Email  

Notícias

Prefeitura prepara Campanha Maio Amarelo

       Conscientizar as pessoas sobre o respeito às leis do trânsito e diminuir os acidentes. Esses são alguns dos objetivos buscados pela Campanha Maio Amarelo, de amplitude nacional e que Franca está participando em conjunto com a Polícia Militar, preparando para o dia 11 de maio, na Praça Nossa Senhora da Conceição, a partir das 9 horas, um grande lançamento com atrativos especiais, presenças das Bandas Municipal, da Polícia Militar e também do Canil da PM, além da distribuição de materiais e abordagens dos motoristas.

       O secretário de Segurança e Cidadania do município, Márcio Antônio dos Santos, explicou que essa iniciativa busca atrair pessoas de todos os pontos da cidade, daí a escolha em lançar o Maio Amarelo na praça central. ‘Nós precisamos chamar a atenção dos adultos para o respeito a legislação do trânsito, pois comprovadamente a maioria dos acidentes devem-se a falta de cuidado do condutor, muitas vezes em razão de infrações’.

      Durante essa concentração na Praça Central da cidade, parte da rua Monsenhor Rosa deve ser fechada para abordagens dos condutores que receberão folhetos com orientações, pedindo que observem os limites de velocidade, não falem ao celular e jamais avancem o sinal quando estiver no vermelho. Outros atrativos culturais também serão organizados em frente a Concha Acústica, uma forma de atrair mais público e divulgar a campanha que seguirá com outras ações ao longo do mês.

      De acordo com o cronograma da Secretaria de Segurança e Cidadania, sempre em parceria com a Polícia Militar, em datas e horários que serão estipulados, serão feitas blitz em pontos estratégicos e de grandes fluxos de veículos, como na rotatória do Bairro São Joaquim, no pontilhão da Vila São Sebastião, rotatória da Avenida Champagnat, praça João Mendes na Av. Major Nicácio, dentre outros pontos.

 

Revitalizado, lago da 'Exposição' terá carpas japonesas

      A Prefeitura pretende entregar, nos próximos 10 dias, o novo lago do Parque de Exposições “Fernando Costa” completamente revitalizado. O local receberá carpas comuns e coloridas (japonesas), conforme solicitação feita a partir de estudo prévio com técnicos em piscicultura. Na recente ação de limpeza daquele espaço e distribuição de alevinos mais de 130 pessoas da cidade e região foram contempladas com cerca de 5 mil exemplares do porte médio, retirados e entregues em sacos plásticos oxigenados para fins de repovoamento de represas.

      O trabalho foi cercado de uma série de cuidados, já que o lago não recebia nenhuma manutenção há anos. Ele conta com 30 metros de diâmetro e uma profundidade que varia de um metro na parte central a 50 centímetros nas laterais. Ao promover o completo esvaziamento dos cerca de 320 mil litros de água, a Prefeitura encontrou além dos peixes em diversos tamanhos, todo tipo de sujeira no fundo do lago, o que resultou na perca de vários exemplares na operação de manejo, em virtude do estresse natural e falta de oxigênio. A ação ficou mais visível no instante do esgotamento final, quando caminhões com jatos de água foram utilizados para remover o barro e impurezas que armazenavam no fundo. As matrizes de porte maior foram retiradas e conservadas em caixas apropriadas e servirão para aulas práticas dos cursos de piscicultura que a Prefeitura sistematicamente oferece, sendo outra parte devolvida nos próximos dias ao mesmo local para o seu repovoamento junto com as carpas japonesas.

     Como a parte técnica da Expoagro tem início previsto para o dia 12 deste mês, a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento e sua Divisão de Agronegócio é concluir os reparos gerais (especialmente eliminando as rachaduras nas paredes que vinham gerando vazamento), a pintura na parte superior e outras benfeitorias no sentido de deixar o local mais bonito e atraente ao público. O local começará ser novamente abastecido entre terça e quarta-feira próximas através do poço artesiano e caminhões pipas.

 

Concurso de Prevenção a Dengue premiará vídeos escolares

       As escolas municipais, que no ano passado realizaram e este também tem promovido ações envolvendo as comunidades onde se localizam com passeatas e desfiles temáticos da dengue, terão um incentivo a mais para implementarem essas iniciativas. É que a comissão responsável pelo VII Concurso Cultural realizado anualmente pela Secretaria da Saúde resolveu premiar as duas escolas que desenvolverem o melhor vídeo digital retratando o envolvimento da comunidade, geralmente os moradores e pais de alunos das imediações.

      A título de exemplo este ano duas escolas em extremos diferentes da cidade realizaram esse trabalho, a “Fausto Alexandre Teodoro”, no Jardim Santa Bárbara, região Sul e “Anor Ravagnani”, no Jardim Esmeralda, na região Oeste, ambas contando com a presença das equipes da Vigilância Sanitária, do mascote e bonecos simbolizando o mosquito transmissor da dengue. Segundo os agentes da Vigilância e educadores, a participação foi muito boa e os resultados plenamente satisfatórios.

     Franca, que está com quase 6 mil casos suspeitos, precisa fortalecer ainda mais as ações de conscientização e prevenção mantendo a população em permanente estado de alerta, reforça o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto. E essa iniciativa do Concurso Cultural “Cidadãos Multiplicadores”, vem de encontro a esses esforços que estão sendo feitos em todos os níveis para esclarecer e diminuir os riscos de transmissão da doença.

     O VII Concurso Cultural denominado "Parceiros da Saúde no Combate ao Aedes Aegypti " contava até então, com 3 categorias: de frase, de desenho e de produção de texto. Agora terá de Vídeo Digital, que vai escolher duas escolas para receber o Kit Passeata 2020, voltada para unidades com os estudantes regularmente matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e Médio. As inscrições serão recebidas apenas em setembro, entre os dias 2 e 10, mas as peças de divulgação estão começando a ser produzidas para serem expostas nas escolas e demais espaços.

 

XV Flor de Maio celebra o Dia das Mães

     A Prefeitura de Franca, por meio da Secretaria de Recursos Humanos, promoverá a 15ª edição do Flor de Maio que homenageia as servidoras no Dia das Mães. O evento será realizado no dia 10 de maio, a partir das 10 horas, no auditório do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (Cefap) que fica na rua Francisco Barbosa, 1.480, no Cidade Nova.

    Na programação está a palestra com Evelyn Ignácio, especialista em desenvolvimento humano, que abordará o tema “Vida e Equilíbrio: uma equação possível?”. Durante o evento terá ainda sorteio de brindes entre as participantes. O encerramento será com um coquetel.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais