Email  

Notícias

Fussol e Biblioteca iniciam entrega de kits de livros com cestas de alimentos

DIP 4745.MOV.00 00 02 23.Quadro001 
     O Fussol (Fundo Social de Solidariedade) e a Biblioteca Municipal, vinculada à FEAC, iniciaram através do Programa ‘Fome de Leitura’, a entrega de kits de livros, que foram incluídos nas cestas básicas de alimentos destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas pela Prefeitura. 
     Na semana que passou, os primeiros exemplares foram distribuídos às pessoas atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social, na região Oeste, no Jardim Dermínio.
     A presidente do Fussol, Cynthia Milhim Ferreira, comentou que a iniciativa nasceu desta parceria, sendo um estímulo a prática da leitura e foi muito bem recebida pelas pessoas. Foi possível compor 150 kits com dois livros cada, infantil e adulto, que foram colocados à disposição do Fundo Social de Solidariedade. Em conjunto com a secretaria de Ação Social, os primeiros exemplares começaram a ser entregues, junto com as cestas de alimentos pela região Oeste.
     Com essa destinação, a Biblioteca cumpre uma das contrapartidas do Programa Recode Bibliotecas. 
     José Rocha, aposentado, revelou que além dos alimentos, ficava grato pelo presente, pois a leitura ajuda a clarear as ideias. 
     Vera Lúcia Silva disse que leitura é conhecimento, afirmando que além de ler, pretende repassar aos familiares para que aproveitem o presente. 
     Segundo entendimento dos estudiosos, os livros também constituem alimentos que proporcionam sabedoria, diversão, paz, lazer, educação e infinitas coisas, além de proporcionar mais conhecimento para as pessoas que os apreciam. 
 

Fussol recebe inscrições para curso de Ajustes e Reforma de Roupas

212626922 191223599630894 1972003401725729127 n original 
     O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), está com inscrições abertas para o novo curso de Ajuste e Reforma de Roupas, que será oferecido, gratuitamente, para homens e mulheres, acima de 18 anos e que tenham o Ensino Fundamental completo. 
     O curso será em modo presencial, respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, com início para o próximo dia 19. Com a grade horária de 36 horas, as aulas serão todas as segundas e terças-feiras, das 13h às 17h até o dia 16 de agosto
     O curso de Ajustes e Reforma de Roupas tem como objetivo desenvolver técnicas operacionais de costura, como a introdução e preparação de máquina, recuperação de peças, ajustes de cintura e barras, costura de zíper e etc. 
     Os interessados poderão se inscrever no site da Prefeitura, através do “Caminho para o Emprego” ou diretamente no link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml 
Mais informações poderão ser obtidas no Fussol pelo telefone (16) 3711-9311

Mutirão terá 16 postos de vacinação contra Covid para pessoas com 38 anos ou mais

arte vacina 090721 
     A Secretaria de Saúde programou para esta sexta-feira, 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, um mutirão para o atendimento das pessoas com idade de 38 anos ou mais para a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19.
     Estarão disponíveis 16 postos de imunização, funcionando das 07h30 às 13h, mediante a distribuição de senhas e a quantidade de doses disponíveis, nas UBS São Sebastião, Guanabara, Paulista, Santa Terezinha, Horto, Aeroporto 1 e 3, Planalto, Progresso, Brasilândia e Santa Clara, além das ESF Paineiras e Luíza, o Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99, Estação) e as escolas Sesi Santa Cruz (Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7) e a Industrial (entrada pela rua Campos Salles), no Centro.
     As pessoas que estejam aptas a receber a vacina devem fazer o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento. Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e um comprovante de endereço.
     Lucas Souza, secretário de Saúde, informou que cerca de 300 pessoas estarão atuando nos postos nesta sexta-feira e destacou que este é mais um passo que a Prefeitura dá para agilizar a imunização dos públicos alvos preconizados pelos Planos de Imunização, possibilitando que milhares de pessoas, que trabalham durante a semana, possam neste feriado, receber a primeira dose da vacina tão aguardada por todos. “Esta é uma ação importante, determinada pelo prefeito Alexandre Ferreira, visando facilitar o atendimento para muitas pessoas que durante a semana, não têm tempo hábil para comparecer as unidades", declarou.
     O secretário solicitou que as pessoas nesta faixa etária, compareçam a um dos postos, utilizando máscara de proteção, respeitando o distanciamento social, a fim de evitarem aglomerações, munidas do documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. 
     Segundo a Secretaria de Saúde, a estimativa é imunizar de 8 a 9 mil pessoas nesta sexta-feira. 
     Confira a relação dos postos para esta sexta-feira, das 07h30 às 13h:
 
UBS São Sebastião
UBS Guanabara
UBS Paulista
UBS Santa Terezinha
UBS Horto
UBS Aeroporto 1 
UBS Aeroporto 3
UBS Planalto
UBS Progresso
UBS Brasilândia
UBS Santa Clara
ESF Paineiras 
ESF Luíza
Internacional Esporte Clube (entrada pela rua Cavalheiro Petráglia, 99, Estação) 
Escola Sesi Santa Cruz (entrada pela Rua Augusto Vitor Engholm - portão 7) 
Escola Industrial (entrada pela rua Campos Salles), no Centro.

Ação Social convoca beneficiários faltosos para retirada de mais de 1.100 cestas básicas

DIP 4537 copiar 
     A Secretaria de Ação Social concluiu na última quarta-feira, a entrega das cestas básicas para as pessoas em situação de vulnerabilidade social beneficiadas pelo 3º Mutirão, em pontos estratégicos de distribuição nas cinco regiões da cidade.
     Segundo um levantamento realizado nesta quinta-feira, foram distribuídas 3.776 cestas de alimentos, restando ainda a quantidade de 1.124 unidades para serem entregues, totalizando cerca de 4.900 benefícios.
     Para as pessoas que, por algum motivo, não puderam retirar os alimentos nas datas e locais determinados pela secretaria para cada região da cidade, será concedida uma nova oportunidade, a partir da próxima segunda-feira, 12, a partir das 11 às 16h, nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de cada região, mediante a apresentação de um documento de identidade com foto do beneficiário. Os moradores da Área Rural deverão procurar o CRAS Centro. A partir do dia 13 ao dia 23, deste mês, o atendimento será prestado das 8h30 às 16h, nos mesmos locais.
     O Programa Cesta Básica tem o objetivo de garantir a entrega das cestas de alimentos à população francana em insegurança alimentar, prioritariamente, às famílias sem e/ou baixa renda, que possuem entre seus membros, crianças e/ou adolescentes, e/ou pessoas idosas, e/ou pessoas com deficiência e/ou gestantes.
 
 
Novos pedidos
       A Secretaria de Ação Social informa que a partir de segunda-feira, 12, poderão ser feitas novas solicitações para o cadastro de cestas básicas. Para fazer o pedido, a pessoa deverá encaminhar uma mensagem de whatsapp para o número 3711-9809, que receberá um link para que possa efetuar o cadastro, inserindo os dados pessoais, bem como de familiares, endereço, telefones para contato, e-mail, entre outros. 

Novas medidas de enfrentamento a Covid entram em vigor nesta sexta-feira

decreto0807 
      A Prefeitura de Franca publicou nesta quinta-feira, o decreto municipal nº 11.293, que trata das novas medidas de enfrentamento a Covid-19, com as adequações gerais da ‘Fase de Transição do Plano São Paulo’, atualizadas pelo Governo de São Paulo, no último dia 7. Com as novas regras, a partir de zero hora desta sexta-feira, 9, as atividades de comércio em geral, terão o horário expandido até às 23h, aumentando também a permissão de presença de pessoas nos ambientes, de 40% para 60% da capacidade de público nos locais, permanecendo o toque de recolher das 23h às 5h.
      Ainda conforme o decreto, as medidas terão eficácia entre os dias 9 e 31, deste mês, ficando sujeitas a alterações, com a edição de normas adicionais em conformidade com os índices epidemiológicos apurados durante a vigência. Continua sendo obrigatório o uso de máscara, recomendado o distanciamento social, como forma de reduzir a transmissão do vírus e a higinienização das mãos.
      É de obrigação dos estabelecimentos autorizados a oferecer atendimento ao público, manter de forma clara e visível, os informes sobre a ocupação máxima do estabelecimento e o limite presencial de 60%, além dos demais protocolos sanitários. 
      Confira a seguir as orientações e limites das atividades com essa nova flexibilização:
 
Escritórios em geral e Atividades Administrativas
• Preferencialmente atividade de teletrabalho ou com atendimento individual com agendamento.
 
Repartições de Administração Pública Municipal (exceto secretarias e serviços essenciais)
• Preferencialmente atividade de teletrabalho.
• As repartições municipais deverão designar número suficiente para atendimento essencial à população.
 
Assistência à Saúde Humana (hospitais, consultórios, clínicas médicas, clínicas odontológicas, laboratórios clínicos, óticas)
• Atividade permitida.
 
Assistência à Saúde Animal (hospitais, clinicas veterinárias, laboratórios veterinários)
• Atividade permitida.
 
Pet Shop e Banho e Tosa
• Atividade permitida.
 
Matéria-prima agrícola, casas agropecuárias e de alimentação animal
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Farmácias e Drogarias
• Atividade permitida 24h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Estabelecimentos Comerciais (Comércio em geral)
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Shopping, Galerias e Similares
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
 
Depósito de bebidas e lojas de conveniência
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Locadoras de equipamentos e utensílios para festas
• Atividade não permitida.
 
Locação de Chácaras e Áreas de Lazer
• Atividade não permitida.
 
Comércio de Material de Construção, Materiais Elétricos e Hidráulicos e Análogos
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Supermercados  
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Padarias, Mercearias, Armazéns, Açougues, Peixarias e Hortifrutigranjeiros  
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Restaurantes, Bares, Pizzarias, Buffet, Sorveterias e Similares
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Feiras Livres de qualquer natureza
• Atividade permitida.
 
Mercado Popular Urbano
• Atividade permitida.
 
Gás e Água
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade, e entrega na casa do comprador (delivery) por 24h.
 
Hotelaria
• Atividade permitida.
 
Escolas
• Aulas na rede municipal de ensino em forma remota e demais atividades escolares serão disciplinadas pela Secretaria Municipal de Educação.
• Aulas na rede estadual de ensino seguem diretrizes da Secretaria Estadual de Educação.
• Recomendação para que a rede privada regular e cursos livres sigam o mesmo procedimento da rede municipal ou respeitem o limite de 35% (trinta e cinco por cento) de alunos matriculados nas atividades presenciais.
• Atividades práticas dos cursos da área de saúde estão permitidas.
 
Auto Escolas
• Atividade permitida de acordo com as regras do Detran.
 
Esportes Coletivos, jogos e competições
• Atividade não permitida.
 
Academias de esportes de todas as modalidades
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade.
 
Parques e Clubes
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade.
 
Praças
• Proibidos os jogos de tabuleiros e cartas.
• Proibido aglomerações de pessoas.
 
Atividades Religiosas
• Permitido a realização de atividades presenciais coletivas (como missas e cultos) limitado a 60% (sessenta por cento) de sua capacidade total.
 
Eventos e convenções
• Atividade não permitida.
 
Atividades Culturais
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade.
 
Cartórios e Tabelionatos
• Atividade permitida.
 
Salões de beleza, barbearias, manicure/pedicure, clinicas de estética, clinicas de pilares e análogas 
• Atividade permitida com acesso das 05h às 22h e encerramento da atividade às 23h, com limitação de público em 60% (sessenta por cento) da capacidade.
 
Transporte coletivo público e privado
• Atividade permitida.
 
Transporte por aplicativos, Táxi e Mototáxi
•  Atividade permitida.
 
Reparação e manutenção de veículos automotores e motocicletas
• Atividade permitida.
 
Revenda de automóveis
• Atividade permitida.
 
Postos de Combustíveis
• Atividade permitida.
 
Correios e Entregas
• Atividade permitida.
 
Agências bancárias e Cooperativas de créditos
• Atividade permitida limitado há 60% (sessenta por cento) da capacidade.
 
Lotéricas, Correspondentes Bancários e Instituições financeiras
• Atividade permitida limitado há 60% (sessenta por cento) da capacidade.
 
Construção Civil
• Atividade Permitida.
 
Indústria
• Atividade permitida.
 

Renda Franca prorroga inscrições para os cursos

Renda 
      As pessoas classificadas na segunda etapa e aprovadas nesta última fase do Programa Renda Franca ganharam um novo prazo para efetuarem a inscrição no curso de qualificação, que seria encerrado nesta sexta-feira.  A decisão foi anunciada nesta quinta-feira pelo Conselho de Gestão Intersetorial do Programa Renda Franca e a data foi estendida até o próximo dia 16.
Se inscrever no curso é uma das condições obrigatórias para o candidato conseguir a liberação da primeira parcela de R$ 300,00, concedida a título de auxílio para àquelas pessoas que foram selecionadas.
      Aberta desde a última segunda-feira, a inscrição pode ser feita da seguinte forma: deve ser gerado um cupom (código) na área do candidato, utilizando seu login e senha cadastrados no https://rendafranca.franca.sp.gov.br, fazendo a opção. Através do Comitê Gestor Intersetorial do Programa Renda Franca, a Prefeitura publicou no último sábado, a relação dos 187 nomes, com o resultado final, incluídos os suplentes nesta última fase de classificação do programa.  A lista dos candidatos aptos é de 143, totalizando 1.000 beneficiários.
Para auxiliar os contemplados neste processo de inscrição, a Prefeitura  disponibilizou a partir desta quinta-feira, um tutorial do passo a passo, acessível, exclusivamente, aos candidatos habilitados, no link do Caminho para o Emprego.
 
 
Finalidade do programa
             O Programa Renda Franca é destinado ao atendimento das pessoas, que estão em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente da ausência e insuficiência de renda por conta da pandemia, com o pagamento de um auxílio de R$ 300,00, por um período de até três meses, mediante a participação nos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura.
             Mais de 300 pessoas classificadas na primeira etapa do programa já concluíram o primeiro curso disponibilizado pelo Programa "Caminho para o Emprego", com o tema “Preparação para o Mundo do Trabalho”, ministrado, exclusivamente, on-line, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) no prazo estipulado e já receberam a primeira parcela do auxílio. 

Matrículas para o EJA seguem até a próxima semana

WhatsApp Image 2021 07 08 at 10.50.22 
     A Secretaria de Educação lembra aos estudantes que desejam se matricular na Educação de Jovens e Adultos (que corresponde ao antigo supletivo) para que se atentem ao prazo, que termina na próxima semana, dia 15.  Esse tipo de ensino é mantido pela rede pública, gratuitamente, voltado ao atendimento daquelas pessoas que não conseguiram frequentar os cursos regulares dos Ensinos Médio e Fundamental, permitindo que o cronograma seja cumprido em menor tempo, variando de um ano e meio a dois anos. 
     Essas matrículas são destinadas para quem vai cursar o 2° semestre deste ano letivo que, com a flexibilização vai possibilitar o retorno das aulas presenciais a partir de agosto.  
     As matrículas estão sendo recebidas, diariamente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30, em 4 escolas mantidas pela Prefeitura, na Região Sul (Aeroporto 3), Jardim América (Centro e Região Leste),  Jardim Redentor (Região Norte e adjacências) e Jardim Integração (Região Oeste), na Estação. A Prefeitura oferece uma quinta opção de ensino, não presencial, através do Centro de Supletivo à Distância, que funciona no Champagnat, cujas matrículas são recebidas o ano todo e o estudo é feito por módulos, onde o aluno retira o material e estuda a partir de casa.
 
Condições para matrículas
      Os atendimentos estão sendo prestados nas próprias unidades de ensino. Os estudantes devem apresentar o original e cópias do RG, CPF, certidão de reservista (homens), título de eleitor, comprovante de endereço com CEP, certidão de nascimento ou casamento, declaração de trabalho, comprovante de escolaridade anterior e uma foto 3x4.
      Para o Ensino Fundamental, o interessado deverá ter a idade de 15 anos completos e para o Ensino Médio, 18 anos completos.
      Já para o Ensino Semipresencial, no CESUM (Centro de Ensino Supletivo Municipal) Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala, as matrículas poderão feitas a partir de segunda-feira, 12 de julho, com horário de atendimento das 13 às 19h30.
 
Relação das escolas municipais para o recebimento das inscrições:
Escola Prof. Antônio Sicchierolli - Jardim América / 3723- 9219
Escola Prof. José Mário Faleiros - Jardim Aeroporto 3 / 3701- 8922
Escola Prof.ª Maria Helena Rosa Barbosa - Jardim Redentor / 3703-0222
Escola Prof.ª Nair Martins Rocha - Jardim Integração / 3723-6788
CESUM Prof.ª Climene Rebelo Novelino Abdala - Centro / 3701-8367
     
      Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3711-9219 e 9226.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais