Notícias
Fundo Social abre inscrições para o curso de 'Maquiagem Profissional'
O Fundo Social de Solidariedade (Fussol) anunciou a abertura de três turmas para o curso gratuito de 'Maquiagem Profissional', com a oferta de 30 vagas.
As inscrições terão início na próxima segunda-feira, 29 de abril e poderão ser feitas pelo site da Prefeitura, no link do Programa 'Caminho para o Emprego', https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . Poderão se candidatar as vagas, pessoas que tenham 18 anos ou mais.
Serão disponibilizadas três turmas, com 10 vagas cada uma, sendo duas às segundas e quartas-feiras, no período da tarde das 13h30 às 16h30 e outra à noite, das 18h30 às 21h30. O terceiro grupo terá aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30.
As aulas, que serão ministradas na sede do Fundo Social, terão início a partir do dia 13 de maio e encerramento em 25 de junho, com carga horária de 36 horas. Ao final das capacitações, os alunos receberão certificado de conclusão.
O Fundo Social de Solidariedade fica na avenida Champagnat, 1808 - no Centro.
Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311.
Confira a relação dos cursos disponíveis:
1- Maquiagem Profissional
13/05 a 24/06
13h30 às 16h30
Segundas e Quartas
Fussol - Avenida Champagnat, 1808 - Centro
2- Maquiagem Profissional
13/05 a 24/06
18h30 às 21h30
Segundas e Quartas
Fussol - Avenida Champagnat, 1808 - Centro
3- Maquiagem Profissional
14/05 a 25/06
18h30 às 21h30
Terças e Quintas
Fussol - Avenida Champagnat, 1808 - Centro
Saúde imuniza mais de 2 mil crianças na Multivacinação
A Campanha de Multivacinação, que está sendo realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, já imunizou 2.011 crianças em 68 creches parceiras na cidade.
O objetivo da ação é atualizar a carteira de vacinação de crianças na faixa etária entre 4 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, na presença dos pais ou responsáveis, a partir das 16 horas, durante o horário de saída e encerramento das atividades das creches. Estão sendo aplicadas as vacinas que compõem o calendário, como Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Covid-19 e Influenza.
O cronograma da campanha para os próximos dias, prevê o atendimento de mais seis unidades a partir da próxima segunda-feira, 29 até o dia 9 de maio, sendo:
CCI Nossa Senhora da Conceição - 29/04
Creche Florescer - 30/04
Creche Ana Maria Fernandes - 02/05
Lasep II - 03/05
Casal Tomas e Aparecida Novelino - Núcleo de Educação Infantil – 07/05
Rômulo Vieira Lopes – 09/05
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que os pais são comunicados, com antecedência, pelas creches para que levem a carteira de vacinação e um documento de identidade para verificação das informações. Segundo ela, a Campanha de Multivacinação é uma grande oportunidade para que os pais que trabalham e não têm tempo de levar os filhos até uma UBS, atualizem a imunização de seus filhos.
Obras em fase de conclusão na ponte do Engenho Queimado
Com o trânsito liberado nas duas faixas da avenida Nelson Nogueira e as aduelas de concreto assentadas, a duplicação dos bueiros na ponte que liga os Jardins Palmeiras e Pulicano, na Região Oeste, entrou na etapa de conclusão.
Nesta semana, as equipes trabalharam no rejuntamento das peças instaladas, no aterramento interno e preparação do calçamento no entorno, bem como finalizando as conexões das redes de galerias. A Secretaria de Meio Ambiente executou a desobstrução de galerias existentes nas proximidades, em razão das obras.
As obras possibilitarão mais segurança na circulação de veículos e a duplicação da capacidade de vazão do Córrego Engenho Queimado.
A Secretaria de Infraestrutura realiza o acompanhamento dos trabalhos, com previsão de iniciar a instalação dos guarda-corpos laterais nas próximas semanas. Uma equipe de topografia está realizando a demarcação para perfuração de oito brocas de concreto, que vão garantir a sustentação da estrutura de proteção a ser colocada nas margens da ponte.
A previsão de término dos serviços é para meados de junho, envolvendo além dos rejuntes das aduelas, as calçadas, guarda-copo com gradis, alambrados, poços de visita de drenagem, novo asfaltamento, estruturas de gabiões e barreiras a base de concreto, com a função de separar o fluxo de tráfego, como proteção e delimitação dos espaços de circulação das pessoas.
Esta obra, integra uma das últimas etapas do complexo de melhorias iniciadas na cabeceira do Córrego Engenho Queimado, próximo às margens da rodovia Cândido Portinari, que foi drenado e canalizado.
Na região, já foram executadas diversas construções, como calçamento no entorno de uma área de preservação permanente, quadras, praças e campos de futebol, entre outros equipamentos de convivência para a população de toda a extensão do canal.
O empreendimento nesta última etapa conta com investimento na ordem de R$ 1,2 milhão, mediante convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.
Prefeitura disponibiliza linhas de ônibus especiais para jogo da Francana
A Prefeitura de Franca, através da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), anunciou nesta sexta-feira, que irá disponibilizar linhas especiais de ônibus para este domingo, 28, quando será realizado o jogo entre a Associação Atlética Francana e o SKA Brasil, às 10h30, valendo uma vaga na Divisão A-3 do Campeonato Paulista de Futebol.
De acordo com a Emdef, responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo na cidade, mediante contato com a empresa de ônibus, a linha especial estará disponível a partir das 9 horas, saindo do Terminal ‘Ayrton Senna’ até o estádio municipal ‘José Lancha Fillho’ - Lanchão, com intervalos de 30 minutos.
A partir das 12h30, os coletivos farão o mesmo trajeto de retorno (Lanchão – Terminal). Existem duas linhas circulares regulares, ou seja, atendimento rotineiro a partir das 5h40, identificadas como C01 Circular I e C02 Circular II que atendem o estádio Lanchão, linhas estas que poderão ser utilizadas pelos torcedores. Através do sistema integrado, os usuários utilizam os ônibus em seus respectivos bairros, se integrando no Terminal/Lanchão e vice-versa.
Através do aplicativo Cittamobi, os usuários poderão conferir os horários, acompanhar os trajetos e horários dos ônibus.
Trânsito e Guarda Civil
Atendendo a uma solicitação da Associação Atlética Francana e a FEAC, o quarteirão da rua Lázaro de Souza Campos, em frente às bilheterias do estádio será fechado para veículos, a partir das 8 horas, para garantir a segurança do público. O acesso será restrito a entrada ou saída dos moradores residentes neste trecho.
De acordo com o inspetor Luiz Fernando Fernandes, da Guarda Civil Municipal, equipes da corporação estarão no sábado e domingo, fazendo ronda a partir das 9 horas para oferecer apoio durante a distribuição dos ingressos e durante o acesso a partida.
Equipes de Damas e Xadrez da FEAC competem no interior de São Paulo
As equipes de Damas e Xadrez da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) embarcam neste sábado, 27, para Macaúbal para mais uma competição. São 23 atletas e 2 técnicos.
Damas competirá na II Taça Macaubal, com o objetivo de se preparar para os Jogos da Juventude de 2024, que serão disputados no período de 30 de maio a 8 de junho, em Araçatuba.
Enquanto isso, a equipe de desenvolvimento de Xadrez compete na 5ª etapa da 3ª Taça Macaubal de Xadrez Rápido.
De acordo com o técnico da equipe, Leonardo Arduini, o objetivo é aumentar a experiência dos atletas e colocá-los em situação de competição, com o conhecimento adquirido nos treinos. “A Liga do Enxadrista é o melhor circuito de Xadrez rápido de São Paulo. O nível competitivo é sensacional com etapas pelo estado, durante todo ano”, disse.
Para o técnico da equipe de Franca, as perspectivas são boas, visando aperfeiçoar o desempenho dos atletas para os Jogos da Juventude.
Complexo Poliesportivo terá atrações do Circuito Sesc de Artes
Neste domingo, 28, o Complexo Poliesportivo será palco para as atrações do Circuito Sesc de Artes ‘Arte na rua para todas as pessoas’, realizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Franca e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura).
A programação inclui trabalhos artísticos, intervenções, música, dança, teatro, mediações de leitura, oficinas e vivências, gratuitos ao público no horário das 16 às 20 horas.
O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. As atrações acontecem em 122 cidades de todo o estado até o dia 26. Serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.
De acordo com o presidente da FEAC, Mateus Caetano, o Poliesportivo foi escolhido por ser o local que reúne um grande número de famílias aos finais de semana. “Esta parceria com o Sesc é muito importante, uma vez que permite a realização de grandes espetáculos, com lazer e entretenimento para toda a população. Será um dia muito especial e aproveito a oportunidade para convidar todos os francanos para participarem deste evento”, disse.
Confira as informações de cada apresentação prevista:
Pipas: Voo das cores – Vento, Ventanias (SP)
Formado pela família Zeotti, de Ribeirão Preto, o coletivo Vento, Ventanias dedica-se à arte e à ciência de projetar, construir, testar e empinar pipas. O ateliê ensina as técnicas necessárias para montar os objetos voadores e estimula o uso da criatividade com papéis de várias cores e formatos variados, a exemplo de pássaros, estrelas e caretas. Com boas condições climáticas, a atividade termina com uma revoada de pipas.
Estampe afeto – Unsquepensa Arte (SP)
Em uma vivência que propõe aos participantes dar uma pausa nas atribuições cotidianas para se expressar de maneira criativa, carimbos com frases são usados para estampar saquinhos de algodão. Com etapas simples, a atividade orientada pelo coletivo Unsquepensa Arte destaca o impacto de pequenas ações e ressalta a importância de ser original em um mundo cada vez mais automatizado e impessoal. No final da experiência, os objetos podem ser compartilhados ou trocados.
Concerto para La Ursa – Cia. Brasílica (SP)
Figura conhecida do carnaval pernambucano, La Ursa é uma personagem que pede dinheiro e atormenta os foliões nas brincadeiras pelas ruas. Na apresentação de dança da Cia. Brasílica, o grupo propõe um contraponto entre o olhar turístico lançado sobre as culturas tradicionais e a sobrevivência de seus representantes. Criado em 2006 com o objetivo de resgatar e revalorizar as manifestações populares, o grupo incentiva o estudo dessa estética para formar cidadãos conscientes.
Ler para crescer: afeto, diversidade e imaginação – Cia. Vovó Cachola (SP)
Os atores Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, da Cia. Vovó Cachola, trabalham há quase dez anos na cena cultural de Franca e região encenando espetáculos teatrais e promovendo oficinas de artes cênicas e rodas de leitura. Uma mediação de leitura que convida o público a mergulhar no universo da literatura infantojuvenil, aproximando o leitor das histórias literárias e estimulando a imaginação por meio da leitura compartilhada.
DJ Fulô (SP)
Nascido em Taubaté e morador de Araraquara, o DJ e produtor já dividiu os palcos com artistas como o grupo Racionais MC’s e os rappers Djonga e Tasha & Tracie. Para embalar a pista, a apresentação mescla diversos estilos musicais, combinando brasilidades, produções autorais e a cultura das periferias com o objetivo de reforçar seus símbolos de resistência e potência.
Nos braços do povo – Inovasamba (SP)
Canções de autoria do grupo, experimentações com gêneros musicais como o maracatu e releituras de clássicos do samba e do pagode fazem parte do repertório do animado quinteto, que não costuma deixar ninguém parado em seus shows. Entre uma composição e outra, os artistas mostram números cênicos e convidam a plateia a interagir com a apresentação.
A casa de farinha do Gonzagão – Cia. Teatro da Investigação (SP)
Para reverenciar o cantor, compositor e multi-instrumentista pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), um dos mais carismáticos artistas brasileiros, o espetáculo transporta os personagens de suas canções para uma casa de farinha nordestina. Ali, na cozinha do sertão, eles contam seus “causos” e, por fim, transformam a encenação em um grande arrasta-pé com música ao vivo embalado pelo repertório de Gonzagão.
Mais informações poderão ser obtidas pelo site https://circuito.sescsp.org.br/cidades/franca .