cidadãos produtivos economicamente para a família. Adultos responsáveis, com a possibilidade de melhorar a vida das pessoas", comentou o prefeito. 
     Marina Mattos, secretária de Administração e Recursos Humanos, explicou que a partir desta quinta-feira, 2, os jovens aprendizes iniciam a capacitação inicial, que será ministrada de forma on-line, pela equipe do CIEE, com carga horária de quatro horas, durante o período de 14 dias. A formação será desenvolvida no sistema remoto até o final deste ano, passando a ser presencial a partir do próximo ano. 
     A previsão é que os recém contratados iniciem suas atividades nas secretarias e departamentos da Prefeitura, na última semana deste mês, com atribuições que deverão ser compatíveis com a formação técnico-profissional oferecida pela entidade qualificada em Programa de Aprendizagem, que tenha por objetivo, a assistência ao adolescente e à educação profissional.
     Os aprendizes terão jornada de trabalho de 20 a 30 horas semanais, que deverá ser cumprida paralela a realização do curso de Auxiliar Administrativo, que será ministrado pelo CIEE, empresa vencedora da licitação, que será responsável pela formação técnico-profissional durante o contrato dos aprovados por um período de até dois anos. A remuneração será de meio salário mínimo, o que equivale a R$ 550,00, acrescida dos vales alimentação e transporte.
     O processo seletivo do Programa Primeira Chance, realizado pela Prefeitura neste ano, atende a pessoas em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema socioeducativo ou em cumprimento de medidas socioeducativas, cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda, em situação de acolhimento institucional ou egressos do trabalho infantil, atendidos e encaminhados pela Secretaria de     Ação Social, regularmente matriculados e frequentando os Ensinos Fundamental, Médio ou Médio Técnico, incluída a Educação de Jovens e Adultos ou tê-los concluído.

Saúde prossegue vacinando pessoas a partir de 15 anos contra a Covid

arte vacina 020921 
     A programação da Secretaria de Saúde para a vacinação contra a Covid-19, em Franca, prossegue nesta quinta-feira, 2, atendendo as pessoas com idade entre 15 a 17 anos, sem comorbidades, além dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos, que apresentam comorbidades, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), com a mesma idade, além de pessoas com deficiência permanente, na mesma idade.
    O atendimento para todos esses públicos será prestado das 07h30 às 16h, em 6 postos de atendimento, sendo as UBS Aeroporto 1, Guanabara, Horto, Brasilândia, Ângela Rosa e Internacional Esporte Clube.  
    As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e comprovantes de endereço e de comorbidades ou laudos médicos, originais e cópia.
    A Secretaria de Saúde reforça que todas as pessoas menores de idade deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .
    As comorbidades incluídas como prioritárias pelo Governo do Estado são: - Diabetes Mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas; Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatias associadas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas (AVC hemorrágico e isquêmico, ataque isquêmico transitório, demência vascular, doenças neurológicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, deficiência neurológica grave); Doença renal crônica ou Síndrome Nefrótica; Imunossuprimidos (Portadores de HIV, doenças inflamatórias imunomediada em atividade e em uso  de Prednisona, com doses maiores de 10mg/dia ou em pulsoterapia; Indivíduos em uso de imunossupressores ou com deficiências primárias; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos 6 meses; Neoplasias hematológicas; Doença falciforme e Talassemia maior; Obesidade mórbida com IMC > 40, Cirrose Hepáticachild - PUGH A, B ou C, além de pessoas com deficiências permanentes graves, como limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escada; pacientes com grandes dificuldades ou incapacidades de ouvir ou enxergar, deficiência intelectual permanente, que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, frequentar a escola, brincar, entre outras. Devido ao critério de priorização da vacina, as pessoas que pertencem ao grupo de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Programa de Benefício de Prestação Continuada), deverão comprovar o recebimento do auxílio.
     A relação das comorbidades e comprovantes que deverão ser apresentados poderá ser consultada pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19




Pessoas com 18 anos ou mais sem comorbidades
     A Secretaria de Saúde informou que, para prosseguir com a imunização das pessoas com idade de 18 anos ou mais, sem comorbidades, aguarda o recebimento de um novo lote de doses das vacinas contra a Covid-19 pelo Governo do Estado.
     A secretaria comunicou ainda que já informou o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde e a GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado) sobre a necessidade do encaminhamento de novas doses para o atendimento aos públicos alvos da campanha contra a Covid. 



1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prosseguirá nesta quinta-feira, na UBS Paulistano, no período das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.



2ª Dose - Astrazeneca
    As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer também nesta quinta-feira, nas UBS Santa Clara e Progresso, das 07h30 às 16h.



2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
    Já para a Coronavac, o atendimento será prestado das 07h30 às 12h, na UBS Paulistano e 07h30 às 16h, nas UBS  Santa Terezinha, São Sebastião, Leporace e Paulista.

Prefeitura apresenta ações para amparar pessoas em situação de rua

DSC 8143 
      A Prefeitura de Franca anunciou nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Programa Dignidade para amparar as pessoas em situação de rua. 
      O prefeito Alexandre Ferreira, durante transmissão ao vivo pela página oficial da Prefeitura, no Facebook, explicou que em 2.016 quando deixou a Prefeitura, havia o registro de 255 pessoas em situação de rua. Quatro anos depois, ao retornar, esse quadro dobrou, chegando a 514. Diversas intervenções, foram implementadas emergencialmente, sendo que hoje 88 pessoas estão sendo atendidas e novos serviços foram criados, como o de Abrigo e Pernoite e 14 outras pessoas,  já estão acolhidas no Projeto Moradia Primeiro, em que a Prefeitura paga o aluguel e faz o acompanhamento social.
      Com isso, a Prefeitura está eliminando aquela situação que se formava sob o viaduto Dona Quita, na Av. Major Nicácio e fará o mesmo no canteiro central da Av. William Azzuz, na Vila Gosuen (no local na semana que vem será iniciada a construção de um Centro Esportivo) e na antiga Estação Mogiana, o mesmo será feito. O prédio será revitalizado e transformado num espaço misto, com equipamentos culturais e de comércio, onde as pessoas serão retiradas e assistidas. Junto com a reforma, será instalada nova iluminação e outras melhorias para maior segurança de todos naquelas adjacências.



Medidas preliminares
      Durante a apresentação, o prefeito Alexandre Ferreira destacou que a partir de março, foram implantados dois novos serviços, o de Abordagem Social e o Acolhimento Noturno para as pessoas em situação de rua. 
      Dois meses depois, após cumprir todos os procedimentos legais, em maio foi instalado o Espaço Dignidade, que passou a sediar também o Acolhimento Noturno de Pernoite e o Serviço de Abordagem Social.  
      O trabalho prosseguiu e desde junho, o Programa Dignidade mobilizou ações, através da assistência social, Serviços de Abordagem Social e Acolhimento Noturno, Abrigo, Casa de Passagem, Consultório na Rua e lideranças comunitárias da região da Vila Gosuen, para um diagnóstico que subsidiou as ações de revitalização previstas e amparo às pessoas em situação de rua nas imediações daquele local e outros identificados.
      Dentro dessa programação, nos próximos dias, confirmou Alexandre Ferreira, a Prefeitura  começa as obras de revitalização na Vila Gosuen, com a implantação de uma unidade da rede CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer). Terá mais, a parte social e cultural, contempladas com a implantação de um Núcleo de Serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes e aulas de esporte sob a coordenação da FEAC, com a oferta de cursos e oficinas diversas, para atendimento tanto do público adulto, como das crianças. A preocupação é oferecer qualificação para que essas pessoas possam ser inseridas no mercado de trabalho. 



Moradia

 

      A partir do diagnóstico inicial, na Vila Gosuen e que foi estendido às pessoas em situação de rua no Viaduto Dona Quita e prédio da Antiga Estação Mogiana, a Prefeitura colocou em prática o Projeto Moradia Primeiro, com  acesso de pessoas em situação crônica de rua a uma moradia segura e integrada à comunidade. Ao ser beneficiada com o benefício, a pessoa passa a ser acompanhada por uma equipe técnica especializada, com o objetivo de responder às demandas apresentadas e apoiá-las a permanecerem na moradia. 
      A partir dessa semana foram definidas as linhas gerais para as obras de revitalização da antiga Estação Mogiana, com previsão de que a licitação seja aberta entre dezembro e janeiro para a execução dos serviços projetados.  Será algo grandioso que transformará o aspecto da região da Estação, com lazer, cultura e incentivo à economia. Foi lembrado também, que nas últimas semanas, em decorrência das baixas temperaturas, a Prefeitura ampliou em 98, as vagas de acolhimento emergencial, contando com ajuda da sociedade, sem contar as 128 vagas que já existiam. Inúmeros cobertores, agasalhos e alimentos foram distribuídos, resultados de doações e colaboração da sociedade.



Depoimentos e opções de capacitação 
      Dentre as 14 famílias já amparadas com um imóvel alugado pela Prefeitura, Diovana Aparecida, catadora de recicláveis que, por 12 anos viveu na rua, relatou estar muito feliz. Agora se sente segura e protegida tendo uma casa para morar. Também com 12 anos em situação de rua, Edson Dias, que recolhe materiais e faz a reciclagem, disse que hoje tem um ponto de referência, um canto onde se proteger, juntar e separar os seus produtos. Warren Benedito, vendedor ambulante, permaneceu em situação de rua por 2 anos e falou não ser possível esconder a emoção. Ganhou dignidade com um lugar para morar e pretende agarrar essa oportunidade e dar a volta por cima.
      Dados levantados pela Secretaria de Ação Social, indicam que o custo com o fornecimento de moradia para uma pessoa chega a 70% menos do que é gasto com o Abrigamento Institucional e quando isso é dado a um casal, a redução aumenta, chegando a 85%.  




Doe chance com o Programa Dignidade
      Mas a proposta da Prefeitura contempla também, a estruturação do Projeto de Oficinas voltado para a geração de renda, através de Marcenaria, Costura e Reciclagem, em que os envolvidos serão qualificados. Por fim, um apelo feito pelo prefeito e autoridades da área social, diretamente ligadas a esse trabalho, é para que as pessoas devem evitar dar esmolas. Haverá um trabalho institucional forte, de orientação e esclarecimento sobre os serviços disponíveis a esse público em situação de rua. E para ajudar nesse processo, as pessoas poderão acionar o Serviço de Abordagem Social, através do telefone 99965-6571.

Inscrições para o Programa Bolsa Trabalho são prorrogadas

Bolsa trabalho
      A Secretaria de Desenvolvimento informou nesta quarta-feira, que as inscrições para o Programa Bolsa Trabalho foram prorrogadas pelo Governdo do Estado de São Paulo até a próxima sexta-feira, 3.  A decisão foi adotada para oferecer uma nova oportunidade aos interessados, que desejam se candidatar a uma vaga, a fim de serem beneficiados com este novo projeto, criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura. 
      O Programa Bolsa Trabalho tem como objetivo proporcionar uma ocupação e qualificação profissional, além de renda à população que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Serão disponibilizados cursos profissionalizantes através da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), juntamente com uma bolsa auxilio de R$ 535,00, no período de cinco meses, desde que o beneficiário desempenhe atividades de trabalho nos órgãos públicos municipais, sendo 4 horas diárias e 5 dias por semana. 
      Poderão se inscrever, pessoas a partir dos 18 anos, que estejam em situação de desemprego, desde que não sejam beneficiárias de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente, residentes no município e no Estado de São Paulo há, no mínimo dois anos, que tenham renda per capita familiar de até meio salário mínimo, sendo autorizado somente um beneficiário por núcleo familiar. Caso se encaixe nos requisitos exigidos, o interessado deverá através do site www.bolsadopovo.sp.gov.br preencher o formulário com as informações pessoais e encaminhar os documentos solicitados, como carteira de identidade com foto, CPF, carteira de trabalho e Previdência Social e comprovante de endereço. 

 

      A secretaria informa que está prestando suporte e orientações aos candidatos que necessitarem de apoio para a efetivação das inscrições, em sua sede no Parque Fernando Costa, que fica na avenida Dr Flávio Rocha, n° 500, Vila Exposição, das 9 às 16h. 

 

      Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento pelo telefone (16) 3724-7080

FUSSOL abre vagas para novos cursos

 modelagem couro2
     O Fundo Social de Solidariedade recebe inscrições para novos cursos disponibilizados através do Programa Caminho para o Emprego. Estão sendo oferecidas 32 vagas para os cursos de Modelista de Bolsa de Couro e Sintético, e Confecção de Brindes de Couro. As aulas serão presenciais, na sede do Fussol, seguindo os protocolos sanitários da Covid-19, com início a partir do dia 13, deste mês. 
     Para o curso de Modelista de Bolsa de Couro e Sintético, as aulas serão ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, onde os alunos irão aprender a elaborar moldes para desenvolver e confeccionar bolsas em couro e outros materiais, construindo ficha técnica e peça piloto. Já os participantes de Confecção de Brindes em Couro irão preparar moldes e executar operações de corte, costura e montagem de brindes em couro, sintético e tecido, em indústria de artefatos de couro, gráfica, papel e papelão, controlando a qualidade do trabalho realizado, organizando o posto de trabalho, segundo prescrições do setor de tempos e métodos e normas ambientais e de segurança, com aulas todas às quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. 
     Os dois cursos estão com término previsto para dezembro deste ano. 
     Poderão se inscrever, pessoas acima de 18 anos, pelo site da Prefeitura, no link do Programa “Caminho para o Emprego”, https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . 
 

Inscrições abertas para A Mais Bela Voz Infantil

pexels michiel ton 4269570 
     A Prefeitura, através da FEAC e da Orquestra Sinfônica de Franca, prepara a realização de mais uma edição do concurso "A Mais Bela Voz Infantil", cujas inscrições estão abertas. O evento é voltado as crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 15 anos e tem o objetivo de oferecer oportunidades para que possam mostrar suas habilidades para cantar.
     As inscrições foram abertas nesta quarta-feira, 1º de setembro e continuarão até 1º de outubro, bastando que o pretendente escolha uma música brasileira de preferência e grave um vídeo de até um minuto e meio cantando, com ou sem acompanhamento instrumental. Concluída a gravação, deve enviá-la para o telefone com Whatsapp (16) 98110-8092.
     Os organizadores informam que serão selecionadas 10 músicas para a final do concurso, programado para o dia 10 de outubro, em show marcado para às 20h, com a participação especial da Banda da Orquestra Sinfônica. .
     Nesta edição do concurso "A Mais Bela Voz Infantil", os organizadores informam que a votação terá também, a participação do público de casa, que poderá acompanhar as apresentações ao vivo pelas redes sociais. De princípio, os dez finalistas serão premiados com troféus e certificados, entre outros atrativos que devem ser confirmados até o final deste mês.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais