O final de semana foi de muita diversão para quem foi até à Praça Nossa Senhora da Conceição prestigiar a apresentação da Caravana Emcena Brasil.
O final de semana foi de muita diversão para quem foi até à Praça Nossa Senhora da Conceição prestigiar a apresentação da Caravana Emcena Brasil.
A Prefeitura de Franca deu início a diversas melhorias na pista de atletismo do conjunto Poliesportivo.
No sábado último, 15 de junho, comemorou-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para combater a violência contra idosos e disseminar o entendimento de que a violência é uma violação aos direitos humanos. A data ainda visa a criar uma consciência mundial, social e política de que os casos de maus tratos à Pessoa Idosa existem e devem ser combatidos.
Assim como ocorre no Brasil, em Franca, a população passa por mudanças visíveis em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos - em especial do subgrupo de mais de 80 anos. A Secretaria Municipal de Ação Social, articulada com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e outros programas municipais, trabalha incessantemente buscando acompanhar essa transformação.
Cerca de 20 milhões de pessoas idosas no país representam 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil. E, com isso, aumenta a necessidade de mais serviços e estrutura de ocupação para esse público.
No Município, os Centros de Convivência são espaços ativos que acolhem e possibilitam vivências e compartilhamentos de experiências importantes, com atividades didático-culturais, físicas e outras.
A violência
A violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial e também presente em nosso meio. Não são raros casos de idosos agredidos por quem deveria cuidá-los. Essas violações acontecem, geralmente, com idosos dependentes de cuidados especiais, que não têm mobilidade, que estão enfermos ou perderam suas forças para lutar.
Mas a violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas à agressão física. A negligência, por exemplo, foi a principal forma de violência praticada contra os idosos brasileiros nos últimos três anos.
Os casos de abusos e violência devem ser denunciados no Ministério Público e através da internet no endereço http://www.disque100.gov.br e através nos telefones 100 ou 181.
Em Franca, os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), são as portas para o recebimento de queixas e denúncias de maus tratos a pessoa idosa.
O Conselho Municipal (Comupi) tem suas reuniões mensais em toda última sexta-feira de cada mês, às 8h30 na Av. Champagnat, 1.750, Centro, onde, além de se informarem mais a respeito, as pessoas podem participar levando sugestões e reclamações.
O Campeonato Municipal Varzeano, organizado pela Prefeitura de Franca, por intermédio da Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer, teve a sua segunda rodada nesse fim de semana, com três jogos no sábado e sete partidas no domingo pela Série B e outras quatro disputas no sábado e duas no domingo pelo Campeonato de Veteranos.
Ao todo, somando as duas categorias, foram marcados 71 gols, com destaque para a goleada de 8 a 0 do Vila Formosa sobre o Pérolas Negras.
Acompanhe os resultados:
Série B
Sábado
Ajax 3x2 XII de Outubro
Wescley 1x2 Franca F.C
Zona Norte 0x4 SDP
Domingo
Palermo C. 3x6 Skinão
Coyotes 1x1 Ibis São José
Palestina 4x0 Milan
FFG 3x1 Star F.C
Estrela 1x5 Os Koringas
Pérola Negra 0x8 Vila Formosa
Gr. São José 1x3 Família Lado A
Veteranos
Sábado
Ajax 0x2 Rose’n Boys
Roma 1x1 Ypiranga
Casa do Fiat 4x1 Internacional
União Zona Sul 3x2 Palestina
Domingo
Gr. São José 3x0 Miramontes
Aeroporto 3x2 XII de Outubro
A Secretaria Municipal de Saúde promove no começo da noite desta terça-feira, 18, em sua sede na avenida Dr. Flávio Rocha, 4.780, Vila Imperador, mais uma reunião do Comitê Permanente de Combate a Arboviroses na cidade. O encontro, que ocorre pela segunda vez em 2019, atende a uma norma fixada pelo prefeito Gílson de Souza no começo do ano, buscando incrementar ações efetivas e mais eficazes no combate e eliminação dos criadouros e dos ambientes onde surgem as larvas do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A reunião desta terça-feira ocorre a partir das 19 h, no auditório da própria Secretaria de Saúde. Foram convidados todos os segmentos que direta ou indiretamente podem contribuir com esse esforço permanente das equipes da Vigilância Sanitária, no sentido de reduzir a incidência de doenças, principalmente a dengue.
Com ocorrência fatal confirmada, na última semana, de um morador da região Oeste e atualmente com mais de 7,2 mil casos suspeitos, dos quais mais de mil autóctones positivos, 85 importados, 559 negativos e mais de 5,4 mil notificados e no aguardo de fechamento, é preciso de ações firmes e do envolvimento de todos os segmentos.
A Comissão tem na presidência o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto, e na vice-presidência Cleber da Silva Benedito e as diversas comissões, com profissionais das Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, além dos demais setores da Saúde.
Participam também instituições privadas, conselhos e representações do comércio, da indústria e dos trabalhadores.
Nesta terça, deve ser feito um balanço das principais ações nestes últimos meses, com exposição do quadro atualidade e o plano de ação de médio e curto prazo. Nesse sentido, uma situação é consensual: a necessidade de manter toda a população aliada e envolvida nos esforços dos agentes e autoridades.
Assim, expondo o que foi e deve ser feito e ouvindo sugestões, os membros do Comitê esperam consolidar e avançar nas ações futuras, buscando mais parcerias e fortalecendo o trabalho com os fomentadores da sociedade civil no combate ao Aedes aegypti.
Mais informações, tel. 3711-9408, com Felipe Granzotti.
O Fussol (Fundo Social de Solidariedade) realizou na última semana a entrega de certificados para mais uma turma dos cursos de Manicure e Pedicure. Esse trabalho é feito de forma sistemática a partir da estrutura montada em suas instalações, no edifício Champagnat, com aulas gratuitas durante a semana.
Esse grupo de alunas, formado por 12 participantes, cumpriu o aprendizado durante 80 horas, com atividades no período da tarde e a monitora Simone Rodrigues de Freitas.
Segundo o diretor do Fundo de Solidariedade, Alexandre Alonso, essa capacitação foi voltada a facilitar o ingresso do candidato no mercado de trabalho, seja ele formal ou informal, através da abertura do seu próprio negócio.
Muitas alunas já estão obtendo uma renda extra a partir do aprendizado recebido nos cursos, montando sua estrutura de trabalho em suas próprias residência. Para a Administração Municipal, é muito gratificante poder oferecer às pessoas oportunidades de crescimento e autonomia financeira.
Em breve, novas turmas serão formadas e as pessoas devem se manter atentas ao site da Prefeitura, no ícone Central de Cursos e Capacitação, podendo se inscrever num cadastro que serão avisadas oportunamente.
Alunos classificados no programa Bolsa Universidade recebem orientação na Secretaria de Educação