Mais de 130 alunos receberam os certificados de conclusão dos cursos da Escola da Beleza, oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, da Prefeitura de Franca, em parceria com o Programa ‘Caminho para o Emprego’ e Sebrae. A cerimônia ocorreu na noite da última quarta-feira, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social, Éverton de Paula, vice-prefeito, Susana Carvalho, chefe do Setor de Capacitação e Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento e Cláudia Facioli, gestora do Sebrae Comunidades.
As capacitações oferecidas foram de 'Manicure e Pedicure', 'Spa dos Pés', 'Depilação Tradicional', 'Designer de Sobrancelhas', 'Auxiliar de Cabeleireiro Feminino', 'Penteados', 'Cabelos Crespos e Cacheados', 'Tranças e Maquiagem', cujas aulas foram ministradas na sede do Fundo Social, no Colégio Champagnat, nos períodos da manhã, tarde e noite, com duração de um a três meses.
Eduvirgem Hortêncio Silva, 45 anos, merendeira, fez dois cursos, o de Maquiagem e Designer de Sobrancelhas, cujo certificado recebeu na noite desta quarta-feira. "Estou no segundo diploma. Os cursos são maravilhosos e tenho certeza que muita gente gostaria de ter essa oportunidade que tive", comentou.
Já Amanda Ferreira Marques, 30 anos, moradora do Jardim Martins, não perdeu tempo e fez três cursos, o de Cabelos Crespos e Cacheados, Tranças e concluiu o de Penteados. "Foi muito importante para mim. Eu tinha muito interesse e a gente, às vezes, não tem condição financeira para pagar porque é muito caro e encontrei a oportunidade. Já sou cabeleireira formada, fiz as especializações no Fundo Social que precisava, complementando o curso que já tinha e estou muito feliz. Ajuda muito na minha renda familiar. Agora, quero fazer o de Maquiagem", disse.
A aluna Shara Silvano Silva, que participou dos cursos de Manicure e Pedicure, e Spa dos Pés, agradeceu ao Fundo Social pela oportunidade de crescer e conquistar a sua independência financeira. "Vocês fizeram parte de um sonho realizado", comemorou.
Durante seu discurso, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância deste trabalho do Fundo Social e do Programa Caminho para o Emprego, que objetiva criar oportunidades para que as pessoas possam mostrar seu talento e garantir uma renda extra. "Seguiremos trabalhando para oferecer novos cursos para a nossa comunidade", reforçou ele.
Ainda de acordo com Ferreira, para os alunos que desejarem empreender, a Prefeitura todo suporte necessário através do Programa Venda Legal, com a formalização e suporte financeiro para micro empreendedores, inclusive com linhas de crédito pelo Banco do Povo.
O Fundo Social de Solidariedade e o Programa 'Caminho para o Emprego' oferecem centenas de opções de cursos nas áreas de culinária, moda, beleza, artesanato, jardinagem, administrativos, informática e teconologia, dentre outros.