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Passeio Ciclístico Noturno chega a 6ª edição com novo trajeto

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     Nesta quarta-feira, 6,  a Prefeitura de Franca realiza a 6ª edição do Passeio Ciclístico Noturno, com um trajeto diferente do anterior, com saída de frente ao Complexo Poliesportivo, às 19h, descida pela rua dos Pracinhas, Av. Paulo VI, seguindo pela via marginal do Córrego dos Bagres. O percurso contempla ainda a passagem pelas avenidas Antônio Barbosa Filho e Hélio Palermo, chegando até a Adhemar de Barros e no Jardim Palestina, no ponto de parada na confluência com a Av. Hugo Betarello, na saída para Ibiraci.
     O percurso, de acordo, com a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), organizadora do evento, contará com 19,8 quilômetros e a recomendação transmitida a cada participante, é que se apresente com máscara e os equipamentos de proteção individual.
     Contando mais uma vez com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, outra orientação aos que forem pedalar é que observem o espaço e fiquem dentro da área balizada pela organização, se posicionando sempre do lado direito da via e se mantenham atentos as orientações dos agentes de segurança e organização.
     O trajeto de retorno, a partir da Av. Hugo Betarello, passará pelas avenidas Chafic Facuri (contornando a rotatória próxima ao posto Sorriso), Eliza Verzola Gosuen, Major Nicácio e Ismael Alonso y Alonso, chegando até a rua Chile, no Jardim Consolação, por onde os ciclistas pegarão a rua Francisco Quintanilha Ribeiro, rua dos Pracinhas e chegarão ao Complexo Poliesportivo (ponto de partida).

EMIM continua recebendo inscrições para aulas de música

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     A Escola Municipal de Educação Musical “Roberto Ambrósio Topete” continua com as inscrições abertas até o próximo dia 12, deste mês, para aulas de música, gratuitas. Serão iniciadas a partir de 20 de outubro, todas às quartas-feiras, das 10h às 11h15 ou das 13h30 às 14h45, duas turmas com 20 vagas cada, para crianças de 8 a 10 anos, na avenida Champagnat, 1808, sala 42, 2° andar.
     Os responsáveis interessados poderão efetuar a inscrição de seus filhos pelo link https://forms.gle/ZdCLXuJDpsNR6WjS9  , sendo necessário o preenchimento correto do formulário.  De acordo com a Secretaria de Educação, até o momento, já foram recebidas 55 inscrições. Após o encerramento das inscrições, no dia 13, haverá um sorteio que irá selecionar os alunos contemplados a participarem do projeto. 
     A EMIM (Escola Municipal de Educação Musical) é um projeto de musicalização, oferecido pela Prefeitura, que atende crianças a partir de 8 anos de idade, com aulas de vários instrumentos musicais como violão, teclado, viola caipira, flauta doce, xilofone, percussão e coral, conforme o avanço no aprendizado, durante o período de três anos de curso.
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (16) 3711-9227 (WhatsApp) e 3711-9250.

Prefeito assina projeto de lei do novo Código de Edificações

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     O prefeito Alexandre Ferreira assinou na tarde desta segunda-feira, 4, o projeto de lei, que institui o "Novo Código de Edificações", no município. A proposta será encaminhada para apreciação e votação na Câmara Municipal.  
     Durante o evento, o prefeito destacou a importância deste novo documento, que estabelece normas para a elaboração de projetos, execução de obras de pequeno, médio e grande portes, instalações, além de regular a atividade de construção civil na cidade, substituindo e modernizando o atual código, datado de 1.968. 
     Ferreira informou que o trabalho para a elaboração do novo código foi iniciado em janeiro, coordenado por servidores da Secretaria de Infraestrutura e, posteriormente, pelo grupo de trabalho, nomeado pelo decreto municipal 11.240, de 16 de abril, que conta com representantes das secretarias municipais e entidades do setor. O grupo de trabalho é coordenado pelo secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa. 
     A proposta foi apresentada e submetida a duas audiências públicas, realizadas nos dias 21 de julho e 10 de setembro, no auditório da Secretaria de Educação, abertas à população e profissionais da construção civil, que tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da proposta.
     Alexandre Ferreira comentou ainda que o novo código vai possibilitar agilidade na aprovação de projetos e Habite-se e dentre as inovações, destaques para a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários. A observação da Infraestrutura estará mais afeta aos itens de bem comum, como recuo das construções, áreas de drenagem e acessibilidade.
     Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura, explicou que o novo texto está pronto para ser encaminhado para a Câmara Municipal e irá simplificar, estabelecendo um conceito mais atual no desenvolvimento do setor da construção civil, em Franca. O atual código, que completou 53 anos, conta com 473 artigos e a nova redação contempla cerca de 108 artigos.
     Segundo ele, a minuta do projeto está disponível para conhecimento no site da Prefeitura e pode ser acessada pelo link https://www.franca.sp.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=file&id=9434:atualizacao-do-codigo-de-edificacoes-edicao-pos-audiencia-sugestoes-ii
     Após a aprovação pelos vereadores e sanção do prefeito Alexandre Ferreira, o novo Código de Edificações também estará disponível no portal da Prefeitura, com a prova digital, facilitando o trabalho dos profissionais da área, nas consultas diárias. 
 
 
Outros dados
      Durante sua apresentação, o prefeito Alexandre Ferreira informou que do início de janeiro ao dia 30 de setembro, foram protocolados na Prefeitura, 7.945 projetos, o que representa uma média de 209 projetos por semana, entre construções e pedidos de Habite-se ou carta de ocupação. Destes, 60,38% foram devolvidos para os profissionais responsáveis para a realização de correções, sendo 6, em cada 10 propostas. 
     Ferreira também citou que na semana anterior, durante reunião do Grupo Técnico da Secretaria de Infraestrutura (GTA), determinou a apresentação de alternativas para a modernização e celeridade, dentro da legalidade, para a aprovação de projetos. Dentre as ações, destaque para o início dos procedimentos para a instalação do sistema informatizado "Aprovação Digital", com o objetivo de desburocratizar e agilizar.
     O chefe do Executivo também comentou sobre a inauguração da Central da Habitação, em parceria com a CDHU, no último mês. 
 

Saúde inicia Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

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     A Secretaria de Saúde de Franca participa da Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é oferecer o acesso às vacinas e os imunizantes que estão em atraso, aumentando a cobertura vacinal, o que contribui para a erradicação de doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 
     Para esta terça-feira, 5, estarão disponíveis as UBS Leporace, Aeroporto 3, Santa Clara, Planalto e Horto, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h. 
Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), 
Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
     Lucas Souza, secretário de Saúde, ressaltou a importância dos pais e responsáveis aproveitarem essa campanha para a atualização das cadernetas de vacinação, de modo que os filhos fiquem protegidos de várias doenças. 
     De acordo com ele, a Secretaria de Saúde prepara um dia de mobilização da campanha, o "Dia V", para a próxima semana.
 
 
 

Programação da Vacinação contra a Covid-19

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1ª Dose - Pessoas com 18 anos ou mais
 
   Nesta terça-feira, 5, a Secretaria de Saúde prossegue com a imunização das pessoas, com idade de 18 anos ou mais, contra a Covid-19.
   O atendimento será prestado na UBS Guanabara, com funcionamento das 07h30 às 16h, onde os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. 
   A orientação aos interessados é para que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses. 
 
 
 1ª e 2ª Doses - Gestantes e Puérperas, 18 anos ou mais
 
  Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 18 anos ou mais, a aplicação da primeira e segunda doses (Coronavac) continua nesta terça-feira, na UBS Paulistano, no período das 7h30 às 12h e das 13 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
2ª Dose- Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
 
   A segunda dose da vacina Astrazeneca estará disponível, nesta terça-feira, nas UBS Estação, Ângela Rosa e Brasilândia, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Pfizer
 
   As pessoas que têm o agendamento no cartão de vacinação até o dia 22 de outubro para o recebimento da segunda dose da Pfizer, poderão antecipar a data e comparecer nesta terça-feira, nas UBS São Sebastião, Aeroporto 1, Paulista e Luíza, das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose. 
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
 
   A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, na UBS Paulistano. 
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossoprimidos acima de 18 anos
 
    A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta terça-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
   O atendimento será prestado na UBS Santa Terezinha, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
   As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas. 
   São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão:   imunodeficiência primária grave,  quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias). 
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
 
   A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose até o dia 12 de fevereiro, há pelo menos seis meses da última aplicação, está prevista para a UBS Progresso, das 07h30 às 16h e das 8 às 17h, na Escola Industrial (entrada pela rua Campos Salles). 
  Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses. 

Prefeitura une esforços em proteção às nascentes do Rio Canoas

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            A Prefeitura de Franca, em conjunto com as autoridades locais ligadas ao meio ambiente, Promotorias de Justiça, Cetesb e Polícia Militar Ambiental, discutiram na última sexta-feira, em reunião com o prefeito Alexandre Ferreira, formas integradas de atuação para garantir a proteção dos mananciais do Rio Canos. O abastecimento da cidade, em sua maior parte, depende deste rio e a ocupação e comercialização de forma irregular e clandestina de áreas naquela região, degradam a natureza e tem causado danos irreparáveis.
            Estiveram presentes com o prefeito, os dois Promotores de Justiça de Franca, do Meio Ambiente e Habitação e Urbanismo, respectivamente Paulo César Correia Borges e Carlos Henrique Gasparoto, o gerente da agência Ambiental da Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental do Estado), Alessandro Palma e o 1º Tenente PM Fernando Rafael Eufrázio Júnior, comandante da Polícia Ambiental local.
            De forma consensual, os presentes entenderam a necessidade de ações integradas das instituições, no sentido de ampliar a proteção do chamado ‘cinturão’ de todo o entorno do sistema Canoas, compreendendo os riachos que nele deságuam,  impedindo o surgimento de construções e loteamentos irregulares. Além dos prejuízos ambientais claros, comprometendo a vida do rio e o fornecimento de água, os adquirentes poderão responder por seus atos e assumir os prejuízos materiais, sendo indispensáveis que antes de qualquer negociação, procurem a Prefeitura ou Cartório de Imóveis, para verificar se o que estão comprando está com aprovação nos órgãos competentes.
 
 
Cautelas necessárias
            "Àqueles que assim não agirem, estão assumindo o risco e as consequências", advertiu o promotor Carlos Gasparoto, dizendo ser essencial essa união de esforços, pois isso contribui para um resultado mais eficiente, com as instituições atuando de forma integradas e não isoladas. E recomendou que antes de qualquer aquisição, procurem o Cartório de Imóveis ou então o Ministério, onde existem diversos inquéritos em andamento de loteamentos irregulares ou clandestinos.
            Para o gerente da unidade ambiental da Cetesb, Alessandro Palma, essa é uma luta antiga e viu como positiva a iniciativa, pois muitas ações isoladas se tornam mais resolutivas, quando em conjunto com outros órgãos. Nesse sentido vai melhorar à eficiência, vai aumentar a sinergia no planejamento e fiscalização, considerando ser fundamental preservar o potencial do Rio Canoas.
            O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Paulo César Correia Borges, relatou que esse trabalho é essencial e que agregar a esse grupo, que já trabalha o tema o Município e toda sua a competência na política urbanística e ambiental, só fortalece a causa ambiental e a viabilização de empreendimentos quando respeitarem as legislações que os regulam, nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal. 
            O 1º Tenente PM, Fernando Rafael Eufrázio Júnior, comandante local da Polícia Ambiental, disse ser uma parceria muito útil e tem a certeza que dará bons frutos, possibilitando uma maior integração entre as instituições que dependem uma das outras para a execução de suas ações.  
            O prefeito Alexandre Ferreira, primeiro agradeceu a atenção e participação de todas as autoridades envolvidas, que atenderam ao seu convite, para discutir um assunto tão urgente e necessário. Reafirmou a preocupação da Prefeitura dentro de seus limites, de agir com firmeza para impedir que essas práticas de ocupações irregulares continuem, pois entende, como foi dito por todos, o Rio Canoas precisa ser cuidado e muito bem protegido, sob pena do comprometimento da qualidade de vida das gerações futuras, com relação ao abastecimento de água.

Começa o calçamento no futuro Centro de Esportes da Vila Gosuen

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            As equipes responsáveis pelas obras do futuro Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), entre as Vilas Gosuen e Santa Terezinha, na região Norte da cidade, seguem trabalhando no local e a partir desta segunda-feira, começaram o calçamento lateral do espaço. O equipamento está localizado em uma área institucional situada entre as avenidas Flávio Rocha e William Azzuz e contará com três quadras, sendo uma delas concretada para a prática de basquete 3 x3 e duas outras de areia, além de uma estrutura para o skate.
            A execução do projeto está a cargo da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que trabalha no local em duas frentes. Uma cuidando do aterramento e concretagem dos passeios laterais, que serão transformados em pista de caminhada para os moradores das adjacências e outra, na preparação dos demais equipamentos, no interior do terreno. Esse projeto de revitalização elaborado pela Prefeitura, tem o propósito de transformá-lo num espaço de convivência, lazer e recreação dos moradores das imediações.
            Os recursos investidos no local são da ordem de R$ 618,4 mil, que receberá na etapa final um parque infantil e nova iluminação. A exemplo dessa área, a Prefeitura planeja realizar a recuperação também do prédio e imediações da antiga  Estação Mogiana.

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