Email  

Meio Ambiente

Vigilância notifica mais de 440 proprietários para limpeza de terrenos

 vigilanci original

     A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município, edital de notificação a mais de 440 proprietários de terrenos na área urbana, para que providenciem, no prazo de 15 dias, a limpeza dos lotes. Eles estão localizados em diferentes bairros da cidade e a consulta pode ser feita pelo site da Prefeitura, no link  https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2240-11032023.pdf
     A publicação da Vigilância Ambiental, vinculada à Secretaria de Saúde, ocorreu no Diário Oficial do último sábado, 11,  contendo a notificação para os proprietários, que deverão executar a limpeza dos imóveis.  
    Os titulares ou responsáveis, que não providenciarem a manutenção no prazo estabelecido, contado da publicação, serão responsabilizados. Posteriormente, a Secretaria de Meio Ambiente realizará o serviço, cujo valor cobrado pode chegar a R$ 988,60 para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados, sem contar a multa a que o infrator estará sujeito, que está em R$ 536,27
    Nas notificações, constam terrenos a serem limpos em bairros, como Estação, Primo Meneghetti, São Luiz, Aeroporto, Vila Santos Dumont, Palma, Vila Nicácio, City Petrópolis, San Diego, Paulistano e outros.
   Com amparo no que dispõe o art. 145, parágrafo 1º do Código de Posturas do Município, periodicamente, a Vigilância faz a intimação para que os responsáveis mantenham os imóveis limpos, como forma de evitar criadouros do mosquito da dengue, que a sujeira se espalhe e lixo seja descartado de forma irregular.

Trecho da Av. Ismael Alonso y Alonso recebe nova iluminação

 iluminacao original

     Dando continuidade à programação de substituição da iluminação pública em regiões da cidade, a Prefeitura iniciou nesta semana a troca das luminárias de um trecho da Avenida Ismael Alonso y Alonso, que abrange cerca de meio quilômetro de extensão, entre a cachoeira do Córrego Cubatão, entre os Jardins Consolação, Veneza e a confluência com o Córrego dos Bagres, na Avenida Antônio Barbosa Filho.
    De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, através do Setor de Elétrica, cerca de 120 luminárias de led estão sendo instaladas, em substituição as de vapor de sódio, com potência de 150 watts. Testão sendo trocados postos metálicos.
   De acordo com Rui Engrácia Garcia Caluz, secretário de Meio Ambiente, a exemplo do que já aconteceu no interior do Conjunto Poliesportivo, praças e outros logradouros da cidade, a troca dessas luminárias oferece maior luminosidade, durabilidade e representa economia no consumo de energia. 

Meio Ambiente inicia a semana com equipes de limpeza nas ruas

 meio ambiente original

     A Secretaria de Meio Ambiente segue com suas equipes distribuídas em regiões diferentes da cidade, promovendo a limpeza dos espaços públicos e ao mesmo tempo recolhendo materiais.
    Nesta segunda-feira, 6, equipes estiveram com roçadeiras e tratores com equipamento mecanizado do City Petrópolis ao Residencial Zanetti, nas regiões Norte e Sul da cidade, abrangendo praças, ruas e avenidas desses bairros.  Também foram programados serviços na Avenida Severino Tostes Meirelles, no Distrito Industrial; na área de proteção ambiental do bairro João Liporoni; no entorno do Poliesportivo; na Avenida Santos Dumont e na Avenida Dom Pedro I, entre o Jardim Planalto e Residencial Moema.
     Aliado a esse esforço diário de poda de gramados e roçada da vegetação mais alta em praças e canteiros de avenidas, é indispensável que a população também colabore nesse processo e faça a sua parte. 
    A Secretaria de Meio Ambiente orienta que a cidade conta com a coleta regular dos resíduos domiciliares em todas as regiões, com dias e horários previamente anunciados. Todo material é recolhido em caminhões e destinados ao aterro.
 
Entulhos 
     Com o foco em manter a cidade limpa e bonita, a Prefeitura mantém ainda uma frota de 4 caminhões e respectivas máquinas do tipo pá-carregadeiras, para uma tarefa que tem se tornado cada vez mais repetitiva: a recolha de entulhos de todo tipo, de sacos de lixo a restos de construções, que são atirados indevidamente em áreas livres nos diferentes pontos da cidade. Essa é uma prática que caracteriza crime ambiental e que sujeita os infratores as penalidades previstas no Código de Posturas e multa. Para denúncias de descarte irregular, ligue 153 (Guarda Civil).

Vigilância faz 'Arrastão da Dengue' na São Sebastião e adjacências

dengue1 original 

     Depois das ações desenvolvidas nos dias 24 e 28 de fevereiro, nos bairros da Região Leste, a partir dos Jardins Brasilândia e Paulistano, com a retirada de 3 caminhões de materiais, o 'Arrastão da Dengue' volta a ser realizado nesta quinta-feira, 2, em bairros adjacentes a Vila São Sebastião, na Região Oeste.  
     Os trabalhos de campo serão feitos a partir das 7h30, através da Vigilância Ambiental, consistindo na presença dos agentes de vetores percorrendo as ruas, orientando as pessoas e recolhendo objetos que possam armazenar água, destinados indevidamente em áreas públicas.
      A ação está sendo realizada nos dois setores da cidade, onde foi encontrada a maior quantidade de criadouros com larvas do mosquito da dengue, conforme resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL).  Esse levantamento foi realizado no início deste ano.
     O complexo da Vila São Sebastião abrange as Vilas Pandolfo, Rezende, parte dos Jardins Dermínio, Martins e Continental. O objetivo é reforçar o alerta aos moradores para a eliminação dos criadouros. Os agentes, uniformizados e credenciados, visitarão imóveis e recolherão os objetos, que possam acumular água parada, como latas, pratos, garrafas, frascos, pneus, plásticos, vasos, baldes e outros itens. 
      A orientação é que os moradores façam a separação dos itens e deixam sob as calçadas para facilitar a recolha dos materiais. 
      Segundo a Vigilância Ambiental, foram registrados até o momento, neste ano, 54 casos confirmados de dengue na cidade. 

Vigilância faz nova edição do ‘Arrastão da Dengue’ na Região Leste

 leste original

     A Vigilância Ambiental realiza nesta terça-feira, 28, nova edição do ‘Arrastão da Dengue’, na Região Leste de Franca, com um trabalho de orientação aos moradores sobre a doença e recolha de itens, que servem como criadouros para o mosquito transmissor da doença. 
     A partir das 8 horas, os agentes de saúde percorrerão os Jardins Paulistano, São Francisco, Panorama e Prolongamento do Jardim Brasilândia. Já no dia 2 de março, o Arrastão será realizado no Complexo da Vila São Sebastião. Os bairros, que estão recebendo as ações, foram definidos, mediante levantamento de densidade larvária, com alta incidência de focos do mosquito da dengue.
    A Vigilância informa que os agentes de saúde estão identificados, com crachás e devidamente uniformizados. Nesta terça, eles visitarão imóveis e também será feita a recolha de objetos, que acumulam água parada, como latas, pratos, garrafas retornáveis, frascos, pneus, plásticos, vasos, baldes e outros itens. A orientação é que os moradores deixem, logo no início da manhã, os objetos nas calçadas, de modo a facilitar o trabalho dos agentes.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais