A Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), através das atribuições legais que lhe conferem o contrato licitatório com a empresa São José, estuda otimização na logística de transporte, visando menores tempos de espera e viagem para os passageiros.
Para isso, fará em regime de teste, readequação das linhas que atendem as regiões Sul e Leste, ligando o centro da cidade com a Estação. Atualmente, para chegarem à Praça Sabino Loureiro – Terminal Estação, os ônibus passam pelo ponto da Praça D. Pedro I (Itaú- Centro), seguem até à Estação e depois voltam ao centro, no Terminal Ayrton Senna, para daí, mais uma vez, retornar ao Terminal da Estação.
Segundo a Emdef, este modelo ocasiona diversos prejuízos para o sistema e para os usuários, uma vez que ocasiona atrasos frequentes na tabela de horários e contribuem para que ônibus trafeguem com capacidade ociosa. Portanto, a ideia é fazer, inicialmente em regime de testes e somente aos domingos, com que os coletivos, após passarem pelo ponto do Itaú, sigam primeiro para o Terminal Ayrton Senna e só depois se dirijam ao Terminal da Estação. Isso sem prejuízo para quem quer ir do ponto do Itaú direto até à Praça Sabino Loureiro, pois a proposta mantém linhas para os usuários deste trajeto.
Em números, a adequação reduzirá 20 mil quilômetros por mês nas corridas dos ônibus. Embora, do ponto de vista teórico a proposta seja simples, ela exige, na prática, alguns serviços complementares, entre eles, a preparação das vias públicas para o trânsito dos ônibus. Na Rua General Osório, esquina com Rua Ouvidor Freire, o alambrado do Posto de Saúde e as guias das calçadas serão afastados, aumentando a largura da rua para que os ônibus possam fazer a conversão. Os semáforos também serão deslocados e o ponto de espera será melhorado, contando com novas rampas de acessibilidade.
Os objetivos principais elencados pela EMDEF são:
- Reduzir o tempo de percurso no centro;
- Aumentar a eficiência, diminuindo o tempo de espera dos usuários;
- Otimizar a quilometragem, reduzindo 20 mil quilômetros por mês no percurso;
- Desonerar custos de serviços;
- Contribuir para a fluidez do trânsito da região central.
GEORREFERENCIAMENTO
Outra melhoria prevista nos serviços prestados pela empresa São José, compreende a utilização dos equipamentos de GPS (Global Position System) instalados nos ônibus - em português, Sistema de Posicionamento Global – atualizando o sistema para o uso georreferenciado, que permitirá aos passageiros verificarem a localização dos ônibus de sua linha usual.