Email  

Notícias

Central de Agendamento facilita marcação de consultas

 

medico1 Medium

     A  Secretaria de Saúde implantou recentemente via “SIGS” (Sistema Integrado de Gestão da Saúde), órgão de alçada administrativa da pasta, o projeto “Central de Agendamento de Consultas”, que está facilitando todo o controle. Implantou ainda o acesso à informaçãopelos usuários das consultas com especialistas.

      Essa unidade foi estruturada para encaminhamentos com maior agilidade, de acordo com cada situação apresentada. A Central dispõe de todas as informações através do sistema, sendo desnecessário o paciente ligar para informações.

      A Central de Agendamento reitera aos usuários que o prazo médio é de até 60 dias para entrar em contato com os pacientes, posicionando-os sobre o agendamento, exceto nos casos emergenciais que recebem total prioridade. Dessa maneira, o paciente só necessita fazer contato com a Central para solicitar agendamento de retornos orientados pelo médico assistente.

     A avaliação desse sistema está mostrando a eficácia com a informatização dos cadastros, possibilitando gerenciar e reorganizar as agendas, atendendo prioridades e agilizando as necessárias e frequentes atualizações de dados.

Arrastão da Limpeza sábado nas regiões Leste/Nordeste

 

arrastao Medium

     Os bairros das regiões do Brasilândia, Paulistano, Palestina, até Ana Dorotheia, Esplanada Meneghetti, Paraty, entre outros, que integram as regiões Leste e Nordeste da cidade, receberão neste sábado, 29, o Arrastão da Limpeza. Esse é um trabalho organizado mensalmente pela Prefeitura de Franca, buscando diminuir os ambientes propícios ao surgimento de larvas do mosquito transmissor da dengue e febre amarela e também focado em conscientizar os moradores a depositarem o lixo no lugar correto para que sejam recolhidos diariamente.

     Pelo menos 8 caminhões percorrerão as ruas desse setor da cidade a partir das 7h30 de sábado, informa a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, com 3 a 4 homens cada um fazendo o recolhimento dos inservíveis que devem ser deixados sobre as calçadas. Nesse meio de semana os moradores dos 37 bairros abrangidos pelo Arrastão estão sendo orientados a separar e deixar móveis velhos, colchões, camas, fogões e outros que serão descartados sobre as calçadas a partir das 7 h.

     O trabalho além da prevenção aos focos do mosquito da dengue, objetiva também manter a cidade limpa e bonita, observa a secretária de Serviços e Meio Ambiente, Rosaura Garcia Zuccolo. Ela pede as pessoas que se habituem aos dias e horários das coletas de lixo, domiciliar e reciclável e deixem os resíduos nos locais apropriados, jamais atirando sacolas e utensílios descartáveis nas vias públicas.

     As equipe percorrerão as ruas da região até por volta das 15 h, abrangendo os seguintes bairros:

Região Leste / Nordeste:

BAIRROS:

01) Chácaras Ana Dorotéia

32) Residencial Rodrigo Salloun

02) Esplanada Meneguetti

33) Residencial Villágio da Colina

03) Jardim Elisa

34) Santa Giana

04) Jardim Líbano

35) Vale Belo

05) Jardim Monte Carlo

36) Vila Monte Verde

06) Jardim Palma

37) Vilage do Sol

07) Jardim Brasil

 

08) Jardim Brasilândia

 

09) Jardim Centenário

 

10) Jardim do Éden e prolongamento

 

1) Jardim Flamboyant

 

12) Jardim Palestina

 

13) Jardim Panorama

 

14) Jardim Paraty

 

15) Jardim Paulistano I

 

16) Jardim Paulistano II

 

17) Jardim Rivieira

 

18) Jardim São Francisco

 

19) Jardim São Luiz I

 

20) Jardim São Luiz II

 

21) Parque dos Ypês

 

22) Parque Franville

 

23) Prédios do CDHU “Otávio Cilurzo”

 

24) Prolongamento da Vila Aparecida

 

25) Recanto Fortuna

 

26) Residencial Ana Dorotéia e prolong.

 

27) Residencial Ana Helena

 

28) Residencial Chico Neca

 

29) Residencial Freitas Diniz

 

30) Residencial Jardim Canadá

 

31) Residencial Porto dos Sonhos

 

 

 

Posse do novo Conselho Municipal da Pessoa Idosa será na próxima sexta-feira

 

idoso 3 Medium

     Está programado para sexta-feira 28, a posse da nova diretoria do Comupi (Conselho Municipal da Pessoa Idosa). O evento acontece na Casa da Cultura e do Artista Francano ‘Abdias do Nascimento’, na Rua Oscar Brasilino dos Santos, 1531, Centro – em frente à Praça Carlos Pacheco –, a partir das 8h.

     De acordo com a Secretaria de Ação Social, organizadora da cerimônia e na qual o Comupi é ligado, as eleições acontecem a cada 2 anos, que é o período do mandato de cada diretoria, sendo que este novo conselho será formado para o biênio de 2017 a 2019.

     O Comupi é uma instância Colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, composto por 7 representantes dos órgãos governamentais municipais e 7 representantes da sociedade civil, totalizando 14 titulares, sendo que cada membro titular do conselho tem seu respectivo suplente. As reuniões do colegiado são mensais, realizadas na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada na Avenida Champagnat, 1750, sempre na última sexta feira de cada mês, das 8h às 10h.

  •      De acordo com Lígia Andrian Leal, atual presidente, entre os objetivos do Comupi estão:
  •     - Aprovar a Política Municipal da Pessoa Idosa do Município de Franca de acordo com o Estatuto do Idoso, com a Política Nacional da Pessoa Idosa e em consonância com as deliberações das Conferências;
  •     - Articular campanhas, programas e ações que informem e esclareçam a população acerca dos direitos das Pessoas Idosas, bem como projetos educativos de valorização dos mesmos;

    - Acompanhar as denúncias recebidas pelo Órgão Gestor da Política de Assistência Social, relativas a toda forma de violação dos direitos das Pessoas Idosas;

    - Gerenciar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Franca - FMPIF;

    - dos CCIs (Centros de Convivência de Idosos); dos CDIs (Centros Dia de Idosos); dos CRIs (Centros de Referência dos Idosos); Acolhimentos Institucionais para Pessoas Idosas;

    - Estimular, propor e opinar sobre a criação e funcionamento dos SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e outros serviços similares, que atendam as Pessoas Idosas, garantindo o restabelecimento, a manutenção e ou o fortalecimento dos vínculos familiares e sócio comunitários;

    - Convocar e realizar a Conferência Municipal em processo articulado com o Órgão Gestor da Política da Assistência Social;

    - Articular anualmente a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa de Franca, conforme a Lei Municipal, dentre outros.

 

     A secretaria de Ação Social e o Comupi convidam a todos interessados nos assuntos referentes à pessoa idosa, para participarem da cerimônia.

Oficina sobre prevenção de incêndios atraiu grande público

 

defesacivil04 Medium

     Com a presença de autoridades, representantes de órgãos de segurança e de prefeituras da região, o auditório do Centro Universitário (Uni-FACEF) recebeu grande público, nesta terça-feira 25, para assistir a Oficina Preparatória sobre Estiagens, que tratou da prevenção de incêndios no período de seca.

     O evento contou com o apoio da Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Serviço e Meio Ambiente. O secretário da pasta Orivaldo Donzelli esteve presente   e, em nome do prefeito Gilson de Souza, impossibilitado de comparecer por compromisso inadiável no gabinete, agradeceu a presença de todos, se dizendo feliz pela expressiva presença do público.

     Depois da abertura solene, realizada por Donzelli, os trabalhos teóricos foram iniciados, com várias palestras proferidas por representantes da CEDEC/SP (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo), por integrantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros de Franca.

     Ao longo da manhã, foram expostas e discutidas situações de anormalidade – que normalmente são focos de incêndios –, mostradas ações da “Operação Corta-Fogo”; funcionalidade e uso das aeronaves de combate a incêndios; componentes do Kit Estiagem; fiscalização de queimadas e incêndios florestais; entre outras ações de prevenção e combate a incêndios.

     Extrapolando o tema prinicipal, foram abordadas questões sobre proteção ao Meio Ambiente, combate e prevenção ao Aedes aegypti e esclarecimentos sobre o Programa Município Verde Azul.

     O período da tarde foi reservado para as atividades práticas, que aconteceram no pátio do Corpo de Bombeiros no Distrito Industrial de Franca. Os organizadores da Oficina entregaram aos representantes das cidades participantes os Kits de Estiagem, compostos por equipamentos básicos para equipar uma brigada de incêndio.

     A presença de Franca foi marcante, com a participação de dezenas de agentes públicos, especialmente da Guarda Civil, que com muita atenção aos conteúdos transmitidos, mostraram engajamento na imprescindível prevenção para evitar problemas sérios com as potenciais ocorrências de incêndio no período de estiagem.

Eleição do novo Conselho Municipal de Assistência Social será na quinta-feira

 

champagnat 05 Medium

     Está marcada para a manhã da quinta-feira, 27 de abril, a partir das 8h, a Assembleia Eleitoral do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) para eleição dos novos conselheiros da entidade. O encontro será na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, localizada nas dependências do Complexo Champagnat, na Avenida Champagnat, 1750, Centro.

     De acordo com informações de Maria Amélia Faciroli Vergara, Assistente Social da Secretaria de Ação Social e secretária executiva do Conselho, a reunião será para confirmação, como suplentes de conselheiros, dos nomes dos 3 representantes inscritos e devidamente habilitados para concorrerem, são eles:

       - Dorvalina da Silva - CRAS Sul               

       - Grace Kelly Souza Gabriel - CRAS Leste

       - Márcio José da Silva - Centro POP

    Segundo Maria Amélia, as eleições no CMAS funcionam com a habilitação prévia, pelo próprio conselho, dos candidatos inscritos, que precisam apresentar documentação pessoal em dia, comprovar moradia em Franca e ser usuário de algum tipo de serviço, programa ou projeto prestado pela PNAS (Política Nacional de Assistência Social), uma vez que eles são os representantes da sociedade civil usuária dos programas.

    Na eleição, o Conselho vai confirmar os nomes previamente habilitados. A não eleição dos candidatos raramente acontece, mas é possível se o candidato faltar no dia da eleição ou apresentar desistência.  Os eleitores, que obrigatoriamente devem ser usuários dos programas de assistência, também precisam se inscrever para votar, mas a inscrição é feita no mesmo dia e local da eleição.

    Mais informações na Secretaria Executiva do CMAS na sede da Secretaria de Ação Social, no endereço já mencionado, ou pelos telefones 3711-9310/3711-9312, das 8h às 17h. 

Reforço de sinalização em passarelas das marginais dá segurança aos pedestres

 

sinalizacao02 Medium

     As duas principais vias marginais da cidade, Avenida Hélio Palermo e Avenida Ismael Alonso y Alonso, receberam reforço de sinalização, horizontal e vertical, especialmente nas imediações das 23 passarelas instaladas em pontos estratégicos das avenidas. Essa foi mais uma das medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, em conjunto com o Departamento de Trânsito, com o objetivo de orientar melhor os condutores de veículos e oferecer maior segurança para os pedestres nas travessias das vias.

     Segundo Orivaldo Donzelli, secretário de Segurança e Cidadania, a sinalização foi idealizada na esteira da revitalização e manutenção das passarelas existentes na cidade, feita pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente nas últimas semanas.

     “Refizemos pinturas desgastadas de solo, fizemos novas e também instalamos placas orientando condutores de veículos sobre o limite de velocidade máxima de 40 km/h em frente às passarelas, com o intuito de dar mais segurança aos pedestres”, revelou o secretário.

     Donzelli explica que as sinalizações de solo contemplam faixas exclusivas de travessia para os pedestres e, para os motoristas, os alertas de atenção e limite de velocidade foram colocados em destacadas placas aéreas fixadas alguns metros antes das passarelas.  

     Os locais que receberam sinalização ficam na Avenida Hélio Palermo, em pontos próximos do Jardim Planalto, Vila Nicácio, Vila Flores, Jardim Francano e na Avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso, nos bairros Piratininga, Cubatão, São José, entre outros.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/