Email  

Notícias

Estudantes iniciam retorno gradual às salas de aula na rede municipal

DSC 7242 
     As 56 escolas da Rede Municipal de Ensino receberam nesta segunda-feira, 2, os professores, colaboradores e os alunos para o retorno gradual das aulas e atividades presenciais do ano letivo 2.021.
     O prefeito Alexandre Ferreira e Márcia Gatti, secretária de Educação, acompanharam de perto essa retomada, na EMEB Profª Vanda Thereza de Senne Badaró, no Recanto Elimar II, onde puderam conferir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com a aferição da temperatura na entrada, distanciamento social em toda a unidade, inclusive nas salas de aula, uso obrigatório de máscara de proteção e EPIs (Equipamento de Proteção Individual), álcool em gel e toda a sinalização e comunicação visual para garantir a segurança e a saúde de todos os presentes.
     Márcia Gatti destacou que estava muito feliz com o trabalho das equipes das escolas, que se superaram e se organizaram da melhor maneira para receber os estudantes, com toda a segurança. 
     O prefeito Alexandre Ferreira disse que a retomada das aulas presenciais é resultado de um esforço de todos, que estão conscientes da sua responsabilidade para o enfrentamento da doença. "Só assim, com o apoio de todos, vamos vencer essa pandemia e retomar o nosso cotidiano. Estamos trabalhando firmes para garantir a segurança aos alunos e tranquilidade às famílias", comentou.
     Nesta primeira etapa, as escolas municipais estarão recebendo o percentual de 35% da capacidade de alunos atendidos até o dia 27 de agosto, de acordo com o Plano de Retomada de cada unidade, com o revezamento de estudantes. A estimativa é que cerca de 7 mil alunos retornem às salas de aula, de um total de 20 mil estudantes matriculados, nos Ensinos Infantil e Fundamental.
     Já na EMEB Profª Ana Rosa de Lima Barbosa, no Parque do Horto, a diretora Adriana Mozeti Lemes ressaltou que era um dia especial e bastante aguardado por todos. "Está sendo um retorno emocionante e tranquilo. Os professores estão acolhendo os alunos da melhor forma e eles mesmo tímidos, no começo, não esconderam a alegria em voltar para a escola", explicou Adriana Lemes. 
     A secretária de Educação destacou que nesta segunda e terça-feiras, as escolas farão um cadastro dos alunos, para que recebam a merenda escolar, caso não estejam participando das aulas presenciais.          Segundo ela, os pais receberão um link pelo grupo de Whatsapp ou uma ligação da diretoria de cada escola para que efetuem o cadastro. Ela destacou que a merenda escolar é um direito de todos os alunos e os estudantes que não estiverem na unidade também irão receber a alimentação, em dias e horários que serão comunicados para a retirada da refeição pelo responsável acompanhado pela criança, na próxima semana.
    Márcia Gatti comentou ainda que, durante a realização das aulas remotas e on-line,  foram entregues cerca de 38 kits de alimentação escolar, cuja úlltima remessa foi entregue no início de julho, onde as famílias poderão ser atendidas por até 57 dias. 
    O retorno dos alunos para as escolas e creches da Rede Municipal dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.
    Os estudantes que apresentarem febre ou sintomas de gripe, não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos filhos, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para a reposição da água.
    A partir do dia 30 de agosto até o 22 de setembro, o percentual de alunos atendidos nas escolas será ampliado, considerando a quantidade de estudantes, que os pais autorizarem o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.
 
 
Reforço Escolar
    Será oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico. Os professores, coordenadores e pedagogos realizarão um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. As aulas serão presenciais e se estenderão até dezembro.

Saúde inicia vacinação para 27 anos ou mais contra a Covid

arte vacina 030821 
     A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira, 3, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, para as pessoas com idade de 27 anos ou mais, das 07h30 às 16h, em 10 postos de atendimento, sendo as UBS Aeroporto 3, Paulista, Brasilândia, Santa Clara, Santa Terezinha, Leporace, São Sebastião, Aeroporto 1, além da Escola Sesi da Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7) e o Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99 – Estação). 
     As pessoas que estiverem aptas a receber a vacina, devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
     Nesses mesmos locais também deverão ser imunizadas, as pessoas que apresentam comorbidades, profissionais da Educação e Saúde, com 18 anos ou mais. 
 
1ª DOSE COMORBIDADES- As pessoas que apresentam comorbidades, na faixa etária de 18 anos ou mais, continuarão sendo atendidas nesta terça-feira, com a primeira dose da vacina, nos mesmos postos já mencionados A lista com as comorbidades e documentos necessários para a aplicação da vacina está disponível no site da Prefeitura.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DE SAÚDE- Os profissionais de saúde, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, poderão comparecer nesta terça-feira, nos postos já citados e horários para serem imunizados, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto, CPF e o comprovante de endereço.
 
1ª DOSE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- Os profissionais da área de Educação, com idade de 18 anos ou mais, que ainda não foram imunizados, poderão receber a primeira dose da vacina nesta terça-feira, nos postos acima citados, mediante a apresentação de comprovante de cadastro, contendo o QRCode para o recebimento da dose, além do documento de identidade com foto e o CPF. Antes de comparecerem ao posto de vacinação, os interessados deverão efetuar o cadastro, acessando o link https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, onde será emitido um comprovante que deverá ser, obrigatoriamente, apresentado no ato da vacina.
 
1ª e 2ª DOSES GESTANTES E PUÉRPERAS
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) prossegue nesta terça-feira, na UBS Paulistano, no período das 07h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
2ª DOSE - ASTRAZENECA-  As pessoas que irão receber a segunda dose da Astrazeneca poderão comparecer nesta terça-feira, na UBS Guanabara,  das 7h30 até às 16h.
 
ORIENTAÇÃO - A principal orientação da Secretaria de Saúde é para que antes de comparecerem aos locais, as pessoas verifiquem a data agendada no cartão de vacinação para o recebimento da segunda dose e, caso esteja no dia correto, procurem um dos postos, apresentando o cartão para a comprovação da primeira vacina e um documento de identidade com foto, como o CPF. Os intervalos entre as doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Astrazeneca.

Vacinação contra Influenza e vacinação de rotina

Vacina Influenza030821 
     A Secretaria de Saúde imunizou na manhã do último sábado, durante o Mutirão de Vacinação contra a Gripe Influenza, 2.718 pessoas.
     Lucas Souza, secretário de Saúde, destacou que o resultado da ação foi muito positivo, oferecendo a oportunidade para que muitas pessoas pudessem aproveitar o sábado e receberam o imunizante, o que durante a semana se torna inviável, devido a compromissos de trabalho, estudos, dentre outros.
     Para esta terça-feira, 3, a vacina contra a Gripe Influenza estará disponível para pessoas a partir de 6 meses, na UBS do Parque Progresso, das 07h30 às 16h. 
     A Secretaria de Saúde alerta que a vacina contra a Influenza só poderá ser aplicada, obedecendo o intervalo de 15 dias ao do recebimento das doses da vacina contra a Covid. Será necessária a apresentação do cartão de vacinação para a avaliação da data.
 
Vacinação de rotina
 

Rotina

 

Ação Social faz balanço positivo do atendimento às pessoas em situação de rua

06 
     A Secretaria Municipal de Ação Social contabilizou nesta segunda-feira, 2, o número de 189 pessoas em situação de rua, que foram acolhidas desde quarta-feira, da semana passada, em que a cidade viveu dias com o registro significativo de baixas temperaturas. Uma estrutura emergencial foi montada por determinação do prefeito Alexandre Ferreira e colocada à disposição desse público, a partir do dia 28, quando foram anunciadas 98 novas vagas distribuídas em três serviços de acolhimento mantidos pela Prefeitura, o Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem. Durante este período, as pessoas acolhidas receberam roupas, banho e alimentação, além do apoio das equipes de assistentes sociais.  
     O atendimento contou com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, FEAC e a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Civil, aliado ao Serviço de Abordagem que, com pessoas treinadas, passou a atuar até às 22h. 
     Durante esses dias, conforme o plano de ação, ao todo foram feitas 115 abordagens nas ruas, com a entrega de alimentos, cobertores, agasalhos e o encaminhamento para os serviços de atendimento. Ao todo, 17 servidores da Ação Social estiveram envolvidos, ajudando no fim de semana. Foram recebidas 200 doações de almoços e café da manhã, além de 300 marmitas, roupas, cobertores, moletons, meias, repassados às pessoas atendidas.   
     A Secretaria de Ação Social externou seu agradecimento a cada pessoa que ajudou nesta mobilização e doações. 

Vigilância Ambiental realiza controle de criadouros do mosquito da dengue

mosquito 
     Com o intuito de manter a situação controlada e a população em alerta contra os perigos que representa água parada, facilitando o surgimento de larvas do mosquito da dengue, equipes de agentes de vetores começaram nesta segunda-feira, um trabalho de campo, vistoriando os imóveis com a autorização dos proprietários. Esse formato de abordagem representa uma mudança em relação ao sistema até então adotado, quando o contato estava limitado a conversas e a transmissão de orientações nos portões das residências.
     Nesta segunda-feira, as equipes fizeram o controle de criadouros no bairro Nossa Senhora das Graças, em uma área que margeia a avenida Hélio Palermo e avenida Antônio Rodrigues Netto e proximidades com os fundos do Hospital Allan Kardec. 
     Os profissionais da Vigilância Ambiental estão à frente destas ações, devidamente uniformizados e identificados com crachás, cumprindo o protocolo de segurança, com uso de máscara e distanciamento físico. "É preciso que todas as pessoas continuem mobilizadas e atendendo às orientações com relação a eliminação de todo tipo de água parada", reforça Mariela Toscano, responsável pelas Vigilâncias Ambiental e Sanitária. 

