Email  

Notícias

Prefeitura de Franca e Santa Casa criam ambulatório para atendimento ginecológico

 

gineco Medium

     A Prefeitura de Franca e a Santa Casa de Misericórdia, deram início nesta segunda-feira 10 de julho, às atividades do Ambulatório de Ginecologia, parceria que atenderá a grande demanda de mulheres que aguardam por consultas e exames ginecológicos. Até então, para minimizar o problema, a Santa Casa ficava por conta do atendimento de urgência e emergência e as UBSs davam preferência de atendimento às gestantes.

     A partir de agora, segundo o Secretário de Saúde do município Rodolfo Moraes Silva, o Ambulatório Ginecológico ficará por conta das consultas e exames ginecológicos. As gestantes continuarão sendo assistidas pelos ginecologistas das UBSs. Lembra o Secretário que os agendamentos das consultas ginecológicas devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

    Os profissionais que atenderão no Ambulatório Ginecológico fazem parte do corpo clínico da Santa Casa, com os atendimentos acontecendo durante o dia. Com o novo ambulatório, espera-se finalizar a longa fila que vem se formando ao longo das gestões anteriores, salientou o Secretário de Saúde.

    A parceria que possibilitou a instalação do Ambulatório Ginecológico foi feita através de Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Franca e a Santa Casa, em consonância com as prerrogativas legais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Quiosque do Artesão na Praça Barão da Franca está de cara nova

 

quisoquiartesao Medium

     O Quiosque do Artesão, localizado na Praça Barão da Franca, no centro da cidade passou por uma ampla reforma na gestão atual. Mantido pelo Fussol (Fundo de Solidariedade Social de Franca), o Quiosque do Artesão reúne os trabalhos feitos por vários artesãos da cidade, que comercializam seus produtos no local.

     Na reforma, foram feitas pinturas na área interna e externa dando uma nova cara ao ambiente, que expõe e comercializa carteiras, bolsas, chaveiros, tapetes em tear, flores, bijuterias em couro, bonecas em tecido, entre outros.

     A primeira-dama do município e presidente do Fussol Maria Aparecida Belchior de Souza, convida a toda a população para visitar o espaço, cujo funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h. Maria Aparecida lembra também que os artesãos têm tido apoio constante da entidade para mostrar seu talento e comercializar seus produtos, como forma de aumentar a renda familiar, e também oferece cursos de capacitação, visando melhorar a qualidade dos artigos oferecidos. 

Edital faz convocação de empresas para organização do “Franca mais Moda”

 

franca mais moda Medium

      A Secretaria Municipal de Desenvolvimento está mobilizada para a realização da primeira edição do “Franca Mais Moda”, evento voltado ao fomento e incentivo das atividades de empreendedores do setor têxtil da cidade. Para tanto, tornou público no último final de semana, mediante publicação no Diário Oficial do Município, em forma de edital, o “Aviso de Chamamento de Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, objetivando receber e selecionar a melhor proposta de Plano de Trabalho para execução do serviço de apoio a promoção do Franca Mais Moda”.

      Interessados têm prazo até o próximo dia 8 de agosto para se manifestar, bastando que se dirijam até a Secretaria de Desenvolvimento, localizada no paço municipal, na Rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova, e procurem pela Sala do Empreendedor.

     Os editais e seus anexos estão à disposição no site www.franca.sp.gov.br – Serviços online: licitações e compras/Chamamento Público.

     Mais informações podem ser obtidas no telefone (16) 3711-9000, ramal 9612

Calçamento melhora ligação do Parque do Horto ao Jardim Cambuí

 

calcadasegura02 Medium

     Equipes do Governo Municipal têm andado constantemente pelos bairros para ouvir e ver de perto as demandas da população. Semanas atrás, moradores do Parque do Horto e do Jardim Cambuí solicitaram a uma dessas equipes para que estudassem a possibilidade de se fazer o calçamento da avenida que margeia a Rodovia Cândido Portinari, interligando os dois bairros da região norte da cidade. A alegação dos munícipes é que o local não possuía calçadas, obrigando os pedestres andarem pelo leito da via pública, com risco de acidentes.

     Considerada legítima a solicitação, a Secretaria de Planejamento Urbano e a Emdef (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca), que trabalham em parceria neste tipo de obra, e dentro do programa “Calçada Segura” da prefeitura, iniciaram os serviços de calçamento, envolvendo aproximadamente 1,5 km de extensão, chegando bem próximo ao CIE (Centro de Iniciação Esportiva) do Cambuí, em obras.

     O Governo Municipal reiterou a preocupação em melhorar as condições de fluxo de pedestres, observando sobretudo a segurança das pessoas. “O número de pedestres circulando de um bairro ao outro é bem grande e com a entrega do CIE, para breve, a tendência é de aumentar ainda mais, por isso, essa obra é fundamental e chega em boa hora”, comentou um dos coordenadores dos serviços.

     Além de utilizar a calçada como área segura para seus deslocamentos, as pessoas poderão fazer do espaço um local para suas caminhadas esportivas, pois o trajeto circunda uma extensa área de APP (Área de Preservação Permanente) com bonita mata nativa.

Homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 32

 

Homenagem 9 de julho2 Medium

      A Prefeitura de Franca prestou no último domingo, 9 de julho, em dois momentos, uma marcante homenagem nas comemorações do aniversário de 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenagear os ex combatentes, a Prefeitura de Franca em conjunto com a FEAC e o Museu Histórico organizou duas cerimônias: a primeira teve início às 8h30 e aconteceu na Praça 9 de Julho onde fica o Monumento ao Soldado Constitucionalista, que recebeu uma coroa de flores, ato acompanhado do Toque de Silêncio em respeito aos soldados mortos em batalha, mas também extensivo a todos corajosos combatentes que estiveram na frente de luta e seus familiares. A cerimônia contou com autoridades locais, familiares dos ex-combantentes e convidados.

      Logo depois da solenidade cívica, os presentes foram convidados a se dirigirem ao Museu Histórico Municipal ‘José Chiachiri’, onde foram mostrados o fardamento, as armas e objetos utilizados pelos soldados, e também exibido um vídeo organizado pela Divisão de Cultura da FEAC e pelo Museu Histórico, retratando a participação dos soldados paulistas na Revolução.  De Franca e região foram mais de 700 soldados voluntários, 9 pereceram na guerra.

      Na oportunidade, os familiares dos voluntários também foram homenageados com uma placa de reconhecimento e gratidão. O Museu Histórico está localizado na rua Campos Salles, 2210, centro, esquina com a rua General Carneiro.

      Entre as homenagens que esses valorosos combatentes receberam, destacam-se as vias públicas em diversos pontos da cidade que levam seus nomes. São eles: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme de Aguilar Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Masini e Octacílio Dias Fernandes. Além destas, destaca-se a famosa Rua Voluntários da Franca, que homenageia a todos combatentes.

Procon contabiliza mais de 8,5 mil atendimentos no 1º Semestre

 

procon Medium

     Com duas unidades em funcionamento em Franca, sendo um na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, e outro no centro da cidade (vizinho ao restaurante Bom Prato), na rua Ouvidor Freire, esquina com a rua General Carneiro, o Procon/Franca   contabilizou 8.546 atendimentos nos primeiros seis meses do ano, tanto nas unidades quanto com as equipes que atuam nas ruas em visitas a estabelecimentos, incluindo outras ações de campo. Os dados constam de relatório concluído no meio dessa semana e entregue ao secretário de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli pelo diretor do órgão em Franca, o advogado João Vicente Miguel.

     São números expressivos que servem, por um lado, para dimensionar a importância e credibilidade que o órgão de defesa do consumidor tem junto à população e, por outro, mostra que ainda há muito o que fazer para melhorar a relação entre consumidores e fornecedores.

     De acordo com os números, dos milhares de atendimentos prestados, a maior incidência fica por conta das reclamações contra instituições financeiras, com 2.645 registros. Entre esses, grande parte envolve cobranças abusivas de créditos consignados, especialmente envolvendo pessoas idosas e aposentadas. Também merece destaque as queixas relacionadas à aquisição de produtos diversos que apresentam defeitos ou não são entregues conforme promete o fornecedor, somando mais de 1,7 mil casos.

     O diretor João Vicente observou que esse número poderia ter sido ainda maior, não fosse uma interrupção forçada no atendimento diário no mês de março, por conta do período em que o sistema informatizado e ligado com a Fundação Procon Estadual-SP, ficou inativo em razão de serviços de adequações e manutenção. Mesmo assim, o dirigente reiterou o empenho e compromisso de toda a equipe em oferecer serviços de qualidade e orientações que garantam os direitos dos consumidores.

 

Abuso

    A aproveitando a oportunidade, o Procon volta a alertar familiares de idosos para que fiquem atentos, principalmente com relação ao golpe do “colchão milagroso”, numa alusão livre ao produto que uma empresa sediada em Minas Gerais está oferecendo. Trata-se de comercialização de um colchão que está gerando diversas reclamações em virtude dos preços abusivos e das promessas de curas milagrosas de toda ordem, com “vendedores” indo de porta em porta oferecendo o produto e, às vezes, até precedido de contato telefônico com o consumidor.

    De acordo com os reclamantes, esses vendedores ofertam facilidades para parcelamento do valor e, muitas vezes, já apresentam documentos para que os idosos assinem autorizando débito em conta. A orientação do Procon é para que, em casos suspeitos, o consumidor faça contato imediatamente com a Polícia, pelo 190, ou ligue para o Procon no fone (16) 3721 4757 ou se dirija a um dos endereços informados acima. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

/**/