Notícias
Comunicado -Decretado Estado de Emergência em Franca
O prefeito Gílson de Souza assinou Decreto (nº 10.771) no final da tarde dessa segunda-feira, declarando situação de Emergência Pública no município, por conta das incertezas e gravidade da situação gerada pela paralisação dos caminhoneiros em todo o país. Em seus considerandos enfatiza a questão do desabastecimento parcial de combustíveis no município e também, a necessidade de manutenção dos serviços públicos essenciais em função do interesse público nos casos de situação de emergência.
O art. 2º fica estabelece que todas as empresas que comercializam combustíveis no Município devem assegurar prioridade no atendimento dos serviços públicos essenciais e, complementando que compreendem para efeito desse Decreto, serviços essenciais: atendimentos à saúde (transporte de pacientes, distribuição de insumos e medicamentos), segurança pública e defesa civil, bem como serviços atribuídos a concessionárias de coleta de lixo, iluminação, saneamento básico e transporte público.
No art. 4º, destaca que em eventual caso de suspensão de expediente do serviço público municipal, será composta por um novo Decreto. O presente Decreto tem vigência até que o fornecimento de combustível seja normalizado no município, produzindo seus efeitos a partir de sua publicação que ocorre no Diário Oficial do Município dessa terça-feira, 29 de maio de 2018.
Saúde altera horários de funcionamento das UBS
Em razão do grave quadro de falta de combustíveis na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde comunicou no final da tarde dessa segunda-feira, 28, que as UBSs e Núcleos de Saúde da Família, estarão funcionando nesta terça e quarta-feira, até às 17 h. Para fins de vacinação, as salas funcionarão das 10 h às 16 h, face a dificuldades de locomoção das equipes.
O transporte para consultas na cidade também ficará suspenso nesse período. O mesmo vale para o transporte externo de pacientes, para as cidades de Ituverava e Pedregulho.
Reafirma que fica mantido e priorizado os atendimentos de Urgência e Emergência, por enquanto sem nenhuma outra alteração nos demais serviços.
Escolas e Creches têm atividades suspensas
Tem decisão foi tomada nesta segunda-feira o prefeito Gilson de Souza, optou por suspender as atividades nas Escolas Municipais da Rede Pública e também nas Creches. Conforme o Decreto 10.770 assinado nessa data, dispondo sobre a suspensão das aulas nas Escolas Municipais, a medida foi estendida também a Rede de Creches, onde cerca de 9 mil crianças são acolhidas diariamente. A justificativa está baseada no que dispõe a Constituição Federal e em razão da paralisação nacional envolvendo os caminhoneiros, que está comprometendo a locomoção dos alunos e funcionários, além de toda uma logística de suprimento da merenda escolar.
Assim sendo, fica suspensa as atividades nos estabelecimentos nos dias 29, 30 e no dia 4 de junho, segunda-feira. Espera-se que nesse período a situação se regularize e como haverá um ‘feriadão’ prolongado, a segunda-feira será para reorganizar os estoques e receber os alunos e crianças no dia 5. A reposição das aulas para cumprimento do calendário será deliberada posteriormente pelo Secretário Municipal da Educação e informado oportunamente.
Emdef garante ônibus nesta terça-feira
A Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), em conjunto com a empresa de ônibus que faz o transporte urbano na cidade garantiram por volta das 16 h dessa segunda-feira, que está assegurada a circulação dos ônibus neste dia 29. Será obedecido o mesmo sistema dos últimos dias, com frota regular nos horários de maior fluxo, pela manhã e à tarde e a frota reduzida durante o meio do dia e à noite.
Enquanto isso informava também, que um caminhão tanque com capacidade para 35 mil litros, escoltado por viaturas da Polícia Militar, estava no Terminal de Ribeirão Preto, com previsão de ser abastecido a qualquer momento. Havendo um desfecho favorável, haverá combustível para os ônibus circularem na quarta-feira, dia 30 e dias seguintes. Do contrário o transporte pode ficar prejudicado e isso será melhor esclarecido nesta terça-feira, com as orientações necessárias a opinião pública.
Departamento de Esportes acerta ações no Dia do Desafio
A partir das zero dessa quarta-feira, dia 30, Franca pode começar a praticar exercícios e depois comunicar a organização do Dia do Desafio, a ser realizado neste dia 30 de maio. Para aderir práticas saudáveis e disputar com Nova Iguaçu o Dia do Desafio, basta fazer 15 minutos de exercícios e avisar no tel. 3823-9500.
A mobilização é organizada pelo Sesc com o objetivo de incentivar o maior número de pessoas a se movimentar e realizar exercícios físicos. Na data mencionada, o Departamento de Esporte estará organizando ações pontuais em diversos locais , a partir das 7 h, culminando com uma grande concentração a partir das 9 h na praça central da cidade. É uma competição também que valoriza o espírito de integração e sinceridade nas informações, que devem ser passadas no tel. 3723-9500, até as 20 h.
Programação:
09h00 e 13h30 - Aulão de Dança Kids, Zumba e Ritmos.
09h00 e 15h00 - Desafio Jovens Talentos Bike Kids.
18h30 - PEDALA FRANCA: Passeio ciclístico (Concentração ao lado do Trio Elétrico).
Jogos da Juventude agitam praças de esportes da cidade
Competição envolvendo jovens na faixa etária de 9 aos 19 anos, previamente classificados em etapas regionais, os Jogos Abertos estão sendo disputados simultaneamente em 23 praças esportivas espalhadas pela cidade