Desenvolvimento abre inscrições para o Processo Seletivo do IMPERA

231032174 1754311978104419 1375341268249863975 n original 
     A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Cidade do Calçado, recebe inscrições para o 4° Ciclo do Processo Seletivo da IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca).         Este é um projeto, que tem por objetivo, apoiar empreendedores para a criação ou o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica. As inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 10, deste mês, através do link https://linktr.ee/IMPERAFranca), onde os interessados deverão preencher o formulário, com as informações da empresa, as propostas e a apresentação do projeto tecnológico que entrará em desenvolvimento no processo de incubação, caso seja aprovado. Serão oferecidas 20 vagas e podem se candidatar empresas - já constituídas com CNPJ ou em fase de desenvolvimento, de qualquer cidade da região de Franca - que tenham como proposta a inovação, incremental ou disruptiva, e soluções para indústria, comércio, educação, agronegócio, saúde, alimentação, entre outros segmentos. 
     Após a inscrição, as propostas recebidas serão julgadas pelo conselho consultivo da IMPERA, com base no parecer do Comitê Técnico Científico, observando os seguintes critérios: qualificação e/ou experiência técnica e gerencial, afinidade com o projeto, perfil empreendedor/inovador dos sócios, descrição clara e concisa do produto, definição dos usos e aplicações do produto, grau de inovação e/ou ineditismo científico, potencial de depósito/registro de propriedade intelectual, Identificação de público-alvo, potencial de demanda, análise da concorrência, estratégia de posicionamento (comercialização), canais de comercialização, estimativa de investimento inicial (despesas pré-operacionais, investimento fixo e capital de giro), despesas (fixas e variáveis), faturamento e origem dos recursos (captação), aderência ao escopo da IMPERA Franca, parceria com Universidade/Empresas e viabilidade do negócio. 
     Em seguida, serão realizadas a partir do dia 11 de agosto, entrevistas presenciais, na sede da IMPERA, que fica na Rua Major Mendonça, 1659 - Cidade Nova. O cronograma prevê ainda a apresentação dos projetos, divulgação dos resultados para a seleção da pré-incubação, onboarding e início das atividades, previsto para o começo de setembro.  Caso não haja o cumprimento do período estabelecido, o candidato será automaticamente desclassificado. 
     A IMPERA disponibiliza espaço físico, orientação para a elaboração de planejamento estratégico e estruturação do modelo de negócios, estrutura de suporte administrativo compartilhado, orientação em gestão empresarial: gestão financeira e custos, marketing, planejamento, administração geral, produção, gestão de tecnologia etc.; orientação quanto ao registro de propriedade intelectual, suporte para a elaboração de projetos para captação de recursos junto às agências de fomento, consultoria e organização de ações para apresentação do projeto a investidores em geral.
     Em contrapartida, os incubados têm algumas obrigações a cumprir, de acordo com a modalidade do programa, entre elas, estar presente no mínimo 10 horas semanais na IMPERA, participar de 80% dos eventos e oficinas de mentorias promovidos no trimestre, além de divulgar e representar a Incubadora.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3724-7080.
 

Meio Ambiente prepara novo leilão de animais

Leilao 05.08 
     Está marcado para a próxima quinta-feira, 5, um novo leilão de animais que será realizado no Canil Municipal, no bairro City Petrópolis. Trata-se do 4° leilão de animais de grande porte realizado este ano pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Serão leiloados 10 animais, dos quais oito equinos e 2 muares, onde qualquer pessoa interessada pode participar, bastando que compareça na rua José Gianezela, 415, City Petrópolis, a partir das 9h30.
     Está permitida a visitação prévia para conhecimento das condições dos animais, o que deve ser feito mediante agendamento pelo telefone 3703-9389. O último leilão realizado ocorreu no começo de julho, quando 9 animais foram arrematados. São equinos apreendidos na área urbana pelo serviço de captura e não foram retirados por seus proprietários, no prazo estipulado.
 
 
 
Captura 
     O serviço de recolha de animais de grande porte, reativado este ano pela Prefeitura, continua ativo e a cada dia, cresce o número das apreensões. O trabalho tem o intuito de coibir ocorrências de maus tratos, abandono e também acidentes, já que boa parte dos animais é apreendida solta na área urbana. Uma vez recolhidos, após a publicação de edital no Diário Oficial do Município, a Secretaria de Meio Ambiente oferece um prazo para que o proprietário se manifeste e retire o animal do Canil Municipal. 
     Não havendo manifestação, são levados a leilão onde sob a orientação da Comissão de Licitações, adquirem àquelas pessoas que oferecem a melhor oferta em lances públicos. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais