O Centro Esportivo, no Jardim Petráglia, receberá o nome do saudoso bispo de Franca, na noite deste sábado
O Centro Esportivo, no Jardim Petráglia, receberá o nome do saudoso bispo de Franca, na noite deste sábado
A Prefeitura divulga novas regras para realização de eventos em espaços municipais. Os organizadores deverão seguir uma série de diretrizes para utilizar locais como o Parque de Exposição “Fernando Costa”, Poliesportivo, entre outros.
Seguem as regras:
1 – Somente serão aceitos pedidos de análise de projeto técnico de instalação e ocupação temporária ou de projeto técnico de instalação temporária em edificação permanente que forem protocolizados no Corpo de Bombeiros com antecedência mínima de 7 dias.
2 – As vistorias técnicas do Corpo de Bombeiros ficarão condicionadas à prévia aprovação das plantas e das demais documentações exigidas, devendo ser solicitadas com antecedência mínima de 48 horas para eventos a serem realizados nos dias úteis e de 72 horas para aqueles eventos a serem realizados nos finais de semana ou feriados.
3 – O município de Franca se compromete a aceitar para análise apenas os pedidos de alvará protocolizados com antecedência mínima de 15 dias anteriores ao evento, sempre condicionando à aprovação e concessão de alvará ao cumprimento das exigências constantes de legislação municipal e à apresentação do expedido pela Vara da Infância e Juventude quando for o caso.
4 – O município de Franca se compromete e se obriga a não conceder alvará quando, além das exigências constantes da legislação municipal, não for cumprida a cláusula nº 3, sob pena de pagamento de muita no valor de 200 vezes o valor do ingresso ou, na hipótese de eventos gratuitos, 20 salários mínimos vigentes na época da realização do evento, a ser paga pelo responsável pela emissão do alvará a ser revertida em favor do Fundo de Bombeiros do Município de Franca, instituído pela Lei nº 5.125 de 28 de dezembro de 1998 e regulamentado pelo Decreto 7900 de 16 de maio de 2001, mediante depósito na Conta Corrente nº330.025-0, Agência 0053-1, Banco do Brasil (0001).
5 – O município de Franca cientificará formalmente dos termos do presente acordo todos os interessados na realização de eventos no município, em especial, aqueles que forem utilizar o Complexo Esportivo Dr Hélio Palermo, o Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”, Ginásio Demétrio Soares, Estádio Municipal “José Lancha Filho” e o Parque de Exposições “Fernando Costa”, emitindo comunicação formal com todas as exigências para realização do evento como condicionantes para a utilização do espaço.
6 – A Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca – Feac -, por seu presidente, se compromete a fazer constar dos contratos a serem firmados com o organizador do evento a obrigatoriedade de observância das exigências previstas na lei e neste compromisso de ajustamento de conduta (cujas cláusulas devem ficar consignadas expressamente no contrato), ficando o cessionário da área pública sujeito a pagamento de multa no valor de 200 vezes o valor do ingresso ou, no caso de eventos gratuitos, 20 salários mínimos vigentes na época da realização do evento, em favor do Fundo de Bombeiros do Município de Franca, instituído pela Lei nº 5.125 de 28 de dezembro de 1.998 e regulamento pelo Decreto 7.900 de 18 de maio de 2001, mediante depósito na Conta Corrente nº 330025-0, Agência 0053-1, Banco do Brasil (0001) valendo o contrato com título executivo extrajudicial cuja execução deverá ser promovida, preferencialmente, pela Prefeitura Municipal de Franca.
7 – A protocolização do projeto técnico temporário junto ao Corpo de Bombeiros será comunicada a Prefeitura Municipal no prazo máximo de 24 horas, como forma de prevenir a inobservância das exigências legais a das obrigações contidas neste compromisso de ajustamento de conduta.
8 – Realizada, a primeira vistoria ou na hipótese de pedido de vistoria intempestivo, será encaminhado relatório à Prefeitura Municipal com as informações necessárias ao exercício do seu poder de polícia.
9 – O Município de Franca adotará todas as providências para, no exercício do poder de polícia inerente à Administração Pública, coibir e não permitir a realização de eventos que não contem, com antecedência mínima de 7 horas ao último dia do expediente forense anterior ao evento, com alvará municipal, o auto de vistoria permanente do Corpo de Bombeiros, o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros para eventos temporários e alvará da Vara da Infância e da Juventude, solicitando para tanto quando necessária, força policial e comunicando o Ministério Público (Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, Promotoria de Justiça do Consumidor e Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude) sob pena de pagamento de multa.
A Prefeitura, por meio da Emdef (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca), continua com a programação de remendo asfáltico em novos bairros da cidade. A ação foi retomada na manhã da última segunda-feira, 19, no Distrito Industrial, bairro São Joaquim e Residencial Amazonas. O trabalho foi realizado por até quatro equipes.
Já nesta quarta-feira, 21, era possível ver as equipes trabalhando nos bairros Noêmia, Panorama, Residencial Amazonas, Palma, Leporace, Consolação, entre outros. A programação é elaborada diariamente com base nas reclamações registradas por moradores e nos levantamentos feitos pelas equipes técnicas. Avisos com os locais em piores condições podem ser feitos por meio do telefone: 3711-1300.
Nesta quarta-feira, as equipes passaram pelas ruas:
Equipe 1:
- Rua Geraldo Borges Freitas - Jardim Palma
- Rua Aristides Aragonês - Jardim Palma
Equipe 2:
- Rua Antônio Rosa do Nascimento - Jardim Palma
- Rua Raphael Gilberto - Jardim Palma
- Rua Vicente Mange - Jardim Palma
- Rua Alice Pereira Gilberto - Jardim Palma
Equipe 3:
- Rua Rio Trombetas - Residencial Amazonas
- Rua Capitão Zeca de Paula - Jardim Consolação
- Av. Teotônio Vilela - Parque Vicente Leporace I
- Av. São Vicente - Jardim Noêmia
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, ministrará no mês de outubro o curso “Mel na Gastronomia” no Parque de Exposições “Fernando Costa”, situado na Avenida Dr. Flávio Rocha, 500, na Vila Exposição. As aulas são gratuitas e acontecerão nos dias 9, 10 e 11. As inscrições serão recebidas por meio de um link, que ainda será criado, para receber as informações.
Nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento oferecerá o curso de avicultura familiar. As aulas acontecem nesta quinta e sexta-feira das 8 às 17 horas no Auditório “Dr. Fábio de Salles Meirelles”, dentro do “Fernando Costa”. Durante o curso, os alunos aprenderão sobre as técnicas de manejo, legislação e mercado de trabalho.
Seminário de Meliponicultura
Já o seminário de Meliponicultura acontecerá no Hotel Dan Inn, situado na rua Alfredo Tosi, 1088 – Núcleo Agrícola Alpha. Os temas abordados serão sobre a prática da criação racional das abelhas sem-ferrão e das abelhas com-ferrão. O seminário terá início às 8 horas indo até por volta das 18 horas.
A Prefeitura apresentou, na manhã dessa quarta-feira, na Secretaria Municipal da Educação, aos diretores das escolas municipais, a Cartilha Ambiental
A Prefeitura apresentou, na manhã dessa quarta-feira, na Secretaria Municipal da Educação, aos diretores das escolas municipais, a Cartilha Ambiental que acaba de elaborar e que será distribuída nos próximos dias para alunos dos 4º e 5º anos de toda a rede. A intenção é envolver o máximo de agentes e fazer com que as informações e orientações nela contidas sejam repassadas à população e está coloque em prática hábitos como separação do lixo reciclável, separação e destinação correta do óleo comestível e outros cuidados para evitar a poluição ambiental.
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, professora Eliana Gilberti, da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, esteve presente conversando com as diretoras e equipes de gestão da Secretaria da Educação, reforçando os objetivos principais, detalhando o conteúdo abordado na publicação e a importância de cada educador trabalhar o tema em sala de aula, pedindo que para os alunos sejam multiplicadores desses informes junto aos pais e familiares.
A Prefeitura mantém a coletiva seletiva em 100% dos bairros, porém uma grande parte das pessoas não tem o hábito de separar o reciclável e muito menos de deixar nos dias corretos o lixo para ser coletado. Promove também, visitas monitoradas de maneira sistemática com alunos da rede na Usina de Reciclagem no Distrito Industrial e no Aterro Sanitário.
Mas um detalhe importante é que aproveitando da falta de hábito das pessoas em separar e deixar nos dias e horários certos o material reciclável, existe a figura do atravessador, aquelas pessoas que fazem a coleta apenas dos materiais de maior valor comercial, comprometendo o projeto social do lixo reciclável que mantém, através da Cooperativa de Resíduos, cerca de 40 famílias. Através da empresa que realiza a coleta do lixo urbano, é mantida uma equipe que percorre os cerca de 320 bairros de segunda a sexta-feira, apanhando o chamado lixo seco, formado por papeis, vidros, alumínio, entre outros produtos.
Para saber o roteiro da coleta diária do lixo reciclável, basta acessar o site www.franca.sp.gov.br e para mais informações sobre a Cartilha, a consulta deve ser feita em: http://www.educambientalfranca.com.br.
A Secretaria Municipal da Educação marcou para o próximo dia 27, às 9 horas, uma reunião final para discutir os derradeiros detalhes relacionados a logística de realização do desfile cívico de 7 de setembro, a ser realizado na Avenida Presidente Vargas. Com a perspectiva de reunir mais de 50 instituições, entre escolas, entidades, órgãos públicos e privados, a apresentação segue um formato padrão, com início às 8h15 e o máximo de 100 componentes por corporação.
As últimas confirmações com o envio dos históricos ocorreu na terça-feira, informou a Secretaria da Educação. Para o dia 27, foram convidados para a reunião preparatórias representantes das Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais, que de alguma forma colaboram com a estrutura que será montada ao longo da Avenida. O tráfego na pista sentido bairro – cidade deverá ser desviada a partir do cruzamento com a rua José do Patrocínio.
A concentração de princípio está marcada na altura do cruzamento com a rua João Feliciano, imediações da Escola Estadual ‘João Marciano de Almeida’, podendo sofrer pequenas alterações, a depender das sugestões que forem apresentadas na reunião. A abertura oficial da programação da Semana ocorrerá no dia 2 de setembro, às 9 horas na Concha Acústica, com apresentações culturais e presença do Tiro de Guerra e autoridades constituídas.
A Prefeitura confirma para esta sexta-feira, 23, o início das obras no Terminal de Ônibus ‘Ayrton Senna’ e a entrada em vigor das alterações no sistema viário nas imediações. Com dados revelando, que em média passam pelo local de 25 mil a 30 mil usuários de ônibus, a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), gestora do Terminal e do transporte coletivo, informa que a sinalização apontando as rotas alternativas será implantada no final da noite dessa quinta-feira.
Conforme consta do gráfico desenvolvido em conjunto com o Departamento de Trânsito, os desvios serão implantandos no curso da rua General Telles, a partir da rua Homero Alves, onde quem tiver como destino a região central, poderá entrar à direita. Na mesma via, poucos metros adiante as outras duas opções serão a entrada à esquerda pelas ruas Augusto Marques ou Couto Magalhães.
Nas duas vias nos arredores do Terminal, General Telles e Marechal Deodoro, o tráfego ficará restrito aos ônibus urbanos, sendo que nas duas baias de passageiros dos ônibus das regiões Leste e Norte, que fazem frente para a rua Marechal Deodoro, serão instalados tapumes isolando esse espaço. Neste começo das obras a circulação de passageiros estará impedida nesse local, cabendo o lado oposto, de frente para a rua General Telles, o embarque e desembarque dos passageiros.
A restrição aos veículos particulares também estará estendida na rua Couto Magalhães, no trecho entre as ruas Saldanha Marinho e General Telles. A previsão de execução dos serviços é de seis meses segundo estimativa da empresa informada ao presidente da Emdef, Marcos Haber.