Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

FEAC divulga classificação parcial do Bolsa Cultura

 bolsa cultura original

     Foi publicada no Diário Oficial do Município do último sábado, 27, a classificação parcial do Chamamento para o Bolsa Cultura 2.023, programa municipal de incentivo e fomento, que garante subsídio para apresentações e outras ações de artistas, garantindo entretenimento e cultura à população, nos bairros e espaços públicos de Franca. A relação completa está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2292-27052023.pdf.
     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) informou que foram recebidas 69 inscrições para este chamamento. Dessas, considerando os critérios previstos no edital, 44 foram classificadas para a segunda etapa, sendo então cada projeto avaliado por três pareceristas, para as áreas de Artes Cênicas (Teatro e Circo), Música, Canto e Dança; Artes Visuais (Artes Plásticas, Gráficas e Fotografia); Literatura; Arte Popular; Tradição, Artesanato e Manutenções Culturais e Artísticas.
     Até a próxima sexta-feira, 2 de junho, os classificados poderão apresentar recurso administrativo. Ele deve ser protocolado na sede da FEAC, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha, 550, Parque Francal, no 4º andar, das 8 às 17 horas. Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (16) 3711-9360.
     A concessão de Auxílio Financeiro Bolsa Cultura para a realização de Projetos Culturais obedece às diretrizes estabelecidas pela Lei 8.050, de 2014 e suas adequações. Para este ano, está previsto um investimento de R$ 500 mil em projetos, o que representa um aumento de 25% da verba do ano passado.

CEI realiza palestra de Educação Financeira para pessoas com deficiência intelectual

 cei palestra original

     O CEI (Centro de Educação Integrada), unidade de ensino para pessoas com deficiência intelectual, mantido pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Educação, com o objetivo de auxiliar os trabalhadores e suas famílias, realizou na noite de segunda-feira, uma palestra voltada para Educação Financeira. 
      A iniciativa faz parte do trabalho do CEI de fornecer cursos para seus aprendizes, garantindo capacitação e condições para que ingressem no mercado de trabalho. 
      Para falar de Educação Financeira, a unidade contou com uma palestra do servidor Deyvid Silveira, que é economista e, atualmente, trabalha na Secretaria de Desenvolvimento. 
      A diretora do CEI, Sandra Pedigone, falou sobre a importância dos projetos, tais como os cursos oferecidos e a inserção de pessoas com deficiência no trabalho. “Fazemos essas reuniões mensais com os trabalhadores já inseridos no mercado e suas famílias, trazemos a capacitação, a exemplo do curso Relações no Trabalho, com um ano de duração, com esses módulos e assuntos para que eles sejam encaminhados ao mercado de trabalho”.
     Atualmente, o CEI conta com cerca de 200 jovens e adultos com deficiência intelectual, que participam de atividades teóricas e práticas, além de oficinas, com foco na capacitação e inclusão, de modo a desenvolver, junto a cada aprendiz, suas habilidades. 
     Desses, 48 já estão inseridos no mercado de trabalho, em empresas de alimentação, comércio, saúde e educação. Uma delas é Ana Laura de Araújo, de 28 anos. Aprendiz do CEI desde 2.019, ela é auxiliar de creche, está cursando Pedagogia e comentou como o projeto transformou sua vida. “Agora tenho autonomia financeira e posso comprar minhas coisas. Desde que comecei a trabalhar, minha vida mudou. Se eu pudesse falar para alguém, é que a pessoa procure o CEI e tenha a oportunidade de crescer. A gente é capaz”, disse.
     Qualquer pessoa com deficiência intelectual, que tenha acima de 16 anos pode frequentar o CEI e fazer os cursos e oficinas. 
      A unidade fica na rua Francisco Barbosa, 1.540, no bairro Cidade Nova. Para mais informações, ligue (16) 3723-7014.

Franca participa nesta quarta-feira de mais um Dia do Desafio

 dia desafio original

     Mais uma vez, Franca marca presença no ‘Dia do Desafio’, que acontece nesta quarta-feira, 31, buscando mobilizar a participação do máximo de pessoas, esportistas ou não, se exercitando e registrando sua participação pelo Whatsapp (16) 3711-9360. Essa será a 29ª edição da campanha, que é realizada mundialmente, com o objetivo de estimular a prática de esportes e atividades físicas em geral, que podem ser feitas a partir de casa ou nos centros de esportes, academias, escolas, praças ou parques.
      No âmbito municipal, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) está empenhada com seus educadores e instituições parceiras, no sentido de envolver o maior número de pessoas possível. 
      O ‘Dia do Desafio’ acontece em 14 países da América Latina, uma iniciativa global da TAFISA (The Association For International Sport for All), coordenada pelo SESC SP, conta com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das  Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura),  e na edição local da Prefeitura, por meio da FEAC. 
     Diversas atividades estão programadas para esta quarta-feira, começando nas primeiras horas da manhã, onde é válida desde uma simples caminhada, nos arredores do quarteirão onde mora ou algum exercício físico no espaço de casa. As pessoas devem respeitar o seu limite e comunicar o feito. O intuito do evento é estimular as práticas saudáveis, que ajudem no bem estar, sugerindo a mudança de comportamento para uma condição de vida melhor. 
     Para quem prefere participar, coletivamente, a partir das 7h, estão previstas aulas  nos núcleos de Escolinhas Esportivas, oferecidas pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), com diversas modalidades, em diferentes bairros da cidade, durante todo o dia.
     A FEAC solicita à população, escolas das redes pública e privada, academias e centros esportivos, para que registrem a participação, pelo Whatsapp citado, mencionando a atividade feita e a quantidade de participantes. Os registros com fotos, postados em redes sociais, Instagram e facebook, serão repostados pela FEAC. Basta marcar @feacfranca, no Instagram e @feacfrancasp, no Facebook. 
     Confira a programação prevista para o 'Dia do Desafio': 

Ciclista brilha e lidera Copa Soul Internacional XC

 ciclista original

     Participando no último final de semana, em Caxambu-MG, da segunda etapa da Copa Soul Internacional de XCO (uma espécie de Cross em bicicleta), o atleta Carlos Barbosa, apoiado pela Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), obteve o título de campeão em sua prova. E, com isso, obteve a condição de líder geral da competição, recebendo como reconhecimento a ‘Camisa Amarela’, que vai tentar manter na próxima das quatro etapas da competição. Antes disso, Barbosa estará  em Goiânia, dentro de 15 dias, participando da Taça Brasil de XCO.
     Durante o evento que contou com cerca de 600 ciclistas, em todas as modalidades, Carlos Barbosa externou seu agradecimento a FEAC, pelo suporte, enfatizando que na prova de Caxambu, numa pista das mais tortuosas e, com cerca de 5 quilômetros de extensão, sentiu o verdadeiro ‘XCO raiz’, com subidas e descidas de tirar o fôlego, em meio a matas fechadas, trilhas estreitas e trechos favoráveis a alta velocidade, mas que exigiam muita técnica, preparo e habilidade.
     Com desempenho acima da média, o atleta francano chegou em primeiro lugar, garantindo o pódio e a chancela de líder momentâneo da competição. Esse evento é ranqueado pela União Ciclística Internacional (UCI), pontuando para competições futuras com atletas de outros países.

Vigilância promove Arrastão da Dengue na Vila Santa Terezinha

 dengue arrastao original

      Depois do trabalho que envolveu a Vila Imperador e os bairros situados naquela região, nesta terça-feira, 30, foi a vez da Vila Santa Terezinha e adjacências receberem as equipes da Vigilância Ambiental, com o ‘Arrastão da Dengue’.        O intuito desse trabalho é fortalecer as ações preventivas e de conscientização das pessoas, quanto aos cuidados que devem observar, em relação aos criadouros do mosquito transmissor da doença, recolhendo materiais destinados indevidamente, que possam armazenar água.
      Nesse sentido, desde as primeiras horas da manhã, os agentes da Vigilância se colocaram a campo, percorrendo rua a rua da Vila Santa Terezinha, Jardim Redentor e setores do Parque do Horto. 
      As pessoas receberam bem a iniciativa, onde os agentes de vetores, devidamente identificados com crachás e uniformes, junto com a recolha de objetos, compartilhavam orientações, pedindo a ajuda dos moradores.
    Esse trabalho de combate aos criadouros e ambientes, que facilitem a proliferação das larvas é contínuo e realizado por toda a cidade mas, no caso do 'Arrastão da Dengue', tem atendido as regiões mapeadas pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizada  mediante a realização de visitas e coleta de materiais.  Latas, vasos, garrafas, baldes, pneus e utensílios domésticos, que armazenam água, foram os objetos mais encontrados.
     Independente do montante de inservíveis retirados das ruas e áreas abertas, diz Caio Carvalho, da Vigilância Ambiental, o importante é cada morador fazer a sua parte e adotar os cuidados que são recomendados. O trabalho de conscientização, educação nas escolas, continua dentro da rotina, atendendo aos demais setores da cidade.  

Franca sedia capacitação paralímpica

 capacitacao original

      Franca está sediando a partir desta quarta-feira até o dia 2 de junho, na Universidade de Franca, uma capacitação de profissionais do Projeto Paralímpico (Programa de Desenvolvimento Paralímpico). A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e no âmbito local, tem o apoio da Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
      O intuito desse período de troca de informações e saberes é fomentar o esporte paralímpico de base, tendo como foco, professores de Educação Física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de Educação Física e educadores que trabalham com práticas esportivas. Durante quatro dias do programa, em período integral de 8 horas por dia, os participantes têm a oportunidade de receber a capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de atletismo, futebol de 5, goalball, tênis de mesa, natação, bocha, ciclismo e vôlei sentado.
       As aulas práticas da capacitação contam com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas. 

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 05 30 at 15.27.35 1 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta quarta-feira, 31, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.
 
PFIZER - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (PESSOAS DE 12 A 17 ANOS) / 1ª e 2ª DOSES - GESTANTES (12 ANOS OU MAIS) / 2ª DOSE PARA PESSOAS QUE COMPLETARAM O ESQUEMA VACINAL COM ASTRAZENECA, CORONAVAC, JANSSEN E PFIZER. 
 
PFIZER BABY - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 6 MESES A 4 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS).
 
PFIZER PEDIÁTRICA - 1ª, 2ª E 3ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais