Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Prefeitura pede ajuda a população no combate a pandemia

 

            Autoridades municipais estiveram reunidas na tarde dessa terça-feira na Prefeitura, onde durante uma ‘live’ transmitida pelas redes sociais (Instagram e facebook), foram levadas ao público, diversas informações relativas a situação da pandemia do Coronavírus na cidade, os investimentos, medidas adotadas e em andamento para ampliação dos leitos na cidade e região.

            Durante cerca de uma hora tanto o prefeito Gilson de Souza, como o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto e o médico Homero Antônio Rosa Júnior, membro integrante da equipe da Vigilância Epidemiológica compartilharam informações, com destaque para as solicitações de aumento de 20 novos leitos de UTI na Santa Casa (referência SUS), formalizado no final de semana ao Governo do Estado e com resposta positiva.  Antes que isso ocorra a Prefeitura fica impedida de comprar leitos da rede privada. Deve primeiro se utilizar de toda a estrutura disponibilizada pelo SUS.

            Também foi destacado o diálogo mantido com os hospitais privados, Unimed/São Joaquim e Regional, que estão aumentando as ofertas de leitos: no primeiro caso, de 6 para 10 o número de leitos e no segundo, de em 5 passando a colocar a disposição dos seus usuários 5 leitos. Tanto o prefeito quanto o secretário de Saúde, reforçaram o pedido a população para que faça o isolamento social, fique em casa, lave as mãos com água e sabão e use máscara de proteção toda vez que sair de casa. Conrado Netto destacou a elevação dos registros nos últimos dias e que Franca está no epicentro da pandemia.

            Foi enfatizada a dificuldade vivida no final de semana, com as vagas em seu limite nos hospitais locai e se isso voltar a ocorrer a regulação poderá ser feita com a utilização de leitos em hospitais da região, no caso Ituverava e São Joaquim da Barra. O prefeito finalizando, disse que é preciso que todos se esforcem e colaborem, destacando e agradecendo os esforços das equipes de saúde que estão na linha de frente dos atendimentos. “Ninguém faz nada sozinho, tudo é equipe, a população precisa estar junto nessa guerra contra o vírus”, disse.

            Esse tipo de encontro segundo o prefeito, passará a ser realizado semanalmente, com informações sobre os principais temas envolvendo as diferentes áreas da administração municipal.

FRANCA CONTRA À COVID

 

           A Prefeitura de Franca, por meio da Vigilância Sanitária, mantém ações constantes de combate à Covid-19 desde o início da pandemia.

Confira algumas orientações da Vigilância Sanitária:

         Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

         Faça o isolamento social;      

         Use máscaras e álcool em gel;

         Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

         Evite contato próximo com pessoas doentes;

         Evite aglomerações;

         Mantenha distância segura entre outras pessoas.

Faça sua parte, colabore com a Prefeitura de Franca no combate à Covid 19.

Mais informações na Vigilância Sanitária pelo fone (16) 3711-9415, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

FRANCA CONTRA À COVID

 

            A Prefeitura de Franca, por meio da Vigilância Sanitária, mantém ações constantes de combate à Covid-19 desde o início da pandemia. Sobre fiscalização, as ocorrências recebidas são encaminhadas para a Vigilância Sanitária para que se tome as devidas providências. Assim que recebe a denúncia, o fiscal comparece ao local para averiguar o caso. O primeiro passo é orientar os comerciantes sobre a necessidade de seguir as regras sanitárias e o Decreto de Calamidade Pública em vigor. Dependendo da situação, o agente fiscal abrirá um processo administrativo, que poderá gerar multa.

              Em caso necessidade, o fiscal pode contar com o suporte da Guarda Municipal ou Polícia Civil. Faça sua parte, colabore com a Prefeitura de Franca no combate à Covid 19. Mais informações na Vigilância Sanitária pelo fone (16) 3711-9415, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Franca contra a Covid: Prefeitura faz apelo ao Governo do Estado por mais leitos de UTIs

 

          A Prefeitura de Franca está em contato permanente com o Governo de Estado de São Paulo para atuação conjunta no combate à COVID 19. No domingo, 5 de julho, o prefeito Gilson de Souza e o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo Marco Vinholi, fizeram contato por telefone para tratar do assunto emergencial de ampliação de leitos de UTIs para a Santa Casa, que é de responsabilidade do Governo Estadual.
          Esta preocupação e solicitação da prefeitura de Franca não é de agora. Nas diversas videoconferências sobre contingenciamento da COVID 19, organizadas pelo governo do estado com prefeitos de municípios paulistas, as equipes da Secretaria de Saúde já alertavam sobre o baixo número de leitos de UTIs em Franca e solicitavam o aumento urgente destes leitos para o município, uma vez que Franca, como sede administrativa atende, através da Santa Casa, toda a região, composta por 23 municípios.
          Na segunda quinzena de junho, atendendo à solicitação da prefeitura, o governo estadual providenciou 17 leitos de UTIs, que já estão em funcionamento na Santa Casa.
          Agora, a prefeitura de Franca solicita, com extrema urgência, que o Governo do Estado providencie, o quanto antes, mais 20 leitos, que também já haviam sido solicitados.
          Dessa forma, o secretário Vinholi se comprometeu a manter contato na manhã desta segunda-feira, 6 de julho, com a Secretaria Estadual de Saúde na tentativa de atender à solicitação da prefeitura de Franca.

Secretário de Saúde pede ajuda a população para conter pandemia

 
             Os mais recentes números tornados públicos pela Vigilância Epidemiológica de Franca, registrando em apenas um dia 39 casos positivos de Covid-19, deixaram o secretário municipal de Saúde e coordenador do Comitê de Enfrentamento da pandemia na cidade em estado de alerta. E com mais preocupações sobre o amanhã, se não houver a conscientização e ajuda da população. José Conrado Netto explicou que a Prefeitura não está medindo esforços com ações de orientação em todos os níveis, adotando as medidas preventivas em seus ambientes, equipando seus colaboradores e oferecendo oportunidade para que setor produtivo mesmo com limitações de presença de público desenvolva as atividades.
             No entanto para quem circula pela cidade, tanto durante o dia como a noite, depara com muita indiferença das pessoas, falta de cuidados e aglomerações que devem ser evitadas a qualquer custo. A orientação é ficar em casa o quanto puder e quando alguém precisar sair, que saia apenas um, de preferência o mais jovem, usando sempre a máscara de proteção e fazendo a higiene recomendada para todas as situações.
Junto com o elevado número de registros positivos apontados no último Boletim, elevando para 427 casos em Franca, o outro olhar da administração é com o crescimento das internações, onde o limite de leitos ocupados saltou para 31%. E no quadro estatístico sobre taxa da ocupação dos leitos para Covid na cidade, a preocupação ainda é maior, atingindo a faixa de 64% para os atendimentos não SUS e 59% para pacientes SUS.
Mudança de faixa 
             Junto com esse temor pelo agravamento do número de internações, novos óbitos (até essa sexta-feira Franca  estava com 10), o surgimento em larga escala de novos casos pode levar a falta de leitos no sistema público. O  secretário da Saúde disse que o foco da Prefeitura é melhorar sua posição no ‘Plano São Paulo’, onde a cidade está classificada na faixa vermelha. Isso impede a liberação de diversas atividades e a Prefeitura não quer isso, pois entende o quanto esse quadro prejudica o empregador quanto ao empregado, gerando desconforto e necessidades.
             Mas para reverter isso junto com os esforços da Administração Municipal, das autoridades sanitárias é preciso que a população se conscientize e também faça a sua parte, eleve a taxa de distanciamento (ficando em casa) e usando máscara em todo momento que sair. Para entrar em repartições públicas e estabelecimentos em geral essa norma é obrigatória e a fiscalização sanitária dentro das suas possiblidades está agindo e orientando as pessoas. 
             Casos de aglomerações, festas, jogos de futebol e outros eventos que forem observados durante estes dias devem ser denunciados aos órgãos de segurança, seja a Polícia, através do 190 ou então a Guarda Civil, 2724-1033, que as medidas cabíveis serão adotadas contra os responsáveis.
 
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais