Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Limpeza Urbana atende bairros das regiões Sul e Leste

 WhatsApp Image 2022 08 17 at 09.50.21
     A Secretaria de Meio Ambiente continua com suas equipes nas ruas, atuando com várias frentes, cuidando da pintura de guias, podas e limpeza dos canteiros centrais de avenidas, áreas de preservação e também em patrimônios públicos, como o pátio do Museu Histórico ‘José Chiachiri’, que recebeu uma completa revitalização com poda do gramado e arbustos.
     Nesta terça-feira, foram distribuídas equipes nos bairros Recanto Eliminar, no Santa Lúcia, Parque Castelo e adjacências, para o recolhimento de materiais destinados indevidamente nas áreas públicas. Na região Leste, entre os Jardins do Líbano e Centenário, caminhões de entulhos foram recolhidos de uma antiga voçoroca, onde tem uma nascente que dá origem ao Córrego Cubatão, passando pelos fundos do Jardim Piratininga. 
 
Entulhos nas avenidas e rodovias 
     Com uma equipe permanente, que percorre os pontos de maior incidência de descartes de resíduos, formada por 4 caminhões caçamba e duas pá-carregadeiras, a Secretaria de Meio Ambiente tem trabalhado para manter os locais limpos, pois o acúmulo de materiais atrai insetos, animais e gera aborrecimento para quem reside nas imediações. Esse tipo de prática caracteriza crime ambiental e deve ser denunciada, através da Guarda Civil, pelo telefone 153. 

Saúde prepara 10ª edição do Concurso Cultural “Parceiros da Saúde no combate ao Aedes aegypti”

 PARCEIROS
     A Secretaria de Saúde, através da equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação), está ultimando os preparativos para o Concurso Cultural "Parceiros da Saúde no combate ao Aedes aegypti”, que neste ano completa 10 anos. 
     O projeto, que teve início em 2.012, tem a coordenação da Vigilância Ambiental e é realizado, em parceria com a Secretaria de Educação, Diretoria Regional de Ensino e escolas particulares.  
   Paralelo as ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue realizadas pelas equipes de agentes de controle de vetores, este concurso objetiva conscientizar à população, a partir dos estudantes, como formadores e incentivadores da adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando todos os possíveis criadouros e recipientes, que possam acumular água. 
    O cronograma do concurso terá início a partir do dia 1º de setembro, com o recebimento das inscrições pelos formulários do Google nos links: https://forms.gle/HfJXV5LF8UR5y4gH6 (Categorias Arte Gráfica, Slogan e Produção Textual) e https://forms.gle/9gkaN1QT16ky4ycx8 (Categorias Arte Visual e Conteúdo Digital), bem como, a entrega das produções originais até o dia 16, do próximo mês, na sede da Vigilância Ambiental (Av. Dr. Flávio Rocha, 4780 – Jardim Redentor), por meio de correspondência validada pela data do carimbo dos Correios ou entregue em mãos no mesmo local até às 16h. O edital contendo o regulamento do concurso poderá ser acessado pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/noticias/saude/concurso-cultural-2022 .
     Poderão participar, estudantes do Ensino Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, nas categorias Arte Visual, onde serão selecionadas as três escolas com a melhor mensagem em vídeo de conscientização e combate ao Aedes aegypti; Arte Gráfica, com a seleção de 12 desenhos informativos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, que poderão ser usados no calendário anual da Vigilância Ambiental 2.023; Slogan, com a escolha de uma frase, que poderá ser utilizada, como tema da Campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; Produção Textual, onde serão selecionados dois textos estilo narrativo, com o tema: A turminha da Vigilância no combate ao Aedes aegypti e Conteúdo Digital, com a escolha de três canais de YouTube de grêmio estudantil, com as melhores produções de conscientização e mobilização na comunidade contra o Aedes aegypti.
     A divulgação dos resultados está marcada para o dia 3 de outubro, com a exposição das produções vencedoras, no site da Prefeitura e no início de novembro, será realizada uma cerimônia para a entrega da premiação, que consiste em tablets, kits Podcast e Youtuber, camisetas, squeeze, jogos educativos, certificados de Honra ao Mérito Agente Multiplicador de Prevenção contra o Aedes aegypti, dentre outros. 
     No ano passado, participaram do concurso, mais de 7.600 alunos de 49 escolas da rede de ensino de Franca.
     Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente, desde janeiro até esta terça-feira, a cidade registrou 6.171 casos confirmados para a dengue, com 14 óbitos. 

Fundo Social abre inscrições para Oficinas de Bonecas em Feltro

 bonecas
     O Fundo Social de Solidariedade está com inscrições abertas para as 'Oficinas de Bonecas em Feltro', que serão realizadas, em parceria com igrejas e entidades nos bairros da cidade.
     Ao todo, estão disponíveis, 45 vagas, sendo 15 participantes por turma, destinadas para pessoas, com idade a partir de 18 anos, que terão a oportunidade de aprender a confeccionar bonecos em tecido e feltro de tamanhos variados, guirlandas, utilidades, em diversos temas, além da apresentação de novos materiais e ferramentas alternativas, que o mercado oferece e noções básicas em precificação, fotografia, divulgação e delimitação de público/nicho.
     As inscrições poderão ser feitas, diretamente, nos locais em que serão ministradas as oficinas, que serão iniciadas nos dias 22 e 23, deste mês, com duração até o mês de setembro, com aulas nos períodos da manhã e tarde. Ao final, os participantes receberão certificados de conclusão da capacitação.
     Confira os locais das oficinas:

 

CAPELA NOSSA SENHORA AUXILIADORA
22.08 A 26.09- SEGUNDA E QUARTA-FEIRA 
DAS 8H ÁS 11H
AV. ABRAHÃO BRICKMANN 2675 - JARDIM LUÍZA
 
IGREJA BATISTA BETEL EM FRANCA
22.08 A 26.09 - SEGUNDA E QUARTA-FEIRA 
DAS 13H30 ÁS 16H30
ARTHUR COSTA E SILVA  - 6087 - JD PARATY
(16) 98829 -8354/ 99134 -1520
  
IANSA
23.08 A 22.09 - TERÇA  E QUINTA-FEIRA 
DAS 13H30 ÁS 16H30
RUA JOÃO DE GÓES CONRADO, 2570 - BAIRRO SÃO JOSÉ

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19

 Vacinacao
     Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 para esta quarta-feira, 17, que contará com 4 Unidades Básicas, atendendo das 8 às 19h.
 
1ª E 2ª DOSES (05 A 11 ANOS) - PFIZER PEDIÁTRIA 
     Na UBS Santa Clara, estarão disponíveis a primeira e a segunda doses para crianças de 5 a 11 anos (Pfizer Pediátrica), a população em geral, comorbidades, PCD e Imunossuprimidos, no horário das 8 às 19h. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 1ª, 2ª , 3ª DOSES - GESTANTES / 4ª DOSE (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - PFIZER 
     A primeira, segunda e terceira doses para 12 anos ou mais, primeira, segunda e terceira doses para gestantes, quarta dose para pessoas, que tenham 40 anos ou mais e 5ª dose para imunossuprimidos, com 18 anos ou mais da vacina Pfizer, poderão ser recebidas na UBS Estação, no horário das 8 às 19h.
 
1ª E 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - JANSSEN 
     A primeira e a terceira doses estarão disponíveis para pessoas, com 18 anos ou mais, além da quarta dose para 40 anos ou mais, profissionais de saúde e quinta dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais, da vacina Janssen, na UBS Santa Terezinha, no horário das 8 às 19h. 
 
1ª, 2ª e 3ª DOSES (18 ANOS OU MAIS)  / 4ª DOSE  (40 ANOS OU MAIS) - PROFISSIONAIS DE SAÚDE  / 5ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS (18 ANOS OU MAIS) - ASTRAZENECA 
     A primeira, segunda e terceira doses para 18 anos ou mais, a 4ª dose para pessoas, com 40 anos ou mais, profissionais de saúde e 5ª dose para imunossuprimidos, com 40 anos ou mais da vacina Astrazeneca, poderão ser recebidas na UBS Aeroporto 1, no horário das 8 às 19h.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 08 16 at 15.59.24 2
     A Secretaria de Saúde mantém a programação da Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta quarta-feira, 17, os atendimentos estarão sendo prestados nas UBS's Paulista, Paulistano, São Sebastião, Ângela Rosa, Progresso, Horto e Leporace, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Paineiras, Luíza e Esmeralda, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.
 
Influenza
     A Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina contra a Influenza para a população em geral, com idade a partir de 5 anos, nas UBS's Estação, Aeroporto 1, Santa Clara e Santa Terezinha, das 8 às 19h.
    Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza estará disponível nas UBS's Paulista, Paulistano, São Sebastião, Ângela Rosa, Progresso, Horto e Leporace, no horário das 8 às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
 

Prefeitura inaugura Núcleo Reconhecer

 IMG 1808
     Foi inaugurado na tarde desta segunda-feira, 15, o 'Núcleo Reconhecer', que será responsável pela execução do Programa de Atendimento, Proteção e Defesa às Pessoas em Razão de Violência de Gênero, de Orientação Sexual e de Raça. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira, Cynthia Milhim Ferreira, primeira dama, Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, vereadores, Juliana Paiva, delegada da Delegacia da Mulher (DDM), Cláudio Scavassini, promotor de Justiça, PM Aparecida, Patrulha Maria da Penha e representantes dos conselhos municipais Condecon, da Pessoa com Deficiência e Condição Feminina.
     A nova unidade, que vai funcionar em um imóvel na rua General Telles, 642, no Bairro Estação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, terá a gestão da Associação PRO-RE-A-VI  (Projeto de Restaur Ação de Vidas), entidade classificada, por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social. 
     O Núcleo Reconhecer tem o objetivo de identificar e acolher as pessoas em situação de violência de Gênero, de Orientação Sexual e/ou de Raça, garantindo proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa de seus direitos, como mulheres, população negra e LGBTQIA+ em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias, residentes na cidade.
     Marina Borges de Araújo, coordenadora do núcleo, informou que o novo serviço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por  coordenador, administrativo, motorista, serviços gerais, educador social,  assistentes sociais, advogado e psicólogo, onde o público beneficiado receberá um atendimento completo, objetivando o rompimento do ciclo de violência, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos.
     Segundo ela, a estimativa é atender cerca de 100 pessoas ou famílias, por mês, por meio de demanda espontânea e encaminhamentos da unidade de referência, sendo o tempo de acompanhamento, de acordo com a demanda e as necessidades apresentadas pelo usuário, buscando, prioritariamente, a superação e/ou rompimento do ciclo de violência.
     Durante sua visita ao local, o prefeito Alexandre Ferreira destacou a importância desse novo serviço para a cidade, onde as pessoas acolhidas poderão receber um atendimento completo, buscando mais qualidade de vida. "Aqui, há orientação, encaminhamentos e ações específicas para a defesa de direitos desta comunidade. Para se ter ideia da importância deste novo projeto da Prefeitura, apenas no ano passado, o nosso Centro de Referência em Assistência  Social recebeu 40% mais solicitações para acompanhamento de violências. O que a gente quer é interromper esse ciclo de violência no núcleo familiar, para que no futuro, a criança possa formar uma família bem estruturada e que não seja vítima de violência também, como foram os pais e os irmãos" reiterou o prefeito Alexandre Ferreira.

Unidades Básicas de Saúde de Franca já funcionam até às 19h

DSC 6987 
     Está em vigor desde esta segunda-feira, 15, o novo horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 19h. A medida foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira, como forma de facilitar o atendimento das pessoas que trabalham e não conseguem chegar em tempo hábil para buscar algum tipo de atendimento, já que as UBS funcionavam até às 18h.
     Waléria Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, informa que nesse começo será feito um monitoramento de todos os locais para ver qual a demanda, as unidades com maior número de procura. Mas o certo é que com uma hora a mais de funcionamento, as pessoas poderão se vacinar, levar as crianças para serem medicadas e fazer toda a prevenção que se faz necessária. 
     A Secretaria de Saúde, com a ampliação do horário de funcionamento das UBS, pretende intensificar os atendimentos de enfermagem, como aplicação de vacinas contra a Covid-19 e os imunizantes de rotina disponíveis, diariamente, curativos, agendamento de consultas e outros procedimentos. As 4 unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) nos Jardins Palma, City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Luíza permanecerão com o funcionamento das 7 às 17h.
     O prefeito Alexandre Ferreira reforçou que a próxima etapa será uma nova ampliação no horário das UBS, para a realização de consultas. Para isso, está em andamento um concurso público para a contratação de novos médicos. Junto com essa medida, ampliando em uma horário os atendimentos nas UBS, a Prefeitura confirma para os próximos dias o início da construção da mais nova UBS, no bairro City Petrópolis e outras duas, para os bairros São Domingos e Ana Dorotheia, tiveram a licitação feita na última semana. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 7 milhões para a construção dessas 3 unidades de saúde.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais