Email  

Notícias

Unidades de CAPS oferecem atendimento especializado e ações de cuidado com saúde mental

 caps original

     Proporcionar saúde mental, qualidade de vida, tratamento e acolhimento a quem precisa, com uma equipe multiprofissional. Esse é o objetivo das duas unidades de CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Franca, que funcionam no bairro da Estação e no Parque dos Pinhais, em diferentes modalidades, com aporte da Prefeitura e gestão da Fundação Allan Kardec.
   O CAPS III Florescer, que fica na rua das Concórdias, 4881, no Parque dos Pinhais, oferece atendimento interdisciplinar a pacientes, com mais de 18 anos, que possuem transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade, bipolaridade e outros. O local, que tem uma média de 565 pacientes por mês, conta com médicos, psicólogos, assistente social, terapeutas ocupacionais, educador físico, farmacêutico e outros trabalhadores que ajudam os pacientes.
    A sapateira Letícia Avelar, 27 anos, é paciente do CAPS Florescer há dois anos e falou sobre a importância do serviço oferecido. “Fui encaminhada ao CAPS, após ser diagnosticada com depressão grave e transtorno de ansiedade generalizada, com tentativa de suicídio e desde que comecei a ir a unidade, minha vida mudou para melhor. Considero ali minha segunda casa, pois tenho apoio e todo o suporte necessário, com psiquiatras, oficinas e psicólogos que nos ajudam”, disse.
   Já o CAPS AD III Renascer, localizado ao lado da UBS da Estação, proporciona a atenção integral e contínuo aos indivíduos com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas. No local, também há atendimento multiprofissional, oficinas para os pacientes e trabalhos que desenvolvem habilidades, promovendo a reinserção social. 
    O equipamento de saúde está na Rua Cavalheiro Petráglia, 80, na Estação. Os atendimentos, considerando medicamentos, consultas, refeições, oficinas, banhos e reuniões de família, superam os 5.000 mensais. 
    As duas unidades de CAPS funcionam 24 horas.

Franca terá grupo com 120 atletas nos JOMIs de Barretos

feaccc original 

    Com a proximidade da realização da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMIS),  envolvendo as cidades da 5ª região do Estado, no final do mês, em Barretos, Franca confirma a participação de um grupo com 120 atletas, em pelo menos, 14 modalidades.  Com o apoio da FEAC (Fundação Esporte Arte e Cultura) e do FUSSOL (Fundo Social de Solidariedade), esses esportistas, além desta participação, em que serão definidos os melhores de cada área para a fase estadual, participam regularmente de campeonatos regionais, como forma de preparação e se manterem em atividade.
     O regulamento estabelece que o atleta tenha idade de 60 anos completos ou mais. A competição será realizada no período de 23 a 28, deste mês.
     Franca levará um grupo competitivo, tendo na delegação, destaques como Antônio Geron, do vôlei adaptado, com mais de 92 anos e no atletismo 800 metros livres, Zacharias Mussi, de 89 anos. 
    Na próxima semana, as equipes finalizaram os preparativos, pois na segunda-feira, 22, está prevista a viagem dos primeiros atletas. A primeira dama Cynthia Milhim Ferreira, que sempre acompanhou o grupo em eventos anteriores, confirmou um encontro com os atletas da cidade, durante a próxima semana, durante um dia de treinos, no Colégio Champagnat.
    Dentre as modalidades e categorias adaptadas, no masculino e feminino, em que Franca estará representada, em Barretos, constam o atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, danças de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez. 
     Mateus Caetano, presidente da FEAC, enalteceu o comprometimento do grupo, empenhado nos treinamentos e, por isso, as expectativas são as melhores.

Declarantes do Imposto de Renda podem ajudar projetos sociais de Franca

 imposto original

    O Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Franca segue empenhado este mês, em sensibilizar os contribuintes locais, que declaram Imposto de Renda, a destinarem parte do que recolhem aos Fundos Municipais. Isso permite incrementar os projetos sociais de atendimento das crianças, adolescentes e idosos, sem que a pessoa precise desembolsar nenhum valor. O prazo limite para fazer a destinação é o dia 31, deste mês.
    Neste período, às destinações aos Fundo da Criança e Adolescente ou do Idoso devem ser feitas, diretamente, na Declaração de Imposto de Renda. Assim, toda pessoa que ainda não entregou a declaração, pode fazer a destinação para um dos Fundos Municipais, cuja opção deve ser feita no ato do preenchimento, que pode ser melhor orientada pelo contador. 
 
Como fazer
      As informações são simples, basta preencher a declaração informando rendimentos, pagamentos, doações, bens e direitos e dívidas.
     Caso a opção por tributação mais favorável for ¨"Por Deduções Legais", ou seja, "declaração completa", é possível fazer a destinação a um dos Fundos Municipais.
    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca orienta os contribuintes, que fazendo a doação, há possiblidade de destinarem parte do imposto para a cidade, visando apoiar atividades e serviços locais oferecidos para as crianças, adolescentes e idosos. Para quem tem direito à restituição, a destinação feita diretamente na declaração, pode ser um investimento, pois é remunerado pela taxa Selic. 
     Para a pessoa que precisa recolher o Imposto de Renda, terá que pagar duas DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), ao invés de uma, tendo a certeza de que esse imposto vai ser aplicado, diretamente, em ações sociais, com as crianças e adolescentes da cidade. 
     De acordo com estimativas do Conselho da Criança de Franca, ainda é possível arrecadar em torno de R$ 6 milhões, nas Declarações de Imposto de Renda, que estão para serem preenchidas e entregues até o final do mês.
     Mais informações poderão ser obtidas no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca, pelos telefones (16) 3711-9334/9303 ou na sede, que fica na Av. Champagnat, 1750, centro.

 

 

Congresso define calendário da Copa FEAC de Basquete

 basquete original

     Uma reunião, envolvendo os dirigentes da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e os representantes das equipes master de basquete, durante essa semana, definiu a realização do campeonato, com início no próximo dia 20. As disputas ocorrerão nos ginásios do Leporace, Pedrocão, Sesi, AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e Praça da Juventude, no Jardim Redentor.
     Em sua segunda edição, a Copa FEAC é um campeonato aberto que reúne talentos de alto nível, que já atuaram no basquetebol, alguns com passagens pela equipe principal da cidade e de outros locais, ou têm esse esporte como preferência.
     No Congresso Técnico, foram definidos os grupos, com a participação de 20 agremiações, somando cerca de 320 atletas, com jogos à noite e aos finais de semana. 
    Mateus Caetano, presidente da FEAC, disse que é uma alegria compartilhar com todos mais essa copa que, além de reaproximar muitos esportistas, representa uma opção gratuita de entretenimento ao público, que gosta desse esporte.
 
Equipes participantes
Athletics
Jussara
Ballets
Brewers
Wolves
The Bronx
Farmácia S. Matheus
Shinaider
Apallas
Arena Brasilândia
HNK
Manoel Adulto
Old Tirana
Rafa's
S.J. Basquete
CDB Franca
Shark Basquete
Bel-Air
Young Promises A
Young Promises B

Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19

 WhatsApp Image 2023 05 12 at 15.30.52 original

      Confira a programação da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 e de Rotinas para esta segunda-feira, 15, no horário das 8 às 19 horas.
 
VACINA BIVALENTE - (18 ANOS OU MAIS) POPULAÇÃO GERAL / IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) / GESTANTES E PUÉRPERAS (QUE TIVERAM PARTO ATÉ 45 DIAS - 12 ANOS OU MAIS) / PCD (12 ANOS OU MAIS) / PESSOAS COM COMORBIDADES (12 ANOS OU MAIS) / TRABALHADORES DE SAÚDE - Serão atendidas as pessoas com 18 anos ou mais, que tenham tomado, pelo menos, duas doses das vacinas anteriores; imunossuprimidos, com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas, que tiveram parto até 45 dias, com 12 anos ou mais; pessoas com deficiência (PCD), com 12 anos ou mais; pessoas com comorbidades (12 a 59 anos), sendo Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonal e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, Doença renal crônica, Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e outras Síndromes genéticas e Doença hepática crônica, que deverão apresentar laudo médico ou receita com medicações de uso contínuo, além de trabalhadores de saúde, nas UBS's Aeroporto 1, Aeroporto 3, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Paulista, Planalto, Progresso, Santa Terezinha, Santa Clara e São Sebastião, das 8 às 19h. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas aptas a receberem o imunizante, procurem uma unidade mais próxima de sua casa, utilizando máscara de proteção e apresentem um documento de identidade, comprovante de recebimento das doses anteriores e o comprovante médico para as pessoas imunossuprimidas. A Vigilância Epidemiológica fará a aplicação do imunizante em idosos acamados e residentes em instituições de longa permanência. A orientação para os familiares de idosos acamados é para que compareçam a uma UBS mais próxima da residência para que seja feito o cadastramento, visando o agendamento da aplicação domiciliar da vacina. Para os pacientes que já têm cadastro nas UBS, a Vigilância entrará em contato para o agendamento.

Campanha Influenza

WhatsApp Image 2023 05 12 at 15.30.52 1 original 

      Está em andamento, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, destinada a crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias, após o parto (deverão apresentar Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital); povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas (apresentar comprovação da vinculação ativa); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, sendo Doenças respiratória crônica, cardíaca crônica, Doença renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados e Portadores de trissomias; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A vacina contra a Influenza estará disponível nas UBS's Aeroporto 1, Progresso, Ângela Rosa, Santa Clara, Guanabara, Estação, Horto, Leporace, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, Brasilândia e São Sebastião, no horário das 8 às 19h. As pessoas dos públicos-alvos deverão comparecer as UBS's, munidas de um documento de identidade com foto, a carteira de vacinação e o cartão para comprovação das doses recebidas de Covid-19. É obrigatório o uso de máscara de proteção para o acesso às UBS's. As pessoas que tomaram os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.

Vacinas de Rotina

 WhatsApp Image 2023 05 12 at 15.30.52 2 original

     A Secretaria de Saúde mantém a programação das vacinas de rotina para a atualização da carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
    Para esta segunda-feira, 15, os atendimentos serão prestados nas UBSs Aeroporto 1, Progresso, São Sebastião, Guanabara, Horto, Leporace, Planalto, Brasilândia, Ângela Rosa, Santa Clara, Estação, Paulistano, Aeroporto 3, Santa Terezinha e Paulista, das 8 às 19 horas, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luíza, Esmeralda e Paineiras, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16 horas.
     A vacina Tríplice Viral estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, no horário das 8 às 19h.
 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais