Email  

Notícias

Creches retomam atividades graduais nesta terça-feira

DIP 4800.00 01 35 15.Quadro004 
     Conforme anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira na última semana, depois de uma série de providências tomadas pela Secretaria de Educação, no sentido de garantir as condições para um retorno seguro das atividades, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, a rede de creches retoma as atividades nesta terça-feira, 27. Atendendo atualmente, 9.870 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses, essa será a primeira fase do retorno presencial. Ela será mantida pelos próximos 30 dias, ou seja, até o dia 27 de agosto, com o atendimento de 35% da quantidade de alunos estabelecida nos Planos de Trabalho, elaborados pelas equipes das creches e analisados pela Secretaria de Educação, considerando a quantidade de alunos, em que os pais autorizaram o retorno e a quantidade de profissionais imunizados. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato remoto.
     A partir de 30 de agosto até o dia 22 de setembro, o percentual de alunos será ampliado, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado de São Paulo e conforme o espaço físico de cada unidade. Ainda conforme as diretrizes da Prefeitura de Franca, a terceira e última etapa, a ser iniciada em 23 de setembro até o final deste ano, prevê que a jornada de trabalho dos professores passe a ser cumprida, integralmente, em regime presencial ou mista, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado, que estabelece o prazo de 14 dias para imunização, após a aplicação da segunda dose ou dose única de vacina para doença. 
     O atendimento será para o total de alunos matriculados e as escolas terão autonomia para promoverem alterações no Plano de Trabalho, que serão analisadas pela Secretaria de Educação. 
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela secretária de Educação, Márcia Gatti, deverá visitar alguns estabelecimentos e verificar de perto com as equipes, os familiares e os alunos, o ambiente de retorno.
     As creches serão avaliadas e monitoradas por uma Comissão Escolar, visando o cumprimento rigoroso das ações para o retorno das atividades presenciais.  Entre os cuidados que deverão ser observados, constam a aferição de temperatura na entrada da unidade, bem como uso de Equipamentos de Proteção Individual e monitoramento de sintomas. 
     Os alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão frequentar as unidades e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde das crianças, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. 
     Todas as 56 escolas municipais e 79 creches receberam a sinalização, demarcação do solo e a comunicação visual, seguindo os protocolos sanitários, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool gel para higienização das mãos. 
     Para as escolas municipais, o cronograma prevê o retorno gradual das atividades presenciais a partir do dia 2 de agosto
 

Novos semáforos entram em operação no Leporace

DSC 6918 
     A Prefeitura trabalhou no final de semana, realizando a sinalização de solo e colocou em funcionamento na manhã desta segunda-feira, 26, os novos semáforos instalados no cruzamento das avenidas Abrahão Brickmann e Teotônio Vilela, no Parque Vicente Leporace. O intuito da medida é melhorar as condições de segurança das pessoas, com faixas de pedestres e também controlando o fluxo de tráfego nas duas pistas, estabelecendo um melhor controle para as conversões.
     As equipes das Secretarias de Segurança, Infraestrutura e da Emdef, estiveram envolvidas, em conjunto nos serviços realizados. Primeiramente, com o planejamento do que seria necessário fazer, a instalação dos equipamentos e, por fim, a sinalização horizontal, com a pintura das faixas de pedestres e adequações complementares que se faziam necessárias. 
     A Secretaria de Segurança recomenda aos motoristas para que fiquem atentos a alteração executada no canteiro central da avenida Abrahão Brickman, impedindo a conversão pela esquerda aos motoristas que transitarem no sentido bairro-centro. 

Vigilância Ambiental intima proprietários de terrenos sujos

DSC 4565 
     A Vigilância Ambiental notificou dezenas de proprietários de terrenos na área urbana para que providenciem a limpeza, em obediência ao que dispõe o Código de Posturas. Quem acompanhou a última edição do Diário Oficial, publicado no sábado, 24, pode consultar a relação dos imóveis, que precisam de manutenção por parte dos seus proprietários.
     De acordo com a legislação vigente é concedido um prazo de 15 dias a partir da publicação, para que os responsáveis providenciem a limpeza, o que será constatado pelas equipes de fiscalização. O não cumprimento acarretará na aplicação de multa e na realização dos serviços, por parte da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, os valores deverão ser pagos pelos responsáveis.
     O cálculo feito é baseado em frações da Unidade Fiscal do Município (R$ 0,064), onde pelo valor da unidade este ano (R$ 64,78), a cobrança pelo metro quadrado corresponderá R$ 4,14. Para se ter uma ideia, o dono de um imóvel de 250,00 metros quadrados, que não providenciar a limpeza, poderá ter uma despesa de R$ 1.036,48 pelo serviço ou em caso de área de 200,00 metros quadrados, R$ 800,00. Esses valores serão cobrados após executados os serviços, podendo dar origem a inscrição em Dívida Ativa, caso o débito não seja quitado nos prazos estabelecidos. 
 

Patrulha Covid segue com fiscalização e orientações

IMG 20210725 151109813 
     As equipes da Patrulha Covid continuam atuando por toda a cidade, com o intuito de coibir os abusos, orientar as pessoas no que for necessário e também lavrar os autos de infração, devido ao descumprimento das medidas estabelecidas pelo Decreto Municipal. A movimentação entre a última quinta-feira e o domingo foi intensa, com equipes trabalhando em três turnos, atuando com o apoio da Guarda Civil e Polícia Militar, em diligências em bares, restaurantes, depósitos de bebidas, lojas de conveniências, chácaras e até mesmo em residências.
     Ao todo, foram emitidos 10 autos de infração e uma interdição, com 20 outras ocorrências que envolveram a notificação e orientações. De acordo com a responsável pelas Vigilância Ambiental e Sanitária, Mariela Toscano, o propósito desse trabalho é cumprir as medidas determinadas pelo decreto municipal e as legislações sanitárias. Segundo ela, a preocupação é preservar a saúde pública, evitar os abusos e contribuir para a redução da transmissão do vírus, daí a necessidade dos estabelecimentos respeitarem os limites de distanciamento social, horários de funcionamento (fixado até 23h), capacidade de 60% e uso de máscara pelas pessoas nesses locais, especialmente quando estiverem em movimento.
     As denúnicas poderão ser feitas pelo canal Covizap, pelo telefone (99917-2802).
 
 

Meio Ambiente realizará Arrastão da limpeza no sábado

WhatsApp Image 2021 07 26 at 11.57.36 
     No próximo sábado, 31, a Secretaria de Meio Ambiente realizará mais uma edição do Projeto Arrastão da Limpeza, atendendo a 26 bairros da Região Norte.
     A ação acontece no último sábado de cada mês, onde a partir das 7h,  caminhões da Prefeitura realizam o recolhimento de materiais, móveis velhos e outros objetos que os moradores desejam descartar, evitando criadouros de mosquito da dengue e acúmulo de lixo.
     Confira a relação dos bairros que serão atendidos neste sábado:
 
REGIÃO NORTE II – 31/07/2021
 
BAIRROS:
 
01) Bairro Santa Adélia
02) City Petrópolis
03) Conjunto Hab. João R. Conrado
04) Jardim Antônio Petráglia e Prolongamento
05) Jardim Barão
06) Jardim Cambuí
07) Jardim Ipanema
08) Jardim Marambaia
09) Jardim Maria Gabriela
10) Jardim Planalto
11) Jardim Redentor
12) Jardim Samel Park (Santa Mônica)
13) Jardim Samello V
14) Miramontes
15) Parque do Horto
16) Parque Dom Pedro I
17) Parque dos Mutirantes
18) Parque Drº Carrão
19) Parque Moema
20) Recanto Itambé
21) Residencial Campo Belo
22) Residencial Dom Bosco
23) Residencial Dora Maria
24) Residencial Nova Franca
25) Residencial Olavo Pinheiro
26) Vila Gosuen
27) Vila Santa Terezinha e prolongamento
28) Vila Tótoli
 

PROCON aponta variações de preços em pesquisa para o Dia dos Pais

pexels energepiccom 2988232 
     O PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor) realizou uma pesquisa de preços, em diferentes estabelecimentos comerciais, com sugestões de presentes para o Dia dos Pais, que será comemorado no dia 8 de agosto. Através dos sites oficiais de nove empresas, a análise foi feita em produtos como roupas, calçados, perfumes, bebidas, ferramentas, eletrônicos e lazer, para as pessoas que desejam presentear os pais nesta data.
     O objetivo da pesquisa é demonstrar ao consumidor a diferença de preços em vários fornecedores, além da importância em estar atento, procurando em diversos lugares para garantir a melhor opção, não só no preço, mas na qualidade do produto, frete e formas de pagamento. De acordo com o resultado, foi constatado que, em média, cerca de um produto de cada setor sofre uma variação acima de 100%, se comparado com outras lojas. 
     Após os dados, o Procon orienta que o consumidor esteja atento ao site escolhido para a compra. O ideal é que procure no ranking de atendimentos da entidade, a reputação da empresa e pondere as informações obtidas, disponíveís no link https://sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual/?m=rank_atend
     Para informações sobre compras e direitos do consumidor, o Procon disponibiliza os telefones (16) 3721-4863 e (16) 3721-4757 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Saúde cadastra pessoas com 25 anos para as sobras técnicas das vacinas

DSC 6617 
      A Secretaria de Saúde estabeleceu novas diretrizes para a aplicação de sobras de vacinas da Covid-19, a partir desta sexta-feira, 23, com a publicação da Resolução 16,  no Diário Oficial do Município de hoje.
Segundo o documento, de acordo com o cronograma atual de imunização, terão prioridade no recebimento das sobras técnicas dos imunizantes, as pessoas com idade acima de 25 anos, no período de 26 ao dia 4 de agosto. No período de 5 a 12, do próximo mês, será a vez dos francanos, que tem mais de 18 anos e, posteriormente, a partir do dia 13 de agosto, as pessoas com idade superior a 12 anos até o início de setembro.
      Os interessados em receber as doses provenientes de sobra técnica, devem se cadastrar, por meio do site da Prefeitura, pelo link www.franca.sp.gov.br/vacina, informando nome completo, idade, endereço, telefones para contatos, dentre outras informações.  A convocação será feita  pela equipe da Vigilância Epidemiológica, por telefone, a partir dos dados informados no sistema de cadastramento, onde a pessoa deverá comparecer na Unidade de Saúde estipulada, dentro do prazo de 45 minutos (desde que em tempo hábil para a aplicação dentro da validade da vacina, após a abertura do frasco), apresentando um documento com foto, CPF e a comprovação da idade. A pessoa deverá estar apta a receber a vacina, respeitando as contraindicações, de acordo com o Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 do Estado de São Paulo de 12 de Julho de 2021 - 17ª atualização.
      Lucas Souza, secretário de Saúde, explicou que as novas diretrizes foram adotadas, tendo em vista a inclusão de novos públicos-alvos no decorrer da campanha, com a ampliação das faixas etárias, o que vão possibilitar a vacinação das pessoas dos próximos grupos a serem contemplados, conforme os cronogramas dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Imunização. A resolução também atende a necessidade de garantir equidade no acesso as sobras técnicas provenientes dos frascos abertos das vacinas contra a Covid-19, permitindo de forma transparente, a integral utilização das vacinas, evitando a perda de doses.
      O prazo de validade das vacinas, após a abertura dos frascos multidoses, ao final do expediente de atendimento é de 48 horas para a AstraZeneca, 6 horas para a Pfizer e Janssen e 8 horas para a Sinovac/Butantan. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais