O Caravana Emcena Brasil estará na Praça Central neste sábado com várias atividades totalmente gratuitas
O Caravana Emcena Brasil estará na Praça Central neste sábado com várias atividades totalmente gratuitas
A Secretaria Municipal de Educação convoca os estudantes classificados no Bolsa Universidade
A Secretaria Municipal de Saúde CONVOCA os membros do Comitê Permanente de Combate às Arboviroses, nomeados através da Portaria nº 284 de 26 de fevereiro de 2019, para a 2ª reunião, no dia 18/06/2019, terça-feira, às 19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da reunião é consolidar as ações de parceria, bem como a formação da comissão de mobilização do Comitê Permanente de Combate às Arboviroses, como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti.
Link do Diário Oficial:
https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/1212-27022019.pdf
A Secretaria Municipal de Saúde informa, com pesar, que registrou o primeiro caso de morte por dengue em 2019 em Franca. Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, o registro foi feito no mês de abril e trata-se de um idoso, de 70 anos, morador da zona Oeste da cidade. O caso foi notificado como autóctone, ou seja, a contaminação ocorreu no próprio município. A confirmação foi feita após minuciosa investigação documental realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
“O paciente era idoso, o que contribuiu decididamente para a exacerbação, dado seu quadro clínico e, por consequência, à evolução do óbito”, disse o secretário, que completou: “A dengue é uma doença que depende de comportamentos e o fato de a cidade ter registrado poucos casos nos últimos anos traz a falsa impressão de que não há riscos na cidade e, com isso, a população se descuida. Não se combate a dengue sem parceria”.
O registro do primeiro óbito por dengue em Franca acende o alerta para a importância de se combater o mosquito. As ações da Vigilância Ambiental seguem intensas e por toda a cidade, inclusive aos finais de semana. Agentes percorrem bairros, orientando moradores sobre a importância de se manter a casa e o quintal livres de objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
No último sábado, os agentes visitaram os bairros Jardim Riviera, Jardim Palma, Jardim do Éden e Prolongamento, Jardim Paulistano, Jardim Panorama e Jardim São Francisco.
Mesmo assim, a população precisa fazer sua parte com o intuito de evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, contribuir para não aumentar o número de casos de dengue.
Vale lembrar que o mosquito se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do cotidiano como: garrafas, latas, pneus, plásticos, vaso de plantas, entre outros. “É preciso que as ações para o controle da dengue garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros, uma vez que 90% dos focos da dengue estão dentro das residências”, disse o secretário.
Atualmente, Franca registra 7.019 suspeitas, 771 positivos (sendo 73 importados) e 150 negativos. Além disso, 5.665 notificações aguardam fechamento de análise.
Uma grande novidade foi anunciada nesta quinta-feira, 13, pelo Comitê Organizador dos 63º Jogos Regionais de Franca. Pela primeira vez na história da competição, haverá disputa de skate, como modalidade extra.
O esporte, que vem atraindo cada vez mais atletas no Brasil e no mundo, estreia como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2020.
A inclusão já nesta edição dos Jogos Regionais foi possível graças a ação da Prefeitura de Franca e de entidades ligas à modalidade.
O treinador Kleber Silva, representante da modalidade em Franca, comemorou a inclusão do skate nas competições. “Ao termos o skate nos Jogos Regionais em nossa cidade, manteremos uma tradição de revelar competidores e adequá-los às demandas atuais, tendo sempre em mente não apenas o esporte de rendimento, mas a integração, participação e mobilização dos praticantes que decorrem destes torneios.”
A novidade, segundo ele, atende a um antigo pedido de atletas, treinadores e praticantes da modalidade em nossa região. O skate é modalidade olímpica e, portanto, passa a ter direito de apresentação nos Jogos Regionais e Abertos. “É mais uma opção de formação de atletas que podem representar o Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos e em diversas disputas locais, nacionais e internacionais.”
Formato de competição
Modalidade: Skate Street
A competição do Skate street será realizada em duas fases eliminatórias (três apresentações de 45 segundos cada) e uma final (em formato Jam Session Ordenada, onde cada participante escolhe o obstáculo de sua preferência), sempre de acordo com o número de atletas inscritos.
Serão respeitadas todas as regras do Caderno Técnico de Homologação da Confederação Brasileira de Skate.
Categorias: Masculino e Feminino
Podem ser inscritos 3 atletas por categoria com até 21 anos.
Inscrições:
Serão feitas no sábado dia 20 de julho de 2019, no local e dia da competição, uma hora antes da montagem das baterias.
Organização:
A organização do evento ficará por conta de uma comissão técnica de profissionais convidados.
Premiação:
Em cada categoria, os vencedores receberão medalhas: Ouro, Prata e Bronze.
O núcleo da UAB/Franca (Universidade Aberta de Franca) recebe até o final dessa sexta-feira, 14, as inscrições para três cursos: de especialização em ensino de Filosofia no ensino médio, ensino de Sociologia no ensino médio e mídia na Educação e Práticas de Letramento e Alfabetização na modalidade à distância. Para a unidade de Franca foram disponibilizadas 90 vagas gratuitamente. As inscrições devem ser efetuadas no site do NEAD (www.nead.ufsj.edu.br).
A UAB/Franca, que está instalada no Colégio Champagnat, é mantida pela Prefeitura conveniada com a Universidade Federal de São João Del Rey a partir do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos serão ministrados à distância, mas conta com a participação de tutores que ficam no Colégio Champagnat, os quais participam de reuniões e atividades complementares. Para concorrer a uma das vagas é preciso que o candidato seja graduado ou tecnólogo em cursos reconhecidos pelo MEC.
Mais informações podem ser obtidas na Av. Champagnat, 1808 ou pelo telefone 3711-9224, após às 13 horas. No edital consta também, todo o cronograma com as orientações a serem seguidas depois da etapa concluída essa etapa de inscrições.
Está previsto para essa sexta-feira, 14, o encerramento da capacitação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, para os mais de 60 candidatos que pleiteiam uma das 10 vagas de conselheiro tutelar em Franca na eleição prevista para outubro. Conforme constou da programação divulgada em Edital, sob a responsabilidade da Comissão Eleitoral foi iniciado na segunda-feira, da semana passada, o curso teórico sobre questões práticas de legislação, língua portuguesa e redação, em que era obrigatório 75% de participação dos inscritos nas aulas.
De acordo com informações preliminares, divulgadas nessa quinta-feira, pelos menos seis candidatos ao que consta não cumpriram esse percentual, número que pode ser elevado até o encerramento com o último dia de aula. Isso por representar a desclassificação pura e simples, independente da avaliação final. Nessa sexta-feira os candidatos participarão de três provas no período de três horas e meia com questões de português, conhecimentos específicos de legislação e produção de uma redação.
Os resultados serão conhecidos oportunamente, depois de análise da Comissão Eleitoral e divulgados por meio da imprensa oficial do município. As aulas estão acontecendo das 19 h às 22 h, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, na rua Francisco Barbosa, 1480, Cidade Nova.