Email  

Notícias

Prefeitura remove mais uma barraca e ampara família no Programa Dignidade

 barraca

     Equipes da abordagem social da Prefeitura de Franca, com a apoio da Secretaria de Meio Ambiente, removeram na sexta-feira, 27, uma enorme barraca instalada em uma Área de Preservação Permanente no Jardim Santa Lúcia. A família que estava no espaço foi acolhida pelo Programa Dignidade nesta semana, recebendo, inclusive, suporte necessário para uma moradia mais digna. No local, viviam mãe, filho e padrasto, que tiravam o sustento da coleta de reciclados. Essa foi a terceira ação do tipo desenvolvida pelo programa, que ampara a população em situação de rua e revitaliza os espaços públicos, devolvendo-os para o uso de toda a comunidade.

     Em janeiro, o prefeito Alexandre Ferreira inaugurou a primeira área recuperada pelo Programa Dignidade. Um enorme espaço, antes ocupado por diversas barracas na Vila Gosuen, deu lugar a uma unidade do CEPEL (Centro Popular de Esportes e Lazer), com quadra 3x3 de basquete, duas quadras de areia, uma pista de skate, além de toda a infraestrutura com a instalação de iluminação, alambrados, calçamento nos arredores e bancos.

     No último dia 4, foram retiradas as barracas que estavam instaladas embaixo do viaduto 'Dona Quita'. Os moradores que viviam no local também foram amparados pelo Programa Dignidade e o espaço transformado em um ponto de apoio de mototáxi e motofrete.

     Em todas as ações, a abordagem social realiza um trabalho de convencimento das pessoas em situação de rua a aceitarem a ajuda oferecida pela Prefeitura pelo Programa Dignidade. E, cumprindo um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) anterior com o Ministério Público, os pertences das pessoas em situação de rua, quando necessário, são separados e guardados.

 

Próxima etapa

     O projeto de Revitalização do prédio da Antiga Mogiana, localizado entre a avenida Integração e a rua Frei Germano, no Bairro Estação, também vai receber ações do Programa Dignidade. No próximo dia 8, as empresas interessadas nas obras de recuperação do prédio, devem apresentar suas propostas à Prefeitura. Antes do início dos serviços, as equipes de abordagem social irão fazer o trabalho de convencimento das pessoas em situação de rua que estão na região, para que aceitem o auxílio oferecido pelo município.

Prefeitura oferece área para construção de moradias populares

 cdhu

     Dois técnicos da Secretaria Estadual de Habitação, estiveram nesta quinta-feira, em Franca, para visitar e conhecer uma área oferecida pela Prefeitura para a construção de um conjunto de apartamentos voltados a famílias de baixa renda. Ela está localizada entre os bairros Santa Cruz e Vila Industrial, margeando com a rua Ângelo Pedro e tem pouco mais de 4,7 mil metros quadrados.

     Essa visita é resultado de entendimentos iniciais mantidos pelo prefeito Alexandre Ferreira e o secretário de Infraestrutura, Nicola Rossano Costa, em São Paulo, junto à Secretaria de Habitação, em que pleitearam investimentos do Estado para a construção de moradias à população.

     A proposta é construir um núcleo habitacional, através do Programa ‘Nossa Casa a Preço Social’, uma das 3 modalidades previstas, em que é possibilitada a participação tripartite, do Estado, do Município e da iniciativa privada. "Nesse formato, uma parte das construções será destinada ao público considerado de Interesse Social", informou o secretário de Infraestrutura.

     Estiveram em Franca, os arquitetos Flávio dos Santos de Abreu e Flávia Kremer Abreu Rosa, que acompanhados pelo secretário Nicola Rossano Costa, documentaram os vários ângulos do espaço e saíram satisfeitos com as condições do imóvel, rodeado de toda a infraestrutura. De parte da Prefeitura, já foram providenciados e enviados a Certidão de Uso do Solo, levantamento planoaltimétrico, matrícula para que o processo tenha seu trâmite e seja avaliado pela Secretaria de Habitação.

     Nesse período também seguem sendo feitos levantamentos, no sentido de definir o padrão e o número de edificações possíveis a serem construídas no local e como as pessoas interessadas nesses imóveis poderão ter acesso ao Programa ‘Nossa Casa’.

Prefeitura ilumina viela no Jardim Boa Esperança

 Iluminacao Vielas

     A Prefeitura de Franca continua expandido as ações do Programa ‘Mais Luz’, cujo objetivo é atender às demandas pontuais identificadas nos mais diferentes setores da cidade, melhorando as condições de segurança. Na última semana, a equipe de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente implantou três postes em curva, que passaram a iluminar uma viela (Travessa Aristeu Alves Lespirasse), existente entre as ruas Washington Luiz e Dr. Vital Brasil, no Jardim Boa Esperança.

     Um outro diferencial nesse conjunto de equipamentos instalados é o sistema de energia fotovoltaica, onde a alimentação é feita através da energia solar, com as placas colocadas no topo dos postes. Foram colocados três postes com luminárias de LED. Essa prática começou a ser adotada pelo município, recentemente, proporcionando maior luminosidade e o mais importante, resultando em economia, pois a geração da energia vem dos recursos naturais.

     Nesses primeiros meses do ano, pelo menos 4 outros locais já foram contemplados com esse modelo, sendo a praça da Vila Pedigoni, outra no Jardim São Francisco, no Parque dos Pinhais e no Residencial Olavo Pinheiro.

 

Prefeitura realiza limpeza urbana e pede ajuda dos moradores

 DSC 5972

     Uma cidade limpa e bem cuidada é sinônimo de melhor qualidade de vida para os moradores e de pessoas que ajudam nesse processo. A Prefeitura de Franca, na medida em que intensifica as ações de limpeza urbana, distribuindo de segunda a sexta-feira, equipes por todas as regiões da cidade, promovendo a poda de gramados e recolha dos resíduos, continua se deparando com muitas situações que poderiam ser evitadas, caso houvesse um pouco mais de conscientização e colaboração das pessoas.

     Na última semana, exemplificando a intensidade de locais atendidos, a Secretaria de Meio Ambiente informou que foram feitos serviços nos 4 extremos da cidade, dos Jardins Aeroporto e Santa Bárbara ao Jardim Pulicano e Residencial Palermo City; dos Jardins Palmeiras e São Domingos ao Brasilândia e setores da Santa Cruz e Ana Dorothea.

     Além disso, nos dois últimos dias, a secretaria trabalhou realizando roçadas em praças e canteiros de avenidas no Leporace e Jardim Luíza, em boa parte da Av. Abrahão Brickman, na Avenida Nelson Nogueira, entre os Jardins Palmeiras e Pulicano, Praça da Vila Santa Luzia, da Vila Teixeira, nas margens da Avenida Hélio Palermo/Jardim Boa Esperança, nos Jardins de Franca, bairros populares adiante do Jardim Paineiras e Recanto Heliodoro, na Avenida Rio Negro e Solimões, no Jardim Primavera e na Vila Formosa, na Praça Zumbi dos Palmares.

     As solicitações para a recolha de objetos de maior porte, utensílios domésticos, móveis e outros, podem ser feitas pelo telefone 3711-9440, gratuitamente, mediante agendamento.

Programação da vacina contra Covid-19 para segunda-feira

Vacinacao

A programação da Campanha de Vacinação contra Covid-19 contempla para a próxima segunda-feira, 30, o atendimento em 7 postos, funcionando das 8 às 16h.

 

1ª e 2ª DOSES (CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS) - POPULAÇÃO GERAL, PCD, COMORBIDADES E IMUNOSSUPRIMIDOS / PFIZER PEDIÁTRICA

Para segunda-feira, 30, a aplicação da primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos - população geral, PCD (Pessoas com Deficiência), com comorbidades e imunossuprimidos, será realizada na UBS Ângela Rosa, das 8h às 16h.

As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar CPF, comprovante de residência e cartão SUS.

Já crianças, nessa mesma faixa etária com comorbidades, deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.

 

1ª e 2ª DOSES (6 A 11 ANOS) - CORONAVAC

A primeira e a segunda doses para pessoas de 6 a 11 anos, da vacina Coronavac, estarão disponíveis na UBS Santa Clara, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

Já as crianças com comorbidades deverão também apresentar receitas com validade de até 6 meses, exames, relatório médico, prescrição médica dos últimos 60 dias, constando o CRM do médico.

 

1ª DOSE (12 A 17 ANOS) / 2ª DOSE (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) / 3ª e 4ª DOSES IMUNOSSUPRIMIDOS (12 ANOS OU MAIS) - PFIZER

A primeira dose para pessoas, que tenham de 12 a 17 anos, segunda aplicação para a faixa etária de 12 anos ou mais, terceira dose para adultos, com 18 anos ou mais, terceira e quarta doses para imunossuprimidos, com 12 anos ou mais da vacina Pfizer e a quarta dose para idosos, com 60 anos ou mais, poderão ser recebidas na segunda-feira, nas UBS's Brasilândia, São Sebastião, Aeroporto 1 e Luíza, das 8h às 16h, onde os interessados deverão apresentar o CPF, Cartão SUS e o comprovante de recebimento das doses anteriores. A quarta dose poderá ser aplicada, de acordo com o imunizante disponível. Os imunossuprimidos deverão receber a quarta dose da vacina Pfizer.

As pessoas, com idade de 12 a 17 anos, deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, tendo em mãos, um documento de identidade com foto e comprovante de endereço. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 .

Também estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses para gestantes e puérperas.

As pessoas, com 12 anos ou mais, poderão receber a terceira dose do imunizante, após 4 meses da segunda aplicação. O primeiro reforço para imunossuprimidos, maiores de 12 anos, com intervalo de 28 dias, após a segunda dose. Já o segundo reforço para imunossuprimidos, deve acontecer com intervalo de 4 meses, após a aplicação do primeiro reforço.

 

1ª E 2ª DOSES (12 ANOS OU MAIS) / 3ª DOSE (18 ANOS OU MAIS) / 4ª DOSE (60 ANOS OU MAIS) - CORONAVAC

A primeira e a segunda doses para pessoas, com idade de 12 anos ou mais, a terceira dose para jovens de 18 anos ou mais, quarta dose para idosos com 60 anos ou mais da vacina Coronavac, seguem disponíveis na UBS Santa Clara, das 8h às 16h. As crianças deverão estar acompanhadas pelos pais ou um responsável legal, apresentar o CPF, comprovante de residência, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação para comprovar a primeira aplicação.

Campanha de Multivacinação (Vacinas de Rotina e Influenza)

 WhatsApp Image 2022 05 27 at 16.33.40

     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

     Para segunda-feira, 30, estarão disponíveis as UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Aeroporto 3, Progresso, Leporace, Santa Terezinha, Paulista e Estação, funcionando das 8h às 16h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Esmeralda, Paineiras, Palma e City Petrópolis, com horários das 10 às 12h e das 13 às 16h.

Influenza

     Para segunda-feira, 30, a Campanha de Vacinação contra a Influenza continuará atendendo os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Forças Armadas, além de gestantes e puérperas, com até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, professores, pessoas com deficiência e comorbidades nas UBS's Santa Clara, Ângela Rosa, São Sebastião, Brasilândia, Luíza e Aeroporto 1, das 8 às 16h.

     As crianças de 6 meses a 4 anos poderão receber a vacina contra Influenza e Tríplice Viral nas UBS's Horto, Guanabara, Planalto, Paulistano, Leporace, Aeroporto 3, Progresso, Santa Terezinha, Paulista e Estação, no horário das 8 às 16h.

     Já para os idosos, com 60 anos ou mais, a vacina contra a Influenza será aplicada nas UBS's Ângela Rosa, Santa Clara, Luíza, Brasilândia, Aeroporto 1 e São Sebastião, no horário das 8 às 16h.

 

Prefeitura inicia entrega de computadores para profissionais da Educação

DSC 6087 
     A Secretaria de Educação iniciou na manhã desta quinta-feira, 26, a entrega dos primeiros 14 notebooks aos profissionais que atuam nas escolas municipais, por meio do Programa Municipal 'Computador do Professor da Rede Básica', aprovado nesta semana pela Câmara Municipal. A conclusão para a entrega está prevista para as primeiras semanas de junho.
     A cerimônia realizada na EMEB Profª Rita de Cássia Calixto Xavier, no Jardim Pulicano, contou com a presença da secretária de Educação, Márcia Gatti, o vereador Ronaldo Carvalho, Lidiane Moura, diretora da unidade, professores e equipe gestora.
     Ao todo, nesta primeira etapa, serão doados 1.111 computadores aos profissionais do Magistério, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação Especial, vinculados aos recursos do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), que estejam exercendo suas atividades no momento da distribuição do equipamento, beneficiando os educadores que responderam ao questionário, encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação, no ano passado, manifestando interesse em receber a ferramenta. O investimento para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 6.156.180,00. Para a segunda etapa, serão beneficiados os que atuam de forma presencial na Educação Básica e na modalidade Educação de Jovens e Adultos. 
     O Programa Municipal 'Computador do Professor da Rede Básica' estabelece que o profissional que for contemplado com o notebook,  assinará um termo de adesão e deverá se comprometer a utilizar o equipamento para o desenvolvimento das atividades inerentes ao cargo ou emprego, como também de restituir o valor corrigido do equipamento aos cofres públicos, caso haja a rescisão do contrato de trabalho, antes do período de cinco anos contados a partir do recebimento, de forma proporcional ao restante do tempo para completar o período determinado.
     A secretária Márcia Gatti afirmou que os profissionais da Educação já estão muito tecnológicos, devido a pandemia da Covid-19, que trouxe essa necessidade de adaptação das atividades. Eles estão recebendo um equipamento de alta tecnologia para prepararem suas aulas e organizarem os conteúdos para os alunos. Segundo ela, vários documentos já estão inseridos no drive e outros no Sistema de Gestão da secretaria, que os educadores já estão habituados a utilizar e o novo computador será muito útil para todos eles. 
     Milena Monteiro, professora do 1ª Ano do Ensino Fundamental, contou que o notebook vai ajudar bastante na preparação das aulas e atividades. "Será muito mais prático, porque já preparo o material e só imprimo para os meus alunos", agradeceu ela. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais