Email  

Meio Ambiente

Operação da Guarda Civil e Canil Municipal recolhe 10 cavalos soltos em vias públicas

 cavalos soltos original

      Uma operação conjunta feita por equipes do Canil Municipal e a Guarda Civil, na madrugada desta terça-feira, 6, possibilitou a recolha de, pelo menos, 10 animais de grande porte soltos, em diferentes pontos da cidade. Somente na região dos bairros São Domingos e Jardim Paineiras, Região Norte, 6 animais foram recolhidos. Entre eles, estavam 4 éguas e 2 cavalos. O resultado disso é que a manhã desta terça-feira, foi de movimento intenso no Canil, localizado no bairro City Petrópolis, onde alguns proprietários ao tomarem conhecimento das apreensões, foram buscar informações e se orientar sobre a retirada dos mesmos.
     Outras apreensões foram registradas ainda, no período da manhã, através de denúncias recebidas pelos telefones da Guarda Civil, 153 e 3724-1033, nas imediações do trevo do Parque do Horto, na saída para a rodovia, na Vila Formosa, entre o Jardim do Éden e bairro Santa Mônica, com dois cavalos que estavam pastando nas margens da rodovia Tancredo Neves, que liga Franca a Claraval.
       As denúncias de animais de grande porte, soltos em vias e áreas públicas, devem ser feitas para o Canil Municipal pelo telefone (16) 3703-9389 e Guarda Municipal pelo 153 ou 3724-1033.
 
Consequências
       A legislação municipal estipula punições para os proprietários, que deixam seus animais soltos na área urbana, com agravantes para ocorrências caracterizadas com maus tratos e se estiverem em vias públicas, dando causa a riscos de acidentes. A Guarda Civil faz aplicação da multa cabível, de acordo com cada situação, que pode chegar a R$ 1,4 mil, baseando-se nos dispositivos contidos nos Códigos do Meio Ambiente e de Defesa Animal.
     Uma vez recolhido ao Canil Municipal, para retirar o animal, o dono deve recolher uma taxa de estadia, cuja diária, atualmente, é de 1 UFESP (Unidade Fiscal do Estado), na ordem de R$ 34,2. Os casos de reincidência, ou seja, animais que já foram recolhidos e chipados, são encaminhados a Guarda Civil, aplicada nova multa, com o agravante de serem remetidos ao Ministério Público para outras providências judiciais.

Prefeitura recolhe 12 caminhões de entulho verde com ações de limpeza urbana

 caminhao limpeza original

     A presença constante de uma equipe média de 50 a 60 homens por dia, realizando serviços de poda de grama, raspagem nas vias, calçadas e limpeza em geral, nos espaços públicos tem gerado uma média/dia de 12 caminhões de entulhos verdes. Nesta semana, as equipes estiveram trabalhando entre os bairros Cidade Nova, Jardim Boa Esperança, Vila Teixeira e margens da Avenida Hélio Palermo.
    Para se ter ideia do quantitativo de resíduos verdes, cada caminhão tem capacidade para transportar 6 metros cúbicos de materiais, folhagens, galhos e outros objetos que têm decomposição no ambiente natural. Esse material é destinado para uma área anexa ao antigo Aterro Sanitário, adiante do bairro City Petrópolis, onde é coberto por terra e compactado na medida em que as cargas vão chegando.
    Além dos resíduos de massa verde retirados das áreas urbanas pela Prefeitura, nesse local também podem ser destinados entulhos vegetais, gratuitamente, pela população. Basta que as pessoas transportem até o espaço. A Prefeitura mantém um sistema de controle e acompanhamento, para que não sejam destinados materiais de outras origens.

Meio Ambiente intensifica serviços de limpeza pública

 Limpeza 4 original

      Com homens equipados com roçadeiras, tratores e acessórios distribuídos em 25 locais diferentes, a Prefeitura segue trabalhando em ritmo intenso na limpeza pública, medida que tem como objetivo manter a cidade limpa.  
     Nesta quinta-feira, uma equipe trabalhou nas margens da Avenida Hélio Palermo, nos serviços de poda e limpeza das floreiras nas duas marginais, na praça da Capelinha, nos canteiros do centro das Avenidas Presidente Vargas, Adhemar de Barros, Eufrásia Monteiro Petráglia. Também foram feitas intervenções no bairro Santa Lúcia, no Jardim Tropical, entre outros, com raspagem das ruas e áreas de circulação nas praças existente nessas regiões.
      Os serviços passam pelo recolhimento de terra a capina do mato acumulado, junto as guias das ruas e praças, bem como o rastelamento e varrição dos espaços, com recolhimento do lixo e dos resíduos sólidos encontrados. 
      Esse trabalho contínuo de limpeza, reunindo as frentes de manutenção, objetiva proporcionar melhor qualidade de vida as pessoas, mais saúde e menos riscos de contaminações.  Junto com essa limpeza, o trabalho é reforçado por uma frota diária, que recolhe inservíveis destinados em áreas chamadas de transbordo, formada por 4 caminhões, cujos resíduos são destinados ao Aterro Sanitário.
     Paralelo a essas ações, existe a recolha, gratuita, fora dos Arrastões da Limpeza, promovidos, mensalmente, no último sábado de cada mês. Para acessar esse serviço, quem tem móveis, utensílios domésticos e outros objetos que não usa mais, tipo camas, armários, mesas, colchões, sofás e outros, basta ligar para o número (16) 3711-9440 e fornecer o endereço. É agendada uma data e o material destinado para local adequado. No Arrastão da Limpeza, realizado no final de maio, foram recolhidas mais de 10,3 toneladas de inservíveis, perfazendo um total superior a 141,8 mil, nas edições realizadas neste ano. 

Meio Ambiente reforça ações de limpeza por toda a cidade

 limpeza reforco original

    A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura reforçou seu cronograma de limpeza pública, em todas as regiões da cidade. Nesta quinta-feira, 25, foram realizadas ações em praças, além das manutenções periódicas, que são realizadas nos bairros, canteiros de avenidas e demais áreas de convivência.
    As equipes de podas e raspagem trabalharam nas praças do Jardim Tropical, Zumbi dos Palmares, no Parque São Jorge e Sabino Loureiro, na Estação. As avenidas Orlando Dompieri e Francisco Quintanilha Ribeiro receberam limpeza e pintura do meio-fio. Os trabalhadores também estiveram no Jardim Dermínio e no Residencial Zanetti. 
    Além desse serviço, a secretaria faz a limpeza dos pontos de descarte irregular de lixo. Essas operações são feitas, diariamente, em mais de uma dezena de áreas em que, indevidamente, são destinados restos de construções e móveis velhos. 
    A Secretaria de Meio Ambiente também oferece a opção de recolha de inservíveis, mediante agendamento prévio. Basta ligar para o telefone (16) 3711-9440, fornecer o endereço e informar o que tem para ser recolhido. Ainda há o Arrastão da Limpeza, realizado mensalmente, em regiões da cidade.

Arrastão da Limpeza atende a 34 bairros das Regiões Centro/Leste

 arrasta original

     A 6ª edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', que será realizada neste sábado, 27, irá contemplar 34 bairros das Regiões Centro/Leste, dentre eles, a Vila Champagnat, Jardim Consolação e prolongamento, Vila Flores, Centro, Jardim América, Vila Aparecida, Jardim Paulista, Boa Esperança, Vila Duque de Caxias e Cidade Nova.
     As equipes estarão percorrendo os bairros, a partir das 07h30, retirando os materiais, que deverão ser descartados pelos moradores, como móveis velhos, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, latas, garrafas, entre outros. A orientação da secretaria é que os moradores façam uma limpeza em seus quintais e deixem os materiais, que não utilizam mais sobre as calçadas, na noite de sexta-feira.
   O projeto realizado, mensalmente, sempre no último sábado de cada mês, já atendeu em 2.023, a 174 bairros das Regiões Sul, Oeste I e II, Leste/Nordeste e Sudeste. Nos cinco primeiros Arrastões foram recolhidas 131.480 toneladas de materiais. Neste ano, estão previstas na programação, mais 6 edições para atender a todos os bairros e regiões da cidade.
    Além do 'Arrastão da Limpeza', a Secretaria de Meio Ambiente conta com o canal LimpeZap (16) 3711-9440, para que pessoas possam enviar mensagens, visando o agendamento do recolhimento de materiais e limpeza. 
    Confira a relação dos bairros, que serão atendidos pelo 'Arrastão da Limpeza', neste sábado, 27:
 
BAIRROS:
01) Vila Champagnat
02) Jardim Consolação e Prolongamento
03) Village São Vicente
04) Jardim São Vicente de Paula
05) Bairro Coronel Antonio Jacintho Sobrinho
06) Bairro Jesus Maria José
07) Vila Flores
08) Centro
09) Cubatão
10) Bairro São José
11) Parque das Águas
12) Vila Carrenho
13) Parque das Acácias
14) Residencial Baldassari
15) Jardim América
16) Prolongamento do Bairro São José anexo ao Bairro Santo Agostinho
17) Bairro Santo Agostinho
18) Jardim Seminário
19) Jardim Bueno
20) Vila Aparecida
21) Jardim Paulista e Prolongamento
22) Vila Izabel e Prolongamento
23) Jardim Bethânia
24) Jardim Boa Esperança
25) Vila Teixeira
26) Vila Santa Maria do Carmo
27) Vila Nossa Senhora das Graças
28) Vila Santa Teresa e Prolongamento
29) Vila Alan Kardec e Prolongamento
30) Parque Três Colinas
31) Vila Monteiro
32) Vila Benelli
33) Vila Duque de Caxias e Prolongamento
34) Cidade Nova

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais