Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Notícias

Fussol lança cursos especiais de Natal com 150 vagas

Curso de Natal original 

          O Fundo Social de Solidariedade (Fussol), mais uma vez, está se antecipando às festividades natalinas, lançando uma grade de cursos com a oferta de 150 vagas. As inscrições começam nesta quarta-feira, 4, a partir das 10h, de forma on-line, no link da Prefeitura:  https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/
      Os cursos são gratuitos, com o objetivo de oferecer complementação da renda familiar. Serão ministrados, começando no próximo dia 16, no formato de 5 Workshops, com as temáticas 'Ornamental Natalina', 'Costura Criativa de Natal', 'Intensivo na Arte de Pregar Ziperes', 'Ecobag' e 'Bijuterias em Pedra', com 15 vagas em cada um.
      Para participar, a pessoa deve ter 18 anos ou mais e, no caso do aprendizado com tecidos, ter noções de costura em máquina doméstica. Os cursos serão ministrados na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Avenida Champagnat, 1808, no Colégio Champagnat.
      Daniela Helena Liberato Silva, do Parque do Horto, é uma das alunas que está fazendo o Curso de Panetone. Comerciante, casada e mãe de um filho, participou de outros dois, de Ovos de Páscoa e Salgados e está conseguindo uma renda extra. Afirma que, além de serem gratuitos, os cursos são ótimos, pois oferecem dicas de grande importância para quem valoriza os produtos de qualidade e fresquinhos. "Estou me preparando para no final do ano, vender meus primeiros panetones caseiros", disse.
      Com as 150 novas vagas dos cursos especiais de Natal, o número de alunos chegará próximo a 800. Atualmente, o Fundo está com dezenas de cursos em andamento, com mais de 620 pessoas em atividade.
      Confira a relação completa das turmas, datas, horários:
Ornamentação Natalina
      No primeiro Workshop 'Ornamentação de Natal', turmas I e II, o aluno aprenderá a fazer Bolas e Árvores de Natal, Guirlandas (todas em Patchwork), uma técnica que envolve a junção de tecidos por meio de pontos para formar uma peça maior. Além de garantir um resultado bonito e atraente, a pessoa reaproveita as sobras de retalhos.
      As aulas estão previstas para começar no dia 16, deste mês, seguindo até 13 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11h, na sede do Fussol (Av. Champagnat, 1808, Centro). A turma II terá as aulas nos mesmos dias e local, só que no período da tarde, das 14 às 17h.
Costura Criativa de Natal
      O segundo Workshop, também com duas turmas de 15 participantes, ocorrerá no mesmo local, onde as pessoas aprenderão a confeccionar toalhas de mesa retangular, redonda e Sousplat (peça que é utilizada sob os pratos, criando uma forma de proteção a toalha de mesa). A primeira turma terá aulas entre os dias 16 de outubro e 6 de novembro, no período noturno, das 19 às 22h, às segundas e quartas-feiras. O segundo grupo terá aulas entre os dias 8 de novembro e 11 de dezembro, também às segundas e quartas-feiras, das 19 às 22h.
Arte de Pregar Zíperes
      No Workshop Intensivo sobre a 'Arte de Pregar Zíperes', a pessoa vai aprender não só a pregar, como outras técnicas como a do Zíper Invisível, o tradicional e demais segredos desta prática. Para esse aprendizado, serão formadas 3 turmas com 15 vagas cada uma, nas seguintes datas e horários:
Turma 1 -  de 17 de outubro a 5 de dezembro, terças-feiras, das 8 às 11h
Turma 2 – no mesmo período e dias, das 14 às 17h
Turma 3 – de 14 de novembro a 12 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h.
Ecobag
      Neste Workshop, o interessado irá confeccionar bolsas em algodão cru, com 2 turmas de 15 alunos cada uma, com as aulas começando no dia 19, deste mês.
Turma 1 – de 19 de outubro a 14 de dezembro, às quintas-feiras, das 8 às 11h.
Turma 2 -  mesmo período e dia, das 14 às 17h
Bijuterias em Pedra
      Também com 15 vagas e na sede do Fussol, o último Workshop será sobre 'Como Produzir Bijuterias em Pedra', composto por uma turma e 15 vagas, com aulas previstas para começar no dia 20, deste mês, sempre às sextas-feiras até o dia 15 de dezembro, das 8 às 11h.
      Outras informações, poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9311, no Fundo Social de Solidariedade.

Programa ‘Primeira Chance’ continua com inscrições abertas

 Primeira Chance original

          A Prefeitura de Franca segue com inscrições abertas para o Processo Seletivo do ‘Primeira Chance', programa voltado para jovens de 14 a 22 anos, que estejam estudando e em busca de oportunidade de trabalho. São 80 vagas e o edital completo está disponível no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2366-14092023.pdf .
      O ‘Primeira Chance’ é um processo seletivo que objetiva o preenchimento de vagas para a contratação de jovens para a formação de Aprendizagem em Auxiliar Administrativo, com carga horária de 20 a 30 horas semanais. Tem duração de 1 ano, prorrogável por igual período ou mais, com formação técnico-profissional de adolescentes e jovens, através de contrato de aprendizagem, desenvolvido no âmbito da Administração Pública Direta e propiciar a eles condições para exercer uma iniciação profissional.
      Para participar, a pessoa deve estar regularmente matriculada e frequentando o Ensino Fundamental, o Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou tê-los concluídos. Outra condição é comprovar os requisitos de habilitação e dados socioeconômicos previstos no edital e serem preenchidos no ato da inscrição.
      Petersson Faciroli, secretário de Administração e Recursos Humanos, informou que, até o momento, foram registradas 234 adesões. As inscrições vão até às 23h59 de 13 de outubro e devem ser feitas através do site http://selecao.franca.sp.gov.br/login. Quem precisar de suporte e/ou apoio e/ou orientações para a inscrição on-line, tem acesso gratuito à internet e apoio na sede da Sala de Tecnologia, situada à rua Professor Laerte Barbosa Cintra, s/nº, Rodoviária de Franca, box 03-SC, no período de 2 a 6 de outubro, das 8 às 17 horas.
 

Matrículas antecipadas para 1º Ano do Ensino Fundamental devem ser feitas nesta semana

 Matricula Fundamental original

        Teve início nesta segunda-feira, 2, a segunda fase das matrículas para os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Até o dia 6 de outubro, sexta-feira, devem ser matriculadas todas as crianças, que completarão 6 anos até 31/03/2024 (nascidas de 01/04/2017 a 31/03/2018).
      As matrículas deverão ser feitas, diretamente, nas sedes das escolas municipais, das 8 às 16 horas. Os pais ou responsáveis devem apresentar durante as matrículas, cópias da Certidão de Nascimento do aluno; comprovante de endereço; CPF do estudante; CPF e do RG do responsável e cópia da carteira de vacinação atualizada do aluno.
      Já as rematrículas dos estudantes, que frequentarão do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, devem ser feitas nas escolas municipais até o dia 1º de novembro. As transferências para unidades escolares de interesse dos pais ou responsáveis estarão disponíveis somente a partir de janeiro de 2024.
      De acordo com a secretária de Educação, Márcia Gatti, fazer a matrícula antecipada é uma maneira de garantir a vaga e acesso à escola aos estudantes que estão fora da rede pública municipal ou àqueles oriundos de unidades particulares, ou, ainda, os alunos de outros municípios.
      Na semana passada, os pais e responsáveis de alunos da Educação Infantil Fases I e II puderam fazer a matrícula, antecipadamente, nas sedes das unidades escolares.
 

Outubro Rosa: UBSs e ESFs têm ações de mobilização para as mulheres

 Outubro Rosa original

           A Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de ações para as mulheres na rede municipal, através da Campanha ‘Outubro Rosa’, com um mês voltado para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
      A mobilização, buscando abranger o maior número de mulheres, acontece por meio das abordagens multiprofissionais, junto à comunidade, a partir das recepções e salas de espera das unidades, sejam elas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias Saúde da Família), Ambulatórios e demais repartições que oferecem serviços de saúde.
      Ao longo do mês, serão montados grupos de orientação nas UBSs, palestras com médicos, trabalhos em parceria com o Centro Universitário Uni-Facef e a Universidade de Franca, além da realização de exames de Papanicolau e Mamografia.    
      Na ESF Paineiras, por exemplo, já há duas ações programadas. A primeira acontece em 17 de outubro, terça-feira, às 9 horas, em parceria com o Uni-Facef. Será realizada uma roda de conversa sobre a saúde da mulher e um café da manhã. Depois, no sábado, 21, das 8 às 12 horas, haverá mutirão na unidade para coleta de Papanicolau e pedidos de Mamografia. É necessário levar os documentos pessoais.
      A Saúde também fará uma ação, em conjunto com o SIAS (Serviço Integrado de Atendimento ao Servidor). De 23 a 27 de outubro, uma enfermeira atenderá as servidoras. Estão previstas, ainda, outros trabalhos com a comunidade.
Atendimento
      Neste ano, de janeiro a setembro, a Secretaria de Saúde já contabilizou 45.450 consultas com ginecologistas. O número de mamografias solicitadas e realizadas, em igual período, chegou a 9.190.

Nova Escola na Vila São Sebastião entra em fase de lajes

 Escola Sao Sebastiao original

          Com a maioria das paredes levantadas e a preparação das ferragens  de sustentação das vigas baldrames para o recebimento das lajes, a futura Escola projetada pela Prefeitura na Vila São Sebastião, está com as obras em pleno andamento. Esta unidade de ensino está localizada em uma área, onde anteriormente, funcionou mediante concessão para o Governo do Estado, a Escola ‘Nadeide de Lourdes Scarabucci’.
      O trabalho segue em andamento, quando nos próximos dias, está prevista a montagem da estrutura de laje e continuidade dos serviços internos, envolvendo o acabamento, reboque das paredes, assentamento de esquadrias e parte das instalações hidráulica e elétrica.
        De acordo com o projeto preparado pela Secretaria de Infraestrutura, a construção conta com mais de 1,3 mil metros quadrados de área construída, contendo 8 salas de aulas, Sala de Informática, de Recursos, Leitura, galpão coberto, depósitos e conjunto de sanitários para alunos masculino, feminino, conforme o PNE (Plano Nacional de Educação), em concepção moderna, arejada, valorizando a iluminação natural, com equipamentos de acessibilidade.
      A escola terá ainda setor administrativo, dependências para direção, secretaria, hall de atendimento, coordenação, orientação, atendimento pedagógico, sala dos professores, copa e dependências sanitárias masculina, feminina e PNE, Cozinha, Refeitório, Área de Serviços, Depósitos de Alimentos, Utensílios e DML, um espaço próprio para guarda de ferramentas e materiais de limpeza.
      Foi mantida a estrutura da quadra de esportes coberta, que receberá as melhorias necessárias com o final das obras, sendo preservada também uma área livre para recreação, com a instalação no local de parque infantil.
      A Prefeitura está investindo recursos de R$ 3,3 milhões, oriundos de orçamento próprio e terá capacidade de atendimento para 280 crianças, em período integral ou 560 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), o que será definido pela Secretaria de Educação.
 

Prefeitura notifica mais de 300 donos de terrenos para limpeza

 Terreno Notificacao original

        A Prefeitura está notificando, por meio da Vigilância Sanitária, os proprietários de 303 terrenos existentes em diversos bairros, dentre eles Jardim Ângela Rosa, Paulistano, Santa Rita, Jardins Natal e Liporoni, City Petrópolis, Aeroporto e Progresso para a limpeza dos lotes. A recomendação aos donos destas áreas é para que consultem a relação completa publicada no Diário Oficial do último sábado, 30, disponível a partir da página 25, no link: www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2378-30092023.pdf
      Conforme as normas estabelecidas pelo Código de Obras e Posturas, é dever dos donos destes imóveis, cuidar e manter os seus terrenos limpos, de maneira a evitar o surgimento de insetos e sujeira. Os responsáveis têm prazo de 15 dias para providenciarem a limpeza.
      O não cumprimento acarretará na aplicação de multa e na realização dos serviços de limpeza pela Secretaria de Meio Ambiente, no valor de até R$ 988,60 para um imóvel padrão, com área de 200 metros quadrados, sem contar a multa a que o infrator estará sujeito de R$ 536,27, que se não for quitada será inscrita em Dívida Ativa.

Meio Ambiente recolheu mais de 208 toneladas nos Arrastões deste ano

 Arrastao Leste.Nordeste original

        A Secretaria de Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira, 2, um balanço da dez edições do Projeto 'Arrastão da Limpeza' realizadas neste ano. Ao todo, foram destinadas para o Aterro sanitário, mais de 208 toneladas de materiais, sendo que no último sábado, foram contabilizadas 20,4 toneladas de inservíveis, na ação envolvendo 40 bairros das Regiões Leste e Nordeste (do Chico Neca às chácaras Recanto Fortuna, Parque dos Ipês e Jardins Palma, São Francisco, Brasilândia e adjacências).
      A próxima edição do 'Arrastão da Limpeza' está prevista para o dia 28 de outubro, em 12 bairros da Região Sul, a partir da Morada do Verde até o prolongamento dos Jardins Aeroporto 2 e Santa Bárbara.
 
Recolha agendada supera 395 toneladas
      Além das 208 toneladas de materiais retiradas nos Arrastões, a Secretaria de Meio Ambiente oferece, gratuitamente, o Serviço de Recolha Agendada.  Para acessar, a pessoa deve entrar em contato com o Limpezap (3711-9440) ou ligar neste mesmo número, indicando o tipo de material que tem para ser recolhido e o endereço.
      Será agendada uma data e horário, quando os resíduos deverão ser deixados na calçada para o recolhimento. Lembrando que entre janeiro e setembro deste ano, os números apontam para o recolhimento de mais de 395,8 toneladas de inservíveis retirados das calçadas dos solicitantes.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais