Email  

Notícias

Prefeitura segue com revitalização das praças da Estação e Centro

 Praca Centro original

      A Prefeitura está realizando obras de acessibilidade e revitalização de três praças da cidade. Sanitários estão sendo construídos na Sabino Loureiro, na Estação, localizada no quadrilátero das ruas Voluntários da Franca, General Carneiro, Diogo Feijó e Frei Germano, além de substituição do piso petit pavè nas áreas de circulação, internas e no entorno.
    O projeto, elaborado pela Secretaria de Infraestrutura, está sendo executado através da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e também contempla dispositivos de acessibilidade e com a instalação de 21 rampas. Estão sendo instalados pisos podotáticos, cuja função é de alertar sobre obstáculos e direcionar caminhos às pessoas com deficiência visual.
    Com essas intervenções, o entorno da praça ficará interligando as plataformas (ponto de ônibus) e vaga para PCD (Pessoa com Deficiência). O coreto, patrimônio histórico, receberá nova pintura para que o espaço seja utilizado para apresentações artísticas aos finais de semana.

Centro
      As praças Nossa Senhora da Conceição e Barão também estão em obras, através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. O projeto contempla o alargamento de corredores, execução de rampas de acessibilidade, remanejamento de canteiros e jardins, novo paisagismo e instalação de novas lixeiras.
    Haverá a ampliação do número de bancos nos dois locais, mais bebedouros de água e um bicicletário, projetado para a Praça Barão, fazendo frente para o calçadão da rua Marechal Deodoro, além dos serviços de acessibilidade. Até o momento, já foram instaladas oito rampas nas proximidades da Igreja Matriz, retirados os bancos em frente à Concha Acústica onde serão instalados outros, inclusive com as modificações nos layouts dos canteiros.
    Está previsto o plantio de grama nos novos canteiros a partir da rua Saldanha Marinho até a Voluntários da Franca, no outro extremo. Também já foram feitos os detalhes em concreto no piso que compreende o entorno em frente à Concha Acústica, chegando até as duas laterais. As equipes, durante esta semana, trabalharam na conclusão e instalação das guias, canteiros e na montagem das formas dos novos modelos de bancos, que devem começar a ser instalados na próxima semana.

    Os projetos das praças Sabino Loureiro, Nossa Senhora da Conceição e Barão tiveram análise e aprovação do Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico) de Franca, responsável pelo auxílio na conservação de bens históricos, tombados e/ou com interesse para conservação.

Saúde já realizou “fumacê” em 13 bairros; ações continuam

 Fumace Carro original

        A Secretaria de Saúde divulgou nesta quarta-feira, 4, o número de bairros que já receberam o “fumacê”, uma das ações de combate à dengue, iniciada em 19 de fevereiro. Até o momento, foram 13 bairros: Ângela Rosa, Santa Cruz, Santos Dumont, Jardim Califórnia, Jardim Dermínio, Jardim Luiza, Santa Terezinha, Paulista, Jardim Bueno, Paulistano, São Vicente, Consolação e Vila Santa Maria do Carmo.

     Nesta quinta-feira, o trabalho será realizado no Jardim Brasilândia e sexta-feira, 5, no Jardim Planalto. As ações são a partir das 18 horas. Os bairros selecionados são os que apresentaram mais casos da doença.
      A orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o
produto entre nas casas e fique lá por um tempo, eliminando o mosquito.
    De acordo com o Departamento da Vigilância em Saúde, o produto não oferece riscos à saúde humana, nem a dos animais domésticos, mas é recomendável que vasilhas de água e comida dos cães e gatos sejam cobertas. O trabalho só pode ser realizado caso não chova.
    Além do “fumacê”, a Prefeitura continua com a visitação casa a casa dos agentes de controle de vetores durante toda semana, com orientações por toda a cidade. Os trabalhadores estão devidamente identificados, com uniforme e crachá.
    Até o momento, já foram registrados 1.507 casos da doença e sete mortes.

Meio Ambiente divulga balanço de plantios e formação de mudas

 

Mudas original       A Secretaria de Meio Ambiente anunciou nesta semana, através do Jardim Zoobotânico, a quantidade de mudas formadas e distribuídas nas regiões rural e urbana e os plantios feitos em 2023.
    Segundo o balanço, foi feita a distribuição de 5,2 mil mudas de espécies diversas, nativas e medicinais. Em ações de arborização urbana, compreendendo plantios e replantios em praças, canteiros de avenidas e áreas de preservação, foram destinadas pela Secretaria de Meio Ambiente mais de 13,2 mil mudas e feitos 9,5 mil enchimentos de saquinhos e tubetes de formação de mudas.
    O Jardim Zoobotânico, que mantém uma agenda de visitas monitoradas e um Núcleo de Educação Ambiental, está localizado na avenida São Francisco de Assis, 1000, no City Petrópolis. Funciona todos os dias das 7h30 às 16h30, para atendimento ao público.

Plantio com crianças

    Nesta quarta-feira, as equipes do Zoobotânico organizaram uma ação de plantio de mudas em uma área pública entre os Jardins Planalto/Moema, com a participação de estudantes da EMEB ‘Prof. Nicanor da Cunha Xavier’, do bairro Nova Franca.
    Com a participação das crianças e educadores, aproximadamente, 100 mudas de porte médio formadas e fornecidas pelo Zoobotânico foram plantadas. Com o apoio de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, na preparação das covas, ao participarem do plantio, os estudantes receberam orientações sobre a importância das árvores para melhoria na qualidade do ar e necessidade de cuidados com estes espaços.
    Para a bióloga Taís Zimak, do Zoobotânico de Franca, iniciativas como esta, além do caráter pedagógico, estimulam as crianças a se interessarem desde pequenas pelas causas ambientais. O Zoobotânico mantém atendimento diário, com fornecimento gratuito de mudas para plantio na área urbana, precedido das orientações das espécies adequadas para cada local.

Atletas de natação da Feac competem no Paulista Júnior e Sênior

 Natacao original

     Três atletas da equipe de natação da Feac (Fundação Esporte, Lazer e Cultura) estão representando a cidade no Paulista Júnior e Sênior. A competição começou nesta quinta-feira e vai até domingo, 7. As provas, em várias modalidades, estão sendo disputadas na piscina olímpica do Corinthians, em São Paulo.
Hugo Ferrari Pires, de 17 anos, disputará quatro provas, todas no nado livre, 1.500, 800, 400 e 200 metros. Tainá Marcondes, de 19 anos, é especialista em nado peito e disputará três provas, de 200, 100 e 50 metros. João Marcelo Lima, 18 anos, estará em duas modalidades, nadando 50, 100 e 200 metros borboleta e 100 metros nado costas.
    Valmer de Souza, técnico da equipe, disse que a competição é uma das mais importantes do calendário deste ano. “O campeonato terá recorde de equipes e atletas, com um total de 53 equipes e 504 atletas e será uma das principais competições do semestre, reunindo as melhores equipes do estado e nadadores de seleções de categoria e olímpica do país. Será uma competição acirrada e com atletas de alto nível”, disse.
    O técnico ressaltou que os atletas obtiveram evolução, obtendo índices de participação. “Estar em uma competição assim é muito importante. Nossos atletas precisam estar conectados com o mundo do alto nível. Estamos com uma expectativa muito boa e a Feac tem dado muito apoio pra gente.”

 

Saúde imuniza cerca de 8 mil pessoas contra Influenza

 Vacinacao original

        A Secretaria de Saúde alerta que continua em andamento a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com a imunização sendo feita nas Unidades Básicas de Saúde e núcleos da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Até o momento, segundo a Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas cerca de 8 mil doses.
     O público-alvo da primeira fase é composto por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (que deverão apresentar certidão de nascimento da criança, cartão de gestante e documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (deverão levar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo doença respiratória crônica, cardíaca crônica, doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; pessoas em situação de rua; adolescentes e jovens menores de 18 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
      A vacina contra a Influenza pode ser encontrada nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas. Além dos núcleos do ESF (Estratégia Saúde da Família) do Parque das Esmeraldas, Jardins Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, no horário das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para receber a vacina, as pessoas deverão comparecer às unidades, apresentando um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.
    Está programado para o dia 13 de abril, um sábado, o 'Dia D', no horário das 07h30 às 12h30. As UBSs que estarão abertas serão divulgadas pela secretaria na próxima semana.

Parque “Lupércio Taveira” do Jardim Paulistano recebe melhorias

 Parque original

       O Programa “Parques de Franca” implementado pela Prefeitura desde o ano passado conta com cinco espaços de lazer e recreação, que vem atraindo novos frequentadores.

     Na Região Leste, o Parque Ambiental “Lupércio Taveira”, que fica na Avenida Major Elias Mota, entre os Jardins Paulistano e Palestina, é um destes locais. O espaço, dotado de pista de caminhada, recebeu pedriscos e cuidados no nivelamento, nova iluminação, pista de bicicross e outros equipamentos que são utilizados pelos moradores, especialmente as quadras e campos. Também já foram executadas obras de contenção de erosão, além de melhorias gerais na arborização, com podas do gramado e das árvores e instalação de novos bancos. Com o término da iluminação, o local passará ser uma opção a mais à noite para competições nas quadras e campos de futebol, sendo aberto para utilização o tempo todo.

Jardim Zoobotânico
     Em outro extremo da cidade, na Região Norte, o Jardim Zoobotânico conta com uma pista de caminhada pavimentada no interior da vegetação nativa, com 1,3 quilômetros de extensão. Há lagos, bosque do Pau-Brasil, Vitas (Viveiro Transitório de Aves), Meliponário Mandaçaia (abelhas nativas sem ferrão), Área de Conservação do Palmito Juçara e Xiloteca Dr. João Peres Chimelo (coleção botânica de amostras de madeiras coletadas). O local sedia também o Núcleo de Educação Ambiental e recebe visitas monitoradas mediante agendamento no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Recebendo cuidados permanentes e com vigilância 24 horas, atrai cada vez mais frequentadores. Está localizado no bairro City Petrópolis, na Avenida São Francisco de Assis, 1000 e funciona durante a semana das 7h30 às 16h30, para atendimento ao público. Aos finais de semana e feriados é aberto para visitação, das 7 às 16 horas.

“Fernando Costa”
    O Parque de Exposições “Fernando Costa” sedia eventos populares e técnicos, como a Expoagro, Feira da Fraternidade e Cavalhadas. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, também recebe constantes serviços, como a revitalização nos galpões destinados aos animais que participarão da Expoagro no próximo mês, com troca e reparos nos telhados. Está localizado na Avenida Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição.
     Durante todos os dias da semana é um dos locais preferidos para caminhadas, permanecendo aberto das 7 às 21 horas, nos domingos e feriados fecha às 20 horas. Além das pistas, possui duas academias em que as pessoas podem realizar exercícios físicos.

Caxambu
    Na Vila Santos Dumont, o Parque Caxambu é mais uma alternativa de recreação e prática de tênis de mesa, sediando também um Centro de Treinamento de Alto Rendimento. A quadra foi revitalizada e é utilizada para competições entre os moradores da região.

     O endereço é rua Francisco Társia, 215, na Vila Santos Dumont. O horário de funcionamento é das 6 às 21 horas de segunda a sexta-feira e sábado, domingos e feriados, das 6 às 20 horas.


Complexo Poliesportivo
     Na Região Sul, sob a gestão da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), o Complexo Poliesportivo recebe centenas de pessoas diariamente para passeios, competições e caminhadas. Além dos ginásios ‘Pedrocão’ e ‘Amauri Destro’, que sediam jogos de basquete, futsal e handebol, existem as quadras cobertas que recebem jovens e adultos para disputas de vôlei, peteca, badminton, futsal, basquete entre outras atividades.
    Somado a estes espaços, o local tem quadras de areia, tênis de campo e pista de atletismo, que é utilizada para os treinamentos das equipes de rendimento. Houve a troca da iluminação de vapor de sódio por led, com menos consumo de energia e maior luminosidade. Conta, ainda, com poços artesianos que garantem o abastecimento de toda a estrutura do local.
    O Complexo Poliesportivo está aberto de segunda a sexta-feira, das 6 às 21 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 6 às 20 horas. Fica na rua dos Pracinhas, s/n, Residencial Paraíso.

Parque dos Trabalhadores

    Na Região Norte, o Parque dos Trabalhadores “Papa João Paulo II”, que está prestes a completar um ano de revitalização e gestão em parceria com a Associação Ecológica do Rio Canoas, é uma outra opção ao público.

Situado em uma área estratégica e acessível, dispõe de ampla estrutura com quiosques, ambientes para encontros de famílias e passeios, contando com pista de caminhada, campos, quadras poliesportivas e um espaço recreativo kids cheio de areia.
    Com vigilância 24 horas, o Parque dos Trabalhadores oferece gratuitamente materiais para quem vai praticar algum tipo de esportes no local, bolas, redes. A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Lazer) disponibiliza aulas de iniciação em beach tennis e vôlei de areia, atendendo crianças e adultos. Foram instalados bebedouros de água em pontos estratégicos e a iluminação vem sendo ampliada por etapas.

     O local conta com uma represa principal protegida por alambrados e trilhas sobre a mata nativa, com mais de seis quilômetros de extensão, demarcada e com passagem por uma nascente existente no seu interior.

      O Parque dos Trabalhadores fica na Alameda Vicente Leporace, 4655 – Parque dos Pinhais e funciona das 6 às 21 horas de segunda a sexta-feira e sábado, domingos e feriados, das 6 às 20 horas.

Outros espaços
    A Praça da Juventude “Josaphat Guimarães”, no Jardim Redentor, também passou por completa revitalização e tem aulas de vôlei adaptado, basquete e outras modalidades. Fica na rua Joaquim Cândido Guilobel, s/n, funcionando das 7 às 20 horas.
    No Jardim Vera Cruz, a quadra poliesportiva anexa à EMEB ‘Prof. Florestan Fernandes’ foi revitalizada. Tem vigilância 24 horas, com espaço para a prática de futsal, basquete, handebol e voleibol. Na mesma região, no Jardim Cambuí, o Centro Integrado de Esportes (CIE) “Vinícius Rodrigues Alves” também recebeu intervenções e tem aulas e competições de ginástica artística, rítmica e atletismo.
    A Prefeitura também investiu na construção de 9 CEPELs (Centros Populares de Esportes e Lazer). O mais recente foi inaugurado há quase um mês, no Parque Continental/Vila São Sebastião, Região Oeste. Foram construídas e entregues também três ‘Areninhas’, no Jardim Paulista, Residencial Zanetti e Palermo City. Trata-se de espaços dotados de campos de futebol society fechados com alambrados e quadra de basquete 3x3.

Últimos dias para inscrição em 9 cursos gratuitos da Univesp pela UAB

 UAB Vestibular original

         O prazo para as inscrições do vestibular anual da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) será encerrado no próximo dia 8 de abril e podem ser feitas pelo site: vestibular.univesp.br .
     Para o polo da UAB Franca (Universidade Aberta do Brasil) estão disponíveis 135 vagas, divididas entre 45 vagas para cada um dos três eixos básicos de ingresso, através de processo seletivo, sendo: 'Licenciaturas' (com as opções de Letras, Matemática ou Pedagogia), 'Computação' (direcionadas aos cursos de Bacharelado em Tecnologia da Informação, Bacharelado em Ciência de Dados ou Engenharia de Computação) e 'Negócios e Produção' (Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Bacharelado em Engenharia de Produção). Ao todo, estão sendo oferecidas mais de 23,3 mil vagas em todo o estado de São Paulo.
     Podem se candidatar às vagas, as pessoas que concluíram ou que estejam cursando o Ensino Médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do curso, mediante apresentação do histórico escolar ou certificado. A taxa de inscrição é de R$ 52.
     As graduações são gratuitas e na modalidade EAD (Ensino à Distância) realizados na plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem. O candidato poderá escolher um dos 3 eixos e até 5 opções de polo, no momento da inscrição, em ordem de prioridade.
     A prova objetiva, composta por 56 questões de português, matemática, física, biologia, química, história, geografia e inglês de múltipla escolha, além da redação, serão presenciais no dia 26 de maio, às 13 horas, com duração de 5 horas. Os locais do exame estarão disponíveis no site vestibular.univesp.br, a partir das 15 horas do dia 21 de maio. Já o início das aulas está previsto para 29 de julho.
     Os editais completos poderão ser consultados nos endereços: https://univesp.fatvestibulares.com.br/home/ e https://univesp.br/sites/58f6506869226e9479d38201/assets/65bb91a47c1bd13e343a9532/PORTARIA_UNIVESP_PR_N__18__DE_31_DE_JANEIRO_DE_2024..pdf .
     O polo da Universidade Aberta do Brasil fica no Colégio Champagnat (avenida Champagnat, 1808, sala 11, Centro) e funciona de segunda a sexta, das 13 às 21 horas.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9224 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais