Conforme anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira na última semana, depois de uma série de providências tomadas pela Secretaria de Educação, no sentido de garantir as condições para um retorno seguro das atividades, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, a rede de creches retoma as atividades nesta terça-feira, 27. Atendendo atualmente, 9.870 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses, essa será a primeira fase do retorno presencial. Ela será mantida pelos próximos 30 dias, ou seja, até o dia 27 de agosto, com o atendimento de 35% da quantidade de alunos estabelecida nos Planos de Trabalho, elaborados pelas equipes das creches e analisados pela Secretaria de Educação, considerando a quantidade de alunos, em que os pais autorizaram o retorno e a quantidade de profissionais imunizados. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato remoto.
A partir de 30 de agosto até o dia 22 de setembro, o percentual de alunos será ampliado, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado de São Paulo e conforme o espaço físico de cada unidade. Ainda conforme as diretrizes da Prefeitura de Franca, a terceira e última etapa, a ser iniciada em 23 de setembro até o final deste ano, prevê que a jornada de trabalho dos professores passe a ser cumprida, integralmente, em regime presencial ou mista, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado, que estabelece o prazo de 14 dias para imunização, após a aplicação da segunda dose ou dose única de vacina para doença.
O atendimento será para o total de alunos matriculados e as escolas terão autonomia para promoverem alterações no Plano de Trabalho, que serão analisadas pela Secretaria de Educação.
O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti, deverá visitar alguns estabelecimentos e verificar de perto com as equipes, os familiares e os alunos, o ambiente de retorno.
As creches serão avaliadas e monitoradas por uma Comissão Escolar, visando o cumprimento rigoroso das ações para o retorno das atividades presenciais. Entre os cuidados que deverão ser observados, constam a aferição de temperatura na entrada da unidade, bem como uso de Equipamentos de Proteção Individual e monitoramento de sintomas.
Os alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão frequentar as unidades e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde das crianças, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada.
Todas as 56 escolas municipais e 79 creches receberam a sinalização, demarcação do solo e a comunicação visual, seguindo os protocolos sanitários, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool gel para higienização das mãos.
Para as escolas municipais, o cronograma prevê o retorno gradual das atividades presenciais a partir do dia 2 de agosto.