Notícias
Prazo para redução de 10% no IPTU termina nesta terça
Arrastão da Limpeza recolhe mais de 25 toneladas na Região Sul
Final de semana de conquistas das equipes da FEAC/Franca
Vigilância Sanitária intima novos proprietários de terrenos para limpeza
Com Busca Ativa, Educação obtém mais de 80% de frequência em todas as escolas
A Secretaria de Educação recebeu, nesta semana, um ofício do ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizando a Prefeitura de Franca por ter mais de 80% de frequência escolar em suas unidades.
Além dos esforços em salas de aula, cursos de aperfeiçoamento disponibilizados pela secretaria e os investimentos, outra frente de trabalho tem contribuído para índices positivos como este de frequência: o trabalho da Busca Ativa. Trata-se do empenho da Secretaria de Educação em ir atrás dos estudantes que tem deixado de ir às aulas.
Márcia Gatti, secretária de Educação, explicou o processo. “É um papel conjunto das equipes escolares. Começa na sala de aula, com o professor notando a ausência do aluno e comunicando ao orientador, que busca contatar as famílias dos alunos com frequência irregular e/ou baixa frequência, através de ligações telefônicas e/ou comunicados impressos, ou por meio de aplicativos digitais, e convocações nas escolas. Caso não consiga localizar a família, a Secretaria de Educação é contatada e é disponibilizado um carro oficial para visitas domiciliares, que são monitoradas por documentação”, disse.
As visitas são realizadas com a finalidade de compreender o contexto social em que aquela criança está inserida e orientar as famílias sobre o direito dela de estudar e dos prejuízos causados pela ausência. Após a visita domiciliar, é realizado acompanhamento do caso, com ações juntamente a outras Secretarias (Saúde e Ação Social) e Órgãos (Conselho Tutelar e Escuta Especializada), quando necessário.
Márcia explicou que as ações de Busca Ativa acontecem desde 2021 para garantir a frequência e a permanência das crianças na escola. No ano em que o projeto começou, foram 231 Buscas Ativas; em 2022, 313; e até quinta-feira, 190 visitas.
Franca será sede de jogos da Copinha 2024
Franca sediará, mais uma vez, jogos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. As partidas ocorrerão no estádio municipal ‘José Lancha Filho’, o Lanchão.
De acordo com o presidente da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), Mateus Caetano, a Federação Paulista de Futebol fez vistoria e Franca está apta a receber jogos da competição, que ocorrerá entre 2 e 25 de janeiro. "A pedido do prefeito Alexandre Ferreira, todos os esforços foram feitos e seremos agraciados mais uma vez com o torneio, que é um dos mais importantes do Brasil", disse.
A FEAC realizará diversas melhorias no estádio, com o objetivo de garantir condições adequadas para o grande público, que deve acompanhar os confrontos previstos. Serão realizadas ações como drenagem do campo, pintura das arquibancadas, revisões nos sistemas elétricos e hidráulicos, podas internas e externas, nos arredores das arquibancadas, além de demais reparos nas instalações sanitárias, cabines de imprensa e outras instalações.
Também já está sendo acertada a organização de toda logística receptiva das delegações e, nos próximos dias, será realizado um tratamento específico no gramado.
Campeonato
Organizada pela Federação Paulista de Futebol, a Copa de Futebol Júnior do Estado de São Paulo é uma competição que busca identificar e revelar novos talentos do futebol. Na primeira fase que Franca sediará, saem dois classificados e a partir de então, quem perde é eliminado e a decisão do título ocorre em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.