A Secretaria de Saúde de Franca anunciou nesta quarta-feira, 31, a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Influenza até o dia 30 de junho. A ação nacional, que teve início no dia 10 de abril, seria encerrada nesta quarta-feira.
Com essa decisão, a Secretaria Municipal de Saúde, que segue orientação do Governo do Estado, amplia a oportunidade para que as pessoas, com idade a partir de 6 meses, que ainda não receberam o imunizante, possam se proteger contra a doença.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, até o momento, foram aplicadas 44.167 doses da vacina, na cidade.
A orientação é para que todas as pessoas procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima a sua casa, principalmente, as que compõem os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas até 45 dias; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, no horário das 8 às 19h e tomem a vacina. As pessoas que receberam os imunizantes contra a Covid-19 ou contraíram a doença, deverão aguardar o prazo de 30 dias para receberem a vacina contra a Influenza.
A campanha permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários.