Email  

Notícias

Prefeitura inicia ‘Arena’ Esportiva no Palermo City

 Areninha
       Começa a se tornar realidade o desejo dos moradores do Residencial Palermo City e bairros próximos, na Região Oeste da cidade, de contar em breve, com uma área de lazer destinada a prática esportiva e entretenimento. Durante esta semana, as equipes da Prefeitura iniciaram o trabalho de limpeza, terraplenagem e compactação da futura Praça de Esportes denominada ‘Arena’, composta por iluminação adequada e vários equipamentos de recreação.
       A Secretaria de Infraestrutura está na coordenação do empreendimento, que tem parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Lazer, orçada em R$ 280.186,75.
       A área fica localizada no cruzamento da rua Arnold Fischer com a avenida Ermando Pulicano, onde estão projetadas duas quadras, sendo uma com gramado sintético para a prática de Futebol Society e outra para Basquete 3x3. 
       No ano passado, outras parcerias com a Secretaria Estadual de Esportes, possibilitaram a construção de um Centro Esportivo no Residencial Zanetti, na Região Sul, que conta com campo de futebol Society, com gramado sintético, iluminação Led,  cercado com alambrados e espaços verdes, por meio do Programa ‘100% Esportes’.
       Na região Norte, foi realizada a reforma parcial do Ginásio de Esportes do Leporace, com a substituição do piso, nova iluminação da quadra e equipamentos destinados para a prática de basquete, futsal e voleibol.

Parceria com Hospital Veterinário permite primeiros atendimentos

canil 
        A parceria firmada pela Prefeitura de Franca com o Hospital Veterinário da Unifran, na semana passada, já apresenta resultados positivos, com os primeiros encaminhamentos. Entre eles, um cão de rua, vítima de atropelamento, o qual segue internado, recebendo o tratamento. Um esclarecimento feito pelo Canil Municipal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, é que essa cobertura é destinada aos animais vítimas de maus tratos e em situação de rua.
       Os atendimentos emergenciais são oferecidos mediante o encaminhamento do Canil, abrangendo espécies de pequeno, médio e grande porte. O expediente no Canil é de segunda a sexta, das 8h30 às 17h e mais informações podem ser obtidas no telefone 3703-9389.

 

CAPTURAS E LEILÃO
       A captura de animais de grande porte continua sendo realizada regularmente, por equipes de captura, que devem ser chamadas. Para acionar o serviço, as pessoas podem entrar em contato pelos telefones (16) 3724-1033 ou 153, na Guarda Civil, que aciona o Canil e a equipe de captura, indicando o endereço ou ponto de referência.
Com o resultado dessas apreensões são realizados, periodicamente, os leilões. O próximo está marcado para o dia 18, deste mês, a partir das 9h, quando 14 animais deverão ser leiloados.

Meio Ambiente realiza plantio em Área de Lazer do Engenho Queimado

 meio ambiente
       Equipes da Prefeitura estiveram na manhã desta sexta-feira, realizando o plantio de mudas de árvores em uma ampla área de lazer, recém concluída pela Prefeitura, que faz parte do complexo de obras de revitalização do Córrego Engenho Queimado, na região Oeste da cidade.  Produzidas e fornecidas pelo Jardim Zoobotânico, as mudas de ‘Aldrago’, também popularmente conhecida como ‘Pau de Sangue’, quando formadas tem porte médio, que chegam entre 14 e 15 metros, produzindo uma flor amarelada.
       Essa área de lazer construída, nos fundos da Vila São Sebastião, conta com quadras de esportes, iluminação, pista de caminhada, campo de futebol, toda protegida com alambrados. 
       A Secretaria de Meio Ambiente, que coordenou o plantio, informa que o intuito é melhorar a arborização do local e que esse trabalho vem sendo expandido em outros pontos da cidade. Um dos locais recentemente contemplados com novos plantios é uma área verde no bairro City Petrópolis, na região Norte da cidade.

UPA do Aeroporto recebe capacitação do Hospital Sírio Libanês

IMG 4169 original
 
 
     O projeto que teve início em 2019, tem o objetivo de ampliar a capacitação das equipes das UPAs na implementação e aplicabilidade efetiva dos protocolos locais, que permitam aumentar o reconhecimento da Sepse, o diagnóstico e tratamento precoce, permitindo a aplicação do pacote de medidas de contenção da doença, a fim de impactar positivamente nos desfechos clínicos dessa síndrome. Além disso, a iniciativa visa a criação e implementação de ferramentas para a identificação e fluxo de priorização de atendimento e tratamento precoce dos pacientes com diagnóstico de Sepse, por meio da capacitação das equipes, com relação à conceitos e ferramentas da Gestão da Qualidade, bem como da Segurança do Paciente e Metas Internacionais regidas pela OMS e RDC nº 36 de 2013.
     Sepse é o conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção que, por sua vez, possui elevada taxa de mortalidade no Brasil (aproximadamente 60%), superior ao descrito em países desenvolvidos. Tal aumento, pode ser justificado pela dificuldade encontrada pelas equipes de saúde, sobretudo a nível secundário, em identificar precocemente o indivíduo em suspeita de Sepse, resultando no atraso da aplicação dos pacotes de medida de ressuscitação e, consequentemente, piora do quadro clínico, sendo necessário o referenciamento para atenção terciária e aumento de procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 
    Segundo a Secretaria de Saúde, desde o mês de maio do ano passado, quando o projeto foi iniciado em Franca, a unidade foi selecionada para participar da capacitação, que terá duração de um triênio, sendo 18 meses de implantação do protocolo e o mesmo período para o seguimento e apoio de outras unidades que irão ingressar no projeto, Franca está avançando de forma gradativa, com o desenvolvimento do protocolo, com a elaboração de relatórios e reuniões mensais com a equipe de apoio do Hospital Sírio Libanês.
   Na manhã desta sexta-feira, 11, a UPA do Jardim Aeroporto recebeu a visita técnica de duas enfermeiras do projeto, Jennifer Fraga Carvalho e Paloma Ferrer Gomez, que coordenaram a reunião mensal para o alinhamento e desenvolvimento do protocolo, visando adequar às necessidades da UPA e  ressaltaram que Franca avançou para a segunda fase, a amarela. O projeto contempla três etapas sendo a vermelha (reconhecimento), amarela (ressuscitação e reavaliação) e a verde (referencimento - transferência do paciente). 
     As profissionais do Hospital Sírio Libanês explicaram que o ciclo será concluído na cidade, em outubro deste ano, onde a UPA terá condições de seguir com o protocolo e toda a programação que foi passada, quando será iniciado um novo ciclo de UPAS. 
     Para a realização deste projeto, a equipe da UPA do Aeroporto conta com a direção, enfermeiros assistenciais, farmacêutico, equipe administrativa e técnicos de enfermagem.

‘Mulheres que Inspiram’ mostram histórias empreendedoras

impera original
 
     A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca (Impera), que tem um trabalho integrado com a Prefeitura e o Instituto Cidade do Calçado, marcando o Dia Internacional da Mulher, está com uma programação especial, voltada à valorização das mulheres, que se destacam no meio acadêmico, social e empresarial de Franca. Entre os destaques está o projeto ‘Mulheres que Inspiram’, que pode ser acompanhado no link: https://www.instagram.com/impera.franca/, com depoimentos e histórias de mulheres empreendedoras que estão à frente de empresas, entidades e universidades de Franca.
     A proposta da programação é exibir toda semana, duas histórias, uma contada em vídeo e outra em carrossel, postagem feita nas redes sociais. Dez empreendedoras foram convidadas para participar do projeto. Segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), feita em parceria com o Sebrae e considerada a principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras: dos 52 milhões de empreendedores no país, 30 milhões (48%) são mulheres. 
    Entre os microempreendedores individuais (MEI), as mulheres representam 48% do total. A preferência delas é pelos segmentos de beleza, moda e alimentação. 
    A IMPERA apoia o empreendedorismo feminino e, atualmente, das 12 startups incubadas, duas são comandadas por mulheres: Pluga Cuca - Maria Lídia Borges Machado - método de ensino gratuito que facilita a aprendizagem da matemática e utiliza a Internet como ferramenta e Mercadão do Fabricante - Maiara Cristina Justino de Paula - canal on-line de compra e venda de matéria-prima descontinuada, focado inicialmente nos segmentos de confecção e calçados.
 
‘Impera Meeting’ 
    Este mês acontece o “Impera Meeting” - voltado a empresários, empreendedores e startups de toda a região - com o tema “Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo Feminino”. O encontro presencial, na sede da Incubadora (rua Major Mendonça, 1659, Cidade Nova), será no dia 31, deste mês, às 7h30, com Marisa Brunherotti, professora pesquisadora da Universidade de Franca do Programa de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, responsável pelo Laboratório de Estratégias em Promoção da Saúde e idealizadora do Projeto Universo Prematuro, um aplicativo que tem como objetivo estimular o crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos prematuros.

CEU do Leporace com inscrições de Judô e Taekwondo

4e522cd6 1988 4374 a7a9 57cfc30a169c original

 

     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) está com inscrições abertas para crianças, adultos e pessoas idosas, que desejam participar de atividades esportivas em praticamente todas as regiões da cidade. Tudo oferecido, gratuitamente, com pelo menos 19 modalidades esportivas, sem contar as categorias e divisões por sexo, que atendem crianças a partir dos 4 anos (caso da ginástica), cujas aulas acontecem nos ginásios esportivos do Complexo Champagnat e no Jardim Cambuí.
    No Parque Vicente Leporace, o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), que recentemente recebeu manutenção pelas equipes de Meio Ambiente da Prefeitura, está sendo palco de aulas semanais de Taekwondo e Judô, atendendo um público formado por crianças a partir de 7 até 17 anos.  Para garantir participação, o primeiro passo é fazer a inscrição que pode ser realizada, de forma on-line, pelo link: https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml 
     A orientação da FEAC é que, após a confirmação da inscrição, a pessoa apresente o print da tela para a confirmação do cadastro,  tendo em mãos os documentos da criança e uma foto 3x4. O Taekwondo no CEU tem aulas às terças e quintas-feiras, para jovens de 7 a 17 anos, de ambos os sexos, das 8h às 9h e à tarde, das 14h às 15h40, sob a responsabilidade do professor Valdir Malta.
 
JUDÔ
 
     No mesmo espaço do CEU, as aulas de judô estão sendo ministradas para crianças, adolescentes e adultos (masculino e feminino) de 6 a 30 anos de idade, em vários horários e períodos, de acordo com a faixa etária. Os interessados nesses esportes devem comparecer, pessoalmente, nos locais das aulas, apresentando um documento com foto. As vagas são oferecidas, de acordo com o número de alunos por turmas. No Leporace, como as aulas são apenas durante o dia, às quartas e sextas-feiras (das 9h às 11h e das 14h30 às 17h), o limite de idade é de 6 a 17 anos. 
     No Centro de Lutas (antiga Associação Francana de Judô), na Vila Formosa, as opções são para crianças e adultos, de 6 a 30 anos, com aulas de manhã, tarde e noite (terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 16h30 às 20h). A FEAC orienta que os alunos inscritos em 2.021, não precisam renovar o cadastro. 
 
 

Prefeitura realiza consulta sobre espaço na Praça Barão

4e522cd6 1988 4374 a7a9 57cfc30a169c original

 

     A Prefeitura de Franca pretende dar destinação adequada para um equipamento público construído na Praça Barão, que durante algum tempo funcionou como um espaço de artesanato, denominado de ‘Quiosque do Artesão’. De acordo com o Aviso de Abertura de Consulta Pública – Procedimento de Manifestação de Interesse Social, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 10, observando os dispositivos legais, está tornando pública a proposta de manifestação de interesse social da entidade ESAC (Escola de Aprendizagem e Cidadania de Franca) para a administração do espaço.
     Essa instituição, sucessora da antiga Guarda Mirim da cidade, responsável pelo serviço de estacionamento regulamentado na área central (Área Azul), pleiteia em forma de concessão, esse local, onde pretende centralizar parte dos serviços. Como dispõe de uma infraestrutura básica, com sanitários e demais dependências, poderá ser um ponto de referência para os colaboradores que, diariamente, realizam o seu trabalho na área central.
     O processo conduzido pelo Departamento de Acompanhamento de Gestão de Contratos, Convênios e Parcerias, segue os trâmites previstos pela legislação.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais