Email  

Notícias

Meio Ambiente recupera galerias no Jardim Petráglia

galerias Jd Petraglia original
 
      Na manhã desta quarta-feira, 22, equipes de manutenção da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam na recuperação de um ramal de galerias na rua Sebastião Roberto Bachur, altura do cruzamento com a rua Manoel de Freitas, no Jardim Petráglia. No local, foram registrados a  obstrução e o rompimento da tubulação.
      Cinco tubos de concreto foram removidos e substituídos. Ao término do serviço, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) foi acionada para realizar a aplicação da massa asfáltica no trecho trabalhado.

Passeio Ciclístico percorre Jardim Francano, Estação, avenidas e Centro nesta quinta

passeio cilistico original
 
      Organizado pela Prefeitura e pela Sociedade Esportiva Franca, o Passeio Ciclístico Noturno tem nova edição nesta quinta-feira, 23.
      A concentração será no Complexo Poliesportivo a partir das 19 horas. A previsão é que comece às 19h15 e desça até a avenida Paulino Pucci, percorrendo o bairro da Estação, para depois passar pela rua Antônio Bernardes Pinto, avenidas Dom Pedro I, Presidente Vargas,  pelo Centro e retornando ao Poliesportivo.
      Qualquer pessoa pode participar do passeio, desde que utilize os equipamentos de proteção e leve sua bicicleta.

Prefeitura firma parceria com Conselho de Contabilidade

contabilidade original
 
     Na tarde da última terça-feira, foi assinado no Gabinete do Prefeito, o termo de cooperação institucional entre o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Franca. Também foi prestada uma homenagem ao município pelo Conselho Regional, em razão da premiação obtida no ano passado da Secretaria do Tesouro Nacional, pela qualidade das informações contábeis e fiscais (Prêmio Qualidade da Informação 2024), baseado no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro.
      A premiação ocorreu em Brasília, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Franca ficou em 1º lugar no quesito “Maior Evolução – Geral”, se destacando como o único município do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes (com exceção de capitais) a ganhar o prêmio. No critério “Maior Evolução – Regional”, a cidade também levou a premiação. Com a presença dos colaboradores contadores e técnicos, tanto da Prefeitura como autarquias, foi conferido a cada um o Diploma de Mérito.
      O termo de cooperação firmado, sem ônus para nenhuma das partes, terá validade de 60 meses e permitirá uma maior integração entre os profissionais contabilistas, bem como a realização de parcerias e ações conjuntas que resultem em melhorias nos serviços prestados à população. Possibilitará também a realização de atividades institucionais, com o compartilhamento de informações relevantes da profissão contábil e a administração pública, difundindo as informações de temas e ações da profissão de contador público e do ente governamental por meio dos meios disponíveis.
      Participaram da assinatura do termo, o prefeito Alexandre Ferreira, a secretária de Finanças, Raquel Pereira, a coordenadora financeira Neide Lopes, o presidente do Conselho Regional dos Contabilistas no Estado de São Paulo, João Carlos Castilho Garcia e a dirigente do Conselho Regional dos Contabilistas, Cristina Lúcia Bastianini.
      O prefeito Alexandre Ferreira enalteceu o trabalho e a dedicação da equipe da secretaria, o que permite segurança para a realização dos investimentos e serviços à população.
      João Carlos Castilho Garcia, presidente do Conselho Regional, também realçou a importância do contabilista, em suas múltiplas áreas, que exige cada vez mais empenho e acompanhamento das mudanças na legislação que são diárias. O reconhecimento do Tesouro, valoriza o trabalho de cada um, dizendo que esta é a primeira homenagem que o órgão prestava a uma Prefeitura em seus mais de 70 anos de existência, saudando a todos pela merecida conquista. O órgão representa mais de 150 mil profissionais e 28 mil empresas. A nível regional, abrange 10 cidades, incluindo Franca, contando com 256 escritórios e cerca de 1,2 mil profissionais.

Prefeitura abre 1.300 inscrições para aulas gratuitas de natação na próxima semana

natacao original
 
      Para garantir mais acesso da população às práticas esportivas, a Prefeitura abre, na próxima semana, 1.300 inscrições para aulas gratuitas no Centro Aquático Francano do Poliesportivo.
      As adesões serão feitas no próprio Complexo Poliesportivo, entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
      O pré-requisito é que o interessado tenha, pelo menos, 17 anos. É necessário preencher um formulário com os dados pessoais e optar por um dos períodos disponíveis: manhã, tarde ou noite. O sorteio dos contemplados acontecerá no dia 14 de fevereiro, às 14 horas, no Ginásio 'Amaury Destro', no Poli.
      Esta será a segunda abertura de inscrições para aulas na piscina aquecida do espaço. O local foi reinaugurado no ano passado e contemplou 1.300 alunos. Quem já participou poderá fazer inscrição novamente e concorrer no sorteio. "Toda pessoa que quiser começar o ano praticando atividade física, em especial a natação, tem esta oportunidade através das aulas no Centro Aquático Francano, com nossos professores", ressaltou Mateus Caetano, presidente da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9350. A previsão é que as aulas comecem ainda na primeira quinzena de fevereiro.

Informatização: Tablet se torna aliado no trabalho de agentes comunitários da Saúde

tablet saude original
 
      A Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, distribuiu aos agentes de saúde, tablets que estão sendo usados pelas equipes de Estratégia e Saúde da Família (ESF) nas visitas domiciliares. O uso da tecnologia mobile proporciona maior agilidade e qualidade ao trabalho dos agentes. Através do aparelho, eles podem verificar em tempo real o histórico das famílias e cadastrar novas informações, como por exemplo, se há uso de medicamentos contínuos e quais as principais necessidades delas. O registro dos dados é feito através do aplicativo "e-SUS Território". O app é um grande aliado no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
      De acordo com a secretária Waléria Mascarenhas, o uso da tecnologia facilita muito o trabalho dos agentes, que não precisam mais ficar preenchendo formulários de papel. “Antes de adotar os tablets, os agentes precisavam escrever as informações nas fichas e, somente após o retorno à unidade, poderiam registrá-las no sistema. Além do retrabalho, esta prática poderia ocasionar possíveis inconsistências nas informações quando digitalizadas. Agora, a informatização permite que os agentes melhorem o atendimento prestado”, disse.
      O tablet fornece acesso à versão off-line, assim os agentes conseguem cruzar informações, criar mapas epidemiológicos e acompanhar de perto a situação, por exemplo, de gestantes e doentes crônicos. Além disso, no momento da visita, é possível obter a localização geográfica do agente via GPS, facilitando o mapeamento dos pontos de cobertura das equipes.
      Inicialmente, o uso de tablets está acontecendo em unidades-piloto, que são: UBSs City Petrópolis, Paineiras e Parque do Horto. Em breve, será expandido para todas as unidades de Saúde da Família.

Prefeitura multa pessoas que realizam descarte irregular na cidade  

limpeza rodovia Nelson Nogueira original
 
      Nesta semana, a Prefeitura de Franca intensificou as autuações para quem descarta lixo de forma irregular pela cidade.  
      A Secretaria de Meio Ambiente estima que há, pelo menos, 109 ‘pontos viciados’ de descarte. Um deles está na rodovia Nelson Nogueira, entre Franca a Ribeirão Corrente, e nesta quarta-feira, 22, diversos entulhos foram retirados do local.
      O trabalho segue por toda a cidade, com a Guarda Civil utilizando um drone para auxiliar nos trabalhos e o Meio Ambiente realizando a recolha e limpeza, inclusive de terrenos após notificações e aplicações de multas por parte da Vigilância Sanitária.
      Dados atualizados da Guarda Civil apontam que, neste começo de ano, já foram registradas 13 ocorrências de descarte de lixo e aplicadas multas com valores variando em torno de R$ 598 cada uma. No ano passado, cerca de 280 multas ambientais foram aplicadas, com pico de 40 autuações em um único mês.
 
Denúncias
      A Secretaria de Meio Ambiente orienta a população a contribuir com denúncias para a Guarda Civil pelos telefones 153 e (16) 3724-1033. Há ainda a opção de denunciar pelo aplicativo EcoFranca, disponível para dispositivos com sistemas iOS e Android.
 
Ações
      Além dos 'Arrastões da Limpeza' e autuações, a Prefeitura oferece locais de descarte correto. Há quatro Ecopontos na cidade: City Petrópolis, Jardins Luíza, Portinari e Parque das Esmeraldas, que recebem recicláveis em geral e pequenas quantidades de restos de construção, sem nenhum custo. Funcionam de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas e  aos domingos das 8 às 14 horas. Na avenida Sidney Romeu de Andrade, adiante do City Petrópolis, está o antigo Aterro Sanitário (reservado a galhos), que recebe o lixo verde, produto de podas de árvores e jardinagem em geral, de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas.
 
Locais de descarte
      A lista completa para destinação correta dos diferentes tipos de resíduos pode ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/meio-ambiente/descarte-correto-de-residuos-artigo

Saúde faz 'Arrastão da Dengue' no Jardim Aeroporto 3

Arrastao da Dengue original
 
      Neste sábado, 25, a Prefeitura de Franca fará o segundo ‘Arrastão da Dengue’. Equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente estarão no Jardim Aeroporto 3, no quadrilátero e adjacências que abrangem as ruas Leandro Fernandes Martins, Sara de Freitas, Denizar Trevisani e Martins Costa, a partir das 8 horas para orientar os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
      Além de orientar, os agentes estarão recolhendo materiais inservíveis, como latinhas, móveis velhos, geladeiras, sofás, guarda-roupas, papelão, dentre outros.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da ação para conter o avanço da doença. “É importante que a população verifique o quintal de sua casa e retire possíveis criadouros, colocando na calçada para que os agentes possam recolher. Esta luta é de todos. Nós precisamos muito do apoio da população, porque só assim vamos conseguir eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue”, disse.
       O secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, ressalta que os materiais somente serão recolhidos se estiverem nas calçadas. “Por isso é importante que no dia anterior ou logo cedo, às 7 horas, as pessoas já coloquem os objetos nas calçadas”, explicou.
      Waléria Mascarenhas também orientou que as pessoas verificarem as calhas das residências, onde pode ocorrer o acúmulo de água. “As calhas também podem estar acumulando água e ser um ambiente bem propício para a proliferação do mosquito”, disse.
      No último sábado, 18, aconteceu o primeiro 'Arrastão da Dengue' na região da Vila São Sebastião, onde cerca de 10 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas.
      De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Franca registrou até esta quarta-feira, 285 casos positivos de dengue.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/