Conforme revela a Primeira-Dama Maria Aparecida Belchior de Souza, esse tipo de trabalho é focado na capacitação dos participantes, buscando ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho.
Conforme revela a Primeira-Dama Maria Aparecida Belchior de Souza, esse tipo de trabalho é focado na capacitação dos participantes, buscando ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho.
O propósito desse trabalho conduzido por um núcleo executivo de serviços criado pela Prefeitura é proporcionar maior conforto aos funcionários da repartição e em especial, aos usuários, já que havia meses que o equipamento não recebia uma manutenção adequada.
Os estudantes das redes de ensino de Franca, nos âmbitos municipal, estadual e particular tem até essa sexta-feira para confirmar participação no Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, organizado pela Prefeitura, através de sua Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. O prazo que terminaria no dia 10 foi prorrogado até este dia 13, a pedido dos participantes e a inscrição deve ser feita nas próprias escolas. Serão 4 itens: frase, desenho (que vai ilustrar campanhas e o calendário 2020), produção de texto e produção de um vídeo digital.
Esse concurso é uma forma de mobilização social denominada de “Agentes multiplicadores para o combate ao Aedes aegypti”, que tem o propósito de envolver o máximo de atores, estudantes, suas famílias, os educadores e demais pessoas da comunidade. Junto com a Prefeitura participam a Delegacia Regional de Ensino e Secretaria Municipal da Educação. Dentre outros objetivos, busca subsidiar a formação dos alunos como fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
A Campanha com isso quer também incentivar e educar as pessoas a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental e de conscientização sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vive sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento. Visa ainda, alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde e não automedicação. Com o aumento de casos de dengue e infestação do mosquito Aedes aegypti no município, as preocupações aumentaram.
Números preocupantes
Os números deste ano, apurados até a última semana, indicam o registro de mais de 8,2 mil mil notificações de dengue na cidade, com mais de 2,1 mil casos autoctones. Chikungunya e Zika em gestantes apresentam 116 e 21 notificações, respectivamente, sem casos confirmados até o final de agosto. No ano passado (2018), os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica de Franca, mostram que a dengue teve 310 notificações, com 227 confirmações, já chikungunya finalizou 2018 com 10 notificações e 4 confirmados, seguido da Zika com 3 notificações, sem confirmações. Portanto, a luta contra o Aedes aegypti precisa continuar.
O trabalho sistemático de prevenção e educação sobre o Aedes aegypti é realizado pelas secretarias de Educação e Saúde com apoio da Diretoria de Ensino de Franca. O concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti” promove os alunos como agentes fomentadores da sociedade no combate as arboviroses e a desenvolverem atitudes de responsabilidade ambiental, além de conscientizá-los sobre a corresponsabilidade no cuidado do espaço onde se vivem e a sua manutenção e limpeza, garantindo assim uma geração consciente e multiplicadora de conhecimento.
Em sua 12ª edição, o concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti’, os trabalhos apresentados serão selecionados no correr no curso da próxima semana e a premiação será feita solenemente, em cerimônia a ser realizada no Teatro Municipal. Até final do mês serão conhecidos os classificados. A frase eleita será utilizada nas campanhas e os desenhos ilustrarão o calendário anual produzido pela Vigilância Sanitária Municipal. Existe na unidade uma estrutura com profissionais aptos a realização de ações nas escolas, escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos das fantasias, disponibilizando também material educativo, informativos e cartazes, etc.
Mais informações com Elaine Bezerra, nos tels. 3711—9408/9415.
Há mais de 20 anos, os moradores lutavam para conseguir legalizar o imóvel e, consequentemente, poder registrar os apartamentos como seus
Na programação estão diversas atrações como espetáculos infantis todos os dias, caminhão da Ciênciamóvel com visitação de escolas, lançamentos de livros, palestras e shows.
O 18ª Festival de Dança teve início nesta quarta-feira, 12, no Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”. Houve um grande público que assistiu ao espetáculo Suíte do Ballet "Don Quixote”, do grupo juvenil do Ballet Carla Pacheco, com mais de 40 bailarinos. A programação do festival segue até domingo, dia 15. A entrada é gratuita, sendo possível a doação voluntária de um quilo de alimento não perecível, que será destinado para instituições da cidade.
Nesta quinta-feira, 12, a abertura do festival ficará por conta da “Noite de Gala”, com dançarinos de grupos, escolas e projetos sociais, às 19h30. O público poderá prestigiar 38 apresentações.
A 3ª Mostra Diálogos de Dança Contemporânea acontecerá nesta sexta-feira, 13, às 20 horas, com apresentação de grupos convidados e selecionados, e com a 3ª edição Mostra de Videodança, que reunirá vídeos de artistas e grupos nacionais e internacionais.
A proposta da Mostra Diálogos de Dança Contemporânea é promover uma programação diversificada de trabalhos com linguagens próprias e singulares, reunindo artistas que propõem outras percepções e maneiras de olhar o mundo. Com o objetivo de compartilhar possibilidades, exercitar diálogos e estimular o espectador nas suas capacidades críticas e criativas. As atividades serão realizadas no Teatro de Bolso.
Os dançarinos poderão participar de cursos complementares, que serão ministrados no Ballet Carla Pacheco, no sábado, 14, e domingo, 15.
Seguindo com a programação do festival, no sábado, às 18h30, acontecerá o festival competitivo. E no domingo, encerramento do festival, às 14h30, haverá mais uma edição do festival competitivo.
A Prefeitura de Franca, por meio da Biblioteca Municipal ‘Dr. Américo Maciel de Castro Júnior’, realizará o projeto “Viagem Literária - contação de histórias para todas as idades.” O evento acontecerá no dia 23, a partir das 9 horas, na Biblioteca Municipal, no Colégio Champagnat, e contará com a presença do escritor Affonso Solano que promoverá um bate-papo sobre as suas obras que fazem parte do ‘Módulo Literatura Fantástica’.
O encontro tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental II (de 11 a 14 anos), Ensino Médio (de 15 a 17 anos) e toda comunidade. Tem como objetivo incentivar a cultura e conhecimento de histórias e literatura.
O projeto Viagem Literária é uma parceria com o Governo Estadual através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3711- 9229.
Sobre o escritor
Affonso Solano é escritor, ilustrador, editor e podcaster. Solano é ainda co-criador do podcast “Matando Robôs Gigantes”, que aborda assuntos relacionados a cinema, jogos eletrônicos, quadrinhos e cultura pop em geral.
Em 2013, ele lançou o livro “O Espadachim de Carvão” e em 2015 lançou “O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur”. Ele realiza palestras sobre literatura e empreendedorismo criativo em todo país.