A Prefeitura acaba de autorizar a implantação de luminárias e postes no prolongamento da Av. Abrahão Brickmann
A Prefeitura acaba de autorizar a implantação de luminárias e postes no prolongamento da Av. Abrahão Brickmann
Com a perspectiva de receber profissionais especialistas no tema autismo das mais diferentes regiões do País, além de centenas de dirigentes de organizações sociais e entidades em geral, Franca realizará na próxima semana, entre os dias 12 e 14, no Hotel Dan Inn, na região Sul da cidade, o Seminário de Políticas Educacionais para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O evento é organizado conjuntamente pelo município, através da sua Secretaria da Educação e o Ministério da Educação.
Deverão ilustrar com suas presenças o evento 42 representantes do Conselho Nacional de Secretários da Educação dos Estados Brasileiros e Distrito Federal; 300 representantes dos Polos da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Franca-SP); Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra; - 158 representantes de Organizações Sociais, Movimentos, Associações e Famílias Pró autistas, entre outros.
A programação tem sua abertura prevista para a terça-feira, dia 12 próximo, com o credenciamento dos participantes e autoridades às 8 horas, seguido dos pronunciamentos a partir da composição da mesa de honra. O encerramento será na tarde do dia 14. Na sequência terão andamento as palestras, todas elas focadas em temáticas pertinentes aos objetivos do Seminário, com a seguinte programação:
Terça-feira, 12
Palestra 1
Horário: 9h30 às 11h30
Palestrante: Francisco Varder Braga Júnior
Tema: Conceituando o autismo e atualidades no diagnóstico
Palestra 2
Horário: 13h30 às 15h30
Palestrante: Dr. Marcelo Valio
Tema: Atualização do Marco Legal (Direitos Autorais)
Palestra 3
Horário: 15h30 às 16h 30
Palestrante: Maria de Lourdes Esteves Bezerra; Flávia Marçal; Dalmir Pacheco de Souza.
Tema: Formação inicial e continuada de professores (avaliação dos cursos e prós-graduação) e políticas públicas
Palestra 4
Horário: 16h30 às 17h30
Palestrante: Dra. Ana Carolina Sella
Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.
Tema: atualização sobre as técnicas e metodologias: pei/ planejamento educacional individualizado e ppi/ projeto pedagógico institucional; tecnologia assistiva, práticas de gestão e monitoramento.
Quarta-feira, dia 13
Palestra 5
Horário: 8h30 às 10h30
Palestrante: Maryse Suplino
Tema: Educação para toda a vida
Palestra 6
Horário: 10h30 às 11h30
Palestrante: Graça Maduro
Tema: Perspectivas para inclusão social plena da pessoa portadora de transtornos do espectro autista
Palestra 7
Horário: 13h30 às 14h30
Palestrante: William Chimura
Tema: O autista no contexto da educação superior, educação profissional e tecnológica - ept, programa incluir.
Palestra 8
Horário: 14h30 às 15h30
Palestrante: Fátima de Kwant
Tema: Equipe multiprofissional para a promoção do potencial da pessoa com autismo; palavra dos autistas; visão crítica à inclusão educacional do autista.
Horário: 16h30 às 17h30
Mediadores: Danilo Lemos Batista, Ricardo Mazzonetto, Lucelmo Lacerda, Carolina Spínola A. Corrêa.
Tema: Consolidação de documento propositivo
Quinta-feira, 14
Horário: 8h30 às 9hs
Breve apresentação sobre a A.P.A.A.F (Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Franca -SP, incluindo a Apresentação de um Vídeo Institucional.
Mesa Redonda 1
Horário: das 9 h às 10h30
Especialistas expositores: Marília Melo de Andrade, Mariana Cervi Marques,.Eduarda Cristina Borges Aímola, Ana Paula dos Santos Leite 10 h 30 às 11 h – Abertura para bloco de perguntas.
Tema: A importância da parceria da escola com o especialista em autismo e equipe multidisciplinar: psicóloga; fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e pedagogo.
Programação da tarde:
Mesa redonda 2
Horário: das 13h às 14h30
Tema: A visão das famílias com filhos autistas: - Chegou uma pessoa com autismo na minha família. O que mudou?
Participantes: Pais e especialistas em transtorno do espectro autista: 1. Karla Janaine de Moraes Borges, Pedro Otávio A. Pires de Mello Doim, Kelly Midori Umemiya Garcia de Toledo, Alessandra, Harlley Guirão, Maria Beatriz Junqueira Pugliesi.
Palestra
Horário: das 14h30 às 16h30
Tema: Inclusão Social e Escolar do Portador de Síndrome do Espectro Autista: ‘Um Sonho Mais Que Possível’. Essa palestra será proferida por uma família constituída pelo pai, pela mãe que é especialista no assunto Síndrome do Espectro Autista, e pelo filho, que é portador de Síndrome do Espectro Autista.
Palestrantes: Anita Jovelina Brito de Jesus, Nicolas Brito Sales e Alexsander Sales.
Fechando a programação, das 16h30 às 17 horas está prevista abertura para bloco de perguntas aos especialistas da Mesa Redonda e aos palestrantes da última palestra, encerrando-se as atividades às 17h30 com o recolhimento de avaliações sobre o evento.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711-9233, com Regina Hanna.
O Quiosque do Artesão é um lugar com diversas opções de artesanato sendo uma ótima opção de presente
O Fussol (Fundo Social de Solidariedade) está com inscrições abertas para a oficina de lingerie que terá início no dia 11 de novembro indo até o dia 27 de novembro. As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras das 8 às 11 horas no Fussol que fica na Av. Champagnat, 1808, sala 48, 2º andar, no Centro.
As inscrições deverão ser efetuadas com antecedência na Central de Cursos, que fica dentro do Parque de Exposições “Fernando Costa”. A oficina tem como objetivo promover a qualificação e capacitação profissional e, consequentemente, geração de renda.
Maiores informações pelo site: www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal.
A equipe de vôlei feminino juvenil da Feac/Franca brilhou nos dois compromissos que disputou no final de semana no Champagnat, vencendo o São Caetano
A movimentação no meio esportivo do futebol varzeano e do ‘Projeto Futuro’ foi intensa no último final de semana, onde houve dois jogos válidos pelo início da fase semifinal da série A e sub-20 e foram conhecidos os campeões do certame de crianças. Esse Campeonato foi o primeiro organizado pela Prefeitura, voltado para dar oportunidades para crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos, batizado como ‘Projeto Futuro’ que teve a decisão pela manhã no estádio ‘Lancha Filho’.
No sub-12 o Internacional sagrou-se campeão, após empatar em 1 a 1 com o Rose’n Boys e vencer nos penais. No jogo seguinte, do sub-14, mais uma vez o Inter da Estação levou a melhor, empatando em um gol e levando o título na decisão nos pênaltis. Na terceira decisão, também nos penais, envolveu as equipes sub-16, envolvendo Vila Tião e Portinari que não saíram do zero, sendo que nos penais o Portinari garantiu o título.
Participaram desse primeiro Campeonato 8 equipes, sendo elas Dentre de Leite, Aeroporto, Star, Toque de Letra, Internacional, Vila Tião, Portinari e Rose’n Boys.
Varzeano
No campo do Palmeirinhas, na rua Santos Pereira, no sábado à tarde se enfrentaram no sub 20, Rose’n Boys e Vila São Sebastião, que não saíram do zero, enquanto no confronto de fundo o Rose’n Boys derrotou a Vila Tião por 2 a 0. Os gols foram marcados por Tico e Carlão.
Os segundos jogos, envolvendo Roma e Aeroporto no sub-20 e Planalto x Aeroporto, pela série A, estão programados para o próximo sábado, dia 9, a partir das 13h30, no mesmo campo do Palmeiras. Essa é a fase semifinal que vai indicar as agremiações que decidirão o título deste ano.
O loteamento de chácaras Parque dos Ipês, localizado na região Leste de Franca, acaba de ser contemplado pela Prefeitura com a iluminação pública.