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Prefeito repassa segunda viatura à Polícia Militar

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      O prefeito Alexandre Ferreira fez a entrega na manhã desta sexta-feira, 12, ao comandante interino do 15º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), Major Arthur Henrique Loffler, de uma viatura T-Cross – TSI, zero quilômetro, que será destinada as ações de policiamento e fiscalização de trânsito. O ato ocorreu no pátio do estacionamento da própria Prefeitura e além de Alexandre, contou com a presença do secretário de Segurança, Marcus Araújo e membros da corporação.
      O prefeito explicou que fazer o repasse da viatura, já toda equipada era importante e motivo de alegria, pois sua aquisição, que compreendeu investimento da ordem de R$ 140 mil, envolve um convênio de mútua colaboração entre a Prefeitura e o Governo do Estado.  Esse é o segundo veículo que o município destina à Polícia Militar, lembrando o prefeito que, em agosto, viatura semelhante foi entregue ao batalhão.
      Também antecipou o prefeito, que foram adquiridas com recursos próprios do município, 10 motos que deverão ser entregues a PM e colocadas em operação no próximo mês.

Emdef programa tapa-buracos para este sábado

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     Empenhada em fazer frente às demandas, que têm aumentado nos últimos dias, por conta das chuvas, a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que está atuando com equipes reforçadas de remendo asfáltico, estará trabalhando neste sábado, nos Jardins Redentor e Santa Terezinha, na região Norte da cidade. 
     Entre os locais relacionados para receber os reparos estão as ruas José Maria Medeiros, Zacarias Wagner, Frei Agostinho da Piedade, Zeferino Costa e Pedro Peres, entre outras. Além disso, uma outra equipe estará percorrendo vários locais da cidade para atender a execução dos reparos. Uma observação dos responsáveis pelas equipes, é que os trabalhos poderão ser suspensos, em caso de chuva, pois é inviável prosseguir com aplicação de massa asfáltica, sob pena de perda de material. 
     As solicitações de reparos devem ser feitas via Tapezap, através do número 99999-8480, com indicação do endereço completo e ponto de referência para facilitar a localização das equipes.
 

Obras fecharão parte da Av. Hélio Palermo a partir deste domingo

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     A Secretaria de Segurança comunica que, parte da avenida Hélio Palermo, na altura do Jardim Paulista e avenida Alagoas, será interditada no período de 14 a 17 de novembro, em razão da execução de obras de drenagem e implantação de aduelas de concreto. A intervenção é de responsabilidade de um empreendimento imobiliário, em andamento, na região e foi autorizada pela Secretaria de Segurança, com a observância do que estabelece Conselho Nacional de Trânsito. Caberá aos responsáveis colocar e retirar, após o término, todas as orientações de sinalização para a segurança dos condutores.
     De acordo com o pedido protocolado, a interdição no período deverá permanecer das 7 às 18h, na pista da Hélio Palermo, sentido av. Adhemar de Barros a av. Dom Pedro I. 
     A orientação aos motoristas é para que evitem trafegar pelo local nesses dias e quem estiver descendo pela Av. Hélio Palermo, a encontrará fechada na ponte, tendo  como opção contornar a esquerda e subir pela Av. Alagoas, no Jardim Paulista.

Franca reativa e empossa o novo Conselho de Habitação

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     O Conselho Municipal de Habitação, que estava desativado nos últimos quatro anos, foi retomado e o novo colegiado foi empossado na tarde desta quinta-feira, 11, durante cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira e Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura.
     O colegiado é composto por 12 membros titulares e suplentes representantes do Poder Público, das secretarias de Infraestrutura, Ação Social, Desenvolvimento, Finanças, Meio Ambiente, Segurança, Procuradoria Geral e Cetesb, além de membros da sociedade civil e movimentos populares, representantes do Instituto João de Barro, centros comunitários, Universidade de Franca, Centro Universitário Municipal de Franca ( Uni-Facef), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Franca (AERF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 
     O Conselho Municipal de Habitação tem como objetivos, viabilizar e promover o acesso à moradia com condições de habitabilidade, dando prioridade para famílias de baixa renda, articular e apoiar a atuação das entidades e órgãos que desempenhem funções no setor de habitação, priorização de programas e projetos habitacionais, que contemplem a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda e que contribuam para a geração de empregos, integração dos programas habitacionais com investimentos em saneamento, infraestrutura e equipamentos relacionados à habitação, dentre outras deliberações. 
     Os novos conselheiros empossados terão mandato de dois anos, para a gestão 2021/2023.  
     Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira falou sobre a importância e o apoio dos conselhos municipais para a realização das polícias públicas no município. "Vocês têm um trabalho muito importante pela frente. Franca tem uma demanda, um volume grande de novas residências e casas, a gente precisa trabalhar para isso e fazer com que essas pessoas tenham acesso a essas casas. Desde 2017, esse conselho não funciona", comentou. 
     Alexandre Ferreira ressaltou a reativação da Central da Habitação, em parceria com a CDHU para o atendimento habitacional e disse que estão sendo retomadas as negociações com os Governos Estadual e Federal para pleitear recursos para a construção de unidades habitacionais. Segundo ele, em sua primeira administração, foram construídas 1.161 unidades para famílias carentes, por meio do Programa "Minha Casa, Minha Vida", nos condomínios Rubi, Bernardino Pucci e Copacabana, além do Santa Bárbara, em parceria com a CDHU. 
     Ferreira também falou sobre o projeto de lei do Novo Código de Edificações, que foi elaborado com a participação da sociedade e profissionais do setor da construção civil, em audiências públicas, que será apreciado pela Câmara Municipal, nos próximos dias e irá modernizar e agilizar a aprovação de projetos. 
     Segundo o prefeito, até o final de setembro, 7.945 projetos entre construções, solicitações de Habite-se ou carta de ocupação foram protocolados na Prefeitura e destes, 60,38% foram devolvidos aos responsáveis para correção. Atualmente, 49 loteamentos estão em fase de aprovação prévia ou definitiva. Serão construídos 9.322 lotes, com investimentos de R$ 932 milhões. 
      O chefe do Executivo declarou que a Secretaria de Infraestrutura já iniciou os procedimentos para a instalação do sistema informatizado "Aprova Digital", para desburocratizar e agilizar os projetos na cidade.
 
Diretoria
     Após a cerimônia de posse, foi realizada a primeira reunião do conselho, visando a eleição da diretoria. 
     Para este mandato, o conselho será presidido por Fabrício Jean da Silva, terá como vice-presidente, Taís Zimak Figueiredo e Jerônimo Sérgio Pinto, como secretário. 

Saúde prossegue vacinando pessoas com 12 anos ou mais contra Covid

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     Para esta sexta-feira, 12, a Secretaria de Saúde prossegue com a imunização contra a Covid-19, para a aplicação da primeira dose para as pessoas com 12 anos ou mais, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, no horário das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverá ser apresentado o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
     Os interessados deverão apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço. Também é importante que façam o pré-cadastro pelo Whatsapp (11) 95220-2923 ou pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, que mesmo não sendo obrigatório, agiliza o atendimento, que será prestado mediante a distribuição de senhas e a disponibilidade de doses.
 
 
1ª Dose - Gestantes e Puérperas, 12 anos ou mais
 
     Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto), com idade de 12 anos ou mais, a aplicação da primeira dose continuará nesta sexta-feira, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, no período das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
 
 
 
2ª Dose - Pfizer
     As pessoas, com idade entre 12 e 17 anos, que foram imunizadas com a primeira dose da Pfizer há 8 semanas ou mais e os francanos, que tenham idade de 18 anos ou mais, poderão receber a segunda dose, com o intervalo de 21 dias, nesta sexta-feira, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, no horário das 07h30 às 16h, apresentando um documento de identidade com foto e o cartão para a comprovação da primeira dose.
 
 
2ª Dose - Astrazeneca/ Oxford/ Fiocruz
     A segunda dose da Astrazeneca estará disponível na UBS Progresso, das 07h30 às 16h. Poderão antecipar a segunda dose, as pessoas que receberam a primeira aplicação há 8 semanas.
 
 
2ª Dose - Coronavac/ Sinovac
     A segunda dose da vacina Coronavac estará disponível das 07h30 às 16h, nas UBSs Guanabara e Horto.
 
 
3ª Dose - Idosos 60 anos ou mais e Imunossuprimidos acima de 18 anos
     A Secretaria de Saúde continua atendendo nesta sexta-feira, os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais com, pelo menos 28 dias, após a última dose do esquema vacinal, seja segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, considerando o calendário proposto.
     O atendimento será prestado nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h, mediante a distribuição de senhas.
     As pessoas que estiverem aptas a receber a terceira dose, deverão apresentar o cartão para comprovação das duas doses, documento de identidade com foto, além de comprovante médico ou receita, sendo original e cópia para as pessoas imunossuprimidas.
     São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas, (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3, uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, uso de drogas modificadoras da resposta imune, pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
 
 
3ª Dose - Profissionais de Saúde
     A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses, está prevista para as UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses.
 
 

Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina)

Vacina de Rotina 
     A Secretaria de Saúde segue com a Campanha Nacional de Multivacinação (Vacinas de Rotina) para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
     Para esta sexta-feira, 12, estarão disponíveis as UBS Aeroporto 3, Leporace, Paulistano e Santa Clara, funcionando das 07h30 às 12h e das 13 às 16h, além dos ESF (Estratégia de Saúde da Família) City Petrópolis, Esmeralda, Paineiras e Palma, com atendimento das 10 às 12h e das 13 às 16h.
     Serão disponibilizadas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Imunização, como BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV), Hepatite A, Varicela, Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, dT3, DTP3, Tetraviral, Tríplice Viral, VOPb, VIP e Soros e Imunoglobulinas.
 

Câncer de Próstata em pauta na UBS da São Sebastião

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     A Secretaria de Saúde está realizando desde a última semana, atividades alusivas a Campanha Novembro Azul, com ações de orientação e esclarecimento sobre o câncer de próstata, sendo que nas Unidades Básicas, a partir desta quinta-feira, começaram a ser promovidos os dias “D’. A primeira experiência teve como local, a UBS São Sebastião, na região Oeste da cidade, onde a equipe estimou que cerca de 50 pessoas tenham participado dos momentos de reflexão, das palestras e receberam folhetos com instruções sobre a prevenção.
     O secretário de Saúde, Lucas Souza, observou que essas mobilizações serão importantes para chamar a atenção das pessoas para uma doença que pode ser fatal se não for descoberta e tratada no tempo certo. Todos os usuários que passam pelas unidades, homens e mulheres, recebem os informativos e são orientados a respeito. No caso das mulheres, chamando a atenção do marido ou familiar em casa sobre o exame que deve ser feito, anualmente e gratuito.
     O exame de próstata é recomendação para pessoas com 45 anos ou mais, com fatores de riscos e para homens com 50 anos ou mais, sem setores de risco. O tipo de exame mais conhecido é o PSA (Antígeno Prostático Específico), por meio de análise de sangue, que deve ser feito ao menos uma vez ano, a partir de 45 anos. Ele é indolor, simples e realizado em laboratório, através da coleta de uma pequena amostra de sangue.
     Nos casos dos pacientes que passaram pela UBS São Sebastião e manifestaram interesse em realizar o exame, eles saíram com o pedido carimbado em mãos e o endereço do laboratório credenciado. E mais que isso, eles já vão realizar o exame tendo uma consulta com o médico agendada para depois mostrar o resultado e, dependendo de cada situação, proceder ao tratamento recomendado.

